Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bolívia (La Paz e Copacabana) + Peru (Machu Picchu e Cuzco) - 14 dias, sozinho, bloqueios no Peru

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Bom dia pessoal. Mais um relato aqui, num roteiro talvez um pouco diferente.

Havia feito uma viagem com um amigo em Março 2021 para a Bolívia, em plena pandemia. Fizemos o teste PCR 24h antes e fomos aceitos lá. Voamos pela empresa Boa de GRU  para La Paz com conexão em Santa Cruz. Pagamos muito barato na passagem na época foi cerca de 650 reais +-. Avião foi tão vazio que ficamos numa fileira de 3 lugares para cada kkk.

Qual não foi a surpresa, a pandemia piorou, vacinas ainda eram limitadas, e La Paz depois das  17h parecia uma cidade fantasma. Ficávamos vagando pela cidade, não conseguimos fazer o passeio da estrada da morte (downhill) pois só havia tour privado por ordem do governo, 300 dólares eles queriam para duas pessoas. Museus fechados, somente alguns lugares de turistas abertos a noite, todos de máscara, povo te encarando na rua. Ficamos hospedados no Hostel Wild Rover em La Paz, estava bem vazio, fizemos amizades com alguns gringos mas não conseguimos fechar passeios em conjunto, pois cada um já tinha seu próprio roteiro.

Fomos para Copacabana de taxi (250 Bol = +- 180 reais), conseguimos um barco para ilhas flutuantes (tudo fechado só vimos de longe do barco) + isla del sol (desembarcamos), entretanto não poderíamos ficar hospedados lá, e só conseguimos almoçar lá num restaurante que entregava uma espécie de marmita Boliviana para comer do lado externo. Tentamos comprar passagens para o Peru, e a fronteira estava fechada para não Peruanos. Voltamos para La Paz, conseguimos um ônibus para Uyuni, e fizemos o tour do Salar do Uyuni (4 dias e 3 noites) com um grupo de 3 Inglesas e uma Polonesa, esse tour em si já valeu a viagem. Depois ficamos mais uns dois dias em Sucre, e voltamos para La Paz para pegar o voo. Mas no final fiquei decepcionado, pois meu grande objetivo era conhecer Macchu Picchu, prometi pra mim mesmo voltar.

Agora na virada do ano 2023 com a situação mais tranquila consegui uma ótima promoção da Gol de voos para Santa Cruz de la Sierra. Meu colega infelizmente não poderia viajar, pois tinha acabado de entrar num novo emprego e não tinha férias. Decidi ir sozinho mesmo.

Viajei no dia 13/03 e voltei recentemente dia 27/03.

Fui sem planejamento quase algum, nem mesmo o hostel reservei. Comprei somente o ingresso de Machu Picchu para o dia 20/03, pois esse tem que comprar antes mesmo, pois o número de pessoas que podem entrar lá é limitado. Sabia que tinha uma semana para chegar lá em Machu Picchu. E fiz o seguro viagem pela Allianz (Bolívia precisa né gente). Levei 1000 dólares em espécie comigo + cerca de 1200 reais, e mais dois cartões de crédito. Sim muito dinheiro para uma viagem sozinho na América do Sul ficando a maior parte em Hostel, mas prefiro que sobre do que falte, tinha dólares sobrando da minha outra viagem, comprei só uns 700 dólares. Comprei o trecho Santa Cruz - La paz com a empresa Boa, não foi caro, mais ou menos 400 reais, a viagem de ónibus é terrível e queria ganhar tempo, pois meu objetivo era entrar no Peru e visitar Macchu Pichu custe o que custar.

Equipamento: Mochila Quechua Forclaz 50 L, celular Samsung M53 (para fotos inclusive), 3 calças Jeans (uma já veio vestida), 2 bermudas, 5 camisetas, 10 Cuecas, 3 pares de meia, uma única jaqueta muito boa com reforço para o frio, uma blusa de lã Boliviana (comprada na outra viagem), um par de botas Decathlon Salomon cano baixo, um par de havaianas, óculos de sol, protetor solar, passaporte (não usei), RG (usei em todas as fronteiras), um cadeado pequeno para locker, e seguro saúde (apólice) impressa numa pasta.

remédios: dipirona, ibuprofeno, azitromicina (pra diarréia), Engov. Acabei usando só o ibuprofeno a viagem inteira, para dor de cabeça mesmo.

