Ir para conteúdo

BOLÍVIA - CHILE - PERU


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia, estou a caminho da rota Brasil - Bolívia - Chile - Peru. Será uma viagem de aproximadamente 30 dias intercalando o uso de ônibus, voos e muita, muita, caminhada. Nunca viajei para fora do Brasil e estou com uma série de dúvidas. 
1. Gostaria de saber se é possível utilizar o cartão Wise nos paises: Bolívia, Chile, Peru. Devo sacar o dinheiro para utilizar nesses países ou apenas o uso do cartão já basta?

2. Qual a melhor operadora para se usar nesses paises. É mais acertado usar um chip local de cada pais ou apenas o uso do chip "entel" já basta?

3. As paradas nas fronteiras são demoradas? Vou sair de Arica e pretendo pegar um voo de Tacna para Cusco.  

 

Agradeço a atenção, colegas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Arica a Tacna é rápido.Se faz em carros colectivos de 6 lugares. Só saem com a lotação completa,mas não demora para ter.Nao vai atrás desta conversa desse cartão. Só se as coisas mudaram muito, pois quando vivia neste caminho, nem máquina de cartão tinham.E o BB nunca permitiu o uso do cartão no Peru, devido a grande insegurança de lá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

cartão é aceito em tudo que é lugar praticamente

estive no atacama e bolivia no 1o semestre

atacama usei cartão p/ absolutamente tudo

la paz tambem consegue usar cartão em tudo que é lugar

usei wise até na feirinha de colchani em uyuni

porém é sempre bom ter dinheiro em nota, tem lugares no tour de uyuni que só aceitam dinheiro  (taxas ambientais, entre outros) ou em pequenos estabelecimentos fora dos grandes centros (comprar uma cerveja por exemplo )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, D FABIANO disse:

@FCRO Peru já tem máquina de cartão em todo lugar?E Bolívia nos pequenos restaurantes?Chile tem a muitos anos,desde uns 20 anos,por aí.

Cara, eu não entendo o porque dessa sua ojeriza por cartão

Quer levar dinheiro, leve. Mas é fato que não é a forma mais prática hoje

Assim como no Brasil,  você já consegue passar cartão em praticamente quaquer lugar lá fora também

É obvio que eventualmente um lugar ou outro não aceita, mas a globalização ta aí . Maquininha tem em tudo que é canto

Como eu falei passei cartão na feirinha de colchani, quase todos os comerciantes aceitavam

Eu já usei wise ano passado no atol de fakarava , uma ilha no meio do nada com 1,5 k de habitantes, mais isolado que qualquer pequeno restaurante da bolivia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não estou discutindo sobre usar ou não cartão,mas se quer discutir isso vamos lá:DUVIDO que essas coisas façam a cotação ao preço do BB,mesmo aós o Paulo Guedes e seus asceclas passarem pelas diretorias.

Mas que eu esteje errado e for mesmo mais em conta e não ter o IOF embutido na cotação,será que lugares pequenos tem máquina.Aqui no Rio não tem em todos os lugares,porque lá teria?Por exemplo,vai carregar o cartão Rio Card,tem que ser no débito,então uso dinheiro que é muito mais fácil e não corro o risco de alguém clonar a senha ou outro golpe qualquer.Estou falando de golpes agora,não do caso de simplesmente não achar a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 13/11/2023 em 08:32, Rafa-pantanal disse:

Bom dia, estou a caminho da rota Brasil - Bolívia - Chile - Peru. Será uma viagem de aproximadamente 30 dias intercalando o uso de ônibus, voos e muita, muita, caminhada. Nunca viajei para fora do Brasil e estou com uma série de dúvidas. 
1. Gostaria de saber se é possível utilizar o cartão Wise nos paises: Bolívia, Chile, Peru. Devo sacar o dinheiro para utilizar nesses países ou apenas o uso do cartão já basta?

2. Qual a melhor operadora para se usar nesses paises. É mais acertado usar um chip local de cada pais ou apenas o uso do chip "entel" já basta?

3. As paradas nas fronteiras são demoradas? Vou sair de Arica e pretendo pegar um voo de Tacna para Cusco.  

 

Agradeço a atenção, colegas!

E ai rafa, Beleza?

Tive na Bolivia e no Peru em setembro desse ano e foi tudo muito tranquilo. Vamos ver o que posso contribuir com suas dúvidas.

1. Usei o cartão da Wise na Bolívia e no Peru normalmente. Só lembrando que tu vai ter que carregar em dolar e a Wise vai fazer a conversão automática quando tu for usar o cartão. Da para cadastrar o cartão da Wise no aplicativo da Uber sim, bem prático, porém os transportes locais de taxi e van são bem mais baratos. Em La Paz a cotação tanto para saque na moeda local, quanto passar o cartão nas lojas e restaurantes ficou um pouco mais caro do que se eu fosse trocar dinheiro na rua, além de que nos hotéis eles cobram uma taxa extra de 4 a 5 % a mais para passar o cartão.

Já no Peru, tanto em Cusco e principalmente em Machu Pichu a cotação do cartão foi bem melhor do que trocar Real/Soles. Banco de La Nacion tu consegue sacar 400 soles por dia sem taxas extras do caixa eletrônico. Tu consegue passar o cartão da Wise em lojas e restaurantes tranquilamente. Usa dinheiro em moeda para pagar hotel e passeios.

2. Na Bolivia comprei o chip da Entel em uma lojinha dentro do aeroporto coisa de 15 boliviano + uns 20 de recarga. No Peru coloquei um chip da Claro se não me engano, pagando uns 40 soles no chip e recarga. Tu vai topar com lojinhas assim por onde voce passar, mas da uma cotada no preço que eu encontrei valores bem distintos de uma para outra.

3. Fiz a  travessia de Ônibus Bolivia x Peru e deu uma enrolada de uma hora ou pouco mais até liberar. Para sair do Peru pro BR foi bem tranquilo também. Filas longas mas bem ágeis dentro dos aeroportos.

No final, tudo saiu conforme o planejado. Um pouco de medo sempre dá, mas os relatos aqui do fórum foram essenciais. Dê uma lida nas publicações por ai que vai te ajudar muito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 14/11/2023 em 16:27, D FABIANO disse:

Não estou discutindo sobre usar ou não cartão,mas se quer discutir isso vamos lá:DUVIDO que essas coisas façam a cotação ao preço do BB,mesmo aós o Paulo Guedes e seus asceclas passarem pelas diretorias.

Mas que eu esteje errado e for mesmo mais em conta e não ter o IOF embutido na cotação,será que lugares pequenos tem máquina.Aqui no Rio não tem em todos os lugares,porque lá teria?Por exemplo,vai carregar o cartão Rio Card,tem que ser no débito,então uso dinheiro que é muito mais fácil e não corro o risco de alguém clonar a senha ou outro golpe qualquer.Estou falando de golpes agora,não do caso de simplesmente não achar a máquina.

Carregar dinheiro e você corre o risco de ser roubado e perder tudo ...

Nem vou perder tempo em.discutir os outros pontos que você levantou porque já foram discutidos repetidas vezes nesse fórum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...