Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

21 dias para La Paz, Uyuni, Atacama, Arequipa e Cusco (MP). Consigo?

Postado
  • Membros

Salve galera mochileira!

Tô montando o meu roteiro para meu primeiro mochilão, que acontecerá em junho-julho do ano que vem.

Tenho até 23 dias de férias (21 dias + o fim de semana). A viagem será entre 16.06.2012 a 08.07.2012.

Ando pesquisando bastante, mas bateu umas dúvidas, que só a galera mais experiente, que já fez o percurso, poderia testemunhar. É nesse afã que eu escrevo.

Tenho 23 dias disponíveis, mas, na prática são 21 dias, porque as passagens aéreas estão meio ruins. ::vapapu:: (Chego à noite e volto cedinho).

ROTEIRO

SP >> LP (2d) > UYU (3d) > SPA (3d) > IQQ (1,5d) > ARC > TCN > ARQ (1,5d) > CSC (5d) > COP (2d) > LP (2d) >>SP

Total de dias em passeio: 21 dias. Tenho 21 disponíveis. Vou dia 16.6.2012 (sábado) e volto dia 8.7.2012 (domingo).

Descrição

1º dia. Sábado. Chega em LP, às 21 horas. Dormir.

2º dia. Domingo. Mercado de LP fechado. Fazer passeio em LP. Fazer city tour e Vale de la Luna.

3º dia. Seguda. LP. Fazer compras das roupas de frio pela manhã. Será que dá tempo de conhecer Tiwanaku? Viajar de madrugada para UYU. 13 horas de estrada.

4º dia. Terça. Uyuni. Contratar a empresa pela manhã. (ver se é possível já viajar no mesmo dia).

5º dia. Quarta. Uyuni.

6º dia. Quinta. Uyuni. Que horas me deixam em SPA?

7º dia. Sexta. SPA. (Preciso ver os passeios mais essenciais)

8º dia. Sábado. SPA.

9º dia. Domingo. SPA.

10º dia. Segunda. SPA. Sair à tarde. Talvez faça nesse dia o passeio do Gêiser Tatio. Ônibus à Calama. Duração: 2 hs. Chegar à noite e comprar passagem para Iquique. Duração: 6 horas de viagem. Ver se dá para ser de madrugada.

11º dia. Terça. IQQ. Fazer vôo de parapente ou paraglider. Compras na ZOFRI.

12º dia. Quarta. IQQ. Conhecer centro pela manhã. Sair após o almoço para Arica. São 5-6 horas de viagem. Ir para Tacna. Pegar ônibus para Arequipa. (* ver o horário de entrada e saída do país).

13º dia. Quinta. ARQ. Conhecer a cidade. Conhecer o mosteiro. (Infelizmente o Canion ficará pruma outra viagem). Comprar passagem pra Cusco. Viajar de madrugada.

14º dia. Sexta. CSC. City Tour. (se eu for de taxi será que consigo incluir Maras e Moray no mesmo dia?)

15º dia. Sábado. CSC. Vale Sagrado + trem para AC. Chegar a noite e dormir.

16º dia. Domingo. MP. Acordar cedo de AC e ir para MP na van para subir Huayna Picchu às 10h. Voltar de escada para AC. Dormir ou ver se tem pique pra dormir em CSC.

17º dia. Segunda. CSC. ******** talvez 5 dias seja muito. Vamos pensar e rever.

18º dia. Terça. CSC. ******** talvez 5 dias seja muito. Vamos pensar e rever. Ônibus para COPA. Duração: 11-13 horas de viagem. Viajar de madrugada.

19º dia. Quarta. COPA.

20º dia. Quinta. COPA. Passeio na Isla del Sol. Depois ir pra LP.

21º dia. Sexta. LP. Chalkataya. Compras de artigos de couro e artesanatos.

22º dia. Sábado. Dia livre. Compras de artigos de couro e artesanatos.

23º dia. Domingo. Volta para SP. Com muita história para contar pra vcs!

Daí vem algumas perguntas: vale a pena sacrificar alguns dias de SPA para fazer o passeio do Canion, ou é melhor eu deixar proutra vez?

Alguém sabe os horários da fronteira Chile (Arica)- Peru (Tacna)?

obrigado ::otemo::

Guilherme

Editado por Visitante

• Respostas 24
  • Visualizações 4.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

vlw man! Talvez possa sacrificar um dia em La Paz, outro dia em Cusco, daí eu consigo encaixar o Canion. Não consigo enxergar alguém ir para Arequipa e não fazer o passeio do Canion.

Postado
  • Membros

Oi Guilherme, vi que a maioria das sugestões que eu te faria o pessoal já fez. A única coisa que te digo é que Arequipa é uma cidade fantástica! É grande, limpa e muito bonita. Tem bastante coisa pra se ver. Fique lá 3 dias, mas ficaria até mais. Faça o passeio de 1 dia ao Canion, que vc vai gostar. Creio que o de mais de 1 dia fica um pouco desgastante pra quem já vai estar no final da viagem e com pouco tempo.

