Ir para conteúdo

Rússia - Perguntas e Respostas


mopc

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Olá a todos. Pretendo ir de Tallinn para St. Petersburg, vocês acham que 2 dias em SP é muito pouco? Realmente estou sem tempo para ficar mais do que isso, máximo 3 dias.

Valeu.

Acho que 2 dias é pouco, 3 também é pouco. Provavelmente, Você voltará mais tarde, para ficar por mais tempo, como sempre acontece comigo.

Portanto, vale a pena começar, gastando aquele tempo que tem nesta vez. Boa viagem! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 462
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ola rapaziada, tudo beleza ? Estou indo pra Moscow dia 18 de dezembro. Ja comprei algumas roupas de frio e ainda estou me preparando. Vou morar por 3 meses em Tomsk junto com a minha namorada, ela eh russa. Eu queria perguntar pra voces o seguinte: as roupas, botas, vestuario em geral eh melhor comprar aqui ou deixar pra comprar por la mesmo ? Ta complicado de achar uma bota adequada por um preco justo aqui no Brasil, idem em relacao as outras pecas do vestuario. ::grr::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Ola rapaziada, tudo beleza ? Estou indo pra Moscow dia 18 de dezembro. Ja comprei algumas roupas de frio e ainda estou me preparando. Vou morar por 3 meses em Tomsk junto com a minha namorada, ela eh russa. Eu queria perguntar pra voces o seguinte: as roupas, botas, vestuario em geral eh melhor comprar aqui ou deixar pra comprar por la mesmo ? Ta complicado de achar uma bota adequada por um preco justo aqui no Brasil, idem em relacao as outras pecas do vestuario. ::grr::

É melhor fazer as duas coisas.

Primeira - comprar no Brasil algumas peças, que te salvarão no desembargue.

E assim poderá fazer segunda - comprar lá algo mais adequado depois, já no local.

 

Já que estará bem acompanhado, creio que será também bem assessorado também no uso destas roupas.

Nos dias frios mesmo, não basta vestir estas roupas, tem que usá-las com certa competência,

que nem sempre acontece com novatos vindos dos países tropicais.

 

Boa sorte! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, sou recém registrado no site, mas já furto informações e dicas de viagem há algum tempo! Na verdade, diversos relatos da galera me ajudaram a realizar, por exemplo, a viagem de carro de São paulo a Foz do Iguaçu (em 25/01/2011), a fazer a excursão pelo Jalapão/TO (em abril/2011) e, a última e mais complexa delas, a viagem de 34 dias que fiz com minha namorada para Rússia, Turquia e Grécia (setembro/2011).

Grande parte das minhas dúvidas foram esclarecidas apenas lendo o relato do pessoal. Resolvi fazer o cadastro no site para compartilhar esta última experiência com vocês e, no que for possível, ajudá-los no planejamento de suas viagens.

 

Meu roteiro foi o seguinte:

Rússia: 27/08/11 a 06/09/11.

Turquia: 06/09/11 a 20/09/11 (o relato da viagem em breve estará no tópico relacionado à Turquia, em elaboração)

Grécia: 20/09/11 a 30/09/11 (o relato da viagem em breve estará no tópico relacionado à Grécia, em elaboração)

 

Roteiro Rússia:

27/08: vôo Alitalia. São Paulo-São Petersburgo (comprado 9 meses antes da viagem). A volta para o Brasil foi Atenas-São Paulo

28/08 a 31/08: São Petersburgo (3,5 dias)

01/09 a 03/09: Moscou (3 dias)

04/09 a 06/09: Cidades do Anel de Ouro: Sergiev Posad, Suzdal e Vladimir (2,5 dias)

 

Minhas impressões gerais sobre o país:

Não falo nenhuma palavra em russo, mas mesmo assim nos viramos relativamente bem lá, sem maiores problemas. A aventura faz parte do desconhecido! Apenas levamos impresso algumas palavras em russo (obtidas aqui no site) e, nas horas mais problemáticas, mostrávamos ao pessoal o que queríamos! Grande parte das vezes isso também não adiantava, aí apelávamos para a mímica (em Suzdal mesmo fazendo mímica não consegui pedir uma garrafa de água no hotel! rsrs). Não adianta saber inglês fluente ou macarrônico na Rússia, eles dificilmente te entenderão. Exceção apenas em relação aos jovens, que tem alguma noção da língua. Isso vale para todos os lugares, inclusive os mais turísticos. Apesar da dificuldade de comunicação, o que já era esperado, os russos se mostraram muito prestativos (no jeito deles, claro). Não tive problemas com ninguém, pelo contrário, nos momentos em que mais precisávamos de ajuda, alguém vinha nos orientar. Bastava que iniciássemos o diálogo com "pajousta" ("por favor") com uma carinha de cachorro sem dono e, em seguida, dizer o que queríamos que eles se prontificavam em ajudar! Fomos muito bem recebidos.

