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Olá, pessoal! Estou indo pra Patagônia (el calafate e el chalten) no início de setembro (de 4 a 11) e queria saber indicações de trilhas (4/5 dias en el chalten) e passeios. Também sobre o clima. Estará mais pra inverno do que pra primavera?


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Olá! Vou para El Calafate e El Chaltén em setembro. De 5 a 10 e queria compartilhar um roteiro pra ver se faz sentido pra vocês já pedindo sugestões. Também de hostels que possa conhecer alguém pra fazer essas trilhas junto, já que estarei sozinho.

Dia 5: chegada em El Calafate pela manhã (Perito Moreno/Passarelas do Glaciar)
Dia 6: viagem para El Chaltén (Condor Loukout)
Dia 7: El Chaltén (Laguna Capri. Qual a melhor trilha?)
Dia 8: El Chaltén - o que fazer? Cerro Los Condores; Poincenot - Laguna de los tres; ou Mirante do Cerro Torre?
Dia 9: El Chaltén (Chorillo Del Salto?)
Dia 10: volta pra El Calafate e viagem para Bs As 

Quais destas são imperdíveis? Sem negociação? Rs

Tinha pensado em fazer laguna torre, mas acho que é muito longa. Queria caminhadas de até 4h/5h ida e volta. 
É tranquilo fazer esses passeios sozinho, é perigoso? Nessa época ainda vai estar muito frio, mas ainda com neve?

Estou usando o aplicativo AllTrails como referência. É confiável? E alguém sabe dizer se algum aplicativo de cartão (tipo Wise ou Nomade) estão sendo recebidos por lá? Muito obrigado a quem puder ajudar!

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Olá Leonardo, bem vindo. Vamos por partes:

Recomendo muito o Rancho Grande Hostel, boa área comum, cozinha, bons quartos, restaurante/café aberto boa parte do tempo. Ótimo pra conhecer pessoas.

Condor/Águilas e Chorillo del Salto são trilhas muito tranquilas, você faz elas em meio período com tempo de sobra, até consegue fazer ambas no mesmo dia. Acredito que tenha considerado uma no dia da chegada por causa do tempo e no último dia para descansar das trilhas maiores.

Pra mim, as trilhas imperdíveis são em 1º Laguna de los Tres/Fitz Roy e 2º Loma del Pliegue Tumbado, mas são trilhas longas (cerca de 20km). Laguna Torre é uma boa opção também (e mais tranquila por causa da altimetria).

Laguna Capri fica no caminho pra Laguna de los Tres/Fitz Roy, total de 10km, mas pode aumentar se você decidir caminhar ao redor dela. Uma outra opção é o loop com Lagunas Madre y Hija, que você passa pela Laguna Capri, mas também é longa.

Poincenot é próximo do final do Laguna de los Tres e não creio que valha a pena só fazer o acampamento, até porque boa parte da trilha seria a mesma da Laguna Capri que você quer fazer no dia anterior. Você pode ir até lá, se estiver se sentindo bem, tentar chegar na laguna de los Tres. E sim, é a parte mais difícil.

Em setembro você ainda vai pegar neve, então é muito recomendável você ter bastões e crampons dependendo das condições.

Pra finalizar, uso o All Trails há anos, gosto muito e as avaliações dos usuários ajudam muito. Procuro pegar promoção de 1 ano, senão só o plano pra um mês para ter acesso a navegação offline.

edit: esqueci do glaciar Huemul, ela é fácil também, porém você precisa pegar um transfer de manhã e outro pra voltar lá pras 15h. Até dar o horário, pode andar um pouco pela Laguna del Desierto

Editado por ThiagoHM
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Daí @Leonardo_Braga_Rocha, seja bem vindo ao fórum!

Cara, de antemão já lhe digo que tem muito conteúdo aqui do fórum que trata especificamente das mesmas questões que tu tá levantando.

De toda forma, para não te deixar na mão (e também porque eu adoro repetir as coisas), segue minha opinião...

7 minutos atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

Também de hostels que possa conhecer

Em El Calafate eu super indico o Folk Hostel, qual fica bem localizado (próximo da avenida principal e do terminal rodoviário).
A estrutura é muito boa, preço camarada, e ajudam a organizar questões de transfer.

Em El Chaltén tem o Rancho Grande Hostel, mas eu sempre fico no Nothofagus Bed & Breakfest (que vai ser mais caro pra ti, caso estejas sozinho, pois não há quartos individuais).

