Membros Este é um post popular. mariaclaraggbb Postado Outubro 29 Membros Este é um post popular. Postado Outubro 29 Oi, gente! Tudo bem? Perdi minha senha de uns dois perfis e criei um novo (espero não perder mais!!!) para trazer meu relato! kkkkk Esse é meu relato de viagem de 15 dias na Bolívia e Chile, que fiz sozinha agora em outubro de 2025! Li muuuuitos relatos aqui no Mochileiros mas senti falta de encontrar algumas informações com valores atualizados, então eu espero que meu relato seja útil para alguém ou alguéns! 🙂 Vou tentar ser direta para falar mais de trajetos e valores. Já adianto que fiz uma viagem confortável, não foi nem cara nem super econômica. Então é possível gastar menos do que eu e também é possível gastar muito mais, depende do que você busca. Nessa primeira parte vou falar só da Bolívia e nos próximos dias trago o relato do Chile. Meu trajeto completo foi: La Paz (3 dias) - Uyuni (passeio do Salar de 3 dias) - San Pedro de Atacama (7 dias) - Santiago (4 dias) Conversão que eu peguei: R$ 1,00 = 2,20 bolivianos R$ 1,00 = 176 pesos chilenos Considerem que esses valores mudam bastante, eu vi que o câmbio mudou inclusive durante minha viagem! Eu usei muito mais moeda física mesmo, mas especialmente no Chile era bem tranquilo usar Wise. 10/10 (dia 1): chegada em La Paz Cheguei em La Paz no começo da noite. Saí do aeroporto de minibus, que é uma van que faz os trajetos de linha de ônibus. Pra mim que nasci nos anos 90 em São Paulo, é tipo uma lotação kkkkk mas vai todo mundo sentado. Custa 5bs e tem várias saindo do aeroporto, é bem tranquilo. Todas que saem do aeroporto são da mesma linha e vão para o centro, que era onde eu precisava chegar. Fiquei hospedada na Posada de La Abuela Obdulila, no centro histórico. Peguei a recomendação em algum relato (ou vários?) aqui e também recomendo muito! Paguei 180 bs por noite, para um quarto com banheiro privativo. Eu chorei um pouco no valor pois originalmente eram 200 bs para um quarto de casal, e como eu estava sozinha, pedi um desconto. Esse valor inclui um café da manhã bem servido, com pão, frutas, frios, geleia, iogurte, suco, leite e aveias. Você pode complementar o café da manhã com ovos por 6 bs. Eu fiz minha reserva diretamente com a pousada com 2 meses de antecedência e indico que façam o mesmo, sem deixar para muito em cima pois ela estava sempre lotada. Vou deixar o contato deles: +591 78832848 Saguão da pousada 🙂 Na chegada, troquei um pouco de dinheiro no aeroporto só para ter para o transporte e janta. Vi duas casas de câmbio lá com valores bem diferentes (uma a 1,5 e outra a 2,1) e depois andando pelo centro histórico foi até difícil achar um câmbio melhor que 1,9. Vou falar mais disso depois. Nessa noite jantei em um restaurante oriental que encontrei próximo à pousada, ali no centro histórico mesmo. Paguei 42 bs num ramen e suco. PS: eu não tenho problema com altitude, então passei bem. só é mesmo cansativo subir ladeiras - que tem muitas! kkk. mas para quem tem problema (ou medo de ter, se for a primeira vez), é legal prever uns dois dias para se aclimatar porque La Paz é muito alta. 11/10 (dia 2): La Paz Consegui fazer o câmbio a 2,20 negociando, pois no aeroporto estava melhor que em vários cambistas do centro. Percebi que os melhores lugares para fazer câmbio são perto da Igreja San Francisco, se atravessar a avenida sentido onde ficam os museus também tem alguns cambistas e lá eles fazem um valor melhor do que no miolo do centro (únicos que vi fazendo a 2,20 direto). Muitos cambistas não aceitam nota rasgada, rasurada etc. Então cuidado com isso 🙂 Visita ao Museu de Etnografia e Folclore. Entrada: 30 bs. Recomendo muito para quem se interessa em conhecer a cultura dos lugares que visita! Ida à rodoviária para comprar passagem para o dia seguinte, para Uyuni. Comprei pela Panasur e paguei 100 bs. Não achei que havia a abertura para negociação que vi muita gente comentando. Também achei o preço bem barato… Dá cerca de 50 reais para uma viagem de quase 10h, num ônibus leito! Mas meu ônibus não tinha cinto de segurança, rs. Conversei com uns argentinos que viajaram pela Titicaca, que é quase o dobro do preço e muita gente recomenda, mas o deles também não tinha cinto, então sei lá! Aproveitei o resto da manhã para comprar lembrancinhas pois sabia que no Chile seria muito mais caro. As blusas de lã e outros souvenirs são muito baratos em La Paz! Caso você ame artesanatos e blusas como eu, vá com espaço na mala kkkk Almocei no centro mesmo, no Sabor Urbano. Comida típica maravilhosa, muito bem servida, e muito econômica! Se eu não me engano paguei por volta de 23bs no menú completo (entrada, prato principal e sobremesa). Mas eles só servem almoço, por isso não jantei lá também rs. Walking Tour pelo centro histórico - 40 bs (preço sugerido). Recomendo muito também. Não foi o melhor walking tour que já fiz, mas foi ótimo para ver algumas coisas e aprender um pouco sobre a cidade que eu jamais veria ou saberia sozinha Reservei pelo Guru Walk: https://www.guruwalk.com/es/walks/48348-un-viaje-en-el-tiempo-free-tour-por-la-paz-historica Depois do walking tour, passeei de teleférico. Andei por praticamente todas as linhas de teleférico, para dar a volta na cidade. Recomendo muito fazer isso e não é necessário guia! A cada vez que você troca de linha, precisa comprar novo bilhete e cada bilhete custa 2 ou 3 bs. Acho que gastei uns 15 bs nesse passeio, mas não tenho certeza. Fiquei com medo de fazer à tarde e não ser tão legal, mas foi perfeito, pois peguei dia, pôr-do-sol e noite! Passeio de teleférico no final da tarde Passeio de teleférico já à noite! Jantei em um restaurante maravilhoso no centro, chamado Olivia. Recomendo demais! Provei um risoto com carne de lhama, banana da terra e ovo frito. O prato principal, com uma sobremesa toda chique e suco, saiu uns 100 bs… 12/10 (dia 3): La Paz - Sítio Arqueológico Tiwanaku Tiwanaku não é um destino muito conhecido pelas pessoas que vão para La Paz, mas eu amei ter ido e recomendo para quem se interessa por história! É possível fazer o passeio com agência e nesse caso não tenho ideia de valores. Eu resolvi ir por conta e contratar guia na entrada do sítio, o que eu realmente acho a melhor coisa, pois lá dentro não tem nenhuma informação - só nos museus. Na pousada me recomendaram ir até o cemitério e lá pegar um ônibus que supostamente passa sempre para Tiwanaku. Mas cheguei lá (fui do centro até o cemitério de minibus) e não tinha o tal ônibus, ninguém sabia dizer exatamente se por ser final de semana ou se são ônibus meio inconstantes… Enfim, entendi que a melhor maneira para ir para Tiwanaku é pegar o teleférico até El Alto (outro município, onde fica o aeroporto), de lá ir andando até a rodoviária que fica ao lado e na rodoviária pegar o ônibus que deixa na frente do sítio arqueológico. Como eu fui de domingo, não tinha ônibus e eu peguei um minibus que passava a algumas quadras da rodoviária. Custou 10 bs e a viagem é de 1h30. Acho que a entrada era 100 bs. Assim que cheguei, duas turistas francesas também estavam chegando e logo um guia nos ofereceu o tour guiado por 200 bs para o grupo. Como acrescentamos uma parada no tour, ficou 300 bs ao todo - 100 bs para cada uma. Para voltar fomos até o centrinho (bem perto andando), pegamos o minibus de 10 bs que deixa no teleférico de El Alto. De volta a La Paz, almojantei um chilli com carne em um bar/restaurante, foi bem barato - acho que algo por volta de 30 ou 40bs no máximo. Esperei na pousada até a