Ir para conteúdo
joycebruja

Suécia Geral - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Olá Katia

Enfrentar natureza no inverno escandinavo é meio punk! Primeiro que a natureza no inverno é um quadro de Cézanne : morta. mas tem lagos congelados e neve, muita neve.

Portanto minha sugestão é que concentre nas cidades escandinavas. Estocolmo é imperdivel , mas lá tranquilamente sem correria vc pode ficar 2 dias, lembrando que no inverno amanhece mais tarde e anoitece cedissimo. Entao seu período de dia será de no máximo 6 horas.

O norte da suecia nao conheco ,mas tenho varios amigos de lá e que acham lindo porém preferem morar aqui mais ao sul ,mas 2 dias tambem é o suficiente para tentar caçar a Aurora boreal.

Se tiver tempo vá a Stavanger ou Bergen na Noruega , já que gosta de paisagem lá mesmo no inverno é de tirar o fôlego.

Abs ::otemo::

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

estaremos em uma trip pela suécia/noruega

para gastos normais ( compras, comida, transportes, etc) compensa levar euro ou tem que ser a coroa nor/sueca ?

Aceitam euro lá? É facil trocar?

Compartilhar este post

Link para o post

Nos dois países aceitam euro nas grandes lojas, hoteis . Existem casas de cambio espalhadas pra todo canto aqui, se precisar só trocar.

::cool:::'>

Compartilhar este post

Link para o post
estaremos em uma trip pela suécia/noruega

para gastos normais ( compras, comida, transportes, etc) compensa levar euro ou tem que ser a coroa nor/sueca ?

Aceitam euro lá? É facil trocar?

Estou com uma dúvida parecida. Eu vou pra Escandinávia em abril e eu ia levar o cartão de débito internacional até o governo soltar a bomba do IOF a 6.38% em tudo com exceção do papel moeda. Eu quero comprar um pouco de kroners (sueco, noruegues e dinamarques) em espécie mas eu não me sinto 100% segura de levar tudo em dinheiro, já que os cartões todos agora ficaram fora de cogitação com esse aumento abusivo.

Joyce, você disse que as lojas aceitam euro e tem casa de câmbio, o que você recomenda? Levo em que moeda pra trocar? Não sei de qual forma eu perco menos dinheiro, socorro :/

Compartilhar este post

Link para o post

Não estive na Suécia e vizinhos, mas posso falar do leste europeu(Republica Tcheca, Hungria, Croácia...) que eu conheço. Nos hotéis e lojas maiores costumam aceitar Euros numa boa, muitos locais que recebem bastante turistas até preferem que você pague em Euros.

Mas para as pequenas despesas dos dia-a-dia, como restaurantes, lanches, água, entradas, metrô, etc... Não tem jeito, tem que ser na moeda local. Pois estes locais não costumam aceitar Euros, e quando aceitam, a taxa de conversão é muito ruim, por exemplo, em Praga uma garrafinha de água na rua custa 2 Euros (55 Czech Koruna no cambio oficial), se pagar em Czech Koruna a mesma água custa 40 Czech Koruna...

Eu acho arriscado levar tudo em espécie, você pode perder o dinheiro, ser assaltado, etc... E você não irá relaxar nunca sabendo que está andando o tempo todo com uma quantia grande de dinheiro.

Para as despesas do dia-a-dia, a melhor opção continua a ser o saque direto no cartão de débito internacional, pois a tarifa de saque é pequena, então saque na moeda local o suficiente para pagar as suas despesas do dia-a-dia. Levar dinheiro em espécie diferente de euros não costuma valer a pena, a taxa de câmbio para "moedas exóticas" costuma ser bem ruim aqui no Brasil.

Se for passar por países cuja moeda seja o Euro, leve uma pequena quantidade de Euros para alguma eventualidade, e assim que chegar nos países nórdicos, saque moeda local no primeiro caixa automático que achar, no aeroporto mesmo... Agora se passar só por países que não usem Euro, leve uma pequena quantidade de moeda em espécie do primeiro país que for visitar, e o resto saque lá.

Para as despesas maiores, agora não faz muita diferença entre pagar com VTM ou cartão de crédito. No VTM você trava a cotação atual, mas em compensação irá pagar mais cara na hora de fazer as cargas de moeda estrangeira. O cartão de crédito costuma ter um câmbio melhor do que o VTM, mas você está sujeito as flutuações da cotação até o pagamento da fatura...

