Ir para conteúdo

Curitiba (Paraná) - Fortaleza - Icapuí (Ceará)


Posts Recomendados

  • Membros

Bem, ano passado (Abril de 2023) eu sai de Curitiba para Icapuí (Ceará) para realiza um voluntariado na ong Aquasis. Meu voluntariado ocorreu para fins academicos (há alguns locais que destinam vagas para pessoas que tenham concluido a faculdade nos últimos dois anos, como foi o meu caso). E foi uma das melhores experiências da minha vida.
Paguei 600 reais em uma passagem só de ida para Fortaleza, saindo de curitiba pela gol, a passagem foi emitida pelo Max milhas e não tive problema algum. Chegando em fortaleza, peguei um uber para o Airbnb que eu havia reservado, o aeroporto é meio afastado da praia de Iracema, onde eu iria ficar, e o valor ficou de R$39,98. Não sei informar se há ou não ônibus, porque eu não pesquisei na época. 

O Airbnb é bem simples, me custou R$65,00 e o anfitrião Léo é bem simpático e prestativo, como só ia ficar uma noite por la ele se ofereceu para conhecermos a orla juntos. Mesmo que eu quisesse ter ficado um tempo mais sozinha, preferi aceitar e fomos. A experiência foi muito legal. Ah a vida na orla de fortaleza definitivamente ocorre 24 horas por dia, era 8 horas da noite e havia muitas pessoas praticando atividades físicas, e muitos restaurante e comercios abertos. Comemos pastel de carne seca que estava maravilhoso e conhecemos uma feira de rua enorme que havia por lá. A região onde ficava o hostel era um pouco estranha, era na segunda quadra após a beira mar, e tinha até vista pro mar, butttttt ao redor do Airbnb tinha um antigo prédio abandonado com muuuuito morados de rua e usuário de droga, o bagulho era sinistro mesmo, da janela do quarto eu conseguia ver a galera se perdendo no crack. E é muito comum em fortaleza, grande quantidade de moradores de rua, tirando o fato de que você até se incomoda com a quantidade de pessoas que vem pedir coisas pra você, não achei um lugar perigoso ou algo do tipo. 

No dia seguinte fui pra Icapuí, há duas opções: "Bla Bla car" ou ônibus.

Contatos de transportes para quem vem para Icapuí: 


Táxis (de R$ 70,00 a R$ 80,00):

Jardel: (88) 99211 1042

Wires: (88) 99309 6436

Moisés: (88) 99415 6370

Willame: (88) 99211 1400

Samuel: (88) 99245 3171

Horário (geralmente): Saída: 12h-13h / Chegada: 15h-16h (somente de segunda à sexta)


Ônibus (R$ 62,10):

Empresa São Benedito, site: https://viacaosaobenedito.queropassagem.com.br/?gclid=Cj0KCQjw2MWVBhCQARIsAIjbwoPVEcHHI4EfWIkoFBoAyyR3PGVtRtOtJyG9BDqjREmSu9lmYVnVqk8aAsfTEALw_wcB

Horários:

Saída: 7h / Chegada: 12h  (todos os dias)

Saída: 15h / Chegada: 21h (sexta, sábado e domingo)

Eu preferi ir de Bla Bla car porque alguns ônibus tocam direto para o centro da cidade de Icapuí, e eu fiquei, como me disseram por la, na área rural de icapuí, num bairro mais afastado. Por medo de me perder, escolhi a primeira opção. Detalhe: o motorista parou para almoçarmos em um restaurante, mas como eu ja tinha gastado muito, levei algumas coisas pra comer durante o trajeto. 