hora de ir para a rodoviária e peguei um taxi por 25bs. O ônibus era um leito bem confortável, apesar de não ter cinto rs. E tinha uma mantinha, que foi bem útil porque às vezes sentia que a calefação era desligada rs mas não teve perrengue não! Foi tranquilo. Esperando o busão na rodoviária 13/10 (dia 4): Chegada em Uyuni e 1º dia de tour do Salar do Uyuni Cheguei em Uyuni por volta das 6h da manhã e fui tomar café da manhã onde vão todos os turistas, na Noni (ou Nonis?). Não anotei o valor exato mas é tudo bem barato… Dá pra tomar um bom café da manhã com uns 20 reais ou menos. Conversei com uns dois guias, fui em duas agências e não quis ficar rodando muito com meu mochilão que já estava bem grande. Eu já tinha conversado no whatsapp com um guia que indicaram aqui, então fui na agência dele, próximo à rodoviária e fechei por 1100 bs o passeio do Uyuni de 3 dias, chegando em San Pedro de Atacama. Lembrando que esse valor inclui hospedagem, todas as refeições do dia e o transfer para San Pedro. IMPORTANTE: Recomendo se certificar que o valor do passeio já inclui a passagem para San Pedro Esse é o valor médio mesmo dos passeios, entendi que a galera paga entre 1000 e 1300 bs, talvez mais às vezes. Depois de fechar o passeio, fui no mercado da cidade comprar frutas, água e bolachas para petiscar durante os 3 dias. Pessoalmente eu estava muito preocupada em ir com uma agência legal, um motorista que soubesse um pouco para explicar, mas vi que isso é realmente muito aleatório. Pelo o que entendi, nem adianta muito ir na agência x ou y, porque eles acabam te jogando para outras agências que estão com vaga no tour. Eu mesma fechei o passeio na agência Ollantaypuna, mas viajei com a Expediciones Perla de Bolivia e não era exatamente o mesmo passeio que estava no PDF que o guia tinha me mostrado uns meses antes kkkkk Mas meu tour foi ótimo, melhor que o do pdf, e o motorista era super gente boa. Dava pra ver que ele não tinha conhecimentos técnicos como os guias do Atacama, por exemplo, mas tudo o que ele sabia, ele contava, e ele que sugeria aquelas fotos que todo mundo gosta de tirar no salar. Os passeios do Salar do Uyuni são bem padronizados, então acredito que não preciso entrar em muitos detalhes aqui a não ser que é tudo MARAVILHOSO! Fiquei realmente muito impressionada, porque meu objetivo 1 era o Atacama e acabei incluindo o Salar de Uyuni no roteiro. E que bom, porque é incrível!!!! No primeiro dia vamos no cemitério de trens que, pra mim, é a parte menos interessante. Almoçamos em Colchani, onde tem uma feirinha de artesanato que tem os mesmos ou melhores preços que La Paz. Visitamos o hotel de sal, que para mim também não é a melhor parte. De lá fomos para o Salar onde fizemos várias fotos e vídeos bem divertidos. Eu nem sou a pessoa que gosta de ser fotografada e que pira nessas fotos, mas foi engraçado e foi um jeito de descontrair com o resto do grupo! Fomos na Isla Incahuasi, que tem cactus gigantes. Tem que pagar para entrar (30bs) e é muito legal mesmo, tem uma vista linda e os cactus são impressionantes! Por causa da altitude é um pouco cansativo subir. É só ir com calma e vai dar tudo certo 🙂 14/10 (dia 5): 2º dia de tour do Salar do Uyuni Para mim, o dia mais lindo! É o dia que visitamos várias lagoas, vemos flamingos, vulcões e muitas vicuñas no caminho… Não vou nem entrar em detalhes porque as palavras são insuficientes! Algumas das vistas maravilhosas do segundo dia. Com vulcão, lagoas, flamingos... Um espetáculo! 15/10 (dia 6): 3º dia de tour do Salar do Uyuni e chegada a San Pedro de Atacama Nesse último dia, para quem vai para San Pedro de Atacama, o tour é bem curto. Começa muito cedo nos geysers e depois nas águas termais (que eu não tive coragem de entrar!). De lá passamos pelo deserto de Dalí - mas só passamos, não paramos em nada - e visitamos a Lagoa Verde e a Lagoa Branca, que ficam lado a lado muito próximo à fronteira com o Chile. Continuarei sobre a chegada em San Pedro num próximo post aqui, nos próximos dias! Algumas coisas que acho importante dizer sobre os 3 dias de tour: - leve uns trocados para pagar a entrada nos banheiros, cada um é 5bs e considere pelo menos uns 2 ou 3 por dia (por precaução). leve também dinheiro para entradas nos parques, a agência informa mas o total costuma ser 180 bs + 15bs caso queira entrar nas águas termais do último dia. NADA disso pode ser pago em cartão ou transferência; - leve papel higiênico pois não tem nas hospedagens; - nas hospedagens que eu fiquei tinha chuveiro quente e não era necessário pagar, mas acredito que se é pago ou não é algo que pode variar. não tem como prever porque você não sabe onde vai ficar até chegar... o preço que avisam é 10bs por banho (então total 20bs, para primeira e segunda hospedagem); - eu fiquei muito preocupada em levar garrafas de água e petiscos para comer no trajeto, mas no pior dos casos sempre vendem água nas hospedagens; - wifi nas hospedagens é pago (20 bs por hospedagem); - a primeira hospedagem é mais estruturada que a segunda. no meu caso a segunda era simples, mas arrumada e limpa. na primeira eu dividi quarto só com uma moça do meu tour e tínhamos banheiro privativo. a segunda também dividi o quarto só com ela mas o banheiro era compartilhado e muito simples. conheci uma brasileira que achou a segunda hospedagem onde ficou muito ruim, com banheiro mofado etc. recomendo carregar o celular na primeira hospedagem porque na segunda a energia elétrica e acesso a tomadas é super limitada - a energia é desligada às 22h. - a segunda hospedagem fica numa altitude bem grande e faz bastante frio, mas tinha cobertores suficientes. eu sou bem friorenta para dormir e dormi bem. se você for uma pessoa muito friorenta ou for no inverno, durma com suas roupas mais quentinhas. se tiver muito medo de passar frio, tente alugar um saco de dormir com a sua agência, mas no meu caso achei desnecessário (eu não aluguei, mas meus companheiros de tour sim). - eu fui na metade de outubro, já é primavera, então as temperaturas não são tão baixas e mesmo assim é bem frio! todos os dias usei segunda pele (calça e blusa), meia térmica, fleece ou moletom e corta vento. dependendo do momento do tour, luvas, gorro e cachecol são indispensáveis! - óculos de sol, boné ou chapéu, creme hidratante, protetor solar, soro (ou rinosoro se você preferir, mas eu levei soro mesmo que é mais barato e é a mesma coisa rs), boné e hidratante labial são INDISPENSÁVEIS! para mim, o melhor hidratante labial é hipogloss kkkkkkkkk vi muita gente falando que voltou com os lábios muito estourados do Uyuni e do Atacama, e eu voltei plena. Fica a dica! Dicas sobre roupas, que eram uma super preocupação para mim (e valem para o atacama também): Eu levei cachecol e me arrependi, levaria esses protetores de frio para pescoço porque ocupam muito menos espaço na mala. Também levei duas blusas térmicas e me arrependi, poderia ter levado só uma para poupar espaço na mala, mas eu transpiro muito pouco, tipo quase nada, então isso vai depender de você. 6 1 2 Citar
Membros rodrigo.viana Postado Novembro 4 Membros Postado Novembro 4 Muito bom ler os relatos da Bolívia, da até vontade de voltar pela 3a vez kkkkk A segunda noite é sempre a mais tensa, minha esposa não conseguiu pregar os olhos e, consequentemente, eu tbm não kkkk A altituda castiga, frio, quarto fechado sem ventilação, 5 kg de cobertores... Mas, apesar dos pesares sempre é uma experiência interessante ainda mais com essa vista da nossa hospedagem. Aguardo a continuação do relato! 1 Citar
