Olá pessoal! Meu nome é Rafaela, tenho 22 anos e cheguei essa semana de uma viagem longa na América Central. Uma das melhores da minha vida e de um local não tão visitado por brasileiros, espero que esse relato inspire vocês a conhecerem .
Gostaria de dizer que esse relato, originalmente, foi escrito como um diário. Pedi ajuda de AI para deixar um pouco menos pessoal e conseguir compartilhar aqui. Vou fazer um primeiro post de entrada com algumas informações básicas, umas fotos e depois continuo com os relatos detalhados aos poucos.
América Central é o destino de mochilão perfeito: cheio de experiências únicas, cultura indígena incrível, facilidade com o idioma, muitos (muitos!) outros mochileiros e preço bom.
El Salvador - Santa Ana + Juayua (Ruta de las Flores) + El Zonte + San Salvador
Honduras - Copán Ruinas + Lago de Yojoa + Utila + La Ceiba + Roatán + Tegucipalga
Nicarágua - León + Granada + Ometepe + San Juan del Sur
Resumo da região
melhor época: dezembro-abril
vistos: nenhum país da região exige visto de brasileiros atualmente. Alguns cobram uma taxa para entrar ou sair. o México não está na américa central, mas geralmente é visitado também e para lá precisamos de visto.
segurança: El Salvador é um oásis na região atualmente. Os outros têm índices parecidos com o Brasil. Evitar cidades grandes e sempre estar atento.
moedas: Belize, Nicaragua, Honduras e Guatemala é 90% cash only. El Salvador é 20% cash only. Eu usei o cartão nomad e as vezes wise (não funciona na Nicarágua).
Highlights:
Nadar e sentir as energias dos cenotes no México ($5-$30)
Relaxar em um rio lento natural cristalino em Bacalar
Sentir arraias nadando do meu lado em Caye Caulker ($0)
Ficar no hostel Lower Dover em Belize (fiquei aqui para fazer esse tour abaixo). Propriedade na área rural com animais, rios e trilhas na propriedade, além de ruínas maias privativas ($20 a noite)
Tour da caverna ATM em Belize. Nesse tour tive que andar, cruzar rios, nadar e escalar para chegar a um local antigo de sacrifícios maias. Os artigos e esqueletos ainda estão no local do jeito que foi deixado há centenas de anos atrás ($135).
Ouvir os animais acordando no tour de nascer-do-sol pelas ruínas de Tikal na Guatemala, ver um pica-pau e ouvir o som dos howler monkeys ($63)
Presenciar a tradição de semana santa na Guatemala ($0)
Vistas do vulcão do Lago Atitlán, especificamente em um daypass na Casa del Mundo ($6.50)
Assistir rituais maias no Cemitério de Chichicastenango ($0)
Caminhar pelo vulcão Pacaya ($37)
Fazer a “Seven Waterfall Hike” em El Salvador ($10)
Comer pupusas em El Salvador ($1) e esquites no México (2$)
Nadar em um cachoeira de águas termais em El Salvador ($2)
Ver erupções de um vulcão com apenas 200 metros de distância ($225)
Fazer curso de mergulho em Utila ($298)
Praias piscininha de Roatán ($0)
Descer de “prancha” em um vulcão ativo ($35)
Conhecer toda a ilha de Ometepe de quadriciclo ($50)
Tentei colocar fotos aqui, mas ela sobem totalmente pretas. Vou colocar um videozinho então…
É isso, pessoal! Depois volto com relatos mais específicos.
Olá pessoal! Meu nome é Rafaela, tenho 22 anos e cheguei essa semana de uma viagem longa na América Central. Uma das melhores da minha vida e de um local não tão visitado por brasileiros, espero que esse relato inspire vocês a conhecerem
.
Gostaria de dizer que esse relato, originalmente, foi escrito como um diário. Pedi ajuda de AI para deixar um pouco menos pessoal e conseguir compartilhar aqui. Vou fazer um primeiro post de entrada com algumas informações básicas, umas fotos e depois continuo com os relatos detalhados aos poucos.
América Central é o destino de mochilão perfeito: cheio de experiências únicas, cultura indígena incrível, facilidade com o idioma, muitos (muitos!) outros mochileiros e preço bom.
Planilha de gastos + roteiro dia a dia aqui
Sobre o meu budget:
Lugares visitados:
Mapa interativo aqui
México - Bacalar
Belize - Caye Caulker + San Ignacio
Guatemala - Flores (Tikal) + Lanquín (Semuc Champey) + Lago Atitlán + Chichicastenango + Antígua
El Salvador - Santa Ana + Juayua (Ruta de las Flores) + El Zonte + San Salvador
Honduras - Copán Ruinas + Lago de Yojoa + Utila + La Ceiba + Roatán + Tegucipalga
Nicarágua - León + Granada + Ometepe + San Juan del Sur
Resumo da região
melhor época: dezembro-abril
vistos: nenhum país da região exige visto de brasileiros atualmente. Alguns cobram uma taxa para entrar ou sair. o México não está na américa central, mas geralmente é visitado também e para lá precisamos de visto.
segurança: El Salvador é um oásis na região atualmente. Os outros têm índices parecidos com o Brasil. Evitar cidades grandes e sempre estar atento.
moedas: Belize, Nicaragua, Honduras e Guatemala é 90% cash only. El Salvador é 20% cash only. Eu usei o cartão nomad e as vezes wise (não funciona na Nicarágua).
Highlights:
Tentei colocar fotos aqui, mas ela sobem totalmente pretas. Vou colocar um videozinho então…
É isso, pessoal! Depois volto com relatos mais específicos.
Editado por rafaelaneto
Remover fotos indesejadas