Para vcs terem uma ideia, até aluguei carro em Moscou para conhecer algumas cidades do anel de ouro. E o GPS tb era em russo!

A Rússia é esplêndida. Os palácios são imponentes, os jardins são impecáveis, as igrejas lindas, a organização e respeito da população é de se dar inveja, o metrô é cheiroso de tanto que as mulheres se produzem. Todas lindas e bem arrumadas, não importa a idade!

Ah, e a Rússia, no geral, é cara. Apesar do real valer aproximadamente 17 rublos, a hospedagem, a comida e o transporte mais distantes não são baratos.

 

Dicas:

Tenha sempre em mãos papel e caneta para que eles possam escrever preço e horário das coisas. Isso evitará ser passado para trás. Utilizei muito em taxis e restaurantes e não tive problemas de "entendimento". Ande sempre com um guarda-chuva e blusão. No sol, arde; fora dele, o vento é geladíssimo! Não substime o frio russo, mesmo no verão!

A comida é boa, destaque para as blinis (panquecas) e pelmeni (uma espécie de ravioli sem molho recheado). Os cardápios são em russo, pouquíssimos em inglês. Há muitos cafés em todo lugar. As cervejas são saborosas e a vodka nem se fale! Existe também uma espécie de refrigerante alcoólico, bem interessante. Baratinho e refrescante. O povo bebe e fuma muito, independente da idade. Nos restaurantes não há separação entre fumante/não fumante.

Atenção em relação aos dias e horários de funcionamento de museus, igrejas e palácios.

Utilizei o guia visual da Folha de São Paulo "Top 10 São Petersburgo". Em Moscou utilizei o Moscou, Seu Guia passo a Passo da Publifolha. Ambos são pequenos, práticos e com informações úteis. Nos ajudou muito. Valeu a pena.

 

São Petersburgo

 

Hospedagem: Hostel Pushkinskaya 14 (reservado pelo booking.com. Como a Rússia era algo um pouco desconhecido e íriamos chegar no final da tarde na cidade, resolvi reservar com dois meses de antecedência). Ficava bem pertinho da avenida principal (nevskiy prospekt), mas na parte de baixo (em comparação com o rio neva), de modo que era necessário pegar metrô ou ônibus para visitar as principais atrações turísticas. O metrô ficava há menos de 10 min a pé. Preço de R$ 130,00 a diária. Quarto com banheiro privativo, sem café da manhã. Nenhum problema em particular, mas acho que não ficaria lá novamente.

 

Locomoção: basicamente metrô e ônibus. Nenhuma dificuldade com o cirílico, o transporte público é extremamente eficiente, te leva para qualquer lugar da cidade com agilidade e a um custo muito reduzido. As atrações são relativamente próximas umas das outras. Comprávamos o cartão do metrô que dava direito a 10 viagens (o preço era mais econômico do que comprar individualmente). O metrô é um diferencial lá, com certeza. Limpo, organizado, rápido e barato. Além de ser lindo (praticamente um museu) e muito profundo (descíamos cerca de 3 minutos em escada rolante até chegar no embarque). Basta memorizar as 3 primeiras letras da estação que vc se acha fácil, não tem erro! Mas leve um mapa do metrô inglês/russo.

 

Dia 28/08: Chegamos domingo a noite, por volta das 20:00. Ainda estava claro (nesta época anoitece por volta das 21:30/22:00). Pegamos um taxi do aeroporto até o hostel (30/40 min). Preço de 900 rublos. Poderia ter pego o ônibus que leva para o metrô, mas como estávamos cansados e com 3 malas grandes preferi a segurança e o conforto do taxi. Fizemos o check in no hostel e fomos dar uma volta, jantar e conhecer as proximidades.

 

Dia 29/08: andamos o dia todo a pé e de metrô pela avenida principal e arredores onde estão praticamente as principais atrações turísticas. Conhecemos o centro comercial Gostinyy Dvor (de graça para entrar), as igrejas (i) do sangue derramado (250 rublos, toda de mozaico, linda) (ii) armênia (de graça) e da (iii) nossa senhora do Kazan (de graça, é enorme), depois demos uma volta e tomamos um sorvete típico (esqueci o nome, mas vc encontra em qualquer lugar, é baratinho, menos de 1 real) no jardim Mikhaylovskiy Sad, fomos ao museu Russo no final da tarde (350 rublos, interessante) onde também comemos uma blini e tomamos café, passamos na agradável praça onde fica a estátua da Catarina a Grande e ficamos relaxando por lá por uma hora. Na volta para o hostel, jantamos na avenida principal, demos mais algumas voltas e fomos dormir. Estávamos muito cansados.