9 minutos atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

Dia 5: chegada em El Calafate pela manhã (Perito Moreno/Passarelas do Glaciar)
Dia 6: viagem para El Chaltén (Condor Loukout)
Dia 7: El Chaltén (Laguna Capri. Qual a melhor trilha?)
Dia 8: El Chaltén - o que fazer? Cerro Los Condores; Poincenot - Laguna de los tres; ou Mirante do Cerro Torre?
Dia 9: El Chaltén (Chorillo Del Salto?)
Dia 10: volta pra El Calafate e viagem para Bs As 

A ideia do roteiro está boa, só me preocupa alguns pontos:

1. Pelo o que entendi, você pretende ir de ônibus até as passarelas do Glaciar Perito Moreno (não contratarás nenhum passeio da Hielo y Aventura). Bom, o ônibus da MARGA/TAQSA sai do terminal rodoviário às 08:30h - logo, caso tenhas intenção de fazer esse passeio no primeiro dia, é fundamental que te organizes muito bem. Saiba que o aeroporto de El Calafate (FTE) fica a cerca de 12km da cidade, logo, ao pousar, recolher sua bagagem (caso tenhas despachado), e daí seguir até a cidade com algum transfer (idealmente negociado antes, evitando os do aeroporto, que são muito mais caros - exceto os remis, caso tenha algum a disposição naquele momento), você perderá uma quantidade significativa de tempo. Aí chegando na cidade, se tiveres bagagem, terás que deixar no maleiro da tua hospedagem. Caso contrário consegues ir direto até o terminal e tentar embarcar no ônibus. ENFIM, o ponto aqui é que, dependendo do horário de pouso, pode ser que fique bem complicado encaixar esse passeio logo de cara. De toda forma, é apenas um alerta.

2. O deslocamento de El Calafate para El Chaltén pode ser feito em três momentos distintos do dia (logo cedo, perto do meio-dia, ou ao final da tarde). Caso pretendas fazer o Mirador de Las Aguilas e Los Condores, o ideal é tentar pegar o ônibus da manhã ou do meio dia. É um sendero bem tranquilo, qual sempre aconselho para aquecer e sentir como serão os próximos dias de trilha. O único revés é a necessidade de pagar a entrada para faze-lo (mas aí podes pegar o passe de três dias, e servirá muito bem no teu roteiro).

3. Aqui é um ponto muito particular, tu vais ver outras pessoas indicando outros caminhos, mas como é minha resposta, vou dar minha sugestão para 03 dias de trilhas (considerando que tenhas feito Mirador de Las Aguilas e Los Condores na primeira oportunidade):
1º Dia líquido em El Chaltén: Faça a Loma del Pliegle Tumbado (ida e volta). Você chegará a um ponto panorâmico com vista ao vale, com o Glaciar Grande e a Laguna Torre/Cerro Torre, e também conseguirás ver o Fitz Roy à distância. É sensacional. E dependendo do dia, terás grandes chances de pegar bolsões de neve acumulada no final do trajeto. Quando retornar para a cidade, aproveite para contratar o transfer para os próximos dias (caso sigas minha sugestão).
2º Dia líquido em El Chaltén: Faça a Laguna de Los Tres (indo pelo Sendero Pillar, através da ponte de ferro, e retornando pelo Sendero Capri, passando pela frente da Laguna Capri até a cidade). Essa é a trilha mais famosa de El Chaltén, e realmente chegar na Laguna de Los Três proporciona uma vista incrível do Fitz Roy, e logo ao lado consegues ver (por cima) a Laguna Sucia. Possivelmente será um dia cansativo, chegando tarde (por isso é importante aproveitar o dia anterior para fechar os tranfers).
3º Dia líquido em El Chaltén: Faça a Laguna Huemul, no final da Ruta 23 onde há o Lago del Desierto. Você pegará cerca de 01h de transfer até o Lago del Desierto, e de lá poderás acessar a Laguna Huemul (em uma trilha tranquila). É muito linda, vale a pena. No retorno, você pode pedir para o motorista te deixar no acesso do Chorillo del Salto, e aí você caminha até ele, e depois retorna a pé até a cidade (é um trajeto sossegado).

