Ir para conteúdo
Mochileiros.com
_Paulera_

Cidade do Panamá - Guia de Informações

Posts Recomendados

_Paulera_    0

Cidade do Panamá

 

O Panamá é mundialmente conhecido por causa do canal, que leva o mesmo nome, e liga os oceanos Atlântico e Pacífico. O país faz também a divisão entre América do Sul e América Central, é a porta de entrada para mochileiros do mundo todo pois recebe voos de diversos países.

 

O Canal do Panamá foi construído pelos americanos em 1913 e durante anos foi administrado pelos EUA. Em 1999 o canal passou a ser de fato do Panamá e hoje representa 25% da economia do país.

 

O idioma oficial é o espanhol e a população é mestiça de índios, europeus e africanos. A cultura indígena é bastante preservada, é um país preparado para o turismo, com clima tropical, belíssimas ilhas e as diversas variações de azul do mar caribenho.

 

O Panamá é dividido em 9 provincias e 3 comarcas:

• Bocas del Toro

• Chiriquí

• Coclé

• Colón

• Darién

• Herrera

• Los Santos

• Panamá

• Veraguas

• Ngöbe-Buglé (comarca)

• Kuna Yala (comarca)

• Emberá (comarca)

 

Como chegar?

 

Brasileiros não precisam de visto e podem permanecer até 90 dias a turismo.

O passaporte deve ter validade de pelo menos 6 meses e é necessário apresentar o certificado internacional com a vacina contra febre amarela.

 

Voos internacionais:

Partindo do Brasil as opções são COPA Airlines, Avianca e TACA. A COPA Airlines é uma companhia panamenha e oferece voos ao Panamá desde Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

 

Transporte Marítimo:

É possível também chegar ao Panamá por via marítima saindo da Colômbia desde Cartagena ou Capurgana. Para quem viaja de carro da América do Sul ao Panamá deve despachar o veículo em um navio em Cartagena (Colômbia), pois a Rodovia Panamericana não foi concluída no trecho Panamá – Colômbia e esta é uma região perigosa. O Panamá também está na rota de alguns cruzeiros que que navegam pelo mar do Caribe.

 

Transporte Terrestre:

A estação rodoviária da Cidade do Panamá fica anexa ao centro comercial Albrook Mall.

As companhias mais populares que fazem rota para Costa Rica e demais países da América Central são:

Ticabus – http://www.ticabus.com

Expresso Panama - http://www.expresopanama.com

 

Com pouco mais de 1 milhão de habitantes é uma das capitais mais importantes da América Central e recebe muito investimento estrangeiro. Andando pela cidade é possível ver que existem muitos arranha-céus e carros de luxo pelas ruas.

 

Principais atrações

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110911120927.JPG Legenda da Foto]Canal do Panamá

É um ponto de parada obrigatória, o local com melhor estrutura para visualizar a travessia dos navios pelo canal é na eclusa de Miraflores. O horário para visitação é de 9:00 às 16:30h.

 

Maiores informações:

http://www.pancanal.com[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110911123257.jpg Legenda da Foto]Casco Viejo

Casco Viejo é a parte histórica da cidade, é onde se encontram os antigos prédios do governo, a catedral e o teatro nacional.

 

Maiores informações:

http://www.cascoviejo.org[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110911121804.JPG Legenda da Foto]Panama Viejo

É o local onde se encontram as antigas ruínas do período colonial do Panamá. Próximo das ruínas há também um mercado municipal onde é possível encontrar souvenirs e artesanato.

 

Maiores informações:

http://www.panamaviejo.org[/picturethis]

 

Circulando

A melhor forma de se locomover pela Cidade do Panamá é de táxi, não existe taxímetro e as tarifas não são muito altas. Os preços são tabelados, se tiver curiosidade pode solicitar a tabela ao taxista, existe um valor mínimo para cada trecho mas eles são negociáveis. É comum também os taxistas pegarem mais de um passageiro se no caminho aparecer alguém querendo ir para o mesmo destino.

 

O transporte público panamenho são verdadeiras obras de arte, são ônibus escolares (chicken bus), e todos eles tem pinturas que chamam bastante atenção pelas cores e pela criatividade. As tarifas são baixas e os ônibus estão em bom estado de conservação comparado com os outros países da América Central.

 

Compras

A economia no Panamá é dolarizada mais existe uma moeda panamenha chamada Balboa. A proporção é de 1 para 1 (1 Balboa = 1 Dólar). No mercado existe um certo temor com relação a bilhetes falsos então em alguns estabelecimentos as vezes é difícil passar notas de 50 ou 100 dólares.

 

No Albrook Mall é possível encontrar roupas de marca, tênis, equipamentos eletrônicos e esportivos com bons preços.

Multiplaza é um shopping mais luxuoso, é onde estão as grandes grifes como Anne Klein, Hermes, Louis Vuitton, Guess, Hugo Boss, Givenchi, Ralph Lauren, entre outras.

Avenida Central é o "centrão" da Cidade do Panamá há uma variedade enorme de lojas e é onde os nativos fazerm suas compras.

