Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Colômbia - Bogotá / San Andres e Cartagena- Fevereiro de 2025

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Boa tarde galera!

Vou descrever abaixo meu relato do mochilão feito na terra dos hermanos do norte.

Eu e minha companheira planejamos essa viagem desde, aproximadamente, agosto do ano passado. Na verdade, a ideia inicial era irmos à Patagônia ou Buenos Aires mas, diante do aumento abusivo nos preços do nosso vizinho mais ao sul, cancelamos nossas passagens pela Emirates, pagamos a multa e ainda assim valeu a pena financeiramente - e pela experiência - a troca.

Nossa ida e volta foi pela Copa Airlines (ida Rio x Bogotá e volta Cartagena x Rio), os dois trechos com paradas no Panamá e com bagagens despachadas.  O valor da ida e volta ficou em R$4280,00.

Além disso, optamos por um vôo da Latam de Bogotá até San Andrés, que custou para cada por volta de R$1000,00 (não achei o comprovante de compra com o valor exato.

Além disso, usamos um cartão da WISE para facilitar os pagamentos e cada um colocou, inicialmente, R$3000,00. No final da viagem, por conta de surpresas que aconteceram, tivemos que colocar mais uns mil reais para completar. A Wise não converte de Real diretamente para Pesos Colombianos, mas você tem que deixar convertido em dólar para o cartão fazer a troca automática na hora que for pagar. 

As hospedagens foram todas reservadas pelo Booking e pagas no ato do check in.

Enfim, vamos ao relato.

Dia 03/02 (Segunda) - Saída do Rio de Janeiro para Bogotá

Nosso vôo pela Copa Airlines estava marcado para sair às 01h30 do aeroporto do Galeão e, como precavidos, saímos de casa por volta das 20h para evitar qualquer transtorno. Até porque, moro em Jacarépaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro e bate sempre o medo de o Uber atrasar ou acontecer qualquer outro contratempo no caminho. E confesso também que eu gosto da sensação de estar aguardando um vôo do aeroporto - principalmente se este tiver ar condicionado rs. Faz parte da viagem e, na verdade, já me considero viajando ao entrar no espaço do aeroporto. 

O vôo durou 7 horas até a Cidade do Panamá e o tempo que tínhamos para sairmos do avião e chegarmos até o portão de embarque do vôo para bogotá era em torno de 1h. Com todo aquele ritual de esperar a galera pegar as malas e descer do avião, dá para imaginar o quão corrido isso foi. 
Um adendo: há tempos eu não fazia um vôo mais longo assim. O último foi para Salvador e não passou de 3 horas. Bateu um certo nervoso de ficar preso tanto tempo num espaço apertado - eu tava na janela. Na próxima acho que vou de corredor mesmo rs. Mas percebi que era questão de costume. Nessa viagem peguei tanto avião em um curto espaço de tempo que no vôo de volta eu nem liguei para uma possível claustrofobia ao voar.

Chegamos no aeroporto, pegamos um uber e, conforme combinado com o nosso host, pudemos deixar nossas malas no local até o horário do checkin - 14h - aos cuidados do concierge Leonardo. Aliás, gente boa demais!

Nossa hospedagem ficou localizada na região da Candelária, em frente à Plaza Distrital de Mercado de La Concordia e à uma quadra da Plaza del Chorro de Quevedo. Com muitas opções de lugares para comer e bastante movimentado de dia e de noite. Me senti muito bem localizado por ali.

image.thumb.jpeg.ebdc4bef5f26e615d915bc5db277be0f.jpeg
Foto: Vista do rooftop da nossa acomodação na Candelária. 

Fomos dar uma volta pelos quarteirões da Candelária e escolhemos um lugar para entrar meio que pelo cheiro bom que vinha do local. Já estávamos morrendo de fome... e por sorte foi um almoço perfeito.. tava tudo delicioso. Naquele momento, descobrimos que nosso rolé na Colômbia não seria só por paisagens bonitas ou questões históricas ou culturais: é um país com uma culinária espetacular! E, para nossa surpresa, por um valor não tão alto - pelo menos se compararmos aos preços praticados aqui na Cidade Maravilhosa. 

image.thumb.jpeg.7bc76a57f9693ec654129f4bbb66f17e.jpeg

Foto: Nossos pratos no primeiro restaurante, em nosso primeiro almoço na Colômbia. Espetacular!

