Ir para conteúdo
trotatorres

Argentina de carro - Roteiros - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Galera,

Pretendemos ir à Argentina de carro em fevereiro de 2005, gostariamos de saber se algum de vcs já fizeram esse percurso de carro e se podem nos passar dicas a respeito.

OBS.: Sairemos do Rio de Janeiro

abração a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vão para aonde na argentina?

o membro luckylu já viajou de carro por lá de norte a sul,

eu tb conheço bastante a argentina, onde pretendem ir, com esses parametros fica mais facil ajudar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Trotatorres ??

bom, a principio vamos p/Buenos Aires...porem se os preços na Argentina forem legais, poderemos visitar outras cidades.

Mas nosso destino é mesmo Buenos Aires cara.

abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
quote:Originally posted by Flavio.Claudio

 

Galera,

Pretendemos ir à Argentina de carro em fevereiro de 2005, gostariamos de saber se algum de vcs já fizeram esse percurso de carro e se podem nos passar dicas a respeito.

OBS.: Sairemos do Rio de Janeiro

abração a todos.


id="quote">
id="quote">

 

Flávio,

Rodei bastante pela Argentina no mês de junho. Também saí do RJ. Passei perto de Buenos Aires, mas não entrei na cidade. Não conheço o caminho que vai pelo Uruguai, mas sei que é necessário pegar uma balsa pra chegar a B. Aires que é caríssima.

Transitei pela "Ruta 14", uma estrada argentina "vertical" (norte-sul) que vai acompanhando a fronteira com o RS e depois com o Uruguai, prosseguindo até as proximidades da capital Aregentina. A estrada é boa e pedagiada. Tem uma polícia bem chatinha, que não perde a chance de parar um carro brasileiro.

Vá, pois, com documentos e equipamentos obrigatórios perfeitamente em dia. Ex: identidade razoavelmente recente (não serve OAB, CRM, etc), habilitação evidentemente não vencida, documento do carro em nome do condutor ou de alguém que nele esteja viajando, extintor no prazo de validade, nenuhuma lâmpada queimada, pneus em bom estado, etc.

Você verá várias sucatas argentinas passando sem ser incomodadas, mas o seu carro provavelmente vai ser parado várias vezes.

Não deixe de levar: seguro carta-verde, dois triângulos, cambão (cabo de aço com uns 3 m de comprimento, para eventual reboque) e estojo de primeiros socorros (montei o meu com algumas bobagens baratas que comprei na farmácia). Seu carro não pode ter quebra-mato, guincho (daqueles que os jipes costumam ter) ou gancho traseiro para reboque. Os faróis auxiliares (caso o seu carro os tenha) devem ter as lentes amarelas.

Além das constantes paradas nos postos policiais, não tive nenhum problema. Meu carro não tem qualquer desses acessórios potencialmente problemáticos. Quanto ao mais, me pediram uma vez para mostrar os 2 triângulos e diversas vezes para apresentar a carta-verde. Verificaram o acendimento de todas as lâmpadas e lanternas, assim como era comum darem uma inspeção geral em volta do carro (acho que procuravam quebra-mato, farol de milha, etc). Verificaram também o extintor.

Vá "certinho" que não haverá problema. A Argentina é muito legal (me surpreendeu), com um povo que geralmente trata muito bem os brasileiros.

Se eu puder te ajudar com mais alguma informação, manda ver!

Um abraço,

Osvaldo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Osvaldo,

cara, valeu pelas dicas, nosso carro é novo (RENAULT Clio Sedam - 2004) com seguro em todo o Mercosul, acho que não teremos problemas quanto a isso...

Osvaldo, nos falaram que é melhor entrar na Argentina via Foz do Iguaçu, aproveitando pra conhecer a cidade inclusive o lado Argentino Foz del Iguazu.

enfim, qual o trajeto que vc fez??

abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Flávio,

O meu seguro é do Banco do Brasil, e no respectivo manual está escrito: "As coberturas têm validade no território nacional. Exclusivamente para a cobertura compreensiva a validade se estende também para os países do Mercosul". Isto quer dizer que eu não tinha seguro contra terceiros fora do Brasil. A carta verde é justamente um seguro contra terceiros com validade no Mercosul. Sugiro que você verifique bem isto, pois até o meu Atlas Rodoviário da Quatro Rodas fala da necessidade da carta verde e isto é a primeira coisa que os policiais argentinos pedem.

Quanto à minha viagem, eu entrei e saí do Brasil por Uruguaiana, pois já conhecia Foz do Iguaçu.

Todavia, deve ser melhor mesmo ir por Foz, já que as estradas argentinas são boas e as estradas do RS são ruins (notadamente o trecho mais próximo a Uruguaiana, que é inacreditavelmente horroroso).

Na ida, ao passar a fronteira, tomei logo o sentido sudoeste em direção a Mendoza (passando por Santa-Fé); depois fui ao Chile. Na volta, vindo de Bariloche, é que passei perto de Buenos Aires. Meus planos eram entrar no Brasil por Foz do Iguaçu, por causa do estado das estradas gaúchas. Todavia, uma pedrinha levantada pela roda de um caminhão fez uma trinca no meu pára-brisas justamente quando eu estava "subindo" em direção ao Brasil, próximo a Uruguaiana. Antevendo problemas com a polícia argentina, resolvi mudar os planos e entrar logo no meu país.

