Ir para conteúdo

Rota das Emoções - Outubro/2023


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala turma!

Na segunda quinzena de outubro eu fiz os principais pontos da Rota das Emoções. Já conhecia São Luís, Alcântara e Barreirinhas de uma viagem que fiz em 2013 e pode ser conferida aqui nesse relato. Portanto, dessa vez resolvi chegar no aeroporto de São Luís e já ir direto pra Santo Amaro. Cheguei 3h da manhã do domingo, 15 de outubro, e já tinha combinado com o Jeriel (98) 98838-3029, pelo mesmo contato que peguei aqui em relatos mais antigos e ele ainda está na ativa. O trajeto de São Luís a Santo Amaro leva 4 horas e custou R$ 90.

O pessoal das antigas vai lembrar daqueles relatos que era preciso ir até determinado povoado (Sangue) e de lá seguir na jardineira até Santo Amaro mas isso já são águas passadas pois agora tá tudo asfaltado até Santo Amaro. Mas a cidade ainda guarda muito do estilo mais rústico e preservado, é um lugar bem mais tranquilo e onde nada mais acontece depois das 22h.

Fui pro Hostel e Camping Caiçara, a Erlany que é a dona tinha vários contatos de passeios e agendei tudo com ela, Lagoa da América por 90 reais já para a tarde de domingo, Emendadas na segunda e Betânia na terça (ambos por 130 reais cada).

O passeio da América é um passeio de meio período, que no caso fiz à tarde, e consiste numa lancha que sai de pertinho do hostel que eu tava e vai até o outro lado e depois só uma caminhadinha e já chega na lagoa.

IMG_20231015_155906675_HDR.thumb.jpg.4d88319eb52301618b42e103dbe3aa8c.jpg

Ficamos lá na lagoa de umas 15h até 17h e daí subimos a duna pra ver o por do sol e voltamos pra Santo Amaro já escurecendo.

IMG_20231015_171507997_HDR.thumb.jpg.e5b97ed0acb5e92d819cd689003a0936.jpg

A noite em Santo Amaro não tem muita coisa. Nesse dia tomei uma clássica cerveja de mandioca Magnífica do Maranhão e pedi um hambúrguer no Sushi Bar que fica na pracinha atrás da igreja e tinha um paredão tocando uma música mais animadinha. Mas depois de comer fui embora pois não tinha nada demais.

 

No dia seguinte, passei a manhã estirado na rede e de tarde fui fazer o passeio de Emendadas que começa às 14h mas a caminhada mesmo no parque dos lençóis começa perto das 15h. Nessa hora o sol já tá mais baixo, o vento marcando presença como sempre, então é bem de boa, dá pra ir descalço tranquilamente. Andamos de uns 20 minutos a meia hora até as lagoas, ficamos lá até perto do por do sol, subimos a duna mas tava mais nublado, ia rolar por de nuvem, então descemos e voltamos.

IMG_20231016_170613279_HDR.thumb.jpg.3bb8305f3e38ec25353eecf2a9e89752.jpg

Nesse passeio tinha uma turma mais interativa, foi bem legal, mais tarde saímos juntos pra comer e fomos ao Jordan Burguer, também ali perto na continuação da pracinha.

 

Na terça-feira, fui ao passeio de Betânia que é o dia todo, saída pouco depois de 8h.

Primeira parada numa lagoa onde a empresa do tour já leva sombrinha e cadeiras e monta pra gente lá na beirada

IMG_20231017_103512126.thumb.jpg.f9eefd0534ee901173a10fb899b6d1a4.jpg

É o passeio que vai mais tempo no meio das dunas, então é uma overdose de dunas que não acaba mais. Almoçamos no povoado de Betânia e na volta paramos pra mais um por do sol

IMG_20231017_170745626_HDR.thumb.jpg.20dab53380995941671f1715167ad915.jpg

IMG_20231017_172544210_HDR.thumb.jpg.88764cd491160bee101f477704c64b59.jpg

De noite, fui ao Le Roque Gastrobar, barzinho pra ficar com o pé na areia, bem gostosinho.