Depois de forrarmos o estômago, fomos arrumar nossas coisas na acomodação e dar uma descansada. Estávamos exaustos!Aliás, o valor da acomodação em Bogotá, do dia 03 ao dia 07/02 ficou em R$ 729,00 mais a taxa de limpeza de uns R$50,00.

Depois de umas três horas de cochilo, fomos dar mais uma volta sem compromisso pelo centro, e ao voltarmos para Candelária, jantamos no restaurante Katarssis. Aliás, mais um acerto gastronômico. Tá certo que não foi uma comida típica da Colômbia, mas a massa ao molho pesto estava maravilhosa. Super recomendo. E como um costume dessa viagem, não achei muito caro. Se não me engano, o prato saiu menos de 50 para cada um. Considerando um local super turístico, valeu a pena!
image.thumb.jpeg.4f17ccf0bdc74e7726c138d8beb162e5.jpeg
Foto: Nosso prato no jantar. Essa massa tava espetacular!

04/02 ( Terça) - Bogotá

Na terça- feira, acordamos cedo e fomos tomar café em uma padaria que parecia ser bem local, apesar de estar em uma rua turistica - Panaderia Donde el flaco. Tomamos o legítimo café colombiano que, aliás, eles tem muito orgulho em dizer que é o melhor café do mundo. E eu acredito nisso. 

De lá fomos desbravando as ruas antigas da candelária, bem como as ruas do centro também. Principalmente as ruas próximas da Plaza de Bolívar, a principal da cidade, onde estão prédios icônicos e onde ficam também as centenas de pombos que viraram atração para os turistas. Como eu não acho muito legal ficar segurando pombo por aí, eu pelo menos aproveitei para fazr algumas fotos bem legais dessa interação. 
image.thumb.jpeg.e8a5db87910352de2b8f253f1b27b79a.jpeg
image.thumb.jpeg.dea5fcc6dbf90f9eb515d4c8139d1d76.jpeg
Foto: Uma das atrações são os pombos da Plaza Bolívar. Não sou muito chegado a pombo não, mas rendeu boas fotos.

image.thumb.jpeg.fa1882cad1339ef5877ac7d3c55728d1.jpeg
Foto: Estátua de Simón Bolívar, na praça em sua homenagem.

De lá fomos buscar algum museu aberto pelo centro. Mas, para nosso azar, parece que na terça-feira não abrem muitos para visitação e, além disso, o Museu do Botero, que tanto ouvimos falar, estava fechado pelo menos até o sábado seguinte para manutenção. Triste.. Fomos até o Centro Cultural Garcia Marques ver o que tinha para oferecer. Não havia muito, mas só de passear no local já valeu. Vivenciar as ruas também faz parte da troca cultural e, sabendo disso, percorremos com calma muitas delas. 

Na hora do almoço, fomos em direção ao famoso Puerta Falsa mas, é claro, estava cheio. Escolhemos então um localizado logo ao lado, chamado "El mejor ajiaco del mundo". Nome um tanto pretencioso rs
Minha companheira escolheu o ajiaco e eu fui de tamal. O dela estava muito bom mesmo! O Tamal confesso que fui pela curiosidade. Não é ruim, mesmo. É diferente. Apesar de parecer uma pamonha, o gosto é bem diferente disso. Mas não chega aos pés do ajiaco escolhido por ela rs.

Apesar de vários museus estarem fechados, vimos que o Museu do Ouro estava aberto neste dia e, apesar de já meio cansados de andar, aproveitamos para visitá-lo. O museu é incrível e mostra o panorama das diversas nações indígenas que habitavam a Colômbia antes mesmo dos espanhóis chegarem, suas culturas e toda a mudança ocorrida após a chegada do europeu.

Saindo de lá, fomos tomar café da tarde num local logo ao lado, chamado PANDEBONO Y CAFE EL DORADO. Como o nome diz, especializados em Pan de Bono e café. Descobri ali o tal pan de bono que já virei super fã. Parece um pão de queijo, mas mais macio e levemente adocicado. Uma perfeição!

05/02 (Quarta-feira) Bogotá

Depois do café, fomos andando até a região da Plaza Cultural de la Santamaría, que havíamos visto por fotos e achamos bem bonita. Infelizmente parece que não fica aberta normalmente e só conseguimos ver por fora. Mas valeu a caminhada por todo o centro - pela área menos turística, pelo Parque de La Independencia, passando ao lado do planetário e pelo letreiro de Bogotá.