Abraço.

Postado
  • Autor
  • Membros

ow David... obrigado pela resposta.

Aliás, andei "acompanhando" sua evolução aqui no site. Muito bacana. Perguntava muita coisa pra fazer sua trip. Sonho de 20 anos, é isso? E daí quando realizou o sonho fez um relato show de bola. É muito legal ver isso.

Bem, voltando para a vaca fria. Meu roteiro. Vc não acha que o passeio de 1 dia é meio cansativo demais?

Aliás, seria possível, na volta do passeio, ir de CHIVAY a PUNO? (já economizaria umas 2-3hs de busão).

abs galera mochileira!

Guilherme

Postado
  • Membros

Valeu pela força Guilherme! Obrigado por acompanhar minha "evolução", se bem que acho que ainda tô engatinhando aqui!! Tem muito mochileiro fera com muitas dicas excelentes!!

Em relação ao ônibus de Chivai pra puno, eu tb pesquisei quando tava montando meu roteiro e descobri q não tem!!! Fiz o passeio de um dia e gostei muito. Se bem que nevou e isso deixou o passeio muito mais legal, mas dá pra conhecer o canion e ver os condores!! No mais vc só passa mais tempo no lugar! Pessoalmente eu não teria muita paciência pra ficar lá, pq gostei muito de Arequipa e com certeza iria preferir ficar rodando pela cidade!!!

Grande abraço!

Postado
  • Autor
  • Membros

Caraca!!! Neve!!! LOKO!!!

Ainda não li o seu relato, mas vai ser o próximo, depois de ler o do Lico (é uma listinha..rs).

Como é o passeio de um dia? vc acorda mega cedo e chega mega tarde?

Postado
  • Membros
Caraca!!! Neve!!! LOKO!!!

Ainda não li o seu relato, mas vai ser o próximo, depois de ler o do Lico (é uma listinha..rs).

Como é o passeio de um dia? vc acorda mega cedo e chega mega tarde?

Hehehehe.... Sim neve até onde a vista podia alcançar!! Sonho pra qualquer brasileiro morador do INTERIORRRR como eu!!!

No passeio de 1 dia vc praticamente não acorda... hehehe pq praticamente nem dorme! A saída é as 3:00 da matina pra poder chegar ao mirador del condor às 9:00, senão vc não vê os condores (tem gente que não gosta de ver eles pq são urubus, mas como sou biólogo pra mim o que vale é a grandiosidade da ave e não o nome pejorativo que dão a ela ::hãã2:: )

Na volta vc chega no começo da noite, mas dependendo do horário do busão, dá pra ir no mesmo dia pra Puno!

Abraço.

Postado
  • Membros

Guilherme, o pessoal já te orientou muito bem aqui, concordo com tudo que foi dito.

Só um comentário já que você falou em diminuir os dias de San Pedro, eu não recomendo, tem muitos passeios legais pra fazer por lá.

Seria bom se você pudesse ficar mais um dia em Cusco, para conhecer a própria cidade, ver os muros incas, as igrejas, praças. Mas seus dias já estão tão contadinhos que não vejo de onde tirar esses dias...

Eu não sei te dizer os horários da fronteira do CHile com o Peru, pois cruzei durante o dia, mas se informe por lá, e aí se tiver opção de cruzar a noite você vai ganhar 1 dia, e aí esse dia a mais fique em Cusco.

Postado
  • Membros

Cara, li teu roteiro e concordo com a Samantha!! Tá tudo muito apertado, mas vou dar uma sugestão:

Se vc deixar apenas um dia em La Paz, na volta, tendo em vista que vc estará em Copacabana que é relativamente perto, acho que vc poderá ajustar os outros lugares com SPA ou Cusco! Vi que vc deixou 3 dias em LP no final, então fique com um só e transfira esses dois dias, um para SPA e outro para Cusco! Quanto ao Chacaltaya vc pode fazer na segunda feira, pela parte da manhã, um dia depois de Tiwuanako. (Essa é minha opinião, pois creio que vc conseguirá tirar melhor proveito de tudo!)

Ah, muito cuidado com essa questão de tudo programado com manhã, tarde e noite, pq vc pode ter uma certeza: algo vai sair errado!!! hehehehehehe ::lol3::

É isso que dá graça pro passeio! E tb percebi que vc não deixou dias sem programação, que servem para algum imprevisto ou simplesmente para descansar!

Respondendo à dúvida da Samantha, a fronteira entre Chile e Peru (Arica - Tacna) fica com a migração fechada, só abre às 7:00 da manhã!!! Isso mesmo! No meu relato eu conto isso e ficamos indignados pq eu não sabia que o serviço de migração poderia ficar fechado! Por isso acredito que não deve ter ônibus noturno nesse trecho!

Abraços aí galera!

