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Santo Amaro


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  • Colaboradores

Gente,

 

Acabei de voltar de Santo Amaro e posso dizer? Ficou abaixo das minhas expectativas. Mas, como gosto é muito pessoal, passarei algumas informações que acho importante para quem vai.

Pousada São José: Sem palavras para descrever a Marineide e o João Batista. São sensacionais (98) 3369-1074/8844-7651 (R$ 35,00/pessoa/dia)

Transporte São Luís a Sangue: Fui com o Célio (98) 3255-3335 e foi excelente. Muito atencioso, pontual e divertido. (R$ 15,00/pessoa)

Sangue a Santo Amaro: Fui com o Seu José, que é uma gracinha, mas lento pra caramba. Levou quase 3 horas de viagem, mas a gente fica preso a eles, pois um faz a continuação do trabalho do outro. (R$ 25,00/pessoa)

Na volta fiz com o Denilson: Muito ruim. A van que nos levaria a SLZ teve um problema e ficamos mofando em Sangue quase duas horas. Aí pegamos um calor miserável e um congestionamento monstro. Resultado: tive que ir direto para o aeroporto.

Lagoa da Gaivota: Fomos com o Seu José - R$ 100,00/passeio. Bom guia, atencioso e divertido.

Lagoa do Reflexo: Fomos com o Seu Waldir - R$ 100,00/passeio. Sensacional, recomendo muito. Não tenho o telefone dele, mas todo mundo se conhece na cidade.

América: Uma merreca de lagoa

Poção: não precisa de guia e é um lugar divertido pra quando não se tem nada pra fazer. É só perguntar pra alguém da cidade

Betania: não fui, pois me disseram que era igual ao Piscinão de Ramos. Quem foi gostou.

Queimada dos Britos: as Toyotas não podem mais ir até lá. O IBAMA está de olho pq os motoristas andaram pisando na bola e passaram por cima de ninhos.

Restaurante Pontual: comida gostosinha e preço amigo

Sobre o repelente, usei por precaução, mas nem mesmo vi pernilongos ou algo do tipo. Em compensação, nas duas horas em que fiquei no aeroporto fui devorada.

Protetor solar: Muuuuuuuuito importante. Venta tanto que voce não percebe que está queimando, aí mistura com a areia que gruda no corpo. Sensacional para assar.

Uma coisa é inquestionável: os moradores são extremamente hospitaleiros e fazem de tudo para te ajudar.

Bjs

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  • 2 semanas depois...

  • Respostas 115
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Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Ei gente!

Vão aqui dicas e furadas de SAnto Amaro:

- Hospedagem: li boas recomendações sobre a Pousada Bellas Águas no site, mas achei que não valeu os 100 reais da diária, deveria cobrar bem menos. É limpa, bem localizada, com ar, disponibliza-se o frigobar. Mas.... o café é péssimo: 2 bandejas de bolo, 1 suco, café e meio mamão fatiado. Pedi mais bolo e trouxeram mais 2 pedaços. Acho que sacaram que a gente deu falta do pão e mandaram 1 misto de pão de forma para cd 1. Vc se sente constrangido de pedir mais. E o chuveiro não é elétrico, além de mal cair água; cai água como uma mangueira.

Ouvi lá boas recomendações da P. Mendonça (tem ar...) e da do Seu Zé do Pacote (tem ar tb). Porém, não tive oportunidade de conhecê-las.

 

- Passeios:

Gaivota: é a melhor. Dá para ir andando. Gastei 1h e 30 min. Contratamos um guia: o Tourinho. Ele cobra de 30 a 50 reais. É muito gente boa. Super bonzinho. Vc marca a volta para a hora que quiser. O Tourinho é de Santo Amaro. É só perguntar por ele. Faz tb as travessias.

Betânia: a que menos gostei.

América: S. Valdir leva de barco. O cara é lendário. Fala sem parar e é mto engraçado. Ímpar o cara.

 

- Comida:

O camarão da Malásia é grandão, e só dá em Santo Amaro. Vale pedir na pousada antes, pq há um procedimento para o preparo.