Membros mariaclaraggbb Postado Novembro 6 Autor Membros Postado Novembro 6 Eu me apaixonei pela Bolívia demais! E inclusive lembro que tirei dúvidas com você e acho que li relato seu também! Só não consigo ter certeza porque foi numa das contas perdidas kkkkkkk Mais tarde vou postar a continuação!! Citar
Membros rodrigo.viana Postado Novembro 7 Membros Postado Novembro 7 12 horas atrás, mariaclaraggbb disse: Eu me apaixonei pela Bolívia demais! E inclusive lembro que tirei dúvidas com você e acho que li relato seu também! Só não consigo ter certeza porque foi numa das contas perdidas kkkkkkk Mais tarde vou postar a continuação!! Sim, lembro de ter tirado umas dúvidas kkk Mas relato eu não fiz 1 Citar
Membros Silvia Estrela Postado Novembro 7 Membros Postado Novembro 7 Em 28/10/2025 em 23:40, mariaclaraggbb disse: Oi, gente! Tudo bem? Perdi minha senha de uns dois perfis e criei um novo (espero não perder mais!!!) para trazer meu relato! kkkkk Esse é meu relato de viagem de 15 dias na Bolívia e Chile, que fiz sozinha agora em outubro de 2025! Li muuuuitos relatos aqui no Mochileiros mas senti falta de encontrar algumas informações com valores atualizados, então eu espero que meu relato seja útil para alguém ou alguéns! 🙂 Vou tentar ser direta para falar mais de trajetos e valores. Já adianto que fiz uma viagem confortável, não foi nem cara nem super econômica. Então é possível gastar menos do que eu e também é possível gastar muito mais, depende do que você busca. Nessa primeira parte vou falar só da Bolívia e nos próximos dias trago o relato do Chile. Meu trajeto completo foi: La Paz (3 dias) - Uyuni (passeio do Salar de 3 dias) - San Pedro de Atacama (7 dias) - Santiago (4 dias) Conversão que eu peguei: R$ 1,00 = 2,20 bolivianos R$ 1,00 = 176 pesos chilenos Considerem que esses valores mudam bastante, eu vi que o câmbio mudou inclusive durante minha viagem! Eu usei muito mais moeda física mesmo, mas especialmente no Chile era bem tranquilo usar Wise. 10/10 (dia 1): chegada em La Paz Cheguei em La Paz no começo da noite. Saí do aeroporto de minibus, que é uma van que faz os trajetos de linha de ônibus. Pra mim que nasci nos anos 90 em São Paulo, é tipo uma lotação kkkkk mas vai todo mundo sentado. Custa 5bs e tem várias saindo do aeroporto, é bem tranquilo. Todas que saem do aeroporto são da mesma linha e vão para o centro, que era onde eu precisava chegar. Fiquei hospedada na Posada de La Abuela Obdulila, no centro histórico. Peguei a recomendação em algum relato (ou vários?) aqui e também recomendo muito! Paguei 180 bs por noite, para um quarto com banheiro privativo. Eu chorei um pouco no valor pois originalmente eram 200 bs para um quarto de casal, e como eu estava sozinha, pedi um desconto. Esse valor inclui um café da manhã bem servido, com pão, frutas, frios, geleia, iogurte, suco, leite e aveias. Você pode complementar o café da manhã com ovos por 6 bs. Eu fiz minha reserva diretamente com a pousada com 2 meses de antecedência e indico que façam o mesmo, sem deixar para muito em cima pois ela estava sempre lotada. Vou deixar o contato deles: +591 78832848 Saguão da pousada 🙂 Na chegada, troquei um pouco de dinheiro no aeroporto só para ter para o transporte e janta. Vi duas casas de câmbio lá com valores bem diferentes (uma a 1,5 e outra a 2,1) e depois andando pelo centro histórico foi até difícil achar um câmbio melhor que 1,9. Vou falar mais disso depois. Nessa noite jantei em um restaurante oriental que encontrei próximo à pousada, ali no centro histórico mesmo. Paguei 42 bs num ramen e suco. PS: eu não tenho problema com altitude, então passei bem. só é mesmo cansativo subir ladeiras - que tem muitas! kkk. mas para quem tem problema (ou medo de ter, se for a primeira vez), é legal prever uns dois dias para se aclimatar porque La Paz é muito alta. 11/10 (dia 2): La Paz Consegui fazer o câmbio a 2,20 negociando, pois no aeroporto estava melhor que em vários cambistas do centro. Percebi que os melhores lugares para fazer câmbio são perto da Igreja San Francisco, se atravessar a avenida sentido onde ficam os museus também tem alguns cambistas e lá eles fazem um valor melhor do que no miolo do centro (únicos que vi fazendo a 2,20 direto). Muitos cambistas não aceitam nota rasgada, rasurada etc. Então cuidado com isso 🙂 Visita ao Museu de Etnografia e Folclore. Entrada: 30 bs. Recomendo muito para quem se interessa em conhecer a cultura dos lugares que visita! Ida à rodoviária para comprar passagem para o dia seguinte, para Uyuni. Comprei pela Panasur e paguei 100 bs. Não achei que havia a abertura para negociação que vi muita gente comentando. Também achei o preço bem barato… Dá cerca de 50 reais para uma viagem de quase 10h, num ônibus leito! Mas meu ônibus não tinha cinto de segurança, rs. Conversei com uns argentinos que viajaram pela Titicaca, que é quase o dobro do preço e muita gente recomenda, mas o deles também não tinha cinto, então sei lá! Aproveitei o resto da manhã para comprar lembrancinhas pois sabia que no Chile seria muito mais caro. As blusas de lã e outros souvenirs são muito baratos em La Paz! Caso você ame artesanatos e blusas como eu, vá com espaço na mala kkkk Almocei no centro mesmo, no Sabor Urbano. Comida típica maravilhosa, muito bem servida, e muito econômica! Se eu não me engano paguei por volta de 23bs no menú completo (entrada, prato principal e sobremesa). Mas eles só servem almoço, por isso não jantei lá também rs. Walking Tour pelo centro histórico - 40 bs (preço sugerido). Recomendo muito também. Não foi o melhor walking tour que já fiz, mas foi ótimo para ver algumas coisas e aprender um pouco sobre a cidade que eu jamais veria ou saberia sozinha Reservei pelo Guru Walk: https://www.guruwalk.com/es/walks/48348-un-viaje-en-el-tiempo-free-tour-por-la-paz-historica Depois do walking tour, passeei de teleférico. Andei por praticamente todas as linhas de teleférico, para dar a volta na cidade. Recomendo muito fazer isso e não é necessário guia! A cada vez que você troca de linha, precisa comprar novo bilhete e cada bilhete custa 2 ou 3 bs. Acho que gastei uns 15 bs nesse passeio, mas não tenho certeza. Fiquei com medo de fazer à tarde e não ser tão legal, mas foi perfeito, pois peguei dia, pôr-do-sol e noite! Passeio de teleférico no final da tarde Passeio de teleférico já à noite! Jantei em um restaurante maravilhoso no centro, chamado Olivia. Recomendo demais! Provei um risoto com carne de lhama, banana da terra e ovo frito. O prato principal, com uma sobremesa toda chique e suco, saiu uns 100 bs… 12/10 (dia 3): La Paz - Sítio Arqueológico Tiwanaku Tiwanaku não é um destino muito conhecido pelas pessoas que vão para La Paz, mas eu amei ter ido e recomendo para quem se interessa por história! É possível fazer o passeio com agência e nesse caso não tenho ideia de valores. Eu resolvi ir por conta e contratar guia na entrada do sítio, o que eu realmente acho a melhor coisa, pois lá dentro não tem nenhuma informação - só nos museus. Na pousada me recomendaram ir até o cemitério e lá pegar um ônibus que supostamente passa sempre para Tiwanaku. Mas cheguei lá (fui do centro até o cemitério de minibus) e não tinha o tal ônibus, ninguém sabia dizer exatamente se por ser final de semana ou se são ônibus meio inconstantes… Enfim, entendi que a melhor maneira para ir para Tiwanaku é pegar o teleférico até El Alto (outro município, onde fica o aeroporto), de lá ir andando até a rodoviária que fica ao lado e na rodoviária