Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia 2022/2023 - roteiro e valores

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

oii gente.. 

demorei um pouco mas vim dar a minha contribuição com o meu relato para a Bolívia.. aqui foi o local onde mais peguei dicas e sou muito grata, então espero que eu possa ajudar vocês também.. Antes de começar, gostaria de deixar claro que essa foi minha primeira viagem internacional (e do Matheus também, meu companheiro) então não sou a experiência em pessoa e com certeza algumas coisas faria diferente (vou dando as dicas do que eu mudaria ao longo do relato).. mas por ser o primeiro mochilão, me sai bem e sem grandes perrengues .. ihul  kkkkk bom.. vamos la! 

dia 29: chegada la paz

dia 30: la paz

dia 31: copacabana/isla del sol

dia 01: retorno para la paz 

dia 02: nevado charquini - la paz

dia 03,04,05: salar do uyuni

dia 06: la paz - vale de la luna 

dia 07: retorno para sp

DIA 29/12: compramos nossa passagem pela BOA, saindo de São Paulo. Ela fez conexão em santa cruz de la sierra e depois seguimos para La Paz.. Apesar de ter visto alguns relatos negativos sobre essa empresa, nós não tivemos nenhum problema. Atrasou apenas 15 minutos para sair. O lanche era basiquinho, mas tudo certo. Uma coisa que eu preciso citar pois deixou eu e o Matheus nervosos: o horario da conexão... kkkkk ficamos nervosos pois não nos ligamos com o fuso horário, então quando o avião estava chegando em Santa Cruz já era a hora do nosso voo sair.. ficamos desesperados pois ainda tinha que pegar a mala e despachar novamente.. só depois desse desespero e fazer as coisas bem rápido, percebemos que ainda tinha uma hora 😒enfim, deu tudo certo.. 

Nós dois entramos com o RG, o do Matheus era de 2014 e o meu era o modelo novo pois tirei para viajar, já que o meu já tinha 10 anos. Tudo sem problemas.. perguntas básicas de quanto tempo ficariamos, qual hotel.. etc.. nada de mais.. AHH.. nos pediram apenas o certificado de vacina da covid.. nao pediram nem na ida e nem na volta o de febre amarela ou seguro viagem (mas contratamos). 

Chegamos no aeroporto de La paz por volta das 19:30h. Trocamos 100 reais e pegamos 104 bolivianos (a cotação estava 1,19 e ainda tinha uma taxa para fazer o cambio).. Foi ruim mas era só pra pegar o táxi.. deveríamos ter trocado menos mas enfim.. Como li muitos relatos sobre as vans que tem no aeroporto e levam até o centro, saímos do aeroporto, passamos reto pelos taxistas oferecendo taxi e fomos em direção as vans.. Perguntei se levava ao centro e disseram que sim.. Pois então partiu de van!! já cheguei toda feliz com essa economia, pois pagamos 5 bolivianos cada um para ir até a praça da igreja são francisco. Não pudemos entrar com o mochilão, então eles colocaram nossas mochilas na parte de cima da van.. QUE TENSÃOOOO.. eu não vi se eles tinham amarrado algo na bolsa mas tive a impressão que nao, e a van simplesmente descia SUPER RAPIDA pela via, fazendo as curvas que nem louca.. eu fiquei a viagem toda olhando pros lados da janela com medo das nossas mochilas sairem rolando pela via.. sério kkk não relaxei um segundo.. enfim.. ahh, e alem dessa tensão, a gente tambem tava meio tenso pois a gente tava sem sinal e nao sabia direito onde ia descer hahaha até que uma brasileira que morava la em La Paz estava na van com a gente e nos orientou onde deveriamos descer e até explicou a rua do nosso hostel... demos sorte.. kkkk 

Eu, o Matheus e nossas mochilas chegamos são e salvos e descemos então na Praca São francisco. Ja queriamos sair andando e ver tudo, mas demos uma segurada e nos informamos a direção do nosso hostel.. Passando pela praça, contemplamos uma batalha de rap entre os bolivianos.. haha foi engraçado. 

Seguimos para o hotel e já tivemos o primeiro contato com a sofrência do cansaço que é subir qualquer ladeirinha kkkkkkk mas era bem perto de la..então deu tudo certo. 

ficamos no hotel downtown.. fica na calle murillo .. tem hoteis bem mais baratos mas acabamos ficando la no primeiro e no segundo dia e deu 380 bolivianos essas duas diárias.. (+- 97 bolivianos pra cada a diária) .. passei no cartão pois ainda não tinha trocado dinheiro.. tomamos um banho e fomos comer pois eu estava morreeeendo de fome.. então andamos ali perto e paramos no primeiro restaurante que vimos que parecia ok.. chama Jackie Chan hahahahah  .. pegamos um prato com frango frito, arroz (todos os pratos que vinha com arroz que comi la, vinha um arroz com ervilha, ovo, presunto.. bem gostoso) e batata frita.. essa janta deu 18 bolivianos pra cada um + 10 da coca de um litro .. (total 46 bolivianos).. Como estavamos animados demais para ir dormir, demos uma voltinha na Calle Linares.. que era a de cima do nosso hotel.. e vimos algumas lojinhas e tal.. mas nada demais, foi só pra passar o tempo e já logo voltamos ao hotel para descansar.