Nesse roteiro sugerido, você fará a Laguna Capri no 2º dia (pois fica no caminho).
Esse Cerro Los Condores nada mais é que o Mirador de Los Condores e Las Aguilas (Condor Lookout, em inglês), que será feito no primeiro dia (de chegada) em El Chaltén.
Poincenot é o nome do acampamento que fica aos pés do acesso à Laguna de Los Três, qual você passará no 2º dia (também no caminho).
Esse Mirante Cerro Torre fica no Sendero Torre, qual é muito bacana, mas em minha sincera opinião, fazendo a Loma del Pliegle Tumbado, poderás ver ele (de cima) e ao mesmo tempo todo o vale. Se fores pelo Sendero Torre, estarás indo pelo pé do vale, e mesmo optando fazer o dificultoso Mirador Maestri, não terás a melhor visão do Glaciar Grande (onde fica a Laguna Torre).
Chorillo del Salto pode ser feito no retorno do passeio até o Lago del Desierto (e a Laguna Huemul) - não vale muito a pena faze-la vindo da cidade, pois apesar de bonita, não é uma atração que compense abrir mão de outras (salvo se estiveres muito cansado e não queiras fazer nada complicado, mas também não queiras ficar parado).

Ao voltar de El Chaltén, é possível parar diretamente no aeroporto (sem precisar fazer os 12km até a cidade, e de lá gastar com transfer de volta) - considere fortemente essa possibilidade e ajuste seu roteiro.

1 hora atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

Quais destas são imperdíveis? Sem negociação? Rs

Todas são imperdíveis! :)

É sério, cada trilha, cada mirante, cada coisa é única.
Mas, entendo tua pergunta... tens três dias líquidos e não dá para fazer tudo.

Dito isso, eu já fiz uma sugestão de roteiro acima, mas elenco as trilhas que já fiz, em ordem de satisfação (do meu ponto de vista, e não estou falando de outras atividades, como caminhar sobre o gelo ou cavalgada):
1 - Cumbre del Pliegle Tumbado (ao final da Loma del Pliegle Tumbado, uma subida extremamente exigente até o cume, dando uma visão panorâmica sem comparação de toda a região) ou ao menos a Loma del Pliegle Tumbado.
2 - Laguna Huemul (no Lago del Desierto) ou Laguna de Los Tres + Fitz Roy (indo pelo Sendero Pillar, vendo o Glaciar Piedras Blancas, e retornando pela Laguna Capri) ou  Lago Azul + Lago Verde + La Playita (na Estancia Los Huemules, área privada na Ruta 23).
3 - Campamento D'Agostini + Laguna Torre + Mirador Maestri (apenas se tiver dias livres ou não tiver feito a Loma del Pliegle Tumbado) ou Conexão Madre y Hija (sensacional, inicia na metade do Sendero Torre e vai até o Sendero Capri, próximo onde se conecta ao Sendero Pillar e o Campamento Poincenot) ou Mirador de Los Condores + Mirador de Las Aguilas (é um circuito, vale a pena faze-lo completo).
4 - Chorillo del Salto.

1 hora atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

Tinha pensado em fazer laguna torre, mas acho que é muito longa. Queria caminhadas de até 4h/5h ida e volta. 
É tranquilo fazer esses passeios sozinho, é perigoso? Nessa época ainda vai estar muito frio, mas ainda com neve?

Eita, se teu critério de longo são caminhadas de 4/5 horas... bom, tu deixarás de aproveitar grande parte de El Chaltén.
Não estou fazendo pouco caso, mas você realmente estará abdicando de ver as verdadeiras belezas que o Parque Nacional Los Glaciares Norte tem a oferecer.

Considere fazer trilhas mais extensas, e não confie muito nesses aplicativos... não sou atleta, e consegui fazer todas as trilhas em tempo relativamente inferior - por exemplo, recordo que fiz a Loma del Pliegle Tumbado (em 2020, com 29 anos) em 5 horas (e são 20km de ida e volta, com 1000m de altimetria para subir e descer, isso sem considerar a caminhada da hospedagem até o início da trilha). Nas páginas oficiais se fala que esse trajeto toma em média 8 horas (bizarro, só se for de cadeira de rodas).

É tranquilo fazer todos esses passeios sozinho - absolutamente zero problemas ou riscos.
Tem muita gente passando, então mesmo que tu tenhas um mal repentino, é certo que alguém irá lhe socorrer.