pegar o ônibus que deixa na frente do sítio arqueológico. Como eu fui de domingo, não tinha ônibus e eu peguei um minibus que passava a algumas quadras da rodoviária. Custou 10 bs e a viagem é de 1h30. Acho que a entrada era 100 bs. Assim que cheguei, duas turistas francesas também estavam chegando e logo um guia nos ofereceu o tour guiado por 200 bs para o grupo. Como acrescentamos uma parada no tour, ficou 300 bs ao todo - 100 bs para cada uma. Para voltar fomos até o centrinho (bem perto andando), pegamos o minibus de 10 bs que deixa no teleférico de El Alto. De volta a La Paz, almojantei um chilli com carne em um bar/restaurante, foi bem barato - acho que algo por volta de 30 ou 40bs no máximo. Esperei na pousada até a hora de ir para a rodoviária e peguei um taxi por 25bs. O ônibus era um leito bem confortável, apesar de não ter cinto rs. E tinha uma mantinha, que foi bem útil porque às vezes sentia que a calefação era desligada rs mas não teve perrengue não! Foi tranquilo. Esperando o busão na rodoviária 13/10 (dia 4): Chegada em Uyuni e 1º dia de tour do Salar do Uyuni Cheguei em Uyuni por volta das 6h da manhã e fui tomar café da manhã onde vão todos os turistas, na Noni (ou Nonis?). Não anotei o valor exato mas é tudo bem barato… Dá pra tomar um bom café da manhã com uns 20 reais ou menos. Conversei com uns dois guias, fui em duas agências e não quis ficar rodando muito com meu mochilão que já estava bem grande. Eu já tinha conversado no whatsapp com um guia que indicaram aqui, então fui na agência dele, próximo à rodoviária e fechei por 1100 bs o passeio do Uyuni de 3 dias, chegando em San Pedro de Atacama. Lembrando que esse valor inclui hospedagem, todas as refeições do dia e o transfer para San Pedro. IMPORTANTE: Recomendo se certificar que o valor do passeio já inclui a passagem para San Pedro Esse é o valor médio mesmo dos passeios, entendi que a galera paga entre 1000 e 1300 bs, talvez mais às vezes. Depois de fechar o passeio, fui no mercado da cidade comprar frutas, água e bolachas para petiscar durante os 3 dias. Pessoalmente eu estava muito preocupada em ir com uma agência legal, um motorista que soubesse um pouco para explicar, mas vi que isso é realmente muito aleatório. Pelo o que entendi, nem adianta muito ir na agência x ou y, porque eles acabam te jogando para outras agências que estão com vaga no tour. Eu mesma fechei o passeio na agência Ollantaypuna, mas viajei com a Expediciones Perla de Bolivia e não era exatamente o mesmo passeio que estava no PDF que o guia tinha me mostrado uns meses antes kkkkk Mas meu tour foi ótimo, melhor que o do pdf, e o motorista era super gente boa. Dava pra ver que ele não tinha conhecimentos técnicos como os guias do Atacama, por exemplo, mas tudo o que ele sabia, ele contava, e ele que sugeria aquelas fotos que todo mundo gosta de tirar no salar. Os passeios do Salar do Uyuni são bem padronizados, então acredito que não preciso entrar em muitos detalhes aqui a não ser que é tudo MARAVILHOSO! Fiquei realmente muito impressionada, porque meu objetivo 1 era o Atacama e acabei incluindo o Salar de Uyuni no roteiro. E que bom, porque é incrível!!!! No primeiro dia vamos no cemitério de trens que, pra mim, é a parte menos interessante. Almoçamos em Colchani, onde tem uma feirinha de artesanato que tem os mesmos ou melhores preços que La Paz. Visitamos o hotel de sal, que para mim também não é a melhor parte. De lá fomos para o Salar onde fizemos várias fotos e vídeos bem divertidos. Eu nem sou a pessoa que gosta de ser fotografada e que pira nessas fotos, mas foi engraçado e foi um jeito de descontrair com o resto do grupo! Fomos na Isla Incahuasi, que tem cactus gigantes. Tem que pagar para entrar (30bs) e é muito legal mesmo, tem uma vista linda e os cactus são impressionantes! Por causa da altitude é um pouco cansativo subir. É só ir com calma e vai dar tudo certo 🙂 14/10 (dia 5): 2º dia de tour do Salar do Uyuni Para mim, o dia mais lindo! É o dia que visitamos várias lagoas, vemos flamingos, vulcões e muitas vicuñas no caminho… Não vou nem entrar em detalhes porque as palavras são insuficientes! Algumas das vistas maravilhosas do segundo dia. Com vulcão, lagoas, flamingos... Um espetáculo! 15/10 (dia 6): 3º dia de tour do Salar do Uyuni e chegada a San Pedro de Atacama Nesse último dia, para quem vai para San Pedro de Atacama, o tour é bem curto. Começa muito cedo nos geysers e depois nas águas termais (que eu não tive coragem de entrar!). De lá passamos pelo deserto de Dalí - mas só passamos, não paramos em nada - e visitamos a Lagoa Verde e a Lagoa Branca, que ficam lado a lado muito próximo à fronteira com o Chile. Continuarei sobre a chegada em San Pedro num próximo post aqui, nos próximos dias! Algumas coisas que acho importante dizer sobre os 3 dias de tour: - leve uns trocados para pagar a entrada nos banheiros, cada um é 5bs e considere pelo menos uns 2 ou 3 por dia (por precaução). leve também dinheiro para entradas nos parques, a agência informa mas o total costuma ser 180 bs + 15bs caso queira entrar nas águas termais do último dia. NADA disso pode ser pago em cartão ou transferência; - leve papel higiênico pois não tem nas hospedagens; - nas hospedagens que eu fiquei tinha chuveiro quente e não era necessário pagar, mas acredito que se é pago ou não é algo que pode variar. não tem como prever porque você não sabe onde vai ficar até chegar... o preço que avisam é 10bs por banho (então total 20bs, para primeira e segunda hospedagem); - eu fiquei muito preocupada em levar garrafas de água e petiscos para comer no trajeto, mas no pior dos casos sempre vendem água nas hospedagens; - wifi nas hospedagens é pago (20 bs por hospedagem); - a primeira hospedagem é mais estruturada que a segunda. no meu caso a segunda era simples, mas arrumada e limpa. na primeira eu dividi quarto só com uma moça do meu tour e tínhamos banheiro privativo. a segunda também dividi o quarto só com ela mas o banheiro era compartilhado e muito simples. conheci uma brasileira que achou a segunda hospedagem onde ficou muito ruim, com banheiro mofado etc. recomendo carregar o celular na primeira hospedagem porque na segunda a energia elétrica e acesso a tomadas é super limitada - a energia é desligada às 22h. - a segunda hospedagem fica numa altitude bem grande e faz bastante frio, mas tinha cobertores suficientes. eu sou bem friorenta para dormir e dormi bem. se você for uma pessoa muito friorenta ou for no inverno, durma com suas roupas mais quentinhas. se tiver muito medo de passar frio, tente alugar um saco de dormir com a sua agência, mas no meu caso achei desnecessário (eu não aluguei, mas meus companheiros de tour sim). - eu fui na metade de outubro, já é primavera, então as temperaturas não são tão baixas e mesmo assim é bem frio! todos os dias usei segunda pele (calça e blusa), meia térmica, fleece ou moletom e corta vento. dependendo do momento do tour, luvas, gorro e cachecol são indispensáveis! - óculos de sol, boné ou chapéu, creme hidratante, protetor solar, soro (ou rinosoro se você preferir, mas eu levei soro mesmo que é mais barato e é a mesma coisa rs), boné e hidratante labial são INDISPENSÁVEIS! para mim, o melhor hidratante labial é hipogloss kkkkkkkkk vi muita gente falando que voltou com os lábios muito estourados do Uyuni e do Atacama, e eu voltei plena. Fica a dica! Dicas sobre roupas, que eram uma super preocupação para mim (e valem para o atacama também): Eu levei cachecol e me arrependi, levaria esses protetores de frio para pescoço porque ocupam muito menos espaço na mala. Também levei duas blusas térmicas e me arrependi, poderia ter levado só uma para poupar espaço na mala, mas eu transpiro muito pouco, tipo quase nada, então isso vai depender de você. Citar
