Membros D FABIANO Postado Junho 21 Membros Postado Junho 21 Foram mais de 2 meses,muitas cidades grandes, muita história,muitos passeios. Desembarquei do cruzeiro Travessia daP Costa no dia 18.04,feriado,e desde então fui conhecer um país que se encontrava em último lugar da minha lista da Europa. Muito bonito, eles tem o que mostrar,não para mim que conheço o Nordeste todo, mas para europeus há cenários únicos. Dediquei mais tempo ao sul e não fui ao norte,por ser mais fácil a conexão com Malta e Tunísia(que não deu certo).O que interessa é que passei Itália na frente da Europa Central devido ao ETIAS que não peço mesmo. Como foi adiado de novo,dá para ano que vem, vir ao norte e conhecer o que falta da Europa Central. Andei pelas cidades:Savona,Genova,Bologna,Firenze,Pisa,Assisi,Roma,Napoli,Capri, Sorrento, Salerno,Tropea,Reggio di Calabria,Milazzo,Palermo, Catania e Pollazzo,ferry para Malta. Não sei no norte,porém no sul é uma mania de comer pizzas inteiras e não há diferença alguma entre pizza brasileira e daqui.Ou então é uma espécie de coxinha, chamada arrancino.Com alta expectativa quanto a comida, pois havia visto muito vídeo dizendo que ela era o motivo de Itália ser muito visitada, decepcionei-me e muito. Esse povo que come uma coisa só, pensei eu.Um dia vi uma funcionária de loja abrindo uma quentinha para almoçar. Que era?Macarrão. Nunca comi, minha mãe me ensinou desde pequeno a odiar.Sou acostumado com pratos nordestino,não a essas massas aí. Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 22 Autor Membros Postado Junho 22 (editado) Savona Detesto acordar cedo,para mim é coisa de pião,mas nesse dia o navio chegou ao Porto de Savona as 8h da manhã. Já avisado na véspera do desembarque,acordei com o sol nascendo,fui tomar banho,arrumar as coisas que tinham ficado comigo(a mala maior havia despachado na véspera)e tomar café.O restaurante estava lotado,menos que na parada de Barcelona, ao de desceram a maior parte dos argentinos. Sem meus amigos,fiquei sozinho por 2 noites, mas a vida é isso.Senti muito (mas menos que a despedida do Havilla há 1 ano)e comi muito, como se fosse a última refeição da vida, o que parecia adivinhar do que era o que se come na Itália(argh,mama mia). Deu 10h,era hora de irmos. Foi desorganizado, apesar de o navio só estar com metade da capacidade de 3000 pessoas. Dividiram em grupos e horários, sendo que aqueles excursionistas eram os últimos. Tinha gente que ia desembarcar as 14h.Fui em um dos primeiros grupos. Quanta gente e os funcionários do navio doidinhos tentando organizar. Despedi-me dos meus amigos, que havia feito há 15 dias, ao contrário daqui onde coleciono invejosos. E por que a bagunça?Porque o "excelente"governo da fascista Geórgia Melloni só dispõe 2 funcionários para carimbar a entrada de tanta gente. Lógico que o passaporte eles já deviam ter consultado,pois o entreguei no Rio e só fui receber mais de 10 dias depois,como contarei no relato específico. Os senhores nem olhavam,e pouco perguntavam.Em meu caso ele me deu "Bon juorno",leu o código de barras e carimbou.Pronto,90 dias.E as malas já haviam chegado há tempos de tanta fila que enfrentei,pois na Itália não tem fila de deficientes ou de idosos, todos na mesma fila. Terminada a burocracia, enfim era hora de dar um CIAO ITÁLIA e ir para o excelente hotel de 4 estrelas que fica próximo. Essa escolha foi por livre e espontânea pressão, pois não há outro. As pessoas, geralmente, se dirigem a Genova,no mesmo dia.Pensei em ir também, mas 6 feira santa, feriado, um pais religioso e desconhecido até então, é melhor ficar 2 noites aqui pois tem o que ver e vou iniciar o périplo pelo pais por aqui. Em frente a parada do cruzeiro para o trenzinho turístico. 