Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Junho 6 Colaboradores Postado Junho 6 (editado) Em 05/06/2025 em 22:01, Elaine Camargo disse: Você acha que tem possibilidade real da situação econômica melhorar? Não durante o governo Milei (ele assumiu em 2024, lá também são quatro anos, logo até 2028). Em 05/06/2025 em 22:01, Elaine Camargo disse: Uma pessoa me falou isso: "Não é que está caríssimo, essa comparação existe porque em um passado recente estava muito barato, a verdade é que está igual a maiorias dos lugares turísticos inclusive no Brasil. Muito igual a São Paulo (alimentação). Gasolina mesmo valor do Brasil… e por aí vai! Quem aproveitou quando estava tudo a preço de banana ok. Mas a realidade agora é essa e não acredito que mude muito do que está hoje. Assim, desde sempre houveram atrações que eram cotadas em USD (por exemplo, aquelas da Hielo y Aventura, no Perito Moreno) - estas sempre foram 'fora da curva', consideravelmente mais caras. Mas desde que Milei assumiu, cidades turísticas como El Calafate e El Chaltén (especialmente a segunda), que está cheia de investidores estrangeiros (mas que já são de casa, pois vivem a décadas por lá) começaram a trabalhar exclusivamente com USD. Meu irmão esteve em El Chaltén em 2024 e a maioria das negociações de hospedagem se deram através de transferência entre contras internacionais (em bancos estrangeiros), visando fugir dos impostos argentinos - todas em USD. Mas como o Alex pontuou, eu diria que, se antes os preços eram basicamente um terço daquilo que pagávamos aqui no Brasil, agora certamente são mais que o dobro - extrapolando até mesmo os preços turísticos praticados no Brasil. Pois veja bem, onde é que você pagará cerca de 120 BRL por uma refeição modesta (suficiente, mas sem luxos)? Sendo que em 2023, lembro-me de termos ido no La Tapera (um restaurante caro), entupimos a mesa de pratos, e não gastamos nem 250 BRL (em quatro pessoas, com bebidas inclusas). Ao meu ver, nesse momento não está equivalente ao preço turístico brasileiro - está de fato mais caro. E como se não bastasse, começaram a cobrar as entradas das trilhas de El Chaltén, em um sistema absurdamente mercenário, em valores pautados em dólares (apenas convertidos em ARS). Em 05/06/2025 em 22:01, Elaine Camargo disse: Inclusive não existe mais diferença no câmbio paralelo, olhando hoje estava igual, o que significa estabilidade na economia. Ou vai com esses valores ou não vai mais…" e me deixou bastante reflexiva porque achei que faz sentido o ponto de vista dele. É, aqui é questão de opinião. Milei é de extrema direita, e como presidente eleito, está apresentando uma solução para a economia da argentina - para os argentinos (e claro, seus aliados políticos). Que havia a necessidade de ser feito algo, era claro, porém a abordagem dele no que envolve os parques nacionais nitidamente direcionou a atenção para o turista americano ou europeu - afastando a galera do Mercosul. Lembro-me que, de cada 10 pessoas que eu via em El Chaltén, claramente 08 eram europeus (percebia-se pelo idioma). Para estes, que tem sua moeda valorizada, visitar a Patagônia era praticamente uma piada (visto que para nós brasileiros já era barato). Agora, para eles ficou 'um pouquinho mais caro', mas ainda assim super tranquilo. Já para nós, eu diria que existem diversos outros destinos extraordinários e com preços mais camaradas. MAS, como sempre digo, eu ainda voltarei para El Chaltén (e não apenas mais uma vez). Editado Junho 7 por Alan Rafael Kinder Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 6 Membros Postado Junho 6 Espero esse sujeito cair fora do governo para voltar ao país e recomendo a todos fazerem o mesmo. Pagar para ver a farra do fascista, eu é que não pago.A economia Argentina está "muito bem".Enquanto no governo dos Kirchner a pobreza caia e havia investimentos no interior e reestatizaçao de empresas entregues por um tirano,o Menem,a multinacionais, hoje mais da metade dos argentinos vivem abaixo da linha da pobreza, parabéns Argentina, vocês conseguiram arrebentar com o que já era precário. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.