 

Dia 30/08: pegamos um ônibus bem cedo e fomos para o museu Hermitage. Para quem gosta, dá para ficar 7 dias inteiros lá dentro, nós ficamos umas 6, 7 horas. Foi corrido, mas suficiente. O lugar - antigo palácio dos Czares - é realmente imponente e fantástico! Comprei os ingressos com antecedência pela internet no site do museu. Custa 17 dólares por pessoa e você troca o voucher num guichê específico. Valeu a pena, a fila na entrada é enorme desde cedo em razão dos grupos turísticos. De lá fomos caminhando até a fortaleza de São Pedro e São Paulo, uma boa caminhada! No caminho para lá atravessamos a ponte Dvortsovy Most (ponte móvel) onde tivemos uma vista incrível do Hermitage pelo outro lado do rio neva. Também tiramos umas fotos das colunas Rostrais (são enormes, como tudo lá!) e de mais alguns jardins, onde pudemos ver noivos e padrinhos tirando fotos de casamento (o que é muito comum em qualquer parque/jardim de lá!). É pela fortaleza que se conhece a "praia" de são petersburgo. Na volta, também a pé, fomos na mesquita Sobornaya (de graça, linda) e na catedral de Santo Isaac (era pago, não entramos, pois estávamos cansados e já tinhamos visto muito coisa bacana. Vale a pena se você quiser ter uma vista por cima da cidade, já que se pode subir até o topo). Esse dia a caminhada foi longa e com um pouco de chuva! No caminho para o hostel, já de noite, entramos no metrô e fomos em umas 5, 6 estações muito bonitas no estilo museu/palácio (na linha vermelha estão as mais bonitas). Jantamos num restaurante parecido como kilo e fomos dormir.

 

Dia 31/08: fomos conhecer os palácios de inverno (Tsarskoe Selo) e de verão (Peterhof) que ficam afastados da cidade (uns 30 km, cada um em uma direção diferente). Fomos primeiro para Tsarskoe Selo (100 rublos) logo cedo. Pegamos metrô até a estação moskovskaya e de lá o micro-ônibus nº K545. Uma hora e meia depois estávamos lá, sem problemas. Acabamos não entrando no museu do palácio (pago a parte) porque senão não conseguiríamos aproveitar Peterhof. Ficamos apenas passeando pelos belos jardins, lagos e igrejas da imensa propriedade. Ficamos por lá umas 3 horas, mas o lugar merece boa parte do dia, senão o dia todo.O palácio é lindo. Negociei um taxi na rua por 750 rublos para nos levar direto de lá para Peterhof. Foi ótimo, considerando a distância entre os locais, a falta de transporte público direto e ágil e o curto tempo que tínhamos. Em 30 minutos estávamos lá. Para entrar em Peterhof custa 400 rublos. O lugar é de tirar o folêgo! Chafarizes de ouro, fontes, jardins imensos, palácios, vale ficar lá um dia inteiro. Nós ficamos umas 6 horas. No final pegamos um barco de volta para a cidade (peterhof express por 500 rublos). O barco é um passeio, pois atravessa o golfo da finlândia e te deixa na frente do Hermitage. Dura aproximadamente uma hora e meia. No caminho de volta ao hostel, jantamos e fomos arrumar as malas para pegar o trem noturno para Moscou, que saía as 23:22 e chegava lá as 7:28. Compramos as passagens diretamente na estação de trem no primeiro dia em São Petersburgo, ao custo de 60 dólares por pessoa. Consegui comprar sem muitas dificuldades porque havia impresso a lista de horários, o nº do trem e as cidades de origem e destino. Caso contrário teria tido dor de cabeça! Foi uma dica aqui do site de extrema utilidade. O único problema foi entender que o trem saía de outra estação ( "ladozhskaya") e não da estação onde tínhamos comprado as passagens e que ficava muito próximo do hostel ("Pl Vosstaniya"). Fui de metrô até lá, mas me arrependi, deveria ter pego taxi, pois estávamos com 3 malas grandes e a locomoção internamente no metrô não é das mais acessíveis (muitas escadas, túneis longos e muita gente indo e vindo)...Chegamos em cima da hora, mas conseguimos.