 

Gostei mais de SA q Barreirinhas... Muito diferente da nossa realidade. O povo é muito calmo, mais solícito... E todas pessoas com quem conversei não querem o asfalto. Querem preservar a tranquilidade da cidade. Claro q essa não deve ser a opinião dos donos das pousadas.

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  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi Mari

 

 

verdade, em Barreirinhas, peguei uma fila de uns 4 carros p/ atravessar a balsa, mas disseram q tem dias q é mto pior, q a fila fica enorme...

em SA estava bem tranquilo, só tinha bastante gente na Lagoa Gaivota.

 

Sorte sua! Disseram q era melhor ir cedo, mas fiquei c/ preguiça de acordar cedo e fui na van da tarde. Levei mais de 8h da capital até SA!

Fomos os primeiros a entrar na van. Depois pegamos mais 13 pessoas nos bairros da cidade. Foram mais de 2h de baldeação, muito louco! O motorista liga do celular para cada passageiro para confirmar endereço, dar ponto de referência, já que ele pega um a um na sua casa. Quando ele não conhece o endereço e/ou rua não é bem sinalizada e/ou numeração não bate, ele erra o caminho e toca a ligar de novo para o passageiro. Às vezes ele liga 3 ou 4 vezes para a pessoa que fica esperando na porta de casa e não é capaz de andar 10m para ir para uma avenida ou rua de acesso mais fácil. Ele se enfia numas vielas estreitas e de difícil acesso até achar o bendito passageiro. Assim foi até sairmos de São Luís, por volta das 15h30min. Depois disso a viagem prosseguiu bem. Chegamos pouco depois das 18h30min em Sangue. Descarrega a van, carrega Hilux. Saímos pouco antes das 19h. Alguns trechos a areia é mais firme, mas em outros é bem fofa e exige tração do veículo. A Hilux não é legal, a Bandeirantes é muito melhor, mais parruda. A Hilux foi devagar, dançando na areia fofa. Num trecho tivemos que descer e seguir andando atrás dela. Depois nem isso resolveu, tivemos que empurrar. Foi aventura total, levamos cerca de 3h para chegar em Santo Amaro. Achei que íamos ficar atolados no meio do nada com o nada e que teríamos que dormir no meio da estradinha de areia... Jericoacoara é fichinha perto disso. Conclusão, depois da baldeação da van em São Luís e da falta de tração da Hilux foram mais de 8h para o transfer. Pensando o tempo todo: “estou sofrendo, mas vou ver o paraíso amanhã...”

 

A Marineide é uma gracinha, não fiquei lá, mas fui fazer uma visita a ela.

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  • Membros de Honra

Oi,

 

caramba acho q a gente nao ficou na mesma pousada...

o chuveiro era simples, mas elétrico e saía água normal, nao era aquela ducha, mas era bom.

 

café da manhã tb era simples, mas bom, tinha 2 tipos de suco, algumas frutas, café, leite, bolos, pães, p/ se servir a vontade.

O pão tostado e a tapioca com manteiga eles faziam na hora e traziam. Não tinha AQUELA variedade, mas tinha pelo menos 2 tipos de cada p/ vc escolher, por exemplo, 2 tipos de suco, 2 tipos de fruta, etc.

 

sinto mto pelo ocorrido. eu só recomendei por ter sido bem atendida.

alguns lugares dão uma caída na qualidade qdo não é alta temporada (fui em julho), mas não acho isso certo.

 

Ei gente!

- Hospedagem: li boas recomendações sobre a Pousada Bellas Águas no site, mas achei que não valeu os 100 reais da diária, deveria cobrar bem menos. É limpa, bem localizada, com ar, disponibliza-se o frigobar. Mas.... o café é péssimo: 2 bandejas de bolo, 1 suco, café e meio mamão fatiado. Pedi mais bolo e trouxeram mais 2 pedaços. Acho que sacaram que a gente deu falta do pão e mandaram 1 misto de pão de forma para cd 1. Vc se sente constrangido de pedir mais. E o chuveiro não é elétrico, além de mal cair água; cai água como uma mangueira.

