Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cidades Históricas de Minas, Serra do Cipó, Brumadinho e Paraty em 19 dias

Postado
  • Membros

[t1]Relato de viagem – Minas Gerais: Cidades Históricas, Serra do Cipó, Vale do Caraça e Instituto Inhotim em Brumadinho - Rio de Janeiro: Paraty em 19 dias[/t1]

Viagem de carro saindo de Florianópolis/SC em Junho/2011.

Números da viagem:

Gastos com Gasolina/Estacionamento: R$ 954,65 (média valor pago p/ litro: 2,73)

Gastos com Pedágios: R$ 68,10

Gastos com alimentação/hospedagem/passeios/entradas (por pessoa): R$ 2.100,00

Total por pessoa: R$ 2.612,00 (foram duas pessoas)

Quilômetros rodados: 4.060

Quantidade de dias: 19 dias

Lugares visitados: 12 (11 em MG e 1 no RJ), não incluindo os locais de trânsito (apenas para dormir)

Observações:

- Não foram incluídos nos cálculos as compras e demais artesanatos que sempre acabamos comprando.

- Os gastos com gasolina e pedágios descritos são os totais, mas todos os gastos foram divididos por 2 pessoas, então o valor total descrito é o por pessoa.

- O principal objetivo da viagem era o de visitar as cidades históricas de Minas, mas como tínhamos um pouco mais de tempo e estávamos de carro, resolvemos incluir alguns outros lugares como a Serra do Cipó, em Minas e Paraty, no Rio.

- Instalamos no carro o dispositivo do “Via Fácil” para passarmos nos pedágios com mais facilidade e foi super útil, pois não pegamos nenhuma daquelas pequenas filas de pedágio e nem tivemos problemas com troco, etc. ::otemo:: Mas atenção, isso só é útil para quem vem do sul do Brasil e passa por Santa Catarina, Paraná e principalmente São Paulo (que tem muitos). Em Minas não pegamos nenhum pedágio e no Rio apenas um, mas esse em dinheiro, pois não tinha o “via Fácil”. Por este motivo não descrevi os pedágios nos gastos diários do relato, apenas o valor total (acima).

- Tentamos ser um pouco mais econômicos em algumas situações nos hospedando em hostels em alguns lugares (os mais caros principalmente) e cozinhando, mas como não era uma viagem totalmente ao estilo mochila, acabamos gastando um pouco mais, principalmente em restaurantes. ::hãã2:: Descrevi os gastos, mas queria deixar claro que é possível sim gastar bemmmmm menos do que gastamos, principalmente com alimentação.

- Outro ponto que barateou os custos foi a carteirinha de estudante. ::otemo:: Quase todos os passeios nas cidades de Ouro Preto e Mariana, por exemplo, aceitam a carteirinha. Nas entradas que são apenas a Igreja, onde não existe um museu anexo, o valor é único.

Eu fiz também um vídeo com uma seleção de fotos da viagem. Disponível em: http://www.youtube.com/user/aledborges15?feature=mhee#p/a/u/0/svR4WfYPVQM

Minas11.JPG.fc0003e32df577bae0d78826358f18d3.JPG

[t3]05/06/2011 Florianópolis/SC – São Paulo[/t3]

O primeiro dia foi só estrada, estrada e mais estrada. :shock: Saímos de Floripa às 6:45 e chegamos em São Paulo (hotel) às 15:40. A estrada estava bem tranquila, pois era um domingo.

Optamos por ir até Sampa, pois uma viagem direto até Minas ia ser muitíssimo cansativa. Lá ficamos em um dos hotéis da rede Formule1 (Tamboré), com um bom custo benefício. O hotel que escolhemos ficava bem no caminho para Minas, em um bairro mais tranquilo, o Barueri, e tem um shopping anexo ao hotel (shopping Tamboré), com entrada pelo pátio do hotel direto para dentro do shopping.

