Ir para conteúdo

Diarréia do viajante - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

As diarreias dos viajantes são em geral auto-limitadas e podem ser acompanhadas de náuseas, vómitos e febre.

 

Dura normalmente poucos dias e raramente é perigosa.

 

E em caso de diarreia,:

- Evitar a desidratação, ingerindo muitos líquidos, como água, chá ou sais de re-hidratação oral;

- Fazer uma dieta alimentar (evitar leite ou derivados, fruta crua, vegetais e gorduras);

- Para o alívio de sintomas pode ser necessário recorrer aos antidiarreicos.

- Em caso de persistência dos sintomas deve ser consultado um médico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Realmente, a E.coli é uma bactéria que representa perigo à saúde do consumidor.

Algumas medidas de prevenção: aquecimento dos alimentos para eliminá-las ( 65 a 74°C); manutenção dos alimentos em temperaturas inferiores a 5°C; prevenção de contaminação cruzada pós-cocção e não permitindo que pessoas infectadas trabalhem em operações que envolvam esses alimentos.

Hoje em dia, está sendo exigido das empresas que produzem alimentos o plano APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que serve justamente para evitar a contaminação dos alimentos durante toda a cadeia produtiva, da matéria-prima ao produto final, controlando todos as etapas de processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Amigos Mochileiros,

 

Também "rezo" na cartilha do Lico, pois suco de balde eu tomei em vários lugares do Peru e da Bolívia e ceviche também comi no mercadão de Cuzco e Puno.

 

 

Maria Clara e João Pedro adoram comer picolé e sorvete. Então a família inteira é meu "aveztruz".

 

Mais falando sério, com as crianças tenho sempre o cuidado de não deixar que comam em qualquer lugar, sempre observando a limpeza do ambiente.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

Então a família inteira é meu "aveztruz".

 

 

Maria Emilia,

 

existe uma outra forma de "previnir" isso... embora eu nao recomende, mas da certo para muitas pessoas...

 

la vai: "encarar" tudo sem frescuras... quando nos forcamos o organismo, ele vai se adaptando... normalmente ficamos mais resistentes...

 

ja ouviu o pediatra falar pra deixar as criancas brincarem com terra... isso é pra que elas tenham contato com os virus e bacterias comuns e criem resistencia... podem ate adoecer, mas vai ser mais leve o quador infeccioso...

 

é tb assim que funciona uma vacina...

 

mas clama la... nao é pra comer porcarias... é sim pra comer de tudo...

 

nao sei se ficou claro... segundo um dito popular: "passarinho que come pedre, sabe o ** que tem"

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

O que o Murillus relatou tem muito fundamento sim. Quanto mais nos expormos ao ambiente mais anticorpos são produzidos, pois estes só são ''fabricados'' pelo organismo em presença do antígeno( invasor, seja bactéria, vírus, fungo, etc). Então, se ficarmos na ''nóia'' de limpeza, estamos automaticamente diminuindo nossa resistência contra tais elementos nocivos.

 

Quanto a vacina para E.Coli e Cólera, eu a tomei, e realmente é meio carinha. Em Fortaleza esta custando 100 reais a dose! e tem que tomar duas doses com intervalo exato de sete dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Em relação à diarreia, uma dica que fiquei conhecendo em Belem após fazer o trajeto Manaus/Belem de barco e ter o pior piriri da minha vida.

Capsulas de carvão ativado, em 2 dias eu estava como novo.

Não é um remedio, não tendo contra indicações e pelomenos em São Paulo é relativamente facil de encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Nem sempre a causa da diarreia é E Coli. Eu ja me contaminei em 2008 no norte da Argentina e agora novamente em 2011 em Cancun(Mexico) pela ameba Endamoeba Butschli que causa uma diarreia não aguda e persistente porque esta ameba se alimenta da celulose. Esta ameba é muito comum nos paises latino americanos.

Se tomar Loperamida que é geralmente recomendada para diarreia de viajante dai so entope e dá muita dor estomacal. O que resolveu foi Secnidazol de manha e a noite e mais Metromidazol 7 dias. Para detectar tal bacteria é necessario exame de fezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Esse lance de se expor pra criar resistência é mto complicado.

Concordo que nosso organismo cria anticorpos apenas quando entra em contato com o agressor. Porém uma bactéria forte pode não dar tempo pra isso acontecer.

 

Além disso, qquer um q teve uma experiência de uma intoxicação alimentar séria vai dizer q o prato de comida, por mais saboroso que tenha sido, não compensou todo o perrengue.

Entendo q uma das partes mais interessantes em uma viagem é poder experimentar os sabores do local onde se está. Isso é possível se vc tiver bom senso. Não coma em qualquer lugar pois se vc tiver algum problema isso pode acabar com a sua viagem. Não acho q valha o risco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Certo,novembro passado primeiro dia de subida rumo ao Monte Roraima,comecei sentir dores estomacais e logo tornou-se insuportavel,o guia pegou um pedaço de carvão ralou em um copo com agua e depois de duas horas eu estava tranquilo e durante minha jornada de 06 dias e nos dias seguintes não sentir mais nada,sei não mais na falta de qualquer um outro remédio tomo sem estanejar o bendito carvão. ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Esse lance de se expor pra criar resistência é mto complicado.

 

Muito controverso este assunto... Mas...

 

Porém uma bactéria forte pode não dar tempo pra isso acontecer.

 

Pior que isso, é ter uma diminuição da resistência orgânica, pois uma bactéria forte pode ser facilmente debelada em um indiviuo igido de boa saude com auxilio de antobioticos... mas a diminuição da resistência orgânica cria condições para que uma bactéria fraquinha provoque uma infecção generalizada...

 

Não acho q valha o risco...

 

Como fazer isso na china ou indonesia ou em lugares de comida exotica ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...