 

Moscou

 

Hospedagem: Ibis. Consegui um bom preço, pois tenho amigo que trabalha na Accor. Normalmente custaría em média 3.500 rublos a diária, sem café da manhã. De toda forma é um hotel satisfatório, com uma boa cama e bom chuveiro, tudo o que eu preciso numa viagem desta. O hotel ficava há uns 15 minutos a pé do metrô, razoavelmente bem localizado, há 2 estações do Kremlin, considerando que Moscou é tão grande quanto São Paulo.

 

Locomoção: metrô. Enorme, parece uma teia de aranha, mas te leva para qualquer lugar da cidade. As atrações mais conhecidas ficam próximas da praça vermelha, mas existem diversas outras muito interessantes e que ficam espalhadas pela cidade. Ao contrário de São Petersburgo, o metrô não tem muitas placas em inglês (isso vale para a cidade no geral). De toda forma, nenhuma dificuldade em andar por lá. Aqui valem as mesmas considerações de São Petersburgo!

 

Dia 01/09: chegamos bem cedo na estação de trem e pegamos um taxi para o hotel. Paguei 1000 rublos para uma distância não tão grande, foi caro, mas como estava com trauma de andar com aquelas malas grandes resolvi pagar pela comodidade. Fizemos o check in bem antes do horário e fomos direto para a praça vermelha. O lugar é gigantesco, grandioso, sensacional! Conhecemos toda a redondeza, destaque para a Catedral de São Basílio (não me lembro se paga para entrar), o mausoléu do Lênin (é de graça, dá um pouco de medo pq o mármore é todo preto, as luzes são baixas e um frio danado lá dentro! Além dos guardas em trajes e poses que assustam. Eu não sabia, mas o cara está lá, embalsamado e perfeitamente identificável. Valeu muito a experiência), o Shopping Goum (de graça para entrar e caro para comprar seja lá o que for!) e os parques e jardins sempre muito bem conservados e limpos. Passamos o dia todo caminhando por ali, vimos a troca da guarda em frente aos enormes muros do Kremlin. Aproveitamos e compramos ingressos para a apresentação internacional militar que iria acontecer por ali a noite. Uma espécie de desfile musical dos exércitos de diversos países. Montaram umas arquibancadas na praça vermelha, foi muito interessante, nunca tinha ido a um, apesar de relativamente caro (1200 rublos).

 

Dia 02/09: Fomos ao Kremlin bem cedo, até pq se não chegar cedo lá fica tudo lotado e vc corre o risco de não conseguir visitar as principais atrações. Você gastará dinheiro para entrar tanto no Kremlin (350 rublos) como em algumas das principais atrações que tem dentro. Mas tudo vale a pena! As igrejas com suas histórias, cada uma decorada de um jeito interessantíssimo (Catedral da Assunção e Catedral na Anunciação) e as torres deslumbrantes. Destaque para a Câmara das Armas (700 rublos) e o Fundo de Diamantes (500 rublos) que infelizmente é proibido tirar fotos. São imperdíveis. Passeamos o resto dia a pé pelo cais santa sofia, mosteiros, lagos, enfim, as atrações iam surgindo!

 

Dia 03/09: fomos em dois locais mais afastados do centro. De metrô, com facilidade. Mosteiro Novodievitci e à propriedade Kolomenskoie. Muito interessantes, valeu a pena. Basicamente um são igrejas e o outro parques com lagos e jardins. Não pagam nada para entrar e você pode ter contato com a parte histórica menos turística. Acho que só tínhamos nós de turistas por lá. O legal é que saindo de lá demos de cara, por acaso, com o museu espacial (200 rublos) e a um evento público gratuito muito parecido com um parque de diversões aberto, com mini palco de shows, tendas de comida regional, feirinha de souvenirs. E, de quebra, ainda conseguimos ir ao museu do gelo (200 rublos + 100 rublos para filmar/fotografar) que encontramos, também por acaso, nas redondezas. Neste museu, pequeno, há mamutes inteiros e outros animais pré-históricos dos tempos da era do gelo! Valeu a pena ter ido lá, nada turístico!

 

Anel de Ouro (Sergiev Posad, Suzdal e Vladimir). São cidades muito antigas, pouco turísticas e onde se pode vivenciar um pouco da rússia tradicional, do povo tranquilo, das paisagens pitorescas. Gostei de ter conhecido lá. Estava bem frio, apesar do verão!

