Ir para conteúdo

Potenciais problemas de conexão - melhor caminho?


Ir para solução Solucionado por pmichelazzo ,

Posts Recomendados

  • Membros

Faaala pessoal. Primeira viagem à Europa na vida, então sou meio tongo com as coisas aqui. 

Depois de procurar destinos, decidi que o começo da minha viagem seria em Viena. Comprei tickets pela LATAM e a vinda, apesar do avião ser desconfortável, não teve problemas: SP-Madrid-Viena. O problema é que eu, inexperiente, comprei a volta ao mesmo tempo, que faz o mesmo caminho: Viena-Madrid-SP, no dia 06/04. A questão é que na volta são apenas 55 minutos para a conexão. O aeroporto de Madrid é enorme+imigração por lá. Eu e minha esposa temos certeza que não vai dar tempo de pegar a conexão, e temos bagagens despachadas (que saem de Viena). 

Nesse momento, estamos na Holanda e é possível irmos até a França, e de lá, para Madrid direto. Li em outro tópico desse fórum que fazer isso não é uma boa ideia, mas será que há algum modo de conversar/pedir para a companhia aérea que permita isso? Tentei contato via WhatsApp e foi o pior atendimento da minha vida. Alguma outra forma pode ser mais razoável?

E caso não seja possível, a companhia decline, ou seja necessário pagar um caminhão de dinheiro (o que, na minha cabeça, não faz sentido), e nós percamos a conexão: com quem devo falar? O que devo falar? Nossas bagagens estarão a salvo? Alguém já passou por isso e pode dar uma luz? Também já descobri que a responsabilidade dessa conexão é da companhia, mas a resposta que tive no WhatsApp foi, com essas palavras: "por que comprou se sabia que não ia dar tempo?", e isso me deixou levemente irritado. 

Agradeço de antemão quaisquer respostas,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Se os trechos estão no mesmo bilhete, caso você perca a conexão, a latam vai te colocar em outro voo , te pagar hotel e alimentação 

Você vai despachar as bagagens em Viena e só vai pegar no brasil

 

Eu pessoalmente não gosto de conexões apertadas assim, maaaas agora com seu voo já pago não tem muito o que possa fazer 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
  • Solução
6 horas atrás, reckoneurope disse:

Faaala pessoal. Primeira viagem à Europa na vida, então sou meio tongo com as coisas aqui. 

Depois de procurar destinos, decidi que o começo da minha viagem seria em Viena. Comprei tickets pela LATAM e a vinda, apesar do avião ser desconfortável, não teve problemas: SP-Madrid-Viena. O problema é que eu, inexperiente, comprei a volta ao mesmo tempo, que faz o mesmo caminho: Viena-Madrid-SP, no dia 06/04. A questão é que na volta são apenas 55 minutos para a conexão. O aeroporto de Madrid é enorme+imigração por lá. Eu e minha esposa temos certeza que não vai dar tempo de pegar a conexão, e temos bagagens despachadas (que saem de Viena). 

Nesse momento, estamos na Holanda e é possível irmos até a França, e de lá, para Madrid direto. Li em outro tópico desse fórum que fazer isso não é uma boa ideia, mas será que há algum modo de conversar/pedir para a companhia aérea que permita isso? Tentei contato via WhatsApp e foi o pior atendimento da minha vida. Alguma outra forma pode ser mais razoável?

E caso não seja possível, a companhia decline, ou seja necessário pagar um caminhão de dinheiro (o que, na minha cabeça, não faz sentido), e nós percamos a conexão: com quem devo falar? O que devo falar? Nossas bagagens estarão a salvo? Alguém já passou por isso e pode dar uma luz? Também já descobri que a responsabilidade dessa conexão é da companhia, mas a resposta que tive no WhatsApp foi, com essas palavras: "por que comprou se sabia que não ia dar tempo?", e isso me deixou levemente irritado. 

Agradeço de antemão quaisquer respostas,

Olá @reckoneurope

Na boa, desencana e prepara a alma. Você vai perder essa conexão; ponto. Então vá de boa, sem estresse e deixa a LATAM se virar. Porém, não chegue no guichê com os dois pés no peito pois a responsabilidade da companhia tem limite. A pessoa certamente foi grosseira por mau treinamento e por trabalhar na LATAM :), o que não justifica atitude.

Sugiro uma leitura rápida na lei européia que a LATAM tem que seguir por estar fazendo um voo dentro da UE: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/HTML/?uri=CELEX:52016XC0615(01) Atente-se principalmente aos itens 4.2 e 4.3.2

Por questões de segurança, suas malas não seguirão viagem se você não embarcar. Essa é uma regra internacional; nenhuma mala voa sem seu dono, exceto em caso de extravio. Como em seu caso tentarão mandá-lo o mais rápido possível para o Brasil, seja em voo deles ou de outra companhia, no momento do "acordo" com eles, pergunte sobre suas malas. Elas podem ficar passeando por Barajas durante alguns dias se deixar tudo na mão deles.

No mais, cuidado: não faça gastos contando com o reembolso. Existe um detalhezinho interessante nos direitos dos passageiros na Europa:

You are not entitled to compensation if you miss your connecting flight due to delays at security checks or if you did not respect the boarding time of your flight at the airport of transfer.

Este é justamente seu caso.

BTW: em frente ao portão de embarque em Madri tem um restaurante que faz um belo de um bifão. Vale a pena se estiver com fome. Parei lá em Janeiro e me acabei :) (mas a cerveja é uma bosta)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, pmichelazzo disse:

Olá @reckoneurope

Na boa, desencana e prepara a alma. Você vai perder essa conexão; ponto. Então vá de boa, sem estresse e deixa a LATAM se virar. Porém, não chegue no guichê com os dois pés no peito pois a responsabilidade da companhia tem limite. A pessoa certamente foi grosseira por mau treinamento e por trabalhar na LATAM :), o que não justifica atitude.

Sugiro uma leitura rápida na lei européia que a LATAM tem que seguir por estar fazendo um voo dentro da UE: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/HTML/?uri=CELEX:52016XC0615(01) Atente-se principalmente aos itens 4.2 e 4.3.2

Por questões de segurança, suas malas não seguirão viagem se você não embarcar. Essa é uma regra internacional; nenhuma mala voa sem seu dono, exceto em caso de extravio. Como em seu caso tentarão mandá-lo o mais rápido possível para o Brasil, seja em voo deles ou de outra companhia, no momento do "acordo" com eles, pergunte sobre suas malas. Elas podem ficar passeando por Barajas durante alguns dias se deixar tudo na mão deles.

No mais, cuidado: não faça gastos contando com o reembolso. Existe um detalhezinho interessante nos direitos dos passageiros na Europa:

You are not entitled to compensation if you miss your connecting flight due to delays at security checks or if you did not respect the boarding time of your flight at the airport of transfer.

Este é justamente seu caso.

BTW: em frente ao portão de embarque em Madri tem um restaurante que faz um belo de um bifão. Vale a pena se estiver com fome. Parei lá em Janeiro e me acabei :) (mas a cerveja é uma bosta)

Valeuzão pela resposta, @pmichelazzo. Vou ter que me preparar então, porque o destino final da viagem não é SP, é Curitiba, e vou perder uma série de voos :D

Mas sem problemas. Mais tranquilo com as infos/as regras. Vou provar o bifão, hahaha. 

Abraço, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...