Não é a melhor época para visitar El Chaltén, pois a tendência é que seja frio sim, e fora isso pode ser que tenhas um pouco mais de dificuldade para encontrares estrutura de serviços na cidade.
Mas não há regra para o clima de lá - você poderá pegar todos os dias ensolarados, e com isso suficientemente quentes (lembre que o clima de lá é bem seco). Com roupas apropriadas, não terás problemas (salvo se pegares uma chuvarada).
É muito provável que pegarás neve nesse período - eu peguei nevasca em novembro, e até nevou em fevereiro em outra ocasião.

1 hora atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

Estou usando o aplicativo AllTrails como referência. É confiável? E alguém sabe dizer se algum aplicativo de cartão (tipo Wise ou Nomade) estão sendo recebidos por lá? Muito obrigado a quem puder ajudar!

Serve como referência, mas não deposite todas as tuas cartas nos números que encontrarás nele.

Wise e Nomad são aceitos.
Bandeiras Mastercard e Visa são aceitas.
Considere levar alguns dólares físicos por segurança, se tiveres bagagem, é bom ter uns trocados para gorjetas na rodoviária (até mesmo reais).

Qualquer dúvida, basta perguntar!

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Muito obrigado, meus caros! Vou considerar tudo o que disseram! Desculpem a demora em responder, mas só hoje tive tempo (filha de 6 anos frenética rs). Só fiquei com algumas dúvidas:

Alan, você fala sobre os transfers dos próximos dias. O que você me sugere mais especificamente pensando no seu roteiro, fora o Lago do Deserto e a volta até o Chorillo del Salto? Vai me ajudar muito... estou pensando sobre o que disse sobre o tempo das caminhadas e reconsiderando. Sou de Minas e aqui costumo fazer muitas trilhas por serras, com alta e baixa elevação, entre 8h e 10h ida e volta. A minha preocupação é menos as horas e o desgaste e mais o tempo/temperatura, pensando que é o final do inverno. Mesmo com roupa adequada pra neve, nesta época, é ok? 

E sobre o passe para os glaciares, onde compro isso? É tranquilo de entender lá sem ser tapeado? E outra, preciso do passe, especificamente, para todos os passeios? Existe uma "porteira" pra entrar em qualquer lugar do parque ou a trilha é livre?

Pensando nas sugestões de vocês, estou pensando em ficar mais dias em El Chaltén. Porque, de início, minha ideia era voltar por Bs As mais cedo. Mas já conheço a cidade, fui várias vezes - tudo bem que há mas de 10 anos (rs) -, e pensei em ficar de 5 a 11 de setembro em El Chaltén. Escolha acertada? rs Chego dia 4 em El Calafate, faço os glaciares e vou no dia seguinte cedo para El Chaltén. Ficaria então 7 dias e não 3, ao todo, na cidade. De 5 a 11 e dia 12 vou pra Bs As (direto de El Chaltén para o aeroporto).

Thiago, você diz sobre a altimetria para a trilha de Laguna de los Tres. Essas caminhadas mais longas são feitas sem respiro? rs

Digo, são feitas sem parar? Porque, pelo que estou entendendo, o trajeto até todos esses lugares é lindo. Vale a pena parar pra contemplar... ou não? rs

E tô entendendo também que fazendo a Laguna de Los Tres, boa parte da melhor trilha estarei fazendo de uma só vez, certo? Ou seja, se concentrar nela, posso escolher mais especificamente outras menos visitadas, mas também lindas.

De resto, muito obrigado, mais uma vez, pelas dicas e pela recepção. Mochileiros é um site foda (e antigo) sobre trilhas que sempre quis fazer durante a vida. E é, literalmente, alicerçado nos mochileiros que compartem suas viagens de forma generosa, sugerindo o melhor pensando na experiência que tiveram. Valeu demais pelas dicas! Voltando compartilho minha viagem a partir dos indicativos de vocês! 

 

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2 horas atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

Alan, você fala sobre os transfers dos próximos dias. O que você me sugere mais especificamente pensando no seu roteiro, fora o Lago do Deserto e a volta até o Chorillo del Salto? Vai me ajudar muito... estou pensando sobre o que disse sobre o tempo das caminhadas e reconsiderando. Sou de Minas e aqui costumo fazer muitas trilhas por serras, com alta e baixa elevação, entre 8h e 10h ida e volta. A minha preocupação é menos as horas e o desgaste e mais o tempo/temperatura, pensando que é o final do inverno. Mesmo com roupa adequada pra neve, nesta época, é ok? 

