Ir para conteúdo

Cubanos começam a aproveitar a vida de turista...


Posts Recomendados

  • Admin

Cubanos começam a aproveitar a vida de turista na própria ilha

 

Alguns cubanos correram no fim de semana ao famoso balneário de Varadero, para aproveitar as praias, os hotéis luxuosos e até os carros de aluguel, uma semana depois que o presidente Rául Castro liberou o turismo nacional.

 

A reabertura dos hotéis, que eram exclusivos para estrangeiros desde o começo da década de 1990, fez crescer as expectativas de melhora de vida entre os cubanos, apesar de ser somente um sonho para a maioria da população, cuja média salarial é de 17 dólares por mês.

 

"(O cubano) talvez se dedique um dia a trabalhar e a poupar, como era antes, não para vir todos os dias, nem todas as semanas, mas já existe a possibilidade (de vir)", disse Pedro, cubano que passou o fim de semana no hotel Melía Las Américas, em Varadero, a aproximadamente 130 quilômetros a oeste de Havana.

 

Ao suceder o irmão Fidel Castro, doente, em fevereiro, Raúl prometeu suspender o "excesso de proibições" vigentes na ilha.

 

Para muitos, a medida tem um forte impacto "psicológico e político", segundo afirmam alguns analistas.

 

Pedro, que foi convidado pelo genro que emigrou há oito anos para os Estados Unidos e visitava a família em Cuba, confessou que seu dinheiro é pouco para hospedar-se em um hotel onde a pernoite custa 210 dólares, com tudo incluso.

 

"Veja, essa é a medida que mais satisfaz às inquietudes e problemas políticos que sempre pesaram contra Cuba no exterior", disse Pedro, que preferiu não dar o sobrenome ou outros detalhes pessoais.

 

Também nas últimas semanas, Raúl Castro autorizou a venda de eletrodomésticos como aparelhos de DVD, panelas elétricas e motos chinesas. Os cubanos agora também podem comprar linhas de telefonia móvel.

 

Fonte: Reuters

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...