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  • Membros de Honra
Gente,

Pousada São José: Sem palavras para descrever a Marineide e o João Batista. São sensacionais (98) 3369-1074/8844-7651 (R$ 35,00/pessoa/dia)

isso é opinião quase unânime. A Marineide é uma gracinha.

 

Transporte São Luís a Sangue: Fui com o Célio (98) 3255-3335 e foi excelente. Muito atencioso, pontual e divertido. (R$ 15,00/pessoa)

Sangue a Santo Amaro: Fui com o Seu José, que é uma gracinha, mas lento pra caramba. Levou quase 3 horas de viagem, mas a gente fica preso a eles, pois um faz a continuação do trabalho do outro. (R$ 25,00/pessoa)

Na volta fiz com o Denilson: Muito ruim. A van que nos levaria a SLZ teve um problema e ficamos mofando em Sangue quase duas horas. Aí pegamos um calor miserável e um

transporte p/ lá é complicado. Fui c/ a Joaninha e demorou muiiiiiiiiiiiiiiiiito mesmo.

 

Queimada dos Britos: as Toyotas não podem mais ir até lá. O IBAMA está de olho pq os motoristas andaram pisando na bola e passaram por cima de ninhos.

qdo fui já estava tendo problemas, mas os "toyoteiros" queriam regulamentar com o IBAMA as rotas, limite de visitantes/dia, essas coisas. A comunidade estava fazendo reuniões p/ de decidir isso e outras coisas.

 

Restaurante Pontual: comida gostosinha e preço amigo

como diz meu cunhado, comida honesta

 

Sobre o repelente, usei por precaução, mas nem mesmo vi pernilongos ou algo do tipo. Em compensação, nas duas horas em que fiquei no aeroporto fui devorada.

Protetor solar: Muuuuuuuuito importante. Venta tanto que voce não percebe que está queimando, aí mistura com a areia que gruda no corpo. Sensacional para assar.

Uma coisa é inquestionável: os moradores são extremamente hospitaleiros e fazem de tudo para te ajudar.

só vi pernilongo à noite e nao nas lagoas.

qto ao sol, protetor na veia! em julho, se alguem viu uma louca andando de calça tactel nas lagoas, era eu. P/ nao tostar as pernas braaaaaancas...

o pessoal de lá é demais. Ninguem vem te empurrar, passeio/pousada.

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  • Colaboradores

Fala Mauro meu tutor ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: Vi por acaso este post e resolvi te fazer umas perguntas já q vc conhece bem esta região. o Caso é o seguinte; não sei se poderei ir P o Panamá em Março de 2012 estou com alguns problemas q podem ou não estarem resolvidos antes de Março, mas como um bom mochileiro sempre penso em uma segunda opção ::lol4::::lol4::::lol4:: Pergunta 1 em Março é possivel ver as lagoas q se formam nas Dunas?, 2 quanto vc acha q eu gastaria por dia com pousadas, refeições e passeios por dia? 3 Quanto tempo é o ideal para aproveitar o Máximo de S. Luis e Barreirinhas sem correr e desfrutando o máximo da viagem? por último: vc indica algum outro local próximo q vale a pena ser visitado? No mais obrigado e um forte abraço ::otemo::::otemo::::otemo::

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  • Membros de Honra

Vou respoder eu mesmo! ::hãã2::

Então, camarada trota, as lagoas em março estão começando a pegar água, pois as chuvas pesadas no Maranhão começam mesmo a partir de Abril. O lance é você ligar para alguma pousada e agência de Barreirinhas pois eles sempre sambem informar como está a situação das Lagoas. Mas, como já falei outrora aqui, os Lençóis são belos dos dois modos, com lagoas cheias, com lagoas secas. E ah, entenda lagoas secas como lagoas com pouca água, apesar de algumas secarem mesmo, mas não todas...

 

::cool:::'>

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  • Membros de Honra

Complementando as inf do RAM, 3 dias S. Luiz, 4 Barreirinhas para ir até Atins, 3 a 4 dias Sto Amaro. Gasto S. Amaro hotel R$ 30,00 comida R$ 15,00 , Barreirinhas é um pouco mais caro, os passeios são cotizados na página um em coloquei alguns dados e no tópico de hotéis outros.