Membros Silvia Estrela Postado Novembro 7 Membros Postado Novembro 7 Muito bom seu relato, parabens!! 1 Citar
Membros Este é um post popular. mariaclaraggbb Postado Novembro 11 Autor Membros Este é um post popular. Postado Novembro 11 (editado) Continuando finalmente… Aqui vou focar nos meus dias em San Pedro do Atacama. 🙂 Assim como sobre o Uyuni, não vou entrar nos detalhes do que fazemos em cada passeio, e sim nas questões práticas de tempos, valores e outras dicas. Ah! Uma coisa que esqueci de comentar é que a câmera do meu celular está quebrada, então as fotos estão toscas (às vezes em 0.6x, às vezes eu tentava tirar foto da paisagem com a câmera frontal e dava só meio certo hahaha). Eu ia esperar editar as fotos da minha câmera que levei, mas preferi parar de adiar o envio do relato só por isso hahaha. O lado bom é que tudo que vocês forem ver lá vai ser muito mais bonito do que eu tentei mostrar aqui! Algumas informações iniciais importantes: Recapitulando, eu fiz câmbio para pesos chilenos (CLP) a 176. R$ 1 = 176 CLP Eu fiz o câmbio no Brasil, troquei com uma amiga chilena algumas semanas antes de viajar porque fiquei com medo do câmbio em San Pedro ser muito ruim. Aconteceu que o câmbio mudou com as semanas e quando eu cheguei lá foi mais ou menos esse mesmo valor que eu vi nas casas de câmbio. Em Santiago eu vi a 180, não achei uma diferença tão grande quanto imaginei. De toda forma, tem muitos lugares que aceitam Wise - não achei sinceramente muita diferença, mas foi a primeira vez que usei - e, para a minha surpresa, há algumas agências que aceitam pix! Até em La Paz na Bolívia na rua da minha pousada tinha uma lojinha de souvenirs que aceitava pix kkkkkk. Já adianto que conhecer o Atacama era um grande sonho, fazia muito tempo que eu não viajava tanto tempo e mais tempo ainda que não fazia uma viagem internacional. Então eu me permiti bastante! Ou seja, se quiser, dá pra fazer uma viagem mais barata, mas tudo depende do que você quer e do quanto está podendo gastar. Vou falar mais disso durante o relato. 🙂 Só tive um porém: eu não estava na melhor forma, tinha ficado doente no Brasil e na última noite no Uyuni voltei a me sentir mal. Importante dizer que não acredito que tenha sido nada relacionado à comida ou à altitude, porque muita gente tem esse receio! Todos estávamos comendo as mesmas coisas e só eu fiquei ruim, e também eu já estava em altitude há quase uma semana. Acho que foi apenas azar mesmo rs. Isso é importante porque eu praticamente NÃO comi fora em San Pedro! Por isso não tenho muita referência de valores, só posso dizer que é muito caro MESMO, e passar a dica que acho que muita gente já deve ter visto: a Picada Del Indio é o restaurante mais barato - pelo menos dos conhecidos entre turistas. Um menú del día com entrada, prato principal e sobremesa é 8.000 CLP (cerca de R$45). Conheci algumas pessoas que, procurando bem, encontraram lugares para comer a 6.500 CLP, é mais onde o pessoal que mora mesmo em San Pedro vai. Nesses lugares acho que era só o prato principal, mas não posso dar certeza. Já falei no trecho anterior mas não custa lembrar: filtro solar, creme hidratante, protetor labial (hipogloss rainha o resto nadinha), soro, óculos de sol e boné/chapéu são itens indispensáveis. Eu acho que chapéu é mais eficiente que boné porque o sol pega bem na nuca viu rs (eu fui de boné e desejei um chapéu em vários momentos). Além de, claro, bota/tênis de trilha, corta-vento, luva, gorro, cachecol/protetor de pescoço, abrigos e roupas térmicas. Eu levei colírio também, mas não senti a necessidade de usar em nenhum dia, nem abri (nem na Bolívia nem no Chile). Eu levei camisetas dryfit que foram uma boa! Eu estava tão preocupada com o frio que eu nem pensei em levar short para um DESERTO. Leve short! Especialmente se for viajar nesse período de primavera (ou de verão, claro!!!). Achei que não usaria short, mas no hostel teria sido ótimo. Acabei usando muito uma legging curta que eu levei. Nos passeios para mim a legging servia bem também, ou então a calça de trekking, dependia do horário do passeio (se era um horário de sol quente, ou se era de manhã, mais friozinho…). Também achei que pelo frio e horários do passeio eu não iria lavar tanto o cabelo, porque tenho o cabelo beeeeem comprido. Me enganei, lavei tranquilamente em horários com sol e depois de vários passeios voltei com o cabelo cheirando a enxofre (isso a Globo não mostra!!! kkkkkkk), então lavar o cabelinho foi quase todo dia sim! Outra dica também é: em San Pedro, comprar os garrafões de água (vende no mercado, normal) e ir enchendo uma garrafa de 2L para levar nos passeios. É uma opção mais econômica do que sempre comprar garrafas menores (de 2L ou menos). É muito importante levar PELO MENOS 1,5L de água para cada passeio. Hidrate-se, é um deserto!!!!!!! - 15/10 (dia 6): travessia da fronteira, chegada a San Pedro de Atacama, Chile! Quando chegamos na fronteira da Bolívia com o Chile, a agência boliviana nos auxiliou e nos deixou com o motorista que faz o transfer. Eu achei que seria algo rápido, mas é bem demorado. Ficamos umas 3h para atravessar e o motorista falou que no período de chuva, quando vai mais turista, demora ainda mais! Achei tudo bem tranquilo, só é demorado mesmo. O motorista ofereceu serviço de táxi para quem quisesse ser deixado no hostel. Meio doente e bem carregada, eu aceitei o serviço e ele fazia por grupos de pessoas que iam ficar na mesma hospedagem. Como tinha um rapaz no transfer que ia pro mesmo hostel que eu, nós dividimos. Ele cobrou 70bs (+/- R$35) por grupo, então ficou uns R$18 para cada um. Não sei se os motoristas sempre oferecem isso, mas de toda forma é um valor que dá pra economizar tranquilamente se você estiver perto do centro e sem problemas para caminhar Eu fiquei no Hostel Casa Voyage, que recomendo de olhos fechados: https://casavoyagehostel.com/ Eu reservei dois meses antes e recomendo fazer reserva, porque o tempo todo que estive lá estava sempre lotado. Para reservar é necessário pagar 50% na reserva (para mim só deu certo no cartão de crédito do Banco do Brasil, na Nubank não dava certo e eles não aceitam Wise ou transferência) e 50% na chegada em espécie - tem desconto em dólar, mas não sei quanto. Fiquei 6 noites em quarto feminino compartilhado (8 camas) e foi $108.400 CLP. Ou seja, $18.000 CLP por noite (+/- R$100). Dá pra notar a diferença de valores para La Paz, né?! Para San Pedro foi um valor bem razoável (há opções mais baratas e outras muito mais caras) e, na minha opinião, muito bom para o que o hostel oferecia. É um hostel lindo e muito confortável, limpo, organizado. A cozinha é muito limpa, bem equipada, organizada, tem um espaço grande para comer, socializar… Tem redes, mesinhas externas e até piscina! Os banheiros estão sempre limpos e são suficientes para a quantidade de hóspedes - nunca precisei ficar esperando alguém liberar, fosse chuveiro ou privada. A única desvantagem é que os banheiros ficam do lado de fora do quarto, o que de madrugada no frio mais extremo deve ser chato, rs. Mas para as temperaturas que peguei, foi tranquilo. Deixo aqui o contato do hostel, porque reservar direto costuma ser mais barato e tranquilo do que através de plataformas: +56 9 5763 6043 Nesse dia eu simplesmente descansei, já que não estava muito bem. Fui apenas ao mercado para comprar algumas coisas para comer no hostel mais tarde e não procurei passeios, deixei para o dia seguinte. Para quem chega bem disposto, é legal já procurar os passeios no mesmo dia. Assim pode dar uma adiantada e aproveitar o dia seguinte desde cedo. “El que viaja solo nunca está solo”... Staff maravilhosa do hostel! 