Voltamos também a pé - melhor forma de conhecer a cidade e nos deparamos com uma cafeteria que vendia café com CBD. Ao que parece, aqui na colômbia é liberado. Ou pelo menos parece ja que a propaganda da cafeteria tava bem a mostra e ficava num prédio chique. Além disso, estava desde o início da viagem com uma dor terrível nas costas, que só passou após o uso de uma pomada com uma mistura de CBD, coca e arnica. Sobre o café em si, obviamente, não deu onda, mas relaxou bastante. 

Depois fomos à Casa de La Moneda, se esconder da chuva e, em uma grata surpresa, foi um bom passeio la dentro. De lá, finalizamos a noite com um mexicano que ficava localizado ali na Plaza Chorro de Quevedo. Fui buscar e comemos na hospedagem mesmo. 

06/02 (Quinta - feira) Bogotá

Era o dia de visitarmos o famoso Moserrate e a Casa de Bolivar. Mas essa segunda, pra nossa surpresta, estava fechada para reformas.

Chegamos por volta das 10 horas no local para subir ao Monserrate e estava lotado de turistas. Aparentemente fica o dia todo asssim. Mesmo na nossa volta, no meio da tarde, a fila continuava imensa. Então é só questão de ter paciência mesmo. Na real nem demora tanto. Levamos em torno de meia hora para subirmos de bondinho. A vista, la debaixo, aliás, bota um certo medo.. ele é quase na vertical rs

image.thumb.jpeg.b6a57259c86c98262404241fef57183a.jpeg
Foto: Subida até o bondinho. Tava bem lotado.

Iríamos, na verdade, de furnicular que, além de ser mais barato, encoraja mais a subir quem tem medo de altura rs. Mas estava sem funcionar no dia e o jeito foi subir de bondinho mesmo. Pagamos em torno de R$50,00 cada para subir e descer.

La em cima, além da igreja e da vista para toda a cidade, ainda tem uma feirinha com souvenirs que, incrivelmente, não pe superfaturado. É bem em conta, aliás. Compramos também uma medalhinha da catedral por uns R$15,00. Já temos a da Senhor do Bonfim e, apensar de não sermos religiosos, seria legal colecionar isso rs. Antes de descermos, tomamos mais um café espetacular la em cima, em um dos dois restaurantes que lá estão. Sério.. o café de lá é perfeito. 

image.thumb.jpeg.470ffd89a317c069d280ddca0268b996.jpeg
Foto: Em cima do Monserrate com o casaco da seleção Colombiana

07/02 (Sexta - Feira) Despedida de Bogotá e partida para San Andrés

Nesse ultimo dia apenas aproveitamos para correr e comprar os souvenirs para os amigos e partir para o aeroporto. Aliás, dentre os presentes, um me chamou mais a atenção: achamos uma barraquinha na Plaza de Bolívar com um artesão que faz passarinhos em miniaturas  imitando os passaros tipicos da colombia, e vem ainda com um QR Code onde você acha informações sobre a espécie e ainda pode ouvir o canto dele.

image.thumb.jpeg.1c4c5e394a33e5f7cf298c0ad1f6042c.jpeg
Foto: Barraquinha na Plaza de Bolívar com miniaturas de pássaros.

Das três cidades que fomos visitar na Colômbia, Bogotá era a que eu tinha a menor expectativa. Mas acabou sendo, talvez a melhor experiência cultural e gastronômica da viagem. Fora as pessoas, todas bem receptivas e bem humoradas! Sem dúvida nenhuma vale a pena visitar a capital da Colômbia!!

Como o meu hobby principal é Fotografia, deixo abaixo mais algumas fotos feitas na cidade, que além de tudo, ainda é muito linda. 

DSCF9844.thumb.jpg.2a893df9867f97a75a780e737f97bc70.jpgDSCF9846.thumb.jpg.51fc4af674e7107f98f77e40499e2113.jpgDSCF9770.thumb.jpg.10130060f4a2fa387c6d06cc46925180.jpgDSCF9768.thumb.jpg.bb5e76cf47e0de7bf91e512be8f86a03.jpgDSCF9762.thumb.jpg.ff5524f2ccc7e2b02c905217fdd37d69.jpgDSCF9761.thumb.jpg.866e4fda2b9b3b32094d537730273e79.jpgDSCF9863.thumb.jpg.d3fd5830bfb7686144d05395fab4a952.jpg

Deixo, também, o vídeo para o meu canal voltado para Fotografia, mas onde registro um pouquinho dessa viagem. Quem puder, deixe um comentário no vídeo sobre o que achou. Abraço!