R$ 100,00 reais em média é o que gasta por dia sem cerveja ::lol4::::lol4::::lol4::

Como o RAM falou as principais lagoas sempre tem água, e não faz diferença por que ninguém vai nas menores, e o que vale mesmo a pena é a paisagem. Muito lindo. ::cool:::'> ::cool:::'>

Eu gostei de tudo de tudo mesmo, Barreirinhas é um tipo de paisagem é mais cidade, Sto Amaro por não ter estrada normal é mais aventura e paisagens deslumbrantes e mais barato. Ás agências de viagens ainda não chegaram lá.

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  • Membros de Honra

Em São Luis, vale a pena reservar dois dias, um dia para visitar o Centro Histórico e outro dia para visitar Alcântara. Perto tem São José do Ribamar e Raposa, mas acho dispensável. Faça se tiver folga no roteiro. A principal atração da capital e da vizinha Alcântara são os casarões e igrejas antigas e os museus. O centro histórico dá p/ fazer em meio período, se não quiser entrar nos museus, se for apenas passear pelas ruas.

 

Qto aos Lençóis, depende da quantidade de passeios que quiser fazer. Além dos sugeridos, há outros passeios

Barreirinhas:

1 dia: lagoa Azul ou Bonita. Particular/te gostei mais da Bonita, mas nao sei qual das duas é melhor em março. O passeio leva um pouqinho + de meio período

2 dia: passeio de voadeira p/ Caburé. Se quiser dá p/ estender p/ Atins. Dá p/ dormir em Atins tb, se quiser

 

Santo Amaro:

1 dia: Betânia + Espigão (passeio de dia todo)

2 dia: Lagoa do Reflexo (passeio de pouco + de meio período)

Queimada dos Britos é mto bonito, mas segundo informações recentes de quem voltou de lá, foi proibido pelo IBAMA, com fiscalização, entao não está saindo passeios c/ esse destino.

Ainda tem Lagoa da Gaivota, dá p/ encaixar num dos 2 dias ou deixar 1 dia só p/ ela. Ir e voltar a pé e curtir a lagoa o dia todo.

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    • Por Leandro Z
      Apesar de haver bons relatos no site, espero contribuir com o meu.
      Há 4 ônibus diários entre São Luís e Barreirinhas pela viação CISNE BRANCO, R$51, demora 5h (não procurei vans saindo do aeroporto direto pra Barreirinhas, mas existem). Dizem que é melhor fazer a travessia no sentido Barreirinhas - Santo Amaro, por causa da posição do sol e do vento. A estrada São Luís-Santo Amaro é relativamente nova, está boa e é mais perto que SLZ - Barreirinhas. Além disso, as lagoas de Santo Amaro são mais bonitas. ATENÇÃO com a volta de Santo Amaro para São Luís, acho que não tem ônibus (se tiver, são raros) e dependemos do guia em achar uma van que ia pra lá. Geralmente, o último dia termina 12:30h e o transporte até São Luís demora 4h30min. Grande parte da travessia é em areia firme e fria, então é melhor andar descalço ou com meia. Também tem inevitáveis passagens por lagoas menores, onde se molha, pelo menos, as pernas. Elas são boas para se refrescar (o tempo inteiro eu andei molhado ou úmido de propósito). Melhor época: junho e julho, alguns dizem agosto e até setembro, mas nestes muitas lagoas já estão secas. Preços: como junho e julho são os melhores meses, só diária do guia custa até R$250; hospedagem (café da manhã incluído), em redário, sai por R$35; jantar: R$30 a R$35; água de 2l: R$8. Converse com o guia para ver o que está incluído no preço dele (passeio pelo rio Preguiça, hospedagens e refeições, etc). Cansar vai, mas com certeza vale a pena. Acredito que uns treinos de caminhada de 8km sejam suficientes para preparação. Esta é a travessia mais tradicional do parque, mas tem outras de 6 até 10 dias! Levar: poucas roupas (inclusive com proteção UV), meias, chapéu (nessa época, não precisa levar nada para frio, nem tênis), chinelo, protetor solar, água (pode ser comprada em cada parada),  snacks (frutas desidratadas, amendoim e castanhas), dinheiro em espécie, lanterna (não é essencial, não precisa na caminhada, mas ajuda nas hospedagens), coisas de higiene pessoal (sabonete, escova, pasta, repelente). É recomendável levar aquelas baterias portáteis, power bank, mas dá pra usar a eletricidade em algumas hospedagens. Dia 28/jun - 1º dia: Pegamos um barco em Barreirinhas para fazer o passeio pelo rio Preguiça (R$80) por volta das 10h, o guia já nos acompanhava. O passeio é tranquilo, para em Mandacaru, onde tem um farol, também para em Caburé onde tem dunas e uma lagoa. Termina em Atins, banhamos em uma praia. Depois, final de tarde, caminhamos até Canto de Atins, cerca de 3,5h em ritmo tranquilo, sem paradas para banhos, o GPS marcou 12km de caminhada durante o dia todo (pareceu bem menos). Em Canto de Atins, tem dois restaurantes/pousada: do seu Antônio e da dona Luzia. A dona Luzia foi pioneira e é mais famosa, mas o guia disse que a fama subiu-lhe a cabeça, ficamos no seu Antônio. O camarão na chapa é o prato chefe de ambos, não é barato (com refri e água, saiu R$50 cada um o jantar), mas realmente estava muito gostoso. Dormimos em rede (R$35), local coberto com palha, com luz, mas sem paredes, até às 2:30h da manhã.
       