😁 16/10 (dia 7): San Pedro de Atacama - em busca de agência e Laguna Cejar Nesse dia fui finalmente procurar alguma agência pelo centro. Realmente tem MUITAS, os preços podem variar bastante e pode ser um pouco cansativo procurar. Eu recomendo pesquisar bastante antes o que gostaria de fazer, mas deixar para agendar os passeios lá mesmo em San Pedro porque sai bem mais barato. Só aconselho reservar com antecedência se você tiver pouquíssimos dias + quiser uma boa agência + tiver passeios bem específicos que queira fazer. Se não for tudo isso junto, vale a pena deixar para agendar lá e ainda ter um atendimento que, pessoalmente, eu acho mais atencioso do que à distância. Eu tinha dado uma boa pesquisada e tinha uma noção do que queria muito fazer, mas ainda não sabia o que toparia abrir mão. Conversando lá com os atendentes, isso acaba ficando mais fácil de escolher. Mas claro, para você fechar todos os passeios com uma agência, como foi meu caso, você também depende deles terem grupos - e vagas - nos dias que você vai estar lá. De toda forma, é comum as agências mais simples (que não são “operadoras”) te jogam para outras agências, então você sempre consegue dar um jeito de fazer todos os passeios que quiser. Só talvez não seja com uma agência específica Eu tinha 5 dias inteiros para fazer passeios e eles são bem suficientes para fazer os clássicos do Atacama. Só teve um passeio que queria muito e não consegui fazer, mas explico mais para frente o que aconteceu. Eu entrei em uma agência aleatória, a moça que me atendeu foi bem simpática e ela me sugeriu um roteiro para os dias de viagem. Não foi nenhum grande atendimento, mas não posso negar a simpatia. Resolvi ir até a agência que uma brasileira que conheci no hostel me indicou: Horizonte Atacama. Fui tratada super bem, achei os preços bem legais - mais elevados que em outros lugares, mas ainda achei justos e o serviço parecia bem superior que na maioria das agências. Foi o dono dessa agência que me explicou que eles são uma das poucas agências “operadoras” de San Pedro, ou seja, eles não te jogam para outras agências fazerem os passeios (pelo menos não de maneira geral…), mas cuidam de todo o seu passeio. Outro atrativo é que justamente é uma agência que aceita pagamento em pix - o câmbio fizeram a 160. Ainda que fosse um câmbio menor do que o praticado nas casas de câmbio, eu achei uma boa opção porque estava com medo de ficar sem dinheiro em Santiago. Eu recomendo totalmente a Horizonte Atacama, é uma agência de brasileiros mas não é voltada PARA brasileiros. Se fosse uma agência voltada para brasileiros eu provavelmente acharia menos legal, porque gosto de conhecer as pessoas locais e também de outros lugares, amo falar espanhol, etc. De fato, meus grupos eram majoritariamente de brasileiros, mas tinha também chilenos e norte-americanos. Achei os preços muito justos para o serviço oferecido, absolutamente TODOS os guias eram muito bons, muito competentes e conheciam muito bem as informações que repassaram para a gente. Este é o site deles: https://www.horizonteatacama.com/pt Como disse, recomendo ir até lá fechar em San Pedro mesmo. Há agências em que os passeios são mais baratos - acho que nem tão mais baratos -, mas a experiência com certeza será menos qualificada. Aí, como disse várias vezes, depende da sua disponibilidade financeira e das prioridades na viagem também. Vou deixar aqui os valores totais em reais que paguei em todos os passeios (os valores já incluem as entradas). Considerem que há um desconto progressivo conforme mais passeios se faz: Laguna Cejar - R$350 Valle de la Luna - R$286 Piedras Rojas - R$554 Geysers del Tatio - R$375 Valle del Arcoiris - R$281 Total: R$1846, com o desconto os CINCO passeios ficaram a R$1300 (contando entradas). No final das contas, por um errinho da agência sobre o horário, eu acabei não fazendo o Valle del Arcoiris, então fiz 4 passeios por R$1050 (entradas inclusas) e eles foram muito gentis e tranquilos na devolução do dinheiro. Os passeios oferecem café da manhã e/ou almoço e/ou lanche da tarde, a depender do horário. Na Horizonte posso garantir que todas as refeições são MARAVILHOSAS. Apesar de quase todos os dias não conseguir comer quase nada, eu salivava com as mesas e tudo que eu comi estava sempre muito gostoso mesmo rs. Eu estava em muita dúvida se fazia os geysers ou não, porque já tinha visto do lado boliviano e, sinceramente, não tinha achado tão legal. Mas todo mundo com quem conversei me recomendou demais, disseram que era um dos melhores passeios e que no Chile era muito mais impressionante que os da Bolívia. Spoiler: eles tinham razão 😉 Por conta da agenda disponível da Horizonte, meu primeiro passeio, naquele mesmo dia à tarde, foi até a Laguna Cejar. Nesse passeio vemos paisagens incríveis e entramos em uma lagoa com muito sal, toda a brisa de entrar na água e boiar, rs. De todos os passeios, se eu tivesse que abrir mão de um, seria esse. É lindo, mas os outros achei ainda mais deslumbrantes. Importante levar roupa de banho - claro! - e também a toalha e a troca de roupa. Tentando mostrar um pouquinho da lagoa e da paisagem com a câmera frontal kkkkk 17/10 (dia 8): San Pedro de Atacama - Valle de la Luna Nesse dia tive a manhã livre e aproveitei para lavar roupas no hostel com tranquilidade. Eu costumo ocupar todo meu tempo em viagens com atividades turísticas, e ter uma manhã tranquila para botar ordem na mala (rs) foi muito bom também! À tarde fomos para o Valle de la Luna, um passeio que muita gente considera meio básico, todo mundo diz que é a porta de entrada do deserto. Para mim foi o passeio mais emocionante de todos. Isso é sempre muito pessoal, mas se eu puder dar um conselho é: não deixe de fazer! Honestamente foi o único tour em que eu realmente me senti em um DESERTO e foram essas paisagens que eu vi no documentário A Nostalgia da Luz, que foi o que plantou em mim a semente desse sonho de conhecer o Atacama. Quem não conhece o filme, por favor, procure assistir! Para mim foi mesmo muito impressionante. O incrível do Atacama é que a cada dia você vai para lugares completamente diferentes uns dos outros, é muito extraordinário estar em tantas paisagens diferentes sendo que tudo faz parte de um mesmo deserto. Mas em quase todas elas você não se sente no deserto. No Valle de la Luna é totalmente desértico mesmo, não tem nenhum tipo de vida, nem bactéria, nada. As formações e os mirantes são tão incríveis que parece que você está em outro planeta. Para não me perder nas minhas impressões e voltar a focar no mais prático para ajudar viajeiros, vou parar por aqui a minha declaração de amor ao Valle de la Luna, hahaha. O que acho bem importante dizer - e que eu não sabia até uns turistas comentarem despretensiosamente comigo! - é que o Valle de la Luna tem um bom tantinho de caminhada. Não é nada de outro mundo, mas para alguém com mobilidade reduzida, por exemplo, eu não indicaria. O tempo todo na viagem pensei muito nos meus pais e no quanto gostaria que eles estivessem comigo conhecendo tudo aquilo. Vi muitos idosos no Atacama, e meus pais têm mais de 60 anos também! Mas minha mãe tem bastante dor na bacia, então ela não conseguiria fazer o Valle de la Luna. Já meu pai, faria tirando onda. Vai mesmo da condição de cada um. Algumas pessoas vão de bicicleta para lá - mais uma forma de economizar! Não sei dizer o valor de aluguel de bike, mas é muito mais barato do que fazer um passeio com agência, claro. Eu gosto de ir com guia para lugares assim para aprender o máximo possível, mas esse é meu estilo de viagem - e que nesse caso eu também não precisava fazer economia em tudo. Uma foto muito estourada que não passa nem um pouco a magnificência do Valle de la Luna, vocês vão precisar ir para entender! 