Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:30 Autor Membros Postado Sábado às 23:30 Dia 10 - Sábado - Bruxelas - Amsterdam De Bruxelas pra Amsterdam, o translado escolhido foi o de ônibus, seriam 3 horas de viagem, e comprei no app da Flix bus. Atenção: Eu perdi meu ônibus nesse dia, eu estava olhando a sinalização nos pontos dos ônibus, mas não percebi que no app havia mudando a plataforma de embarque, então infelizmente acabei perdendo, e tive que comprar um outro, por sorte, esse é um trecho que sai ônibus de hora em hora, foi um prejuízo de uns 20 euros, mas pelo menos foi um prejuízo que eu poderia pagar. Antes de pegar o ônibus dei uma passada da Red Light district de Bruxelas, não se compara com a de Amsterdam, é em uma área mais deteriorada, mas como era próxima do meu local do embarque, dei uma passadinha lá pra conferir tb. Chegando em Amsterdam, fui comer alguma coisa e de noite fui pra um bar de rock chamado “The Waterhole” com banda ao vivo e tal. Passei em um mercadinho muito legal pra comprar cerveja, a parte das bebidas era uma câmara fria, vc comprava sua cerveja com vc dentro de uma geladeira gigante rs. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:34 Autor Membros Postado Sábado às 23:34 Dia 11 - Domingo - Amsterdam Acordei ainda meio de ressaca, e eu já tinha um tour agendado pro meio dia, o tour da Heineken Experience, eu agendei no aplicativo “Get your guide”. Eu tinha a intenção de tomar café da manhã antes de ir nesse tour, porém acabei acordando tarde, e não deu tempo de ir comprar nada, fui direto pro tour, pois eu estava hospedado do lado do local. Eu sabia que no tour eu iria ganhar 2 cervejas, e fiquei pensando, que a cerveja seria meu café da manhã rsrs. O que eu não sabia, é que o tour finaliza dentro de um bar, e que na verdade eu ganharia muito mais que duas cervejas, eu achei fichas de cerveja pelo chão, pessoas aleatórias que fiz amizade me deram fichas de cerveja, no final das contas o meu café da manhã foram diversas Heinekens que ganhei de graça, e cerveja de graça na Europa, economizando euros, não era algo que se poderia dispensar. O tour foi bem legal tb, é em uma antiga fábrica da Heineken, e além de aprender sobre a história da Companhia, tb tem muitas atividades interativas no local. Saindo do tour, finalmente fui procurar um sanduíche mais próximo pra comer algo, antes de desmaiar rs. Na parte da tarde, fui explorar a cidade então, conhecer os seus famosos canais e vielas. E aí sim fui conhecer a verdadeira Red Light district, é um bairro bem movimentado, apesar da atração principal eu acho que é realmente ver as prostitutas nas vitrines, por ser uma questão legalizada, acaba sendo rota diária de muitas pessoas tb, então pelas ruas tem crianças, famílias e etc. Para comer um croquete, típico em Amsterdam, recomendo um local chamado Van Dobben, é um estabelecimento que os locais costumam ir. Fiquei andando pelas ruas da cidade até 23h, e aí voltei pra casa pra descansar então. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:36 Autor Membros Postado Sábado às 23:36 Dia 12 - Segunda - Amsterdam / Zaanse Schans Zaanse Schans é um vilarejo turístico próximo de Amsterdam, conhecida pelos seus moinhos de vento, é fácil chegar lá de trem, é o passeio bate-volta mais recomendado de Amsterdam, por lá é possível visitar as fábricas dos tamancos holandeses, lojas de souvenirs e visitar as lojas queijo, vale muito a penas fazer as degustações, eu não sabia que tinha queijos tão bons na Holanda. Ao final do passeio, voltando pra Amsterdam, recomendo tb parar na estação Zaandam e explorar tb a região. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:37 Autor Membros Postado Sábado às 23:37 Dia 13 - Terça - Amsterdam Eu não pretendia nesta viagem gastar muito dinheiro com atrações, considerando a quantidade de coisas gratuitas que tinha pra fazer pela Europa, optei por não pagar o museu do Van Gogh por exemplo, até pq em Londres eu vi muita obra de arte gratuita na National Gallery, inclusive Van Gogh. Eu me interessei pelo museu da Anne Frank, mas já estava esgotado, caso tenha interesse procure reservar com bastante antecedência. Mas a área dos museus tb vale um visita, mesmo que vc não entre, são regiões muito bonitas. Recomendo descansar um pouco, e parar em algum bar na beira do rio, um que fui e indico chama Waterkant. Tem uma área de Amsterdam muito legal chamada NDSM, é um bairro alternativo, para ir pra lá, é possível ir de transporte público gratuito, que é um balsa, nessa região tem por exemplo uma pintura do artista brasileiro Eduardo Kobra que retrata a Anne Frank. Também tem uma espécie de beach club chamado Pllek que tb vale a visita. Eu fui em um dia e horário tranquilo, mas se tiver disponibilidade tb tem algumas festas por lá. Um outro bar famoso, que recomendo a visita é Brouwerij 't IJ, uma cervejaria local, se informe sobre os dias que eles tb fazem tour pra apresentar a produção. Vc vai tomar uma cerveja debaixo de um moinho de vento. Para os amigos que são gays, recomendo visitarem os Sex Shops de Amsterdam, fui visitar um por acaso e descobri que é um grande ponto turístico, alguns contam inclusive com Glory Hole. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:38 Autor Membros Postado Sábado às 23:38 Dia 14 - Quarta - Amsterdam - Berlim Na minha última manhã, fui visitar o Albert Cuypmarkt, uma feira de rua, e lá então experimentei meu Stroop waffle, vale a pena experimentar, tem uma textura interessante. Nessa feira eles estão com um preço bom, não são como os das lojas de doces do centro, que são caros e todos enfeitados. Esse é o tradicional. De Amsterdam pra Berlim, optei pelo trem, é um trajeto de 7 horas. Sempre que for pegar um transporte, fique bastante esperto com tudo, eu já tinha perdido um bus né, mas nesse caso não poderia perder esse trem. E descobri na estação que ele tinha alterado o trajeto, eu deveria parar em Hannover e pegar um outro trem lá, deu tudo certo, mas não pode vacilar, ouvi relatos de trens que mudam o local de embarque tb. Acabei optando por um trem durante o dia, mas vc pode avaliar, se um trem noturno pode ser mais vantajoso pra vc, para economizar tb uma diária de hospedagem. Chegando no terminal, já quase meia-noite, optei por ir pra casa de minha host de Uber, pois se fosse de transporte público, iria chegar muito tarde, além das dificuldades de entender o transporte público aquela hora e já cansado, as ruas já estaria meio vazias tb pra pedir informação. Foi bom ter feito isso, pois no começo é um pouco difícil entender como funcionam os trams por lá, ônibus que param no meio da pista por exemplo rs. Foi o único Uber que peguei na viagem, e por acaso tb foi a primeira pessoa que não falava inglês. 1 Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:41 Autor Membros Postado Sábado às 23:41 Dia 15 - Quinta - Berlim Hora de começar a explorar, um dos meus destinos favoritos da viagem, Berlim foi uma experiência muito legal pra mim. Quinta de manhã, precisaria escolher o meu primeiro destino, optei por ir até o portão de Brandemburgo, baixei o app do transporte público lá, o BVG, e comprei o ticket diário, não vi muitos fiscais por lá, mas preferi não arriscar. O portão de Brandeburgo pra falar a verdade não achei nada demais, mas precisava começar o meu passeio por algum lugar e lá tb é um local clássico pra conhecer, como tem tb muitas atrações próximas, não deixa de ser uma boa opção. Depois fui encontrar um amigo meu de São Paulo, que hoje vive em Berlim, Danilo, ele trabalha em um hostel, e inclusive eu iria depois me hospedar uns dias com ele em sua casa tb. De lá estava próximo a praça Alexander Platz, que tb é um local clássico, não achei nada demais tb, mas é uma área movimentada da cidade. Depois fui pra um lugar que gostei bastante, Holzmarkt , é um local com uma feirinha, barracas de comidas, bebidas e um deck na beira do rio, no geral gostei de lugares desse tipo pela Europa, onde vc pode tomar uma cerveja de frente pro rio. De lá fui andando até a East Side Gallery, que é basicamente uma galeria de arte no próprio muro de Berlim, considerando o que ainda está lá de pé. Achei muito legal esse passeio, é realmente impactante estar ali naquele local, tão histórico para o mundo todo. O muro tb fica na margem do rio, onde é possível observar os barcos e tours que passam por ali. De noite fui para um pub, como disse no início, Berlim infelizmente não aceita muito cartão, muitos lugares é só dinheiro, então ao pedir uma cerveja descobri que precisaria sair pra sacar dinheiro, mas normalmente tem um ATM próximo. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:41 Autor Membros Postado Sábado às 23:41 Dia 16 - Sexta - Berlim Carreguei novamente antes de sair o meu ticket diário no app da BVG. É importante vc fazer isso com uma certa antecedência, não deixar pra fazer quando pega o transporte, pois se um fiscal chegar enquanto você ainda está finalizando a operação, não adianta. De manhã fui para um local chamado Hackescher Markt, errei no horário, aparentemente é um local agitado apenas para happy hours, embora já haviam algumas pessoas com suas cervejas pela manhã. De lá fui andando pra Museum Island, uma praça gigante com diversos museus, uma área muito bonita, recomendo a visita, é bem mais legal que o portão de Brandemburgo por exemplo, tem um dos museus que é grátis a visita, e recomendo ir tb, o Humboldt Forum. Peguei uma condução e fui até um local que é uma área de lazer bem legal, fui até um bar flutuante chamado Klipper, pra tomar a minha cerveja na margem do rio Spree, estava com pouco movimento no horário, creio que tenham dias e horários mais agitados, mas é um local legal, além desse bar que fui, tem outros por lá. Se estiver acompanhado, no rio tem a opção de alugar um barco/ banheira de hidromassagem que vc mesmo pilota, fica a dica. De noite, fui encontrar um pessoal que havia marcado um evento no Couchsurfing, que tb era próximo do rio, já não sei se era o mesmo rio ou não, a partir dessa noite fui entendendo melhor Berlim, lá eles tem mais a cultura de comprar cerveja barata nos mercadinhos e beber na rua, isso pra mim já ficava bem mais interessante, que significava gastar menos euros pra tomar uma cerveja. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:42 Autor Membros Postado Sábado às 23:42 Dia 17 - Sábado - Berlin Quando eu estava já pela Europa, eu soube que no dia 26 de julho, um sábado que eu estaria em Berlim, iria ocorrer a Pride Parade por lá, eu mesmo sendo hétero, sabia que esse seria um grande evento e já havia conhecido uma galera na noite anterior do Couchsurfing que marcamos de ir juntos. E foi realmente uma ótima experiência, a Pride Parade lá tem adesão de diversas famílias, crianças e apoiadores da causa, são diversos trios elétricos pelas ruas, e uma festa que lembra o nosso carnaval. Foi dia e noite nessa vibe, um dia incrível. Há kebabs por todo lado, mas vou deixar a indicação de um local: rüyam gemüse kebab Nesse dia eu não paguei a condução no aplicativo, imaginei que a cidade estaria muito cheia, que não haveria fiscalização, enfim, arrisquei, e deu certo. Citar
Membros Jay Silva Postado Sábado às 23:42 Autor Membros Postado Sábado às 23:42 (editado) Dia 18 - Domingo - Berlin Último dia da trip ☹️ Eu não andava comendo muito bem, apenas sanduíches e kebabs pra economizar, tentei achar um arroz nesse dia, não era tão fácil por ali, mas achei um restaurante turco, dessa vez tb havia um garçon que não falava inglês, mas conseguiu me atender, porção bem servida e até me serviu um chá turco. Último dia de Berlim, fui conhecer o famoso Mauerpark, mais um dia muito legal, comprei minhas cervejas pelo caminho e fui andando pelo parque, nos domingos, de tarde, tem uma área do parque que simplesmente fazem um karaokê ao ar livre, com plateia do mundo todo, muito legal a proposta. Dentro do parque tb tem uma feira legal, um dia bom pra comprar souvenirs, e do lado de fora uma espécie de mercado de pulgas tb. Fui andar pelas ruas de Kreuzberg, era domingo de tarde, então tinham muitas pessoas tomando suas cervejas pelas ruas, calçadas e parques. Fiquei explorando a região, até o horário da noite. Berlim então foi uma cidade que me identifiquei muito, digo que não é tão charmosa e chique como muitas outras cidades da Europa, lá é algo mais caótico, mas essa é uma vibe que eu gosto tb rsrs Alguns locais recomendados, mas que não visitei são: O checkpoint Charlie, memorial aos judeus mortos, Trabi World, Igreja Memorial Imperador Guilherme (em alemão Kaiser‑Wilhelm‑Gedächtniskirche, entre outros. No outro dia, metrô pro aeroporto de manhã, foi mais um dia que eu arrisquei não comprar o ticket, seria um ticket mais caro, pois o aeroporto é mais longe, então é um outro ticket de uma outra zona, deu certo, mas foi meio arriscado, eu cheguei a sair do vagão um momento, pra esperar outro trem, pois identifiquei uns oficiais entrando no trem que eu estava, mas deu certo, consegui chegar em tempo tranquilo pra pegar meu voo de volta. Fim da trip, fim do relato! https://www.instagram.com/jay.silva.adventure/ Editado Domingo às 02:07 por Jay Silva 1 Citar
Membros anselmoportes Postado Segunda às 12:55 Membros Postado Segunda às 12:55 Belo relato, @Jay Silva! Caraca... conseguiu 100% de estadia pelo CS? Ainda mais em cidades tão turísticas? Parabéns! Estive na Itália em setembro e tb não consegui instalar o APP "Too good to go". Estava com um chip italiano, mas ainda assim não rolou. 😔 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.