IMG_20221229_214455.thumb.jpg.43e2b4777820da481b61ccc63ffbcae4.jpg IMG_20221229_195336.thumb.jpg.497aec02079d372a6a6acf6ca20f10a9.jpgIMG_20221229_213346.thumb.jpg.d8e1dca514d96c40873d80d27be59ccb.jpg

Editado por Camila31

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi Camila, super interessante o relato, irei agora em abril/23.

Gostaria de saber qual a agencia que vcs foram?

Vc indica ir ate La Paz e procurar por agencias la, do que comprar o pacote antes?

Estou extremamente em dúvida com as agencias, cambio, essa questão, chips, entre outras.

Irá ser minha primeira viagem internacional e irei sozinha, entao estou um pouco perdida.

Postado
  • Membros

Estou amando o relato, Camila! Tenho planos de ir pra Bolívia, sem data ainda, esse rolê pra esse nevado eu não conhecia, ainda.nao tinha visto nas minhas pesquisas. Que bom que vc ficou bem em relação à altitude. Estive no Peru, fizemos algumas trilhas de altitude por lá e é realmente tenso! Bom contar com a medicina andina, e ter a oportunidade de conviver um pouco com essas pessoas tão especiais. A Cordilheira dos Andes marcou profundamente a minha vida. Seguindo!!

Postado
  • Membros
Em 29/01/2023 em 10:05, Ianasrc disse:

Vc indica ir ate La Paz e procurar por agencias la, do que comprar o pacote antes?

Estou extremamente em dúvida com as agencias, cambio, essa questão, chips, entre outras.

Irá ser minha primeira viagem internacional e irei sozinha, entao estou um pouco perdida.

Estou na mesmíssima situação. 
Primeira viagem sozinho será para lá e também em Abril/23 KKK

Se alguém puder responder essas dúvidas será incrível.

Postado
  • Membros

oi Paulo vc ja tem data p ir?

se quiser pode falar comigo pelo insta pessoal me ajudou muito com as duvidas ja @Ianasrc

• Mochileiros.com featured, pinned e unpinned this tópico
  • 1 mês depois...
Postado
  • Membros
Em 29/01/2023 em 10:05, Ianasrc disse:

Oi Iana, tb vou em abril com meu marido, saimos de sampa dia 31/03 e ficaremos até 17/04. Tb to aqui pegando dicas rssss

Postado
  • Membros
Em 30/01/2023 em 14:05, paulohlbc disse:

Eita povo, todo mundo indo em abril!!! Rssss eu e meu marido vamos agora no final do mes dia 31/03 e ficaremos lá até dia 17/04. 

Quem sabe a gente não se esbarra por lá kkkk

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

oi povo.. demorei mas vim continuar o restante.. ou pelo menos mais um dia kk e assim vamos aos poucos.. 

DIA 03/01: chegamos em Uyuni e ja fomos direcionados a um café e la ficamos... nao lembro o nome e nem nada.. chegamos bem cedo, estava amanhecendo e estava frio.. tomamos um cafe da manha e tinha diversas opções com precos tabelados.. era entre 15 a 30 bolivianos. depois ficamos enrrolando pela cidade ate dar a hora de sair 

marcaram as 10 h em frente a agencia e saimos mais ou menos umas 10:30h.

SOBRE AGENCIAS: como falei anteriormente, nos ja haviamos fechado la em la paz o pacote fechado. Como opiniao pessoal a partir da minha experiencia: a gente fica meio noiado querendo fazer a melhor escolha e etc e chega la voce escolher ou nao nem faz muita diferenca pois as agencias  conversam entre si e uma completa com turistas de outras.. entao nao adianta voce ficar querendo ver o carro, o guia etc etc.. chega na hora as vezes muda tudo (MINHA EXPERIENCIA!!!!!!!!!!!)

quando fechamos a viagem em la paz, o guia disse que nao iriamos na ilha dos cactos por ser epoca de chuva e ficar alagado mas que iriamos ver o por do sol no salar espelhado. chegando no dia, a moca da agencia disse que estava seco pois fazia tempo que nao chovia e que iriamos na ilha.. fiquei bem decepcionada na hora pois estava indo na epoca propicia pra isso e nao iria ver o salar espelhadoo.. fora que tambem ja havia lido relatos que há lugares que ficam espelhados, mesmo na epoca mais seca, mas nosso guia disse que nao.. nao sei se por ser fora de rota ou realmente por nao ter.. maaas, para nao estragar a magia do momento e de tudo que estava vivendo ate entao, parei de pensar nisso e entrei no clima do passeio (pois nem havia comecado e eu fiquei meio emburrada kkkkk) 

os valores estavam na faixa de 750 bolivianos os 3 dias. 

estavamos em 4 e caimos com um casal brasileiro mineiro superi gente boa.. no fim estavamos so em brasileiros no carro. 

iniciamos com a parada no cemiterio dos trens .. lugar bacana, parada rapida. 

