Olá viajante!
Bora viajar?
Mergulho com tubarões. Conte sua experiência!
Featured Replies
Este tópico está impedido de receber novos posts.
A better way to browse. Learn more.
A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.
Bora viajar?
Pessoal:
Para vocês relatarem experiências de mergulho com tubarões.
O mergulho com tubarões é uma das maiores emoções que um mergulhador Scuba pode ter debaixo d'água.
Começando pelas minhas:
Fora os tubarões lixa que encontramos em naufrágios no Nordeste do Brasil, minha única experiência anterior foi com tímidos e pequenos tubarões limão em Noronha. Eles fugiam a vista dos mergulhadores.
Em Outubro passado fui para a Polinésia e nunca vi tanto tubarão junto.
Eles ficam nas entradas/saídas dos atóis, especialmente esperando a maré vazante fluir através deles, esperando suas presas.
Cardumes de black tip (galha preta) ficam na boca dos canais (passes). Uma vez parei e contei 27 na ilha de Raiatea. No passe Tiputa em Rangiroa é incrível o nº deles. Também Rangiroa é o 2º maior atol do mundo. É incrivel a quantidade d'água e velocidade com que ela flui através dos 2 únicos passes deste atol gigantesco. É um excelente drift dive. Não sabemos para onde olhar: se para a raia manta passeando graciosamente, se para o redemoinho de barracudas ou para centenas de peixes multicoloridos, tudo ao mesmo tempo! Mas, sem dúvida, são eles, os tubarões, que mais despertam o interesse.
O encontro mais emocionante foi num passe em Bora Bora. Quatro enormes white tip (galha branca) nadando em círculos ao redor do grupo, a uma distância entre 3 a 5 metros. A fileira de dentes mais externa (eles tem várias fileiras) era protuberante e apontava para fora da boca. Os bichinhos eram tão largos que acho que não conseguia abraçar um deles. Nestas horas me arrependo de não ter uma filmadora ou máquina subaquática. Mas estão para sempre fotografados em minha memória.
Os white tip também deitam e descansam no fundo. Algo que pensava que não faziam, pois li que tubarões não podem parar de nadar.
No Tahiti não vi tubarões adultos, porém vi uma reentrância na parede de coral que os dive masters chamavam de berçario de tubarões. Avistei pequenos tubarões lá dentro.
Acredito que as empresas de mergulho joguem restos de peixe em alguns pontos de forma que quando os sharks ouvem o barco chegar com turistas e lançar âncora, eles vão para o local. Senão não teriam motivo para estarem ali tão curiosos em torno dos mergulhadores. Algumas pessoas condenam esta prática. Não vou me posicionar quanto a isto, pois não tenho conhecimento técnico para opinar. Mas que é formidável vê-los de perto isto é!
Poste sua experiência!
Peter