8 euros cada rota.Como são duas,15 euros, economizar 1 euro.Depois de por as malas no hotel fui ao trem com 2 senhoras restantes da turma do navio. Lá chegando, encontrei 2 meninas também da turma.Fomos os 5,nos despedindo e bagunçando.Uma das rotas para em um velho mercado para almoço. Foi a hora do choque de realidade. Não comi naquele dia.E na hora da janta peguei em um árabe que existe em frente ao porto. Graças aos Árabes e aos chineses não morri de inaniçao,pois comida italiana (baaaaaah,que ruim). No outro dia começou o tour de verdade. Os amigos já tinham ido embora e eu fui a Fortaleza de Savona.É gigante.Foi o local em que,na Idade Média,protegia a cidade s sua vizinha, Genova.Hoje em dia funciona um museu maritimo lá dentro.A visita a fortaleza(Priamar Fortess)é gratuita, mas para entrar no museu há que pagar 8 euros. A tarde,almoçei no árabe e fui a Capela Sistina e a Catedral de Savona por 2 euros. Jantar também no árabe. Domingo de Páscoa, último dia da vida do papa.Vi pela TV ele todo feliz no meio do povo e pensei :"ainda bem que ele está bom,pois daqui a algumas semanas quero ver se ele vai se lembrar de mim".Eu o conheci quando arcebispo de Buenos Aires e nunca mais o vi.Mas nesse domingo, tudo fechado em Savona, apenas o restaurante árabe aberto. Dia perdido, mas para não dizer que totalmente, fui a roda gigante. Gastei 7 euros e não vi nada e não recomendo a ninguém entrar ali.Depois,ir a Genova de trem, errado, pois tive que tomar taxi ao chegar lá por 7 euros,sendo que o Flixbus para a poucos metros do Affitacamere em que fiquei. Editado Junho 22 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 22 Autor Membros Postado Junho 22 (editado) Genova E eu cheguei a terra do navegador Colon era noite de domingo. A cidade estava terminando as comemorações da Páscoa e,lógico, tudo fechado. Havia combinado com a senhora da hospedagem que as 21h estaria lá. Ela disse que esperava e a principio nem passou pela minha cabeça o porquê. Estou acostumado a recepção 24h,sobretudo na Europa. Mas Itália tem essa tal de affitacamere, que reservei um monte sem saber que não era hotel.Os BB como são chamados lá, para mim alguns são formas de tirar dinheiro dos desavisados com o booking como cúmplice, pois não oferecem serviço nenhum e se estou em um país que não conheço nada nem ninguém, claro que vou querer serviços de hotel. Ela não fala nem italiano direito, imaginem inglês ou outra língua.É uma bela russa que tem uma filha mais linda,fiquei doido por essas duas,mas o relacionamento é profissional. Por isso,nem perguntou como estava chegando e era de trem.Cheguei a estação, ninguém sabia aonde ficava o,até então, gotel,e com o endereço pedi a um taxista para me levar. Não era tão perto como pensava, sim praticamente ao lado do flixbus que para em uma praça. A senhora me recebeu, falou comigo com ajuda de um tradutor e disse que ia embora, pois não morava aí. São 5 quartos que tem tudo o que se precisa, mas dentro de um outro ap. No outro dia pela manhã conheci a filha que serviu o café. Pensei em uma menina sem defeitos estéticos. Ali está. Essa fala inglês muito bem, mas sai logo,afinal tenho namorada. E fui conhecer a primeira cidade grande do país. Começei pelo porto, vi o desembarque da MSC cruzeiro e parei no museu do porto. Paguei 15 euros e o conheci detalhadamente. Conta a relação de Genova com o mar.Almoçei em um chinês em frente e fui passar a tarde em um barco que sai no próprio porto(10 euros),após visitar a réplica de uma caravela por 5 euros. Foi a hora da Itália parar com o anúncio da morte de Bergoglio. Incrédulo, não sei como terminou o dia. No dia seguinte, último em Genova, escolhi dar uma volta de trenzinho por 10 euros.Fazia frio, o único da temporada na Itália. Não gostei do passeio, mas o bus turistico é 24h e eu ia embora no final da