IMG_20230103_112415.thumb.jpg.09803f64eb9a4fa3e576d6de863ef3c1.jpgIMG_20230103_112121.thumb.jpg.3b5172cfe15d41893aa1cf2b627496b6.jpg

depois disso, paramos em uma feira onde os guias almocam.. la tem diversas lembrancinhas, sal, etc. 

e dai seguimos para o salar.. quando chegamos, paramos logo no inicio.. e nesse local ficam bolivianos vendendo aquelas fotos de perspectiva.. se eu nao me engano eram 8 bolivianos n sei quantas fotos.. nao quisemos pagar pq nosso guia faria tambem mas depoiis me arrependi pq as do guia nao ficaram tao boas kkkkk 

seguimos para o museu de sal onde era um antigo hotel de sal e la fizemos nosso almoco.. nossa primeira refeição com o guia e estava muito boa.. veio quinoa, bife, batata cozida e alguns legumes tambem.. coca cola e banana.. 

IMG_20230103_123943.thumb.jpg.6ea38e950e9fcd2bf567e5e033daea79.jpgIMG_20230103_130442.thumb.jpg.80debcebbc69dd951aa903ecf3714ec5.jpgIMG_20230103_133142.thumb.jpg.c399c3c67ef64f2670e365df92c867bd.jpgIMG_20230103_134155.thumb.jpg.f87f8b00b06c20dc453dfa05c320e281.jpgIMG_20230103_141110.thumb.jpg.bb9988dab4ec6f1c476810d616e98251.jpg

depois de comer continuamos o caminho ate a ilha dos cactos.. 

IMG_20230103_164322.thumb.jpg.181d60b5be6cbf8ece55a7ce342a7c8c.jpg

la voce paga 30 bolivianos para entrar e fazer a trilha se quiser.. e tambem nao fomos pois estavamos meio cansados .. mas ficamos andando ao redor e ja deu para aproveitar e aprecisar bastante.. 

swguimos de carro e paramos no meio do nada para ele explicar a historia da formação, e tirar algumas fotos.. foi um momento gostoso e unico.. é um lugar inexplicavel .. so indo pra entender mesmo a imensidao.. nesse momento ele fez os videos, as fotos de perspectiva e etc.. IMG_20230103_180818.thumb.jpg.2a16b494e540d3c9b2c2140de7bb6b76.jpgIMG_20230103_182315.thumb.jpg.42eea8224e9120a4217e234e7bfa1c9c.jpg

no por do sol e caminho para o hotel, tinha essa parte com agua mas estava muito vento entao nao espelhava nada.. 

chegamos ao hotel de sal.. era quarto individual para as duplas.. o banho era quente mas pago ( bolivianos). o hotel era simples mas uma graça.. 

serviram uma sopa, frango batatas, tomates etc e alguma fruta depois.. 

tinha uma regua com varias tomadas pra todo mundo carregar o cekuklar e acho que deu conta. IMG_20230103_225153.thumb.jpg.4c5bcc29040f67c3b86153670fcfbe37.jpgIMG_20230104_064403.thumb.jpg.d014f4e92357a55a62a9dad2bc19990f.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

eu ia começar outro dia mas percebi que esqueci de algumas dicas, que ja sao batidas nos relatos, mas valiosissimas: 

-protetor solar, hidratante labial, oculos de sol e agua realmente nao podem faltar... eu passava bepantol nos labios umas 10 vezes ao dia .. e o protetor passamos 2 vezes acho.. Sobre frio, teve momentos que deu para ficar de camiseta.. nao foi um dia muito frio.. apenas pela manha e fim de tarde.. quando chegamos na ilha ja estava mais frio por conta do vento. eu tambem gostei de levar soro para colocar no nariz as vezes pois realmente fica muuuuito seco.. é um ambiente extremamente seco.. 

nosso guia era uma gracinha.. chamava amador. ele era calmo, passou muita seguranca e experiencia.. otimo condutor. posso falar que gostei dele de segunda (nao foi de primeira pq ele me decepcionou quando disse que nao iriamos ver o salar espelhado - confesso que ainda nao superei kkkkkkkk) 

• 8 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado
  • Membros
Em 30/01/2023 em 14:05, paulohlbc disse:

oi paulo tudo bem? infelizmente nao fui em 2023, mas agora ja estou com as passagens compradas e irei dia 01/04 como foi a experiencia pra vc? comprou com as agencias de lá? como encontrou o salar, com qual temperatura.. se puder me falar mais sobre coo foi a viagem agradeço

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.