      Dia 29/jun - 2º dia: Prometia ser o mais pesado, cerca de 17km até Baixa Grande (o quarto dia que foi o mais cansativo). Começamos a travessia por volta das 3:15h, depois de um bom café da manhã, caminhamos sob a lua cheia iluminando tudo e temperatura amena. Andamos pela praia um bom tempo, cerca de 4h (com direito a cochilada no caminho) até chegar às dunas. Valeu a pena? Sempre, no entanto, tem gente que faz este trajeto de carro e isto economiza umas boas horas. Nas dunas, subida, descida, banho em algumas lagoas. Terminamos em Baixa Grande às 12:10h. Cansei muito! O GPS marcou, durante todo o dia, uns 27km. Eu digo "durante todo o dia", porque ainda caminhávamos pelos arredores do local da hospedagem para conhecer lagoas, rios, ver o pôr-do-sol. Baixa grande é um vilarejo no meio do deserto, mas com construção de alvenaria e vegetação por perto. Almoçamos galinha caipira por R$35 (preço padrão e não é você que escolhe o que comer). Descansamos e, à tarde, fomos para uma lagoa e ver o pôr-do-sol. Dormimos, como sempre, em rede (R$35 preço padrão), sem iluminação, mas coberto com palha e "paredes". O dia seguinte seria mais tranquilo.
       
      Dia 30/jun - 3º: Este terceiro dia foi tranquilo, acordamos por volta das 4:30h para sairmos às 5h, após café da manhã simples (tapioca e ovo). Caminhamos devagar, parando bastante em lagoas e terminamos antes do meio-dia em Queimada dos Britos, o GPS indicou 15km. Eu comecei a usar meia, pois vi que estava começando a formar bolha no meu pé. Almoço (R$35) era peixe (estava salgado), teve salada (artigo raro) e até sobremesa. Lagoas, pôr-do-sol, jantar e dormir cedo, porque não tem muito que fazer a noite.
       
      Dia 1º/jul - 4º: De novo, acordamos umas 2:15h, tomamos café e saímos para caminhar às 3h e alguma coisa. Só terminamos à 12:30h, exaustos, em Santo Amaro. Foi o dia mais longo e mais cansativo, cerca de 28km. Neste dia, mais uma vez, é possível pegar um transporte em Vassouras, economizando assim, uns 10km. Pergunta se pegamos? Não. Faltando uns 8km (talvez 6km), o guia novamente perguntou se queríamos pedir um carro e pagar R$50 cada um. Pegamos o carro? Claro que não, só faltavam 8km! kkk. As lagoas perto de Santo Amaro são bem mais bonitas que as de Barreirinhas e, acredito eu, o turismo em Santo Amaro irá aumentar com a boa estrada até são Luís (só falta transporte).
       