🤭 18/10 (dia 9): San Pedro de Atacama - Laguna Lejía e Tour Astronômico Esse foi o único dia que fiz um passeio com outra agência, a Atacama Connection. Como tenho uma colega que é guia lá, ela me encaixou em um grupo com um belo desconto. O serviço do pessoal também é muito bom! Mas os preços são bem mais salgados que a Horizonte. Fiz esse passeio porque dei a sorte de ter um grupo e uma vaga, é um passeio que sai poucas vezes e o roteiro foi criado pela própria Atacama Connection - não faz parte dos passeios clássicos do Atacama. Entendi que quem sobe o vulcão Lascar passa por alguns lugares que nós passamos, mas de resto os turistas não costumam conhecer esses lados. Nele vamos até a Laguna Lejía e vemos essa paisagem que é, assim, absurda… Se essa é minha foto mal enquadrada com a lente de selfie, imaginem como é lá mesmo… De lá seguimos para um salar de águas termais, onde não se pode entrar, apenas observar. Eu preferi não me aproximar muito da lagoa porque a orientação do parque é na verdade nem pisar nessa vegetação que vemos na foto… O pessoal acaba indo, mas preferi respeitar a morada da fauna e da flora do que ter as melhores fotos da lagoa 🙂 E terminamos o passeio em cima de um vulcão inativo - subimos de van mesmo, sem perrengue e sem esforço rs. Vista para a cratera do vulcão inativo E a vista de costas para a cratera - Tour Astronômico O tour astronômico era uma das coisas que eu mais queria fazer no Atacama. Sou totalmente leiga, mas fascinada pelos astros e escolhi especificamente este período para ir para lá justamente por ser favorável para ver o céu noturno. Ou seja, escolhi outubro por ser uma época de seca em que dificilmente o céu fica encoberto. Além disso, escolhi exatamente a semana da lua nova para estar em San Pedro, o que também permite ter a melhor visão possível do céu. Na verdade, como eu precisei dar uma ajustada nas minhas datas por causa de uma prova, eu peguei os últimos dias da lua minguante, que já é quase lua nova. 😄 Antes de ir para lá, nas minhas pesquisas, vi várias pessoas decepcionadas com os tours que escolheram e eu queria ter certeza de ir em um bom de verdade. O hostel que eu estava agenciava tours astronômicos, mas como o dono me viu com essa preocupação de que realmente queria fazer um ótimo passeio, ele me sugeriu fazer com a Space. Quem faz o tour é um francês, o Alain, que tem telescópios enormes no próprio jardim e ele se dedica apenas à astronomia - diferente de várias agências que fazem todos os tours turísticos, inclusive o astronômico. O tour dele é um pouco mais caro do que os comuns - custa $40.000CLP, enquanto outros custam $30.000CLP ou até $25.000CLP - e ele é muito menos turístico. Ele oferece tours em francês, espanhol e inglês, poucas vezes na semana e é recomendável reservar com antecedência. Eu dei sorte de conseguir uma vaga de um dia para o outro. O tour dele é com poucas pessoas - até 15 -, o que torna a experiência muito legal, mais próxima e também a gente não precisa fazer filas enormes para observar os telescópios - no meu hostel algumas moças fizeram tours astronômicos que tinha umas 50 pessoas… Aí fica muita fila! O Alain é um grande conhecedor dos astros, um apaixonado pelo céu, e bem divertido. Ele passa o conhecimento dele de um jeito técnico e ao mesmo tempo leve, engraçado, mostra muitas constelações, explica muito sobre os astros e as mitologias que nomeiam as constelações. O passeio vai de 22h à 1h, e termina com um chocolate quente na sala da casa dele. Sinceramente, eu achei uma experiência INCRÍVEL, e eu recomendo pra quem tem esse espírito cdf que eu tenho, rs. O contato para informações e reservas é: info@spaceobs.com Pra quem quer uma coisa mais leve e menos aprofundada, é melhor fazer os turísticos mais clássicos mesmo! A guia do Atacama Connection também indicou a Space mas me sugeriu também conhecer algum tour astronômico mais turístico. Segui o conselho dela e fiz outro tour na minha última noite. Sim, eu sou a louca do céu 😆. Fiz com a Hoyri (que foi sugestão da mesma brasileira que indicou a Horizonte) e custava $30.000CLP. Vou deixar para fazer o relato desse segundo tour na noite correspondente, mas já adianto que são pegadas bem diferentes. Na Space eles só oferecem uma foto e é com um dos telescópios 🫣 19/10 (dia 10): San Pedro de Atacama - Piedras Rojas Piedras Rojas é um dos passeios que faz mais sucesso entre os turistas. Como conversei com um pessoal no hostel, como tudo vai muito de gosto, para mim não foi o melhor não! As paisagens são muito lindas, mas talvez eu estivesse mal acostumada com as lagoas do Uyuni, rs. Vi muita gente falando que quando você vai primeiro para o Uyuni e depois para o Atacama, o Atacama perde a graça. Eu discordo com-ple-ta-men-te! O Atacama continua MUITO incrível, achei os dois mais diferentes do que imaginava depois de tantos comentários assim. Só acho que neste passeio específico eu não fiquei tão impressionada. Realmente na Bolívia vimos lagoas que achei mais bonitas, e muito mais flamingos e vicuñas do que do lado do Chile, e parte da atração de Piedras Rojas são os flamingos. De toda forma, considero um dos passeios imperdíveis. 🙂 É nesse passeio que fazem a parada na clássica placa do Trópico de Capricórnio Uma das primeiras lagoas do dia 😍 Essa é a lagoa onde o pessoal tira aquela foto clássica na ponta de uma pedra em cima da lagoa. Mas eu sou de São Paulo e me recusei a pegar fila durante as férias! A fila é enorme pra tirar foto. Preferi curtir a paisagem. O guia ficou chocado que eu nunca pedia pra tirar foto minha: “Certeza que você é brasileira?!”. Então ele resolveu tirar essa minha, para mostrar pros meus pais que eu realmente estava viajando hahahahah 20/10 (dia 11): San Pedro de Atacama - Geysers del Tatio O dia mais frio de todos 🥶 Antes de viajar eu estava MUITO preocupada com as roupas de frio e esse foi o único dia que realmente precisei de todas elas. Nos Geysers faz frio de verdade! Eu peguei -8ºC, e não tenho ideia da sensação térmica. Mas 8 graus negativos já é muito frio! Usei todos os recursos que eu tinha: uma calça térmica, uma legging de pelinhos (uma boa de verdade, não da Shein 🤣), minha calça de trekking, uma blusa térmica, fleece, outro casaco fofinho e o corta vento. Além de luva, touca, cachecol e meia térmica também! Com tudo isso, deu pra passar muito bem pelo frio, mas se eu disser que não senti frio nenhum, eu estaria mentindo! O lado bom é que esse frio dura pouco, uns 40min, “só” o tempo do sol começar a sair. 