 

Curti muito Santo Amaro. Apesar do asfalto já ter chegado, lá ainda tem uma pegada mais selvagem, mais reservada, vida noturna praticamente inexistente, as paisagens mais bonitas que os lençóis podem oferecer, e pra época do ano em que as lagoas já estão quase secas, lá é onde ainda dá pra encontrar as lagoas mais aproveitáveis.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia seguinte cedinho, 5h da manhã, peguei o micro ônibus que eu já tinha reservado na Mirotur (R$ 60) pra ir pra Barreirinhas. Eles pegam o pessoal em casa e é usado principalmente por moradores que vão cedinho pra Barreirinhas resolver afazeres do dia-a-dia. Acho que só eu com cara de turista ali…

Como já conhecia Barreirinhas, minha ideia inicial era seguir pra Parnaíba, mas como as opções de transporte são meio reduzidas nessas bandas, acabei fechando com a Rota Combo (parece que a principal empresa que opera naquele trecho) um pacote com transfer a Parnaíba, passeio da revoada dos Guarás e no dia seguinte transporte até a Jeri. Tudo por 500 reais. Mas só tinha vaga para a quinta-feira, então peguei uma pousada com piscina e passei o dia morgando em Barreirinhas.

Dei uma volta na beira rio à noite, nos barzinhos, lembrando as coisas que tinha feito com meus amigos em 2014.

 

No dia seguinte me buscaram na pousada às 9h da manhã e fui pra Parnaíba. Teve uma parada pra lanche no meio do caminho mas preferi esperar pelo almoço pois chegamos em Parnaíba 13h e o micro ônibus já para em um restaurante. Quase todos do transfer também iam fazer o passeio da revoada então depois do almoço já seguimos pro porto onde sai a lancha do passeio.

A essa altura já tinha enturmado com o pessoal que veio junto no ônibus e agora juntos na lancha.

Paramos para banho numa área de dunas e depois das 17h começa o espetáculo dos guarás chegando pra dormir nas arvores de uma ilha. Aos poucos o céu vai sendo pintado de vermelho pelos guarás, é uma experiência incrível!

IMG_20231019_161646493.thumb.jpg.19930f01bf01ae8ee1c1a3d4e5caf824.jpg

 

 

IMG_20231019_172610003.thumb.jpg.8b3d461abe11b04b8c8171c30ff2a93e.jpg

Fiquei no Solar Hostel. Curti o lugar, seria bem legal pra ficar mais tempo mas foi só uma noite.

Dei uma volta na avenida de Parnaíba à noite só pra conhecer, cidade gostosinha

IMG_20231019_194230207_HDR.thumb.jpg.831a054444aa926999cdb4ae32b01f64.jpg

IMG_20231019_210826032_HDR.thumb.jpg.66cf496d943574734ed6547e0b31a074.jpg

No outro dia, saí cedinho, o transfer me pegou antes de 6h da manhã.

A turma que tinha vindo comigo de Barreirinhas e feito o passeio dos Guarás também tava seguindo pra Jeri, então já estavamos enturmados. O transfer deixou a gente na Lagoa do Paraíso por volta de 10h e a gente podia ficar lá até as 14h quando a jardineira ia pegar a gente pra acabar de chegar em Jeri.

Com suas redes dentro da lagoa, é um ponto super icônico de Jericoacoara.

IMG_20231020_132917963_HDR.thumb.jpg.7841647abc69356aa5e8a904c741a8d4.jpg

Chegando em Jeri, fui pro hostel Villa Chic. O pessoal que veio comigo desde Barreirinhas ia cada um pra um canto, mas como a gente já tava com uma sintonia legal, marcamos de encontrar de noite pra curtir o movimento da vila. Até altas horas...

Editado por Rezzende
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

No primeiro dia inteiro em Jeri, fui fazer o passeio de jardineira pelo lado leste. Fui com a mesma turminha que já vínhamos juntos desde Barreirinhas e tinha uma suíça que morava na Tanzânia e tava sozinha e adotamos ela kkk

Não paramos na árvore da preguiça pois a fila era enorme e achamos que não agregava nada. Paramos no Buraco Azul, depois no Lagun e por fim no Caraúba Beach onde almoçamos. Todos são legais mas todos são pagos, algo tipo 20 reais pra entrar em cada. De minha opinião, preferia ficar só no Caraúba por exemplo, que é novinho e mais gostoso.

IMG_20231021_112851578_HDR.thumb.jpg.4650f857d234309c0154b12be0ebc924.jpg

IMG_20231020_124733244_HDR.thumb.jpg.db40e3cca49854c775651797d495afbe.jpg

De noite fomos no Quintal do Samba de Jeri pra curtir uma roda de samba/pagode (se engana quem pensa que eu ia caçar forró lá hehehe) e fazer uma despedida da turma já quase todo mundo tava vazando no dia seguinte.