    • Por Nilson Jr
      Relatos de Viagem – Lençóis Maranhenses e São Luís 
      Olá. Como forma de retribuir as dicas que sempre recebo aqui vou deixar meu relato de viagem aos Lençóis Maranhenses (Barreirinhas e Santo Amaro) e a São Luís.
      Os Lençóis Maranhenses são realmente aquilo tudo que você vê nas fotos, desde que você planeje ir na época certa (Logo depois das chuvas - entre junho e o início de setembro). Eu fui em Maio de 2016 e dei muita sorte.
      Para se ter acesso aos Lençóis você pode acessá-lo por três localidades:
      -Barreirinhas - Para onde vão a maioria dos Turistas e por isso tem uma maior estrutura e opções de lazer);
      -Santo Amaro - Localidade muito pouco desenvolvida onde só tem acesso a ela em carros 4x4 para atravessar um Rio que a cerca. O munício não tem estrutura para receber turistas, sem opções de lazer a noite (Só Forró na beira do Rio) e só pega uma operadora de telefonia; e
      -Atins - Também com pouca estrutura e pouco desenvolvida.
      Não aconselho essa viagem para pessoas com bebê ou pessoas com problemas de coluna, reumatismo e etc. Você tem que andar muito pelas Dunas de areia fofa num sol escaldante.
      Antes da viagem eu já havia contratado um transfer de VAN do aeroporto de São Luís para Barreirinhas, mas também existe esses transfers oferecidos diretamente no aeroporto. Cheguei lá o motorista já estava me esperando com uma folha com meu nome e de minha esposa. Embarquei nessa van por volta de 15h30 da tarde e só cheguei a Barreirinhas à noite. São quase 250 km em 4 horas de viagem.
      A empresa que fechei o transfer foi a G.I CONECT, Fone: +5598 3254 0328 / email [email protected], e custou 60 reais por pessoa somente a ida em maio de 2016.
      BARREIRINHAS
      A Pousada que fiquei chama-se Paraíso dos Lençóis e fica muito bem localizada numa das principais ruas de Barreirinhas. A pousada é nova, com boas instalações e com um café da manhã perfeito. Com muita variedade. A proprietária, muito educada e prestativa, explicou tudo sobre o lugar e os passeios.
      Fachada da Pousada Paraíso dos Lençóis:

      Café da manhã na Pousada:

      Na VAN, o motorista nos indicou uma agência de turismo chamada Ilha Turismo, (Tel 98 3349-1985 / email [email protected]), com preços muito bons. Fiz logo um pacote com todos os passeios que eu tinha em mente e por essa razão pude pechinchar ainda mais o valor.

      Os passeios que fiz foram:
      18/05 - (Dois passeios no mesmo dia) Circuito Lagoa Azul às 9h30 e Circuito Lagoa Bonita às 14h00;
      19/05 - Quadriciclo às 8h30 (Com passeio ao Farol de Barreirinhas localizado no povoado de Mandacaru por barco incluído neste); e
      20/05 -  Atins; e
      21/05 – Santo Amaro (Fiz esse passeio e aproveitei e levei minhas bagagens na VAN e fiquei logo lá em outra pousada. Esse passeio não tem sempre, pois é mais caro e bem longe. Tem que deixar o nome e ficar na esperança de formar o grupo.
      Tinham outros passeios também, mas como o meu tempo era curto, fechei esses que eu considerava como imperdíveis.
      Circuito Lagoa Azul  - 2º DIA (R$ 70 a 90 por pessoa)
      Esse passeio foi o mais movimentado que fizemos, pois é o principal passeio para aqueles que realizam o bate e volta São Luís x Barreirinhas.
      Pegamos a “Jardineira” na frente da agência de turismo (Veículo 4x4 antigo com adaptação com bancos de madeira para passageiros na carroceria) e andamos por muito tempo dentro das matas, enfrentando rios e muita areia fofa dentro de caminhos improvisados no meio da vegetação. São 12km sacudindo e por no mínimo 1 hora numa velocidade quase que constante para não atolar. Por isso torna-se tenso também para crianças, idosos e pessoas com problemas de coluna. Se você ficar na ponta do banco toma muita “galhada” no braço e se der mole até na cara. O primeiro passo é desembarcar da jardineira e colocá-la sobre uma balsa para atravessar um rio. Depois é só aventura até chegar no ponto de início do passeio.
      Atravessando o Rio das Preguiças pela balsa:

      A Lagoa Azul é a principal e mais famosa dos Lençóis, mas você vai ver muitas lagoas no caminho como as Lagoas da Preguiça, da Esmeralda, do Peixe e da Paz.