Tipo, El Chatén é uma cidade minúscula - tem cerca de 2km de uma ponta a outra (acredito que já tenhas visto no Google Maps).
Essa cidade vive essencialmente do turismo de aventura - que lá se concentra no hiking para a grande maioria, uns e outros fazem trekking, e poucos praticam escaladas.
Quase não existem outros tipos de atividades, e ainda assim, ficam na categoria aventura também (rafting, cavalgadas e passeios guiados).
E fora do quesito aventura, só me recordo de um museu meio afastado da cidade, que preserva a casa de uma família que 'colonizou' a região.

Entretanto, apesar de ser pequena em tamanho, a cidade possui uma estrutura absurda para sua finalidade - várias opções de hospedagens, PUBs, restaurantes (com especialidades: massas, pizzas, carnes, vegana, waffer, sorvetes, etc.), e serviços acessórios como empresas de turismo e de transporte, lavanderias, e aluguel de equipamentos.

Tem lojas de roupas, lembranças, mercados e farmácia.

Quanto ao meu roteiro, quando sugeri aproveitar o primeiro dia para contratar eventuais transfers, foram no sentido de garantir:
- O transfer do 2º dia, te pegando na sua hospedagem e levando até a ponte de ferro (que fica na Ruta 23), e serve de acesso alternativo ao Campamento Poincenot, através do Sendero Pillar (e consequentemente ao ataque até a Laguna de Los Tres, para ver o Fitz Roy de frente);
- O transfer do 3º dia, te pegando na sua hospedagem e levando até o final da Ruta 23, no Lago del Desierto, onde poderás fazer a Laguna Huemul.

Caso queiras alterar na minha sugestão de roteiro e conhecer a Estancia Los Huemules, também precisarás contratar um transfer até a entrada do lugar (também na Ruta 23).

Se por ventura tiveres dificuldade para contratar os transfers, normalmente o pessoal das hospedagens ajuda - mas você pode ir até a sede da empresa e negociar diretamente (indico a Frontera Sur, que tem sua agência bem perto da rodoviária, eles deixam os preços na janela para conferir antes de contratar).

Voltando a falar da cidade e sua proposta principal - que são suas trilhas - não há muito o que se fazer lá ao longo do dia além de ir caminhar... não estou dizendo que não possas - eu, por exemplo, em minha última visita fiquei três dias de 'bobeira' na cidade, passeando, conversando, e comendo bastante! :D
Mas eu fiquei lá por 11 dias, e já tinha ido outra vez antes...

Você está indo pela primeira vez, e com tempo bem reduzido, logo não acho sensato abrir mão de fazer as trilhas para ficar parado na cidade.

Sobre o clima, você já estará fora do inverno - e isso é crucial.
Um casal de amigos foi de carro para lá em junho do ano passado, e era neve por tudo - não dava de fazer nada (não rendia).

Em novembro eu fiz trilhas de manga curta (eu levava meu anorak junto, quando ficava frio colocava ele de novo, se não deixava ele amarado na cintura). Daí também sempre ia com minha mochila de ataque de 25L, daí lá dentro tinha luvas, capa de chuva e comida (e água nas laterais).
Eu aconselho a usar touca - é comum ventar muito lá, a todo momento, e não faz bem ficar tomando vento nas têmporas.

Quanto a água, basta uma garrafa de 500mL, tem muito riacho para reabastecer (eu usei um de 300mL, porque consumo menos água).

Agora da temperatura, simples... se estiver chovendo (a ponto de molhar) ou nevando, será frio.
Sempre que estiveres próximo de um glaciar (isto é, a cerca de 1km dele), você sentirá mais frio (é um bloco enorme de gelo).
Andar sobre um glaciar é gelado.
Porém se o clima estiver nublado ou aberto, será agradável (contanto que tenhas roupas apropriadas).

Roupas apropriadas são essas básicas que tu encontra em uma Decathlon (loja de esportes).
Uma bota impermeável, meias firmes (não podem ficar deslizando no pé, se não vai dar bolhas), calça resistente à água e abrasão, camisas esportivas (1ª camada, tecido leve), anorak (3ª camada, resistente à água e abrasão).
Eu levei fleece (2ª camada) na primeira vez que fui (em fevereiro), nem usei.
Quando fui em novembro também não achei necessário, mas depende se tu for muito friorento (mas é um troço que ocupa muito espaço).
Super indico luvas, touca/gorro, e algo para proteger teu pescoço - eu usava uma bandana tubular.
Óculos escuros só se fores andar sobre o gelo, e se for ensolarado... se não de boas.
Bastões de caminhada ajudam um bocado, principalmente na subida da Laguna de Los Tres ou do Cumbre del Pliegle Tumbado (da Loma é de boas).
Evite algodão, demora para secar (caso molhe), e se fores lavar ele reduz medida (pois as lavanderias lá usam água quente).