tarde. Tinha deixado as malas com a senhora, que me fez uma surpresa. Quando apareci para pegar,as 16.30h,ela desceu com a mala e levou ao Flixbus. Lá trocamos um abraço fraterno e me despedi dela,pouco antes de sair a Bologna. Editado Junho 23 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 23 Autor Membros Postado Junho 23 (editado) Bologna Havia combinado com a dona de outro affitacamere que chegaria a noite e essa disse que estava longe do Flixbus e que era para pegar um taxi. Mas lá no terminal não tem isso.Vim a estação de trem, que sempre encontra taxi na Itália. Comprei a janta, um sanduíche no Burger King,que seria minha única refeição aquele dia. Não sabia que, a partir dali, iniciaria o grande problema com a comida italiana. Minha menina disse para eu comer uma bolon̈esa. No dia seguinte fui atrás e descobri que é um macarrão feito ali(eca!!!!).Antes,naquela noite, paguei 10 euros ao taxi que me levou a um prédio. Dessa vez havia 3 ap novíssimos e todos ocupados. Só que ali não tem limpeza diária nem ninguém para ajudar. A comunicação é toda net e foi me falado o que tinha a cidade para visitar no centro. Fui na outra manhã com um ônibus circular que custou 2 euros. Chegando a praça central, tem a opção de pagar 10 euros e comprar o bus turistico ou 18 e também pegar o trenzinho turístico.Tinha 3 noites no BB pagas.1 havia gasto na chegada, 2 era o que eu precisava. Então, comprei os 2.Antes disso, passei e visitei a Catedral. Bologna tem hábitos de Argentina,fecham tudo na hora do almoço. De ônibus desci em 2 igrejas fechadas para almoço (coisa de preguiçoso,como diria minha mãe) Desci no museu, esse trabalho direto.É o patrimônio do conhecimento para ser visto.Porem no outro dia faria o trenzinho.Ele sai em frente da igreja,como o bus,só que do outro lado e só faz uma parada obrigatória Santuário da Madonna. Vale a pena andar por ali,pois o lugar é muito grande e bonito, pois fica nos arredores denfi Bologna. Na volta ele passa pelos mesmos lugares que vimos antes, mais tem uma novidade, o estádio. Terminem Bologna no outro dia,mas registro aqui que está no booking um comentário que fiz sobre a não limpeza diária no quarto. A mulher viu e não gostou.Veio mandando mensagens que estava triste comigo.Eu fiquei bravo com ela,quem ela pensa ser?O ídolo local Mussolini?Só não, andei aquele lugar porque tenho educação. Editado Sábado às 23:06 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Quarta às 12:16 Autor Membros Postado Quarta às 12:16 (editado) Firenze Na chegada do flixbus começei a mudar meu olhar sobre o país. A rodoviária é um monstro para padrão europeu e fica na entrada de uma metrópole. Não há táxi,só a parada final do tran cuja passagem é comprada por 2 euros no quiosque. Esse tran leva ao centro e eu desci na estação principal Santa Maria Novelle,que eu seria obrigado a conhecer na saída.Mas,desci ali e fiquei buscando por onde se saia da parte de baixo, aonde me meti,pois não há sinalização e consegui uma senhora de um taxi que estava na porta.Cobrou honesto, no taxímetro, mas se deu voltas não sei. Só fala italiano como no hotel também e,p.or isso, perdi o resto de dia.Disseram para ir para a rua e buscar o centro, mas a direção que me deram não há bus.Procurei,procurei e desisti.Dia perdido. No outro dia,fui conhecer o centro de verdade.Peguei um ônibus na parada de verdade,que não tinha encontrado na véspera por deficiência na sinalização e falta de uma parada mesmo. Na Itália em geral, ônibus para no meio da rua,como o Flixbus em Genoa.Poucos são os terminais e menos ainda as paradas.Brasileiro gosta de reclamar de barriga cheia. Em BH é Curitiba as paradas até dizem o horário do ônibus, mas aqui é Itália, 5 mundo de desenvolvimento e uma metideza que parece o tempo dos imperadores.Cheguei