Membros Elaine Camargo Postado Junho 6 Membros Postado Junho 6 Olá, pessoal! Conversando com uma moça que mora em El Chaltén, ela me falou bastante sobre outubro ser o início da alta temporada, mas um pouco mais acessível do que janeiro, além de ser um pouco menos cheio. Não tenho flexibilidade em relação às férias, mas tenho a semana do saco cheio em outubro (9 dias, contando os finais de semana). Pensei em, de repente, quebrar o meu roteiro para a Patagônia em duas partes: El calafate > El Chaltén e Torres em outubro e, depois, Buenos Aires > Ushuaia > Bariloche em janeiro. Alguém já foi em outrubro? É uma boa época? Dá tempo de visitar os três lugares? (Não tenho pretensão de fazer os trekkings de mais de um dia em Torres) Sei que o clima lá muito imprevisível, mas se em janeiro tiver muito menos chances de chover, por exemplo, prefiro não arriscar... Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Junho 6 Colaboradores Postado Junho 6 2 horas atrás, Elaine Camargo disse: Alguém já foi em outrubro? Eu fui em fevereiro/2020 e novembro/2023. Meu irmão em outubro/2024. Segundo ele, a paisagem já é 'pós inverno', as lengas e ñires começam a ter folhagem, há a típica vegetação rasteira, e os lagos não vão estar mais congelados. Ele ficou praticamente 30 dias lá, onde fez o Circuito W invertido de TDP, e depois seguiu para El Calafate e El Chaltén. Quando chegou em El Calafate, foram no Perito Moreno e pegaram um dia absurdamente lindo, com céu aberto e ensolarado. De lá foram para Puerto Natales, e o clima começou a fechar aos poucos. Os dias durante o Circuito W foram basicamente nublados, com breves aberturas de sol, mas também com muita chuva fraca e neve - e como sempre, vento absurdo de derrubar (mesmo!). Diz ele que nos dias de chuva, você se molhava, daí o vento te secava, aí isso se repetia três a quatro vezes. Voltando para El Calafate (já no início de novembro), logo pegaram o ônibus para El Chaltén, e lá pegaram dias com o típico clima patagônico - chuva, sol, neve e vento, tudo isso alternando diversas vezes ao longo do dia. Houveram dois dias quais nevaram direto. Fizeram o Circuito Huemul e algumas trilhas da cidade. 2 horas atrás, Elaine Camargo disse: É uma boa época? É a primeira oportunidade decente de ir para lá - para quem não deseja pegar o inverno. Ele sugere ir em novembro, pois o clima começa a ser mais estável (dentro do absurdo climático que existe lá), sendo que você ainda conseguirá pegar dias com neve/nevasca, e com alguma sorte o sol abrir em seguida, e tu poder curtir panoramas alvos e ensolarados. Em fevereiro você tem mais chances de pegar dias abertos, mas muito difícil ver neve (salvo em pontos altos, como nos finais das trilhas de El Chaltén ou ao longo dos circuitos). 2 horas atrás, Elaine Camargo disse: Dá tempo de visitar os três lugares? (Não tenho pretensão de fazer os trekkings de mais de um dia em Torres) Considerando então os 09 dias... Para aproveitar bem, talvez teu roteiro acabe sendo meio engessado, e com isso você não terá muita liberdade para trocar os dias das atrações (se tal dia tá previsto fazer X coisa, independentemente do clima terás que faze-la ou desistir). Imagino que o primeiro destes será de deslocamento (do Brasil até El Calafate), dependendo do voo que você pegar, caso seja pela manhã, você estará chegando no final do dia por lá. Não esqueça de organizar um transporte do aeroporto até sua hospedagem (pois ele fica a 12km da cidade). Normalmente a hospedagem que você escolher poderá te auxiliar com isso (com preços mais camaradas). As empresas nos guichês do aeroporto cobram caro. No segundo dia, em El Calafate, sugiro ir no Perito Moreno. Podes contratar algum passeio (Minitrekking, que é caro), ou ao menos pegar o ônibus na rodoviária e ir lá conhecer as passarelas. Já fui das duas formas, e já peguei dia absurdamente ensolarado, e também nevasca (de não conseguir ver dez palmos a minha frente). No terceiro dia, em El Calafate, é possível contratar passeios de bate e volta para TDP (são cansativos, saem cedo, mas uma excelente solução para quem apenas está incluindo uma visita a TDP no roteiro). Eu sempre indicaria tentar fazer ao menos o Circuito W de TDP, todavia para isso seriam necessários, creio eu, ao menos 06 dias (entre deslocamento, preparação e caminhadas). Lembrando que é preciso se organizar com antecedência nesse caso. No quarto dia, em El Calafate, você possivelmente estaria um pouco cansada dos dias anteriores, poderias aproveitar para passear pela cidade e aí de meio dia pegar o ônibus para El Chaltén (são três horas, dá para comprar as passagens antecipadamente). Chegando em El Chaltén, ir até a hospedagem e depois passear pela cidade (que é um sonho) - tem apenas 2km de extensão, dá para ficar perambulando. No quinto, sexto e sétimo dias, em El Chaltén, teriam diversas trilhas de nível fácil e médio que poderiam ser feitas. Todas são bate e volta da cidade, logo você sempre retornaria para fazer uma boa refeição, tomar um banho quente e dormir em uma cama confortável (contanto que escolhas uma hospedagem decente). Há diversas alternativas de programas, mas todos são mais direcionados para a aventura. O oitavo dia seria meio que coringa, mais para descanso, mas não significa que precisaria ficar sem ser aproveitado. Em El Chaltén tem passeio a cavalo, qual meu irmão indicou (e o preço estava camarada mesmo em 2024). Você pode pegar um transfer e conhecer o Lago del Desierto, no final da Ruta 23, e aproveitar para fazer ver a Laguna Huemul (que é fantástica), há apenas uma trilha leve até ela, e tem entrada, pois fica em área particular. No nono dia, em El Chaltén, seria apenas pegar o ônibus de volta para El Calafate, optando em descer diretamente no aeroporto (tem essa opção, fiz isso nas duas vezes), e lá aguardar o voo de retorno ao Brasil. 2 horas atrás, Elaine Camargo disse: Sei que o clima lá muito imprevisível Sim, só isso... não cria expectativa no clima quando estiver por lá. Você apenas vai, e aproveita da forma que der. 1 Citar
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