      Circuito Lagoa Bonita - 2º DIA (R$ 70 a 90 por pessoa)
      Fomos à tarde, assim que almoçamos no Centro de Barrerinhas, na volta do passeio do Circuito Lagoa Azul. Tratamos tudo com o guia e a jardineira foi nos pegar no próprio restaurante.
      O Circuito da Lagoa Bonita é composto pela Lagoa do Maçarico, Lagoa do Descanso, Lagoa do Clone (onde foram gravadas cenas da novela global O Clone) e a Lagoa Bonita.
      O Circuito da Lagoa Bonita proporciona ao turista uma visão mais ampla dos Lençóis Maranhenses. Do alto das dunas, você irá avistar muitas outras dunas e lagoas, formando imensos oásis. O difícil é subir na duna principal que dá acesso a essas lagoas, principalmente para quem não tem um bom preparo físico. O desafio enfrentado é subir uma duna íngreme com 30 metros de altura. Tem até uma corda para ajudar na subida.

      Subida íngreme de 30 metros. Lá embaixo ficam as barraquinhas com artesanato e comidas típicas. Ficam também estacionadas as jardineiras que transportam os turistas.

      Quando você chega lá em cima é difícil não comemorar... mas o esforço é logo recompensado pela linda vista.




      O pôr-do-sol de cima da maior duna é realmente fascinante no final do passeio.

      Voltamos exaustos no final da tarde para casa. A noite fomos andando a pé até a orla do Rio Preguiças, o local mais badalado de Barreirinhas à noite, onde ficam os bares e restaurantes... Lanchamos no Subway nesse dia.

      Passeio de Quadriciclo - 3ºDIA (300 a 350 por quadriciclo)
      Já fiz muitos passeios de quadriciclos pelo Nordeste, mas esse sem dúvida foi o melhor deles. O circuito é muito legal por ser cheio de desafios, como passar com o quadriciclo no meio de riachos e pequenas lagoas, como também enfrentar dunas bem íngremes. Usamos a tração 4x4 em várias situações. Fora que você anda por horas e por paisagens deslumbrantes. Vi que nessa minha agência você pode mesclar passeios para ganhar tempo. Tipo, pode fazer passeio de lancha pelo Rio Preguiças, descer no último ponto do passeio, e voltar de quadriciclo. Teve um casal que conhecemos que optou por essa modalidade. Esse passeio sai logo por volta de 8h30, tem parada para almoço na Praia de Caburé e volta pela tarde.


      Fomos avançando pelos pequenos lençóis até a Praia de Caburé, onde almoçamos...


      Deixamos os quadriciclos nesse restaurante, pegamos uma pequena embarcação para conhecer o pequeno povoado de Mandacaru e o famoso Farol de Preguiças.




      Voltamos ao restaurante, pegamos os quadriciclos, e fomos para a localidade chamada Vassouras. Lá tem uma estrutura para recepção de turistas com comidas, bebidas e artesanato. (Essa parada faz parte do passeio de lancha pelo Rio Preguiças e do passeio de quadriciclo)

      Paramos para descansar, beber água de coco e o mais legal: alimentar os macaquinhos. Lá é vendida a 2 reais pequenas porções de bananas cortadas para os turistas alimentarem os mesmos.


      Passamos por uma lagoa linda com redes na água. Lembramos na hora da Lagoa do Paraíso em Jericoacoara – CE. Que saudade...

      A noite fomos passear na Orla do Rio Preguiças e comemos um Baião de Dois no Restaurante Barlavento. A comida estava perfeita e bem servida.

       

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