Em breve continuo com a segunda parte, em San Andrés!

image.jpeg

Editado por alexanderdrmoreira
Foto foi colocada no final sem querer. Excluida.

• Respostas 22
  • Visualizações 5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• alexanderdrmoreira
    alexanderdrmoreira

Parte 3 - Final - Cartagena das índias - 11 a 15 de fevereiro Finalmente chegamos à parte final dessa aventura na Colômbia.  E o nosso destino final foi Cartagena das índias, um lugar até já

• alexanderdrmoreira
    alexanderdrmoreira

Continuando o relato... Parte 2 - San Andrés (07 a 11 de fevereiro) Depois de aproveitarmos bastante a capital colombiana, era hora de nos despedirmos e partir para nosso próximo destino : S

• Aleimar Moreira
    Aleimar Moreira

Se tem uma coisa que é irritante em Cartagena, são os vendedores e os músicos de rua, que começam a te seguir a te fazem uma abordagem coercitiva pra você dar dinheiro à eles.  Um grupo desses músicos

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 06/03/2025 em 17:34, Alisson&Ione disse:

Na America do Sul, hoje, nosso desejo maior é a Colombia, o que mata são as passagens 😩

Ótimo relato e bem-vindo a comunidade 😉 

Fala Alisson!
As passagens, realmente, foram nosso maior gasto. 

A de ida e volta para Colômbia (Rio x Bogotá e Cartagena x Rio) pela Copa Airlines, ficou em um custo de R$ 4.280,04 e a de Bogotá para San Andrés ficou em R$1299,00. 

O preço foi mais alto, também, porque incluímos o valor da bagagem despachada. 

Obs: percebi, na verdade, que nem precisaria ter pago esses quase 1500 reais a mais para despachar já que vi gente com mochilas bem maiores que a minha colocando as mesmas na cabine. 

Mas, apesar do alto valor, dá para economizar comprando com antecedência e, é claro, parcelando em 10 vezes, como fizemos.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Por favor, estou em buscar de indicações de hospedagem. Pode dizer onde ficaram em Bogotá e Cartagena? Pretendo ir com meu esposo no final deste ano/2025. 

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 31/03/2025 em 17:12, Lu_de_mochila disse:

Por favor, estou em buscar de indicações de hospedagem. Pode dizer onde ficaram em Bogotá e Cartagena? Pretendo ir com meu esposo no final deste ano/2025. 

Bom dia, Lu!

Em Bogotá ficamos nesse local aqui abaixo:

https://www.booking.com/Share-KS1Jjn

image.png.d446dfcdab9919ff0f4ea5743e166c5a.png

Adoramos este! O hosting foi sensacional, além do local ser super bonito e confortável. Super recomendo!!

Em Cartagena ficamos neste:

https://www.booking.com/Share-3iaLQe

image.png.794a21bb02950da7d1f2c30e0b2bd41c.png

Esse, no geral, foi mito bom e, em comparação aos outros locais, foi o que apresentou o menor preço. O único problema que tivemos é que a porta do local acaba ficando aberta pois os hóspedes não fecham, o que pode ser perigoso. E não fica um funcionário a noite cuidando do local. Fora isso, muito bom.

Postado
  • Membros

Se tem uma coisa que é irritante em Cartagena, são os vendedores e os músicos de rua, que começam a te seguir a te fazem uma abordagem coercitiva pra você dar dinheiro à eles.  Um grupo desses músicos ficou me seguindo e pedindo dinheiro quando estive lé em abril de 2024.  Eu, para fugir deles, entrei numa farmácia e comprei uma água e fiquei lá dentro até eles irem atrás de outro trouxa.

Editado por Aleimar Moreira

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Em 04/04/2025 em 14:42, Aleimar Moreira disse:

Se tem uma coisa que é irritante em Cartagena, são os vendedores e os músicos de rua, que começam a te seguir a te fazem uma abordagem coercitiva pra você dar dinheiro à eles.  Um grupo desses músicos ficou me seguindo e pedindo dinheiro quando estive lé em abril de 2024.  Eu, para fugir deles, entrei numa farmácia e comprei uma água e fiquei lá dentro até eles irem atrás de outro trouxa.