O clima mudará diversas vezes ao longo do dia... não sei como é onde tu vive, mas aqui em SC o clima meio que é definitivo - se o dia amanheceu chuvoso, e quase certo que permanecerá assim. Lá não... lá pode mudar muitas vezes até o final do dia.

2 horas atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

E sobre o passe para os glaciares, onde compro isso? É tranquilo de entender lá sem ser tapeado? E outra, preciso do passe, especificamente, para todos os passeios? Existe uma "porteira" pra entrar em qualquer lugar do parque ou a trilha é livre?

Para os glaciares, presumo que esteja falando do Perito Moreno né?
Quando estiveres indo para lá, o ônibus parará na porteira do parque, e lá você terá que apresentar a entrada ou efetuar sua compra.
Tu podes comprar antecipadamente no site oficial dos parques argentinos, dá um olhada no Google.

Em El Chaltén, desde o final do ano passado colocam guaritas em três pontos do parque (a cidade fica dentro dele).
Para passar por essas guaritas, você precisa apresentar um ingresso (que pode ser diário ou de diversos dias seguidos).
Você também consegue comprar na hora ou no site oficial do governo (é o mesmo do outro, só tem que selecionar o parque correto).

É possível passar pelas guaritas sem ser cobrado caso não tenham guardaparques nela, porém eles só não estão lá bem cedo ou tarde (madrugada basicamente).

No roteiro que eu sugeri, você precisaria de ingressos no Perito Moreno, e no dois primeiros dias em El Chaltén.
No terceiro dia, a entrada para a Laguna Huemul é privada (você paga lá na hora, no guichê).

Caso queiras conhecer a Estancia Los Huemules, também precisarás comprar um ingresso, pois é privado (e nessa é mais delicado pois há limite de visitantes diários, então o ideal é acessar o site deles e comprar antes). Apesar que em setembro talvez não tenha tanta gente ainda para isso ser um problema.

2 horas atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

Pensando nas sugestões de vocês, estou pensando em ficar mais dias em El Chaltén. Porque, de início, minha ideia era voltar por Bs As mais cedo. Mas já conheço a cidade, fui várias vezes - tudo bem que há mas de 10 anos (rs) -, e pensei em ficar de 5 a 11 de setembro em El Chaltén. Escolha acertada? rs Chego dia 4 em El Calafate, faço os glaciares e vou no dia seguinte cedo para El Chaltén. Ficaria então 7 dias e não 3, ao todo, na cidade. De 5 a 11 e dia 12 vou pra Bs As (direto de El Chaltén para o aeroporto).

Eu acho uma boa sim!

Se você gosta de trilhas, é a escolha mais acertada.
Tipo, eu nunca tive o azar de ter um dia inteiro perdido devido ao clima, mas meu irmão que foi em outubro do ano passado passou dois dias na hospedagem porque estava nevando o dia todo (e é bonito de ver da janela do quarto, quentinho e tal, mas não é muito legal ficar lá fora andando).

Mas não tem a ver com ser outubro - simplesmente podem ocorrer dias que vai chover mais que o normal.

Na primeira vez que fui no Perito Moreno, deu um dia inicialmente nublado, e depois ficou ensolarado - fiz o Minitrekking.
Na outra vez que fui, fiz apenas as passarelas, e pegamos nevasca (intensa), foi super legal, porém gelado. Depois felizmente ela parou e conseguimos ver o glaciar certinho... mas é porque ficamos lá algumas horas.

Em sete dias você consegue fazer todas as principais trilhas da cidade, o Lago del Desierto, e também a Estancia Los Huemules.

2 horas atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

Thiago, você diz sobre a altimetria para a trilha de Laguna de los Tres. Essas caminhadas mais longas são feitas sem respiro? rs

Digo, são feitas sem parar? Porque, pelo que estou entendendo, o trajeto até todos esses lugares é lindo. Vale a pena parar pra contemplar... ou não? rs

Eu consegui fazê-las todas em menos tempo que o indicado, e parando para tomar água, comer, bater fotos...
Claro que não fiquei enrolando exageradamente, mas nos pontos de interesse sempre parávamos e aproveitávamos.