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

Boa noite Guilherme,

Sabendo que quanto mais informação melhor, vou te dar minha opinião!

Primeiro, parabéns pela escolha. Tenho certeza que vai ser uma ótima experiência, tu vai gostar muito!

La Paz: já estive lá duas vezes e o passeio que recomendo para o domingo (primeiro dia) é o Downhill até Coroico. Quase 70km de descida de bike na estrada da morte! É um pouquinho caro: paguei R$130,00. Com a agência Madness (super recomendo, http://www.madness-bolivia.com), para garantir vaga no domingo entre em contato e reserve com antecedência. Inclusive nessa primeira etapa da viagem, te indico o Hostel Maya (simples, barato, e fica ao lado da Madness). Para a segunda-feira, se você quer fazer compras de roupas de lã barata, vá uma quadra para cima desse hostel (calle llampu, vai ter de tudo), ali também tem algumas lojas que vendem produtos da north face, doite, quechua,... mas se você quer produtos de marca (como tommy, diesel, ralph lauren, calvin klein) dirija-se a parte norte da cidade. Se não me engano o local que tem a maior concentração dessas lojas é o shopping center norte, tem inclusive um restaurante de comida brasileira (você vai lembrar disso, no final da viagem e vai querer muito ir lá! É ótimo e com R$15,00 você vai comer como um padre!). Para tênis compre na Fair Play (tem várias espalhadas pela cidade) tem ótimos preços! A noite tem uma feira de artesanato, não lembro o nome da rua, se não me engano é a Rua do Comércio fica colada com a Praça Murillo! Minha sugestão foi colocar o Downhill e sacar Tiwanaku porque você vai ver outras ruínas no decorrer da sua viagem bem mais interessantes! Quando visitei Tiwanaku em 2009, achei muito desorganizado! Os monolitos que me pareceram as peças mais autênticas dessa cultura (Tiwanaku é uma cultura pré-inca) podem ser vistos em museus em La Paz mesmo. Se você realmente quiser conhecer, use o dia 07/07. Ou então, vá para Tiwanaku no dia 17/06 mas faça o Downhill dia 07/07. O Downhill será um passeio único na viagem, não terá oportunidade de fazer outro similar em lugar algum! O Chacaltaya e o Valle de la Luna para o dia 06/07 está ótimo, se você tiver um pouco de pressa (foi o meu caso) fiz os dois em um tour particular, duração 5h (com a subida até o topo do Chacaltaya).

Uyuni e San Pedro: Não tem o que modificar. É mais ou menos isso que você já previu! Quando visitei o Uyuni não fui para SPA, por isso, não posso te ajudar a decidir sobre os passeios lá!

Arequipa: realmente essa cidade é maravilhosa! Tenho certeza que você vai se surpreender ao chegar na praça de armas com a catedral e os vulcões ao fundo! E a noite, com as luzes acesas, fica ainda mais encantadora! O Canyon del Colca é parada obrigatória, eu fiz o treking de dois dias e um amigo meu teve um problema estomacal e acabou fazendo o tour de um dia, a diferença foi que eu vi o canyon de baixo p/ cima, visitei o oásis e tive um intercambio cultural muito intenso com os colegas do grupo (espanhóis, alemães e ingleses), se isso te agrada, não pensa duas vezes e vai p/ caminhada! Se caminhar não te anima muito, faz o tour de um dia, assim te sobra tempo para curtir a cidade e os demais passeios. Em um dos dias que te sobraram, pela manhã, faça um city tour naqueles ônibus de dois andares abertos no andar de cima, é uma maneira rápida e barata de passar nos princípais pontos da cidade, ainda nesse mesmo dia ou no dia seguinte se tiver tempo, passe no Museu dos Santuários Andinos (veja a múmia juanita, é bem interessante), dali vá ao convento Santa Catalina. Observe os horários, se não me engano os dois fecham as 17h. Se conseguir visite o mercado municipal e o mirador Yanahuara.

Cusco e Machu Picchu: acredito que serão o ápice da tua viagem. O city tour é ótimo, as ruínas de Sexywoman (Saqsaywaman) e o Templo Koricancha são demais! No Vale Sagrado, Pisaq é legal, mas as ruínas de Ollantaytambo foram as que eu mais gostei, inclusive, quase gostei mais do que MP! Maras e Moray também vale a pena! Quanto a MP, faça o que for possível para subir na Huayna Picchu, é muito legal ver as ruínas de cima!

Puno e Copacabana: acho que fica ótimo assim. Puno eu achei bem inferior a Copacabana. As Ilhas Flutuantes não me convenceram da veracidade da cultura dos Uros. Talvez em Taquile a visita seja mais autêntica (não fui até lá). Não deixe de comer uma truta em Copa, é realmente muito boa! E se tiver disposição, suba até a Catedral de N.S. de Copacabana.

É isso aí! Qualquer dúvida pede aí!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.