Era domingo, eu tava meio zoado da gandaia, passei a manhã morgando no hostel, prometi nunca mais beber, saí quase meio-dia pra ver se o sol a pino espantava minha cachaçada, peguei uma água de coco, andei pelas praias da vila, sentei pra almoçar, terminando o almoço eu vi no bar do outro lado da rua 2 rostos conhecidos: a Raquel e a Bárbara que estavam na minha turminha. Elas tavam com 2 caras que eu não sabia quem eram mas a Raquel já tava de mala pronta indo embora. Encontrei com eles e descobri que elas tinham conhecido os caras na praia de manhã, eram 2 amigos do Paraná, Josiel e Villiam. Despedimos da Raquel e voltamos pra praia, onde passamos o resto da tarde e já descumprindo minha promessa feita mais cedo de nunca mais beber ::lol3::

Ficamos por lá até de noite pois por volta de 17h já começa o movimento das barraquinhas de bebida do famoso Luau das Caipirinhas de Jeri.

Segunda cedinho saí do hostel 5:30 da manhã pois combinei com o Josiel e o Villiam de irmos na pedra furada. Logo cedo é um horário bem tranquilo tanto pra tirar foto como curtir o lugar e fazer a caminhada com sol mais baixo.

IMG_20231023_063545819.thumb.jpg.bd5502f9af47f2255bcf9717da652ba5.jpg

Voltei a tempo pro café da manhã, os caras iam fazer o passeio do lado oeste mas eu já tava com minha cota de dunas estourada, queria mais nem saber de passeio. Fiquei o dia de bobeira na praia da vila.

De noite, comprei a passagem do Guanabara pra Fortaleza, sai 22h de Jeri, é muito legal ir embora de noite na jardineira, só a luz dos faróis e da lua iluminando aquelas dunas. Em Jijoca pegamos o ônibus propriamente dito e cheguei em Fortaleza 5:30 da manhã. A passagem custou 107 reais

Na rodoviária, um fato bem inusitado...Quase 6h da manhã, hora do café, eu fui lá lanchonete e pedi uma TAPIOCA. A moça pergunta: da branca ou amarela? Eu penso...tapioca amarela? Eu conheço a branca, como será essa amarela? Vou experimentar… e respondo: AMARELA. Ela pega uma garrafa de YPIOCA AMARELA, serve uma dose e me dá. Eu fiquei totalmente sem reação, nem 6h da manhã e eu com uma dose de cachaça na minha frente! Bom… já que foi assim, assim será… tomei minha dose de Ypioca, paguei os 2 reais e fui caçar outra lanchonete da rodoviária porque fiquei com vergonha de falar com a moça que agora eu queria uma tapioca ::putz::

Comprei a passagem pra Canoa Quebrada 7h e fui pra lá. Ia deixar a parada em Fortaleza pra volta. Cheguei lá meio-dia, era uma terça-feira, a vila tava bem vazia, fiquei na Pousada Capitólio (não vi muitas opções de hostel e as pousadas eram quase o mesmo preço e com piscina :D)

Canoa Quebrada tem uma pegada mais surfista, mais reggae, gente praticando voo livre e eu tinha vontade de conhecer. Passei a tarde na praia, mar agitado.

IMG_20231025_100608641_HDR.thumb.jpg.edb18031cc8957392f53918df1d88984.jpg

A noite de Canoa Quebrada não tava muito agitada, talvez por ser meio de semana.

Valeu a experiência tranquila, mas curti mais Jeri.

No dia seguinte peguei o onibus de volta pra Fortaleza, chegando na rodoviária ainda encontrei o Josiel e o Villiam que tava indo pra Canoa. Chamei um Uber e fui pro Refúgio Hostel, centro de Fortaleza, um pouco pra trás da catedral. De noite ainda fui dar uma volta na Beira-Mar até a Feirinha.

No dia seguinte, último dia inteiro do rolê, fiz o basicão da cidade, catedral, Mercado Central, Teatro José Alencar, Beira-Mar, de noite fui ao planetário do Dragão do Mar e depois num forró com a galera do hostel. Voltamos 3h da manhã meio alterados, o cara da recepção do hostel implicou com nossa algazarra (com razão) e doidos como já estávamos, resolvemos ir pra praia mergulhar e ver o dia raiar. Com o sol alto, voltamos pro hostel, tomei banho, café da manhã, juntei as coisas e fui pro aeroporto pra voltar 11h da manhã.

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Rezzende kkkkkk Não resistiu ao "sutaque",confusão de tapioca com ypioca.kkkkkk Falando sério, Parnaiba estará mudada?Há uns 15 anos eram 4 em uma moto, não havia conduçao e o trânsito era uma calamidade,além de uma pobreza e um calor de matar.Nunca ouvi falar nesse passeio dos Guará no Piauí, mas sim depois de São Luis, pois a CVC até vendia um passeio desses de não lembro quantos dias,  as os anos se passaram, muita coisa deve ter mudado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...