PS. Usar VTM em Euros em um país que não use Euros não vale a pena, você pagará um monte de taxas de conversão. Neste caso use o cartão de crédito ou débito.

Ou seja, está complicado viajar ao exterior... Alem da cotação ter subido muito, agora ainda teve aumento do imposto...

Compartilhar este post

Link para o post

É Adriano, a minha ideia era usar o cartão de débito internacional até essa notícia do IOF, mas levar TUDO em espécie não me parece ser a melhor opção. Eu vou apenas pra Escandinávia e no último dia passo a tarde da minha escala em Frankfurt, mas a quantidade que vou gastar em Frankfurt não vai ser significativa quanto ao resto do meu problema, hehe. Você disse pra eu levar um pouco em espécie pro primeiro país que vou passar, no meu caso é a Dinamarca, você quis dizer Euro em espécie, né?

Essa semana vou dar uma perguntada no meu banco qual a taxa de saque internacional e como funciona toda essa coisa, mas tá difícil resolver o que fazer viu :(

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o Google, a Dinamarca não usa o Euro, mais sim a sua própria moeda a Coroa Dinamarquesa...

Imagine que você chega lá no aeroporto de Copenhague só com o seu cartão e alguns Reais no bolso, e por um azar o caixa automático está sem dinheiro ou o seu banco fora do ar, o cartão não passa, etc, isso não costuma ser comum, mas afinal quem nunca passou por isso? Mas você precisa comer, pegar o metro/táxi até o seu hotel, etc... Dificilmente você conseguirá trocar os seus Reais, pois o Real não é uma moeda muito popular, facilmente aceita em todo mundo.

Para evitar este tipo de situação, é recomendável sempre levar uma pequena quantia (equivalente a uns 200 ou 300 Euros) em espécie da moeda local ou então de uma moeda facilmente conversível como o Euro ou Dollar. Se tudo der errado com o seu cartão, você tem ao menos um pouco de dinheiro para se virar nos primeiros dias até conseguir resolver o problema com o seu cartão.

No seu caso, como acho que pode ser meio complicado achar Coroas Dinamarquesas aqui no Brasil, eu levaria uns 200 Euros em espécie só por garantia, e chegando lá faz saques na moeda local. Se tudo der errado, você passa na primeira casa de câmbio que achar e troca os seus euros por coroas dinamarquesas. Se não tiver problemas, você já terá Euros para gastar em Frankfurt...

Se o seu cartão de débito for da Mastercard irá funcionar normalmente, só não funciona com a Caixa. Agora se o seu cartão de débito for da Visa, os saques direto da conta não costumam funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigada pela ajuda :D

Tem algumas casas aqui em São Paulo que vendem Coroa Dinamarquesa (e as outras também), mas o custo é mega alto pra poder comprar, eu acho que vou com um pouco de Euro mesmo, quando chegar lá eu troco no aeroporto e depois vou sacando na moeda local. Será que não corro risco na imigração, indo com pouco dinheiro vivo? Nunca me pediram nada em nenhuma imigração, mas Murphy tá aí pra isso :S eu sempre levo o extrato dos meus cartões de crédito, mas eu sempre fui com o dinheiro vivo e VTM em todas as vezes, não sei se pode dar algum problema entrar com pouca grana em espécie e mostrar o extrato dos cartões.

Compartilhar este post

Link para o post

Já fui 4 vezes a Europa, e nunca me questionaram quanto a isto, e se lhe questionarem, basta apresentar os extratos e falar que hoje em dia ninguém anda com muito dinheiro em espécie no bolso, que é perigoso, etc...

E qualquer coisa, você imprime essa reportagem e mostra para o agente de imigração... hehehehe

http://www.dw.de/na-su%C3%A9cia-comprar-com-moedas-e-notas-%C3%A9-cada-dia-mais-dif%C3%ADcil/a-17340419

Segundo esta reportagem, justamente pelo contrario, você pode ter problemas se levar só dinheiro em espécie!!! ::ahhhh::

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi essa matéria, hahahahaha, e pensei "por que estou me preocupando tanto?"

Também nunca me perguntaram quanto a isso na imigração, mas vai que né. Vou levar os extratos todos, tudo certinho pra me prevenir. Oremos pra que de tudo certo :wink: obrigada pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...