Inclusive, dá para ter uma boa noção de uma forma bem simples...

Procura no Google uma imagem com as trilhas de El Chaltén (só tenta pegar uma mais atualizada, pois tem umas antigas que mostram coisas que nem existem mais)... lá já vais ter ideia das distâncias de cada uma delas...

Daí, consegues calcular teu tempo aproximado... por exemplo, a Loma del Pliegle Tumbado tem 20km (ida e vinda), com 1000m de altimetria (para subir, e o mesmo tanto para descer) - essa altimetria se distribui de forma bem regular (100m por km).

Uma pessoa normal caminha a 3,6km/h.

Eu caminho em média a 4,5km/h.
Obviamente subindo nossa velocidade reduz... eu costumo subir a 3,0km/h (mas muda muito de acordo com a altimetria).

Dito isso, para vencer os 10km de subida eu demoraria 3:20 horas - daí contamos uns 20 minutos de pausas.
Chegando no ponto final, eu ficaria lá por uns 20 minutos (eu não vejo necessidade em prolongar as coisas).
Aí voltando, como é decida, minha velocidade se torna 5,5km/h (tenho facilidade para descer) - logo, venceria os 10km de descida em 1:50 horas.
Nesse cenário eu terminaria a Loma del Pliegle Tumbado em cerca de 06:00 horas... saindo da hospedagem às 08:00 horas da manhã, andando até o início da trilha, fazendo-a, estaria retornando aí pelas 14:30 / 15:00 horas... iria até a hospedagem tomar um bom banho quente, e aí buscar um lugar bacana para comer (com calma), e voltaria aí pelas 19:00 horas para descansar para o próximo dia (ou se fosse uma trilha mais sossegada, poderia estender a noitada).

2 horas atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

E tô entendendo também que fazendo a Laguna de Los Tres, boa parte da melhor trilha estarei fazendo de uma só vez, certo? Ou seja, se concentrar nela, posso escolher mais especificamente outras menos visitadas, mas também lindas.

Cara, dá uma olhada nos mapas, vai te ajudar muito a entender o que to escrevendo... vais começar a identificar os pontos (mirantes, acampamentos) e entender melhor a dinâmica. É tudo muito simples lá.

 

Escrevi isso tudo meio rápido aqui, final de dia... se tiveres uma dúvida específica, manda bala.
Abraços!

Editado por Alan Rafael Kinder
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15 horas atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

Thiago, você diz sobre a altimetria para a trilha de Laguna de los Tres. Essas caminhadas mais longas são feitas sem respiro? rs

Digo, são feitas sem parar? Porque, pelo que estou entendendo, o trajeto até todos esses lugares é lindo. Vale a pena parar pra contemplar... ou não? rs

Vale a pena parar sim! Tanto pela paisagem, descanso, pausa pro banheiro, reabastecer água, lanche, etc. Eu sai do hostel 5h30 da manhã e fiz sem pressa nenhuma, acho que fiquei umas 2h no lago e depois voltei.
 

15 horas atrás, Leonardo_Braga_Rocha disse:

E tô entendendo também que fazendo a Laguna de Los Tres, boa parte da melhor trilha estarei fazendo de uma só vez, certo? Ou seja, se concentrar nela, posso escolher mais especificamente outras menos visitadas, mas também lindas.

Dá pra escolher outros caminhos sim, exemplo:
image.thumb.png.4d31637859f45ec7e4cffa4b6d16ffe5.png

O caminho verde é a trilha selecionada, que é mais clássica (El Chalten -> Laguna de los Tres). Os tracejados pretos são outras trilhas. Então supondo que você quer muito ir pro Mirador Piedras Blancas, você pode parar no ponto 7, que é o acampamento Poincenot e seguir sentido nordeste.

Eu já usei outro aplicativo, o Komoot, ele deixa você personalizar/editar a trilha passo a passo, mas é um trabalho a mais. Então só uso o All Trails e ignoro os avisos que estou no caminho "errado".

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Muitíssimo obrigado pelas orientações, meus caros! Assim que montar meu roteiro certinho envio aqui pra vocês me ajudarem (caso possam e queiram, claro! rs)!

Abraços!

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