ao centro e fui ver a Catedral, mas não consegui entrar devido a fila.Entao,fui ao museu das Santa Casa,que eu não sabia ter sido fundada aqui.Muito pequeno e caro (7 euros) para ver uns poucos quadros do tempo medieval.E depois fui conhecer o Palácio do ídolo da direita no Brasil. Ele mesmo, o Príncipe Meddici.Nao sobrou muito a mostrar,mas paguei 15 euros. Depois fui a Catedral com uma fila terrível. É gratuita a entrada,mas demora e não tem nada demais dentro. E,para terminar o dia, passei na igreja do Mosteiro de São Marcos, que é bem interessante, porém só vi no outro dia, pois só abre até as 13h.Aquibtem o bife fiorentino,experimentei com vontade,pois não aguentava mais passar fome. Outro dia?Um domingo. Tudo fechado,mas nem sei, poisventrei as 12.30h na Academia, dizem ser o melhor museu de arte do mundo e sai as 18h,porque fechou e corri no final, senão não dava tempo de ver tudo.Nesse museu estão o Davi e a Pietá que fiquei olhando tempo para eles com minhas dificuldades de menino de interior passando na cabeça e vendo aonde a bolsa de valores me trouxe. Voltei feliz para o hotel, um 3 estrelas, mas que de bom,só tem o café da manhã. A segunda feira amanheceu é eu na rua, enfim conhecendo o Mosteiro de São Marcos,pensando como era possível viver naquelas condições.Ufa,e o rei não para, sai dali e fui ao Mosteiro de São Lourenço.Esse muito bem conservado. E comida?Como qualquer coisa no almoço e deixo para jantar bem. Em Firenze não tem reclamação de comida. E o último dia tinha que tomar o City sightseeing. Aqui é caro, como tudo na cidade e paguei 25 euros. O tour do ônibus ê sensacional, pena não ter mais tempo. Tem gente que acha 1 dia dá.passei 5 e te, muito a conhecer.Mas,voltando ao ônibus, ele levou por lugares aonde eu jamais iria sem estar embarcado.A basilica de Santa Cruz,por ex, aonde está sepultado nada menos que Da Vince .Depois temos outra linhs que faz ííííe Maquiavel Depois temos outra linha que faz 4 giros de 2h cada pelos arredores da cidade.Para em uma cidade vizinha que nada tem, masbo caminho até lá e bonito.Linda Firenze! Aquela noite eu iria embora para Pisa.Para conhecer a cidade bem é necessário mais tempo. Editado Domingo às 23:35 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Quinta às 23:28 Autor Membros Postado Quinta às 23:28 Pisa Sai um pouquinho do caminho,que seria Siena,mas.tinha que conhecer a torre inclinada que desejo desde menino ao ler as revistas Disney.E chegou a hora.Apos passar o último dia no City tour de Firenze, peguei o trem e eram 23h quando cheguei. Já havia combinado com o dono do BeB que chegaria após as 22h,mas teve o cancelamento do trem que viria e acabou atrasando mais de 1h.Sorte é que diz ele ser comum e ouviu falar que naquele dia tinham cancelado mais uma vez. Verdade eu não sei, apenas posso dizer que ele trabalha praticamente em frente a estação. Menos de 5 minutos de caminhada. As ruas estavam vazias,cheguei e fui dormir. No outro dia,meu único na cidade, fui logo ao centro. É um pouco longe, não sabia da distância antes.Mas,foi até bom ir caminhando devagar que encontrei aberta uma ex igreja de mais de 400 anos. Claro que não funciona mais, só abre para visitação todas as manhãs. Demorou, mas atravessei o rio,andei um pouco mais e encontrei o jardim botânico e museu. Custa 6 euros tudo. Não entrei,tinha pressa. Cheguei a praça.Dei de cara com uma fila gigante. Attencione prego,a visita a torre é separada,custa 20 euros e tem muita escada.Decidi não ir.E comprei um ingresso combinado para as outras atrações da praça. 2 museus-1 histórico e outro religioso,a igreja em si,o batistério e o cemitério. Gastei 11 euros no bilhete e só parei para comer meu panino(o que viria a se repetir por diversas vezes)e comprei por mais 5 euros outra entrada separada, a da torre do castelo(5 euros).Foi uma tarde bem interessante, o que não deu certo foi comer lavagem como disse uma mulher aí da comida que estou acostumado, acho que essa não faz ideia do que se come na Itália. A noite fui jantar em um chinês que está localizado abaixo do B e B.Ufa,que fome! Citar