Gastos do dia:

Gasolina em Floripa (2,75): 110,00

Gasolina no final da serra do mar (2,69): 111,29

Café da manhã (2 pães de queijo e 2 cafés): 11,00

Almoço chegando em Sampa, na Churrascaria Rei da Chuleta (2 almoços): 59,53

Hotel (1 diária para 2 pessoas sem café da manhã): 105,00

Café da manhã para 2 pessoas (pago à parte no hotel): 16,00

Jantar (shopping – Spremutto – 2 crepes com suco e salada de fruta): 39,82

Pedágios (4 de R$1,40 + 6 de R$1,70 + 1 de R$ 1,35): 17,15

Total: 469,79

Editado por Visitante

• Respostas 29
  • Visualizações 13.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Bacana, eu adoro MG e conheço algumas das que vc mostrou nos post's.

Sobre Lavras Novas, vc pegou a cachoeira logo na entrada da cidade? Fica literalmente "na rua", quando trilhei a Estrada Real aquela cachoeira matou minha sede.

É uma das coisas que eu não vou esquecer nunca, daquelas que marcam sua viagem.

Postado
  • Autor
  • Membros

Isso mesmo, a trilha começa bem na entrada da cidade, na estrada.

Não foi possível ficar muito tempo em Lavras Novas, mas o pouco que passamos lá já deu para ver que é um lugar incrível!!!!!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Alê, belo relato, valeu por anotar todos os gastos !!

conhecer o interior do Brasil vale muito e Minas é incrível.

Inhotim ainda está na lista, mas já fiz vários percursos por cidades históricas, estradas reais e até esbocei um relato, agora fiquei mais estimulado em completa-lo. quem sabe, depois de mais essa viagem pra lá, eu consiga....

Postado
  • Autor
  • Membros

Valeu Pedrada!!!

Minas é incrível mesmo e tenho certeza que você vai adorar Inhotim, pois é maravilhoso! Quanto ao seu relato, estamos esperando, dicas são sempre bem-vindas, não é mesmo!? ::otemo::::otemo::

Quanto a próxima viagem, consegue sim...não é tão difícil, mas admito que precisa de um pouco de disciplina. ::mmm: Eu costumo carregar sempre um caderninho comigo e já ir anotando as coisas durante o dia, pois sou meio desmemoriada para detalhes de ruas e nomes. E o relato propriamente dito eu faço depois mesmo.

Bom, boa viagem então! :D

Abraço

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi Alê

Muito legal o seu relato, comidinha boa, natureza, cultura.....tudo de bom heim?

Queria saber quais os lugares que você recomendaria para uma pessoa que fosse de avião até BH e quisesse conhecer as cidades histórias e algumas cachoeiras e belezas naturais, mas que tivesse apenas 4 ou 5 dias.

Abraço

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá Viviane!

Então, para cidades históricas, o melhor custoXbenefício pelo tempo que tens seria Ouro Preto e Mariana porque são bem próximas à BH, principalmente se estás pensando em fazer o trajeto de ônibus. Agora para cachoeiras, eu recomendaria a serra do cipó, porque é um local relativamente perto de BH que concentra muitas cachoeiras.

No entanto, eles são em caminhos opostos, daí complica bastante.

Outro local interessante que concentra algumas cachoeiras com acesso por trilhas e é no caminho de Ouro Preto é Lavras Novas. Eu passei por lá nessa viagem, mas não tive oportunidade de conhecer muito esse local, mas falam muito bem das cachoeiras de lá. Eu sei que tem como ir de ônibus, mas dependendo das linhas e horários, talvez fique meio inviável ir à Lavras, depois ainda conhecer Ouro Preto e Mariana no tempo que tens.

Se você tem a possibilidade de alugar um carro, as coisas ficam bem mais flexíveis, e provavelmente você consiga fazer um roteiro que inclua trilhas e cachoeiras e também algumas cidades históricas. Mas aí vai depender da sua disponibilidade e do que você quer priorizar e gastar mais tempo para curtir com calma.

Espero ter ajudado!

Abraço

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Que viagem boa hein?! Tá de parabéns nos seus relatos e fotos! A viagem teve de um tudo um pouco: friozinho, romance, praia, cachoeira, trilha, cidades históricas... prefeito! Peguei algumas dicas pois pretendo ir para as cidades históricas de MG em setembro!

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigada Raquel!

Realmente foi uma viagem bem gostosa, mas só as cidades históricas já estão valendo, porque são incríveis, você vai adorar! ::otemo::

Se precisar de ajuda, é só dar um toque! ::sos::

Abraços

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.