🙂 Para quem talvez esteja assustado como eu estava com como se abrigar, a dica de ouro eu acho que é mesmo a técnica das 3 camadas: roupa térmica + fleece + corta vento. Se você tiver um corta vento que seja também um casaco desses bem grossos, ou esses tipo bombojaco, vai dar super certo. E, claro, manter as extremidades bem quentinhas! Esse foi um dos momentos também que eu preferia ter aqueles protetores de pescoço/rosto do que um cachecol. Menos volume e talvez até fosse mais abrigado. De toda forma, se comigo deu tudo certo, com você vai dar também rs! Se eu posso dar uma dica preciosa além da vestimenta, realmente é: FAÇA ESSE PASSEIO. Eu fiquei muito deslumbrada, impressionada e não esperava tanto… É mesmo incomparável com os geysers da Bolívia, é outra coisa. É uma coisa assim… de se apaixonar (mais uma vez) pela natureza mesmo. Só vai! (Se abriga, e vai!) Apaixonada pelos geysers 💖 – TOUR ASTRONÔMICO 2.0 🤪 Nessa noite eu fiz o meu segundo passeio astronômico. Fazer dois passeios astronômicos é muito incomum 😅. Eu avisei que me permiti bastante…😂 Também consegui me permitir assim porque praticamente não gastei de alimentação, só fiz uma refeição fora (na Picada Del Indio) ao longo de todos os dias, e passei a semana inteira, literalmente, comendo pão com ovo e maçã (fora dos passeios), o que me rendeu gastar ao todo menos de R$150 reais em alimentação em 7 dias… Dias de luta, dias de glória, né? O tour astronômico com a Hoyri, como falei, tem uma pegada muito diferente da Space. É muito mais turístico. Senti que o foco principal - e acho que em grande parte por demanda dos turistas - eram mesmo as fotos. Há uma explicação breve inicial sobre as constelações, e o que me chamou a atenção nela especificamente é que são mencionadas algumas constelações andinas. Isso eu achei bem especial! Depois o grupo - que também não é muito grande, umas 15 pessoas ou 20 no máximo - é dispersado. Alguns são fotografados, enquanto outros aprendem a tirar foto do céu com o próprio celular, e outros vão observando os astros nos telescópios. Vai rolando um rodízio enquanto a Margarita, que conduz o grupo, posiciona e reposiciona os telescópios. Eu acho que para qualquer pessoa é muito incrível ver Saturno pelo telescópio por exemplo, então pra mim a melhor parte era essa! No final nos reunimos ao redor de uma fogueira para o lanche. Senti que o grupo estava mais focado nesses momentos do que na observação mesmo, por isso disse que é bem mais turístico - bem mais curto que o passeio com a Space também - e a escolha entre o tipo de tour vai mesmo da sua preferência e pegada. As fotos com a Hoyri são muito mais cuidadosas e bonitas do que a (única) foto que fazemos com a Space. Se o seu foco é ter bons registros do (e com) o céu do Atacama, recomendo a Hoyri! Se o seu foco é mais aprender sobre os astros e observar com calma e de um jeito mais nerd, vai de Space! Contato da Hoyri: +56 9 9465 3989 Diferente da Space, a Hoyri oferece 3 fotos e são uma pegada bem mais turística. Deixei as duas fotos para poderem comparar a vibe de cada uma (eu em compensação fico na mesma vibe de pé & séria 🫠) 21/10 (dia 12): San Pedro de Atacama e ida para Santiago Nesse dia eu faria o passeio do Valle del Arcoiris, que eu queria muito fazer porque é o único em que vemos pinturas rupestres (em Yerbas Buenas), mas infelizmente, por conta do horário do meu transfer para o aeroporto e um errinho no horário que a agência tinha me passado de término do passeio, não deu para fazer. Fiquei bem chateada no dia, afinal, cdf, rs. Mas depois passou! Aproveitei a manhã para passear no centro de San Pedro e comprar umas lembrancinhas, que era algo que eu não tinha feito ainda. Eu não ia comprar lembrancinhas em San Pedro porque achei que seria caro. Mas souvenir em San Pedro tem preços tranquilos - tipo R$5 um ímã, R$10 um copinho talvez? não lembro exatamente. Importante sobre o transfer: reserve o quanto antes, de preferência no dia que chegar na sua hospedagem! Eu reservei no meu segundo dia lá porque me avisaram que se deixasse para em cima da hora, poderia não conseguir vaga. Reservei diretamente com o hostel, custou $15.000CLP e eles agendam a saída do transfer para umas 3h antes do seu vôo, já que a estrada para Calama (onde fica o aeroporto) é longa. —------------------------------ Essas são as informações mais práticas que eu me lembro sobre o Atacama, mas se alguém tiver alguma dúvida, é só perguntar! Se alguém quiser mais dicas sobre as roupas mais de frio, posso trazer os links do que comprei, foi praticamente tudo na Decathlon. Para mim, foi a realização de um sonho mesmo, gestado por muito tempo, planejado com muito carinho - e um pouco de medo também, mas deu tudo mais do que certo, mesmo fisicamente meio mal, mesmo com um passeio cancelado, deu para aproveitar tudo muito bem e foi tudo maravilhoso! Ao longo do relato eu não falei dos vulcões, porque tentei não falar tanto das minhas emoções - que foram muitas hahahahaha - mas eu voltei apaixonada por eles! É algo que só estando rodeada por eles para entender. Minha dica é: aproveite tudo o que dar para aproveitar no Atacama, e foque no que você acha importante. Há muitas opções de passeios e talvez em algumas agências tentem te empurrar de tudo ou o que estiver mais fácil na agenda da agência sem te explicar muita coisa. Há passeios que eu não fiz, como a Garganta del Diablo e as Termas de Puritama. Tem gente que vai pra lá fazer coisas mais radicais, como subir o vulcão Lascar ou fazer sandboard. A Garganta del Diablo muita gente vai de bike também. Eu adoraria ter ido, mas justamente por não estar muito bem fisicamente eu preferi não arriscar a bike no deserto. O pessoal que vai costuma ir acompanhado - sempre mais seguro - e dizem que é tranquilo, mesmo para quem não está tão acostumado a andar de bicicleta. Eu sou uma nerdzinha que curte umas trilhas tranquilas, ama a natureza, o céu, conhecer novas culturas e aprender sobre as histórias locais; então fui montando meu roteiro considerando tudo isso. Também como eu já disse, realmente recomendo fechar os passeios lá. Mas se você tiver muito pouco tempo (2 dias, 3 dias), talvez você não consiga escolher muito se quiser alguma agência específica. Tem passeios saindo para todos esses lugares todos os dias em agências diferentes. A questão é mais se você estiver super a fim de garantir um ótimo atendimento e bons guias - como eu queria. Se você topar ir com qualquer agência, também dá para fechar tudo por lá, mesmo com pouco tempo disponível. Logo que eu cheguei em San Pedro fiquei pensando que tinha deixado muito tempo para lá, que eu poderia ter tirado um dia de San Pedro para acrescentar um dia em La Paz. No final das contas, achei meu tempo em San Pedro ótimo! Pude fazer um passeio por dia ao longo de 5 dias, e mais 2 tours astronômicos em noites diferentes, o que é um super luxo. A única coisa que eu mudaria, se pudesse, seria pegar um vôo para Santiago um pouco mais tarde para poder aproveitar a última manhã em San Pedro e fazer o passeio que ficou faltando. Acabou que meu último dia foi um dia perdido, em que não deu pra passear nem em San Pedro, nem em Santiago. Mas faz parte! De resto, acho que foi um tempo ideal para curtir bastante os passeios, sem precisar fazer vários passeios por dia e sem precisar abrir mão de nada que eu fazia questão. Com certeza há muito mais por conhecer lá, mas pensando nos tempos possíveis do trabalhador brasileiro (afinal, a gente não é europeu em ano sabático 🤣), achei 6 noites um tempo ótimo em San Pedro. Deu pra descansar, lavar roupa, conhecer muita gente incrível no hostel e nos passeios e ainda ver muito, muito lugar maravilhoso. – No próximo trecho eu trago meu relato sobre meus dias em Santiago. 🙂 Editado Novembro 11 por mariaclaraggbb 5 Citar
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