Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Lua de mel na Europa

Featured Replies

Postado
  • Membros

Vim para Portugal apenas com passaporte como turista e desde então vivo cá, isto tudo há um ano e três meses, ainda estou a aguardar sair a minha manifestação de interesse para obter a autorização de residência que foi solicitada no ano passado, pois já trabalho aqui. Irei casar-me este ano com cidadão português, e minha dúvida é quanto a nossas viagens da lua de mel, pois ainda não possuo autorização de residência e o meu passaporte como turista já ultrapassou os 90 dias e não retornei ao Brasil após isso. Serei impedida de entrar em algum lugar da Europa ao apresentar o meu passaporte por este estar sem o retorno ao Brasil depois dos 90 dias vencidos? Devo ir a algum órgão para verificar o que fazer para poder viajar sem me preocupar com essas situações? Agradeço a quem puder ajudar com qualquer informação.

Postado
  • Membros
3 horas atrás, pamtf disse:

Serei impedida de entrar em algum lugar da Europa ao apresentar o meu passaporte por este estar sem o retorno ao Brasil depois dos 90 dias vencidos?

É um caso interessante.

A partir do momento que estiver casada legalmente com o "tuga", você deixa de ser clandestina (que é seu caso atualmente) e passa a ser membro da família nuclear dele, inclusive não sendo mais necessário solicitar nada ao governo português, exceto seu cartão de residência.

Como irá viajar com ele para a lua de mel (espero que sim), em seu retorno com ele, você poderá sim ser questionada sobre sua permanência dentro da UE além do limite de 90 dias. Porém, a certidão de casamento deve ser suficiente para provar que a partir da data X você é membro da família, o que derruba quaisquer outras coisas acontecidas antes.

Nada a impede de casar com ele, sendo clandestina ou não pois não existe nenhuma lei que o impeça de celebrar o ato, seja com quem for, inclusive com pessoas do mesmo sexo, entretanto por vias das dúvidas, seria bom a consulta com um especialista português sobre a questão pois mesmo a UE sendo uma só, existem leis de cada país que somente um especialista em ditas leis poderá lhe ajudar.

De qualquer forma, não saia sem o casamento celebrado e registrado na comuna/governo (no caso da Bélgica o registro é feito na comuna onde se reside) e leve consigo a certidão original de casamento para evitar atritos na imigração de retorno.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.