Nossa! Muito!

O lugar que eu mais tinha visto abordagens insistentes até então era Salvador. E Cartagena conseguiu ultrapassar isso em 100 vezes mais rs

E é mó chato. Você não quer ser mal educado, só quer curtir o rolê em paz.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Acabei de voltar da Colômbia, nesses mesmos 3 destinos, deixa eu só acrescentar duas coisas, hehe:

Dá pra brincar bem com as opções de passagens pra lá, e ficar de olho nas promoções, essas semanas atrás tava direto BH e SP para Bogotá na faixa de mil reais, ida e volta.

Eu voei de floripa, pela Copa, ida por cartagena e volta por bogota, stopover de 3 noites no Panamá, ida e volta por 3k. 

Dá pra fazer ainda via Lima, por exemplo, brasil-lima-bogotá, etc. Enfim, dá pra caçar umas opções bacanas.

Quanto ao assédio dos vendedores, achei cartagena normal, padrão qualquer cidade turística, igual naquelas praças na Europa, etc. Pelo menos comigo, e com minha esposa, foi assim.

Mas tbm eu sempre falo só um agradecimento e sigo em frente, então nem fica margem pra insistirem. Se tentam forçar uma abordagem eu continuo meu rumo e ignoro, e sempre funcionou. 

É o trabalho deles, como conseguem ganhar a vida e etc, e a gente fica com a parte mais fácil, dizer não e seguir, fechando a cara e sendo firme, se for o caso. Não deixo esse povo estragar o rolê.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Em 25/04/2025 em 15:38, D FABIANO disse:

@alexanderdrmoreira Foi a isla Baru?É muito pior.

Não fui. É próximo de Cartagena né?

Depois de ir nas praias de San Andrés, achamos que as praias de Cartagena seriam no máximo iguais em relação a beleza. Daí consideramos que já havíamos gastado um valor considerável, preferimos ficar só pela cidade e arredores mesmo. E a abordagem do primeiro vendedor de passeios, assim que chegamos, deu uma desanimada também. É claro que nem todos são assim, mas demos o azar de encontrar o mais inconveniente logo de cara rs

Se eu pudesse refazer o roteiro, teria tirado um ou dois dias de cartagena e adicionado em San Andrés para refazer algum passeio ou ficar de bobeira na praia ou mesmo em Bogotá, que é uma cidade bem aconchegante.

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 25/04/2025 em 22:13, FernandoBS disse:

Acabei de voltar da Colômbia, nesses mesmos 3 destinos, deixa eu só acrescentar duas coisas, hehe:

Dá pra brincar bem com as opções de passagens pra lá, e ficar de olho nas promoções, essas semanas atrás tava direto BH e SP para Bogotá na faixa de mil reais, ida e volta.

Eu voei de floripa, pela Copa, ida por cartagena e volta por bogota, stopover de 3 noites no Panamá, ida e volta por 3k. 

Dá pra fazer ainda via Lima, por exemplo, brasil-lima-bogotá, etc. Enfim, dá pra caçar umas opções bacanas.

Quanto ao assédio dos vendedores, achei cartagena normal, padrão qualquer cidade turística, igual naquelas praças na Europa, etc. Pelo menos comigo, e com minha esposa, foi assim.

Mas tbm eu sempre falo só um agradecimento e sigo em frente, então nem fica margem pra insistirem. Se tentam forçar uma abordagem eu continuo meu rumo e ignoro, e sempre funcionou. 

É o trabalho deles, como conseguem ganhar a vida e etc, e a gente fica com a parte mais fácil, dizer não e seguir, fechando a cara e sendo firme, se for o caso. Não deixo esse povo estragar o rolê.

Pode crer.. também adotei a estratégia de só fechar a cara e passar direto. 

Eu brinco com os meus amigos que a galera do RJ quer ser educada até demais, e tenta responder a qualquer abordagem, nem que seja com um "no gracias". E nesse momento que alguns tentando forçar a venda. Mas depois que eu adotei a estratégia de só fechar a cara e passar reto, melhorou um pouco. É chato, mas necessário.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.