 

Para quem passa pelo Panamá em conexão a outros lugares essa não deixa de ser uma oportunidade para fazer compras, no aeroporto existem diversas lojas de

eletrônicos, roupas, perfumarias e etc.

 

Hospedagem

 

Albergues

 

Mamallena Backpackers

Casa 7-62, Calle Primera, Perejil', Panama City

http://www.mamallena.com

 

Hospedaje Casco Viejo

C/ 8a con Avenida A. Casa 8-31, San Felipe., Panama City

http://www.hospedajecascoviejo.com

 

Luna's Castle Hostel

3-28 Calle 9na, Casco Viejo, Panama City

http://www.lunascastlehostel.com

 

Hoteis

 

Las Vegas Hotel

Eusebio Morales Street, El Cangrejo, Panama

http://www.lasvegaspanama.com

 

Casa Las Americas

http://www.casalasamericas.com/

 

Vida noturna

 

No Casco Viejo há diversos restaurantes, é uma boa opção para quem deseja jantar, tomar um vinho e ouvir música ao vivo.

Na Calle Uruguay, e redondezas, além de restaurantes há bares e boates para os mais diversos gostos (Música eletrônica, Salsa e Reggaeton).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mau-santos    0

Uma dica bacana de comida na capital panamenha, é o chinês LUNG FUNG.

 

http://www.degustapanama.com/restaurante/lung-fung_44.html

 

Aqui no Brasil abriu recentemente uma franquia londrina especializada em DIN SUN, q são algo como pequenos "petiscos" chineses, cozidos, assados ou fritos (pessoalmente, prefiro disparado os cozidos) com formatos variados, mas q podemos comparar com raviolis em termos de tamanho.

Infelizmente essa franquia rapidamente encerrou atividades, e em São Paulo é difícil encontrar restaurantes q sirvam isso.

Até onde pesquisei, apenas o Wan Wan, na Liberdade, serve.

 

http://yakissobanao.wordpress.com/2012/01/18/dim-sum-petiscos-chineses-originais-por-menos-de-r15/

 

O din sun possui vários formatos e recheios.

Ele é comido como café da manhã, e no Lung Fung são servidos apenas até as 10h da manhã. No Panamá é tradicional ocorrerem cafés da manhã para discutir negócios, e geralmente há gente de terno e roupas de trabalho, se acabando de comer os tais din suns (qual o plural disso??? :? ).

O negócio é bom demais, mas nas vezes em q fui estava acompanhado de panamenhos, q conhecem os nomes, então sem essa assessoria pode ser q a gente apanhe um pouco nas escolhas.

Recomendo fortemente.

 

Outro lugar q gostei muito é o Mi Ranchito, restaurante típico, talvez um tanto turístico, localizado no CauseWay.

 

http://www.restaurantemiranchito.com/

 

A comida é muito boa, e não é um lugar caro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

-> Eu super recomendo a CALLE ARGENTINA, ele é diferenciada da CALLE URUGUAY no quesito restaurantes, a Uruguay tem mais barzinhos, discos etc... a Argentina é puro restaurante, comi no "El Libanés" muito bom e barato, atendimento bom (panamenho não tem fama de gentil rsrsrs) agora tem de tudo, nessa rua você encontra cozinha literalmente internacional.

 

-> A região (Bairro) de PUNTA PAITILLA, ela meio que se tornou um reduto dos Judeus que imigraram à cidade do Panamá, então pra quem buscar comida kosher ou supermercados dos judeus, essa é a região.

 

-> O shopping Multicentro, bem perto de um viaduto no centro é altamente recomendo pra quem gosta de uma queima de estoque, comprei várias camisas e shorts de marca por 10 - 15 dólares, parecia um sonho, agora tem muita roupa de marca la por 30-40 dólares.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô querendo uma compacta de alta performance, André. O modelo que quero - Sony RX100 II - não tem no Brasil. Encontrei no mercado livre por R$ 3.500. Na Amazon tá $ 500,00. Existe algum site panamenho onde eu possa consultar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
GugaOs    0

Bom dia!

 

Alguém sabe aonde eu encontro um mapa(Impresso) da Cidade do Panamá?

 

Obrigado,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oláá!

Vou passar um dia na Cidade do Panamá, que será a escala de volta de Cuba.

alguém saberia me dizer se tem ônibus que leva o povo do aeroporto para algum lugar turístico? rs

Uma colega falou que teve que pagar 100 dólares para um taxi, ida e volta ao aeroporto, será que tem uma forma mais barata??

 

Obrigada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nadjanara    0

Amigos,

 

Alguém ja comprou equipamentos de mergulho. (mais precisamente snorkel, máscara e pé de pato) no Panamá? tem alguma loja para indicar?

Valeu galera!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
felizzz    0

Nadjanara,

 

Eu comprei um equipamento de snkorkel no Albrook Mall em alguma loja que não me recordo (lá tem algumas lojas de material esportivo).

O preço foi bem em conta comparado ao praticado no Brasil.

 

Lembre de pesquisar bem o material que você vai comprar com antecedencia (plastico, acrilico, etc)

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora




×