Icapuí! O PARAÍSO NA TERRA

Não vou focar no voluntáriado, então por aqui vocês só veram fatos sobre a região, mas fico aberta a uma troca de ideias. 
A região tem as praias mais lindas que eu ja vi, Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, Peroba, Picos e Barreiras que foi a última que eu conheci. Vou deixar algumas fotos abaixo. Eu fiquei em Picos, mas indico muito a pousada Mahalo em Peroba (Katê, Grauça e Analu, os melhores do mundo ❤️ ). Para se locomover na região é bem ruim, não tem uber e nem ônibus de linha, o que acontece por lá é os tropic, são vans que passam geralmente 06:00, 12:00 e 18:00 e vão de icapuí centro para Aracati no valor em torno de R$20,00 

e vou deixar o numero de telefone da qual usei quando precisei sair da cidade (Berg Tropic (88)  98145-3145). Dei uma pesquisada e encontrei alguns transportes alternativos oferecidos pela prefeitura, mas não sei nada além dos horários:

Horários de saída de Icapuí para Aracati (saída da Praça Central):
05:05 / 05:40 / 06:30 / 07:00 / 07:30 / 09:00 / 10:40 / 11:40 / 13:00 / 14:00

Horários de saída de Aracati para Icapuí (Saída do Mercado de Aracati):
06:20 / 07:30 / 08:50 / 09:30 / 40:00 /10:40 / 13:00 / 13:40 / 14:30 / 15:30 / 17:00

Mas se você pretende viajar em casal ou amigos indico alugar um carro, até para passear pelas praias e sair a noite. As melhores pousadas ficam longe do centro e não há muita vida noturna por Icapuí não, então já aproveito e deixo aqui o contato de um dos melhores guias e a melhor empresa de passeios da região para você aproveitar muito bem o seu dia. 

@Rdpasseios_z17 (88) 98857-2193

E a indicação de um, se não o melhor restaurante da cidade: Restaurante do Nildo. O MELHOR RISOTO DE POLVO QUE EU JA COMI NA MINHA VID, obrigada seu Nildo! :  )

Contudo não fui muitro turística pela cidade, fui muito bem recebida pelos moradores e tive uma experiêncie imersiva de 2 meses. A cidade a noite tem alguns restaurantes e barzinhos, mas fica distante das pousadas. Durante o dia tem diversas praias e falésias magníficas espalhadas por Icapuí, a água quentinha e a variação da maré ENORME me faz deste meu lugar favorito no mundo. Para finalizar Icapuí é um ótimo destino pra quem quer passar um tempo em Canoa Quebrada, que é do lado. 

Um salve para a galera de Icapuí que me abraçou demais: Bianca, Essânio, Cleilson, Juninho e Luana, CARREGO VOCÊS COMIGO PRA SEMPRE.

E deixo aqui aberto para poder trocar ideia com alguem que queira viajar ou passar um tempinho por esse lugar maravilhoso. 
 

WhatsApp Image 2024-04-12 at 11.40.44.jpeg

WhatsApp Image 2024-04-12 at 11.40.41 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-04-12 at 11.40.41.jpeg

WhatsApp Image 2024-04-12 at 11.40.39.jpeg

WhatsApp Image 2024-04-12 at 11.47.18.jpeg

WhatsApp Image 2024-04-12 at 11.47.22.jpeg

Link para o comentário
  • Membros

@Mariane Andrade Fui a Fortaleza em 2008 e 2012 e vou voltar ao final deste ano. Já tinham drogados, batedor de carteira e viciados aos montes. Seu relato parece ser o que vi há tanto tempo em Iracema. Prova que a família Ferreira Gomes só sabe falar, não fazer.Uma pena!

E o Aquário?Estava em terraplanagem na época. Outro dia vi na tv que não saiu até hoje,lá também dá esse tipo de gente?

Link para o comentário
  • Membros

@D FABIANO Realmente, este é um problema de Fortaleza que não podemos negar. O aquário estava com a estrutura construida, mas pelo que me pareceu a obra estava embargada. Não fui atrás pra poder saber mais sobre o assunto, mas pelo que eu ouvi se quiserem realmente utilizar o espaço terão que destruir e construir a obra novamente, porque a estrutura ja esta bem prejudicada. 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros

@Mariane Andrade É uma pena ainda votarem nesses caras,sendo que eles se acham tão bons que até se candidatam a presidência. Fortaleza,como a maioria do Nordeste, não investe em cultura. O pessoal pensa que lá só tem praia, devido a massificação dessas.O centro dragão do mar,por exemplo, era excelente em 2008.Em 2012 já havia caído, pois lá era 100% público e só se falava nesse aquario. 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...