Um abraço,

Osvaldo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Flavio

Como disse o OSVALDO, o seguro carta verde e obrigatorio, assim como um cabo de aco para rebocar o veiculo em caso de pane e DOIS triangulos, como es do Rio, de um pulo no Touring e tire a Habilitacao Internacional Para Dirigir, que em caso de algum incidente vai te livrar de muita dor de cabeca.

Quanto a rota o ideal seria ir por uma e voltar por outra, caso va por Foz, va ate Sao Paulo, peque a Castelo Branco ate Ourinhos e dai ate Foz, visite a Itaipu e nao deixe de ir ao parque nacional Iguazu no lado argentino, na minha opiniao e mais bonito que o lado brasileiro, mas, va tambem ao lado brasileiro das cataratas.

Na Argentina saindo de Iguazu, pegue a rota 12 ate proximo a Santa Ana, onde vai virar a esquerda para acessar a rota 14. Quando passar por San Ignacio, nao deixe de ir visitar as ruinas da Missao Jesuitica, e patrimonio da humanidade, imperdivel no meu modo de pensar. Ja na rota 14, va em frente, ate pegar novamente a rota 12 proximo a Ceibas, dai e auto estrada ate Buenos Aires. Para retornar pegue o Buquebus ate Colonia e conheca Montevideu e Punta de Leste, entre Chui e Pelotas a estrada passa por dentro da Estacao Ecologica do Taim, e poderas ver animais ao lado da pista. Nao deixe de dar uma parada em Porto Alegre, va ao gazometro e de um passeio no onibus turistico e outro pelo rio Guaiba. Se ainda tiver tempo, suba a serra e conheca Gramado e Canela dai siga em direcao a Cambara do Sul, pegue a Estrada do Sol e desca para o nivel do mar, estara proximo a Torres, pegue a BR101 direcao a Floripa, a ilha de Santa Catarina, onde esta localizada a cidade tambem e imperdivel tire no minimo 2 dias para conhece-la, fiquei 5 dias, e rodei aproximadamente 1000Km, proximo tem Camboriu e Beto Carrero, dai so Curitiba.

De Curitiba ao Rio tira em um dia.

De uma olhada em minha URL que vc ve fotos de alguns lugares que escrevi.

Espero ter ajudado um pouco, meu teclado nao esta acentuando.

Serjao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal...

Eu nao fiz esta atravessia por agora, mas, de acordo com o site do Buquebus o valor varia de 78 a 124 pesos Ar por auto e de 49 a 86 pesos por pessoa na clase turista, a variacao depende do barco.

Podes ir ate Gualeguaychu e de la atravesar para Fray Bentos pela ponte internacional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viagei para a Argentina de carro em maio e junho deste ano. Fomos para o Norte, Salta, Mendoza, a Patagonia (bariloche, Esquel, Trevelin, Rio Mayo) e voltamos pelo litoral (Peninsula Valdez, Buenos Aires). Atrevesamos a fronteira para o Chile varias vezes. Nehuma vez durante o percurso de mais que 10.000km no Chile e na Argentina um polical queria ver a Carteira verde, nem extintor, nem o segundo triangulo. Sempre foram bem gentil, mais gentis até que os oficias da PM ou PRF aqui no Brasil. Só queriam ver o documento do carro a carteira de motorista e o passaporte e saber de onde viemos, para onde stamos indo e ai desejavam boa viagem.

So uma unica vez no Praraguay que encheram saco. Queriam ver tudo, documentos, extintor, triangulo, o cara até foi procurar defeitos debaixo do carro, mas não achando nada e a gente deixando ele procurar com toda paciencia, não podia fazer nada mas deixar a gente continuar a viagem...

Não se preocupe, simplismente leva tudo que precisa pela lei e pode viagar tranquilo! A Argentina e um pais lindo e nas próximas ferias voltaremos!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Tim...

Estou programando a minha viagem para o inicio do ano que vem, mas, estou com uma duvida, como e dirigir em estrada de ripio?

Estraga muito o carro? Danifica a lataria? Como foi a sua experiencia com este tipo de estrada?

Serjao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na Patagonia tem estradas de ripio extremamente grosso. Com certeza não faz bem para o carro. Também lixa bem a lateria, tem uns lugares do meu carro perto das rodas que estão sem pintura agora. Se voce quer que se carro fique com aparência de novo, o ripio com certeza será seu enemigo. Tive sorte e somente furei um pneu no ripio e andamos em torno de 3mil km deste ripio grosso. Infelizmente trincou a para-brise. Conciderando o extrago e o prazer e a aventura, achou que ainda valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, muito obrigado pelas dicas de todos vcs, desculpa ter sumido por um tempo, é que estava viajando a trabalho.

estou adorando as dicas, mas acho que vou desistir de ir de carro, porra, meu carro é novinho e não quero estraga-lo nessas estradas de ripio...me custou muito caro...hehehehe

abraços a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Flávio, mas se vc vai até B.Aires não tem rípio, é tudo por asfalto. Como rota alternativa seria interessante considerar a seguinte:

- Sair do Brasil por Livramento(RS) indo até Paysandu, na fronteira Uruguai/Argentina, daí pegando rumo sul até Bs.As.

As estradas gaúchas no trecho POA/Livramento estão em muito bom estado, sendo aproximadamente 500Km até a fronteira, e daí mais uns 800Km até Bs.As.

Em Livramento dá ainda para dar uma volta pelos free shopp de Rivera/UY.

Beier

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Flavio o banco do brasil é muito chato para disponibilizar a carta verde sem a compra de outro seguro já o HSBC faz na hora para qualquer carro ou moto não importando modelo e ano!!! fiz do fusca ano 74 com eles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×