Membros D FABIANO Postado Sexta às 23:46 Autor Membros Postado Sexta às 23:46 (editado) Assisi Entrei em uma cidade religiosa de trem. A estação é bem longe e era feriado do trabalhador.Entao,eu e muitos outros, inclusive um casal nordestino, ficamos esperando na porta aparecer alguém para nos levar.Itália é esperar transporte em dia comum,imagine no feriado. Até que apareceu um taxi que fez uma ótima ação. Tem uma Van,como muitos no país, a encheu e cobrou 5 euros por cabeça.Chegando no hotel monastero,que fica no complexo de São Francesco, ótimo hotel e barato, deixei as malas e fui abaixo conhecer as igrejas. A nova em cima,moderna e a antiga, bem antiga mesmo, por baixo. Nelas ficam pessoas de olho para você não tirar foto. Como fecha as 19h,deu tempo de também ir ao museu por 5 euros e na cripta,aonde está sepultado o santo, aqui sim tem foto. No outro dia era hora de conhecer a famosa cidade. Foi importante nos tempos medievais quando o santo viveu e tem 3 passeios que se faz em 1 dia.Eu fiz em 2,pois descobri esse ticket na hora do almoço. Paga-se 15 euros e tem direito a entrar no pequeno museu da cidade, na Pinacoteca municipal que recomendo mesmo não gostando de arte,pois há quadros sensacionais de 700 anos e um city tour que te leva as igrejas e,como principal, na fortaleza medieval, hoje deserta,mas com muita história passada ali. Nesse dia 2/5,eu fui ao relógio da cidade,que parece o de Bern,e é da mesma época e na pequena igreja anexa.Depois fui ao museu da cidade comprar o ticket, pois o outro dia havia city tour,que passava na fortaleza. Esse era o meu interesse, não esse pequeno museu. E o city tour é sensacional.A tarde fui a basilica de Santa Chiara, aquela que foi grande amiga do San Francesco. Lá fotos são totalmente proibidas. A vista da fortaleza é qualquer coisa que defino como fantástica.Fico imaginando como era a cidade há 800 anos. Também fui ao mosteiro beneditino. É simples,mas sempre vou para agradar a tia.Mas,o principal passeio de Assisi é a Porciuncula e sua igreja. Fecha na hora do almoço.Fui antes,vi a igreja em si,fechou para almoço, vi a horta que é daquele tempo, almoçei e voltei para ver a clausura antiga, local em que Santa Chiara se converteu.No cair da noite,era hora de Roma. Editado Sábado às 19:56 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Domingo às 19:06 Autor Membros Postado Domingo às 19:06 Roma E lá fui a cidade eterna cheio das expectativas pois dizem aqui que o centro é pequenino e fácil de se andar a pé por ele.Centro de onde,cara pálida?De Roma não é,mas correspondeu totalmente a uma grande cidade. Reservei um BeB,já tendo ideia do que ia encontrar bem longe.Minha tia morou lá por 5 anos, então ela me orientou a não ficar afastado, pois o metro leva muito tempo. Era semana do conclave, a reserva havia feito há meses,mas fiquei tão longe que nem tinha ideia daquilo que acontecia, apenas em um golpe de sorte ou azar(cada um vê por uma perspectiva, tinha programado visitar o Vaticano na 5 feira, pois o Bergoglio tinha morrido e não fazia sentido eu ir na 4.E na 5 também não fui,o dia em que se elegeu esse aí.Eu estava na Basílica de São Paulo na hora. Os sinos fizeram a festa,que poderia ter visto pessoalmente, mas o que queria mesmo ver,era o Francesco, de esquerda como eu. Citar
Membros D FABIANO Postado 6 horas Autor Membros Postado 6 horas (editado) Capri Editado 3 horas por D FABIANO Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.