Cotação que peguei na faixa de 7 Bolivianos por dólar e 1,3 Bolivianos por real.

1º Dia - Chegada em La Paz

Cheguei no aeroporto de Santa Cruz pela Gol. Imigração chata, preencher formulário de alfandega e apresentar certificado de Vacina. Meu voos eram compras separadas, então comprei com uma boa distância entre os horários. Cheguei em Santa Cruz por volta de 13h, e meu voo para La Paz era 17h. Fui trocar dinheiro no aeroporto, cotação terrível, não troquei nada. Não valia a pena sair, o aeroporto de Santa Cruz é longe do centro da cidade, uns 40min cada perna. Por sorte, no aeroporto VVI quase todos os restaurantes aceitam cartão de crédito, então consegui almoçar um bom Pollo Boliviano com papas fritas passando no cartão (cerca de uns 50 Bol, um pouco caro para os padrões Bolivianos, mas é aeroporto né). Tenho um pouco de trauma de suco, pois na viagem que fiz em 2021 com meu colega ambos pegamos uma baita infecção, e eu fiquei pior que ele, perdemos uns 2 dias de viagem deitados no hostel em La Paz, tomando chá e indo no banheiro. Eu vomitei algumas vezes, ele teve só diarreia pesada. Temos praticamente certeza que foi um suco de um restaurante (provavelmente feito com água suja), pois  o prato em si era entrada de sopa (fervida) e um pollo (frito com legumes cozidos). Acionamos o seguro viagem, e fomos para uma clínica em La Paz, onde nos medicaram com antibióticos, e já melhoramos no outro dia. Minha recomendação: evite sucos, tome refrigerantes ou água mineral de garrafa mesmo.

Meu voo para La Paz atrasou uma hora, embarquei no avião, um Boeing 737 velho, mas um Boeing né. Não teve serviço de bordo. No caminho vista espetacular para a cordilheira dos Andes. Pousei em La Paz umas 19h, e já senti os efeitos da altitude, La Paz está há 3500 m de altitude e o aeroporto fica ainda mais alto, cerca de 4000m. Troquei 100 reais no aeroporto numa cotação melhor que a de Santa Cruz. Dor de cabeça apareceu, mas comigo o chá de folha de coca é infalível, foi só eu tomar um no aeroporto mesmo por 5 Bol, que a dor sumiu rapidinho. Na saída aquele monte de taxistas querendo te induzir, alguns queriam absurdos 100 Bol para te levar para o centro da cidade, onde fica a igreja de São Francisco, ponto mais turístico e rodeado por hotéis. Aqui uma dica: ignore estes taxistas, eles não são agressivos, mais chatos. No fundo do estacionamento vi uma van Boliviana, perguntei quanto era o bilhete: 2 Bol somente e se parava na Igreja de São francisco. Sim. Fui com ela mesmo, paguei só 2 Bol igual um local... Van apertada mas a viagem não é longa, uns 30 minutos só.

Chegando na igreja de São Francisco, fui caminhando até o hostel Wild Rover (perto). Queriam 80 Bol pela diária, sem negociação, hostel famoso é isso né gente. Achei um outro hostel pelo maps nas proximidades, chamado Wake Up, queriam 60 Bol pela cama, negociei e saiu por 50 Bol! Quarto para seis, mas só tinha em e mais um gringo! Muita sorte. Hostel razoável, inclusive achei o colchão melhor que o do Wild Rover e as instalações mais novas e limpas! Peguei logo 3 diárias.

Guardei minha mochila, coisas de valor no locker com cadeado. Sai para tocar dinheiro, pois tinha adiantado só a primeira diária, acabei trocando 100 dólares em Bolivianos. Fui jantar um Pollo numa rede que já conhecia (Pollos de Cochabamba), segura e limpa e tomei coca cola. Suco nem pensar kkkk;

Voltei pro hostel para dormir e acabei tomando uma cervejinha num Pub próximo, para celebrar o início da viagem.

PXL_20230320_175945274.jpg

IMG_20230322_204346450.jpg

IMG_20230323_185023114.jpg

IMG_20230323_191900226.jpg

IMG_20190411_110351.jpg

Eu sou o da esquerda ao fundo. Tour de 2021 que foi a única coisa que valeu a pena na viagem.

IMG_20190411_100603.jpg

IMG_20190411_111055.jpg

Editado por Paulo Tasso

Featured Replies

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.