 

Hospedagem: Firmamos nossa base em Suzdal (cidade mais charmosa e uma das mais antigas da região) por dois dias para conhecer as cidades das redondezas. Não havia reservado com antecedência. Peguei a indicação do hotel um dia antes no site waytorussia.com e fui! O hotel ficava dentro de um mosteiro do século XVI! estiloso no jeito soviético-medieval! antigão, quadradão, com pé direito enorme, a decoração arcaica, ótima experiência de estada, especialmente porque suas vizinhas eram freias, todas cobertas, muito religiosas. Ninguém falava inglês e até para conseguir uma água foi difícil! Paguei 1900 rublos a diária, sem café da manhã e com estacionamento para o carro que aluguei. O difícil foi descobrir que o hotel ficava dentro do mosteiro e achar o mosteiro! rsrs. Faz parte da aventura.

 

Locomoção: Aluguei carro para conhecer as cidades do anel do ouro. Não havia reservado com antecedência tb. Com ajuda do pessoal do Ibis no dia anterior consegui uma locadora local (chamada Pehtmotopc) pela metade do preço da Hertz! Paguei 1600 rublos a diária e o cara não pediu minha habilitação internacional; a brasileira bastou... Pólo automático com GPS em russo! Seria um pouco dificil se locomover por lá se o cara da loja não tivesse escrito o nome das cidades e destinos que eu selecionei em russo e em inglês. Abastecer o carro também foi um desafio! Tive a ajuda de um cara que trabalhava no posto enquanto a fila de carros ia se formando atrás de mim. Demorou, mas consegui. Ah, andei cerca de 700 km ao todo: estradas boas, bem conservadas e sem nenhum pedágio. Náo fui parado por nenhum policial, apesar de ter visto diversos deles pelo trajeto.

 

Dia 04/09: saímos de Moscou e fomos para Servieg Posad. Menos de 100 km de distância, de fácil acesso. Cidade de peregrinação, muito procurada por religiosos, devotos, estilo cidade de Aparecida em São Paulo. Com a diferença de que as construções são do ano de 1300! Comprei umas lembrancinhas religiosas muito distintas para minhas avós por ótimos preços. Ficamos umas três horas caminhando entre as igrejas do Kremlin, mosteiros, parques e avenida principal, onde almoçamos no mac donald´s. De lá fomos para Suzdal, onde passamos o resto da tarde caminhando pelos arredores do nosso hotel. Comemos umas panquecas de caviar e outras tradicionais, fazendo mímina, claro, tomamos umas cervejas locais e fomos dormir, praticamente expulsos do restaurante (só tinha mais um casal além de nós!)

 

Dia 05/09: Comprei um mapa da região e fiz um trajeto de umas 3 horas a pé em que se pode conhecer toda a cidade de Suzdal. Há muitas igrejas e mosteiros por lá. Mas há também um montanha em que você pode ver toda a cidade de cima, muito bonito. Depois de São Petersburgo e Moscou, loucura, em Suzdal uma paz só. De tarde fomos para uma cidade próxima, Vladimir. Muito maior, até com trânsito, mas bem interessante tb. Se não me engano a mais antiga da região, do ano de 1100. Comemos por lá, caminhamos pelo centrinho e igrejas e a noite voltamos para Suzdal.

 

Dia 06/09: acordamos, demos mais algumas vontinhas por lá a procura de um local para o café da manhã e voltamos para Moscou, onde devolvi o carro por volta das 13:00 depois de ter pego um trânsito fenomenal (estilo marginal tietê em São Paulo). Paguei ainda mais 500 rublos pela lavangem do carro que deixei sujo. De lá peguei um taxi (1500 rublos) para o aeroporto. Zarpamos para Istambul as 15:00, meu próximo relato ainda em elaboração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi galera

 

Preciso da ajuda de vcs!

 

Estou indo com minha namorada passar exatos 10 dias na russia entre os dias 13/02/2011 e 23/02/2011. QUero visitar Moscou, SP e Helsinki.

 

Alguma dica sobre o que comprar para se proteger do frio. E dicas sobre quantos dias passar em cada cidade. Dois dias em Moscou e dois dias em SP eh pouco?

 

ABracao, Leonardo Rios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Oi galera

 

Preciso da ajuda de vcs!

 

Estou indo com minha namorada passar exatos 10 dias na russia entre os dias 13/02/2011 e 23/02/2011. QUero visitar Moscou, SP e Helsinki.

 

Alguma dica sobre o que comprar para se proteger do frio. E dicas sobre quantos dias passar em cada cidade. Dois dias em Moscou e dois dias em SP eh pouco?

 

ABracao, Leonardo Rios

Cara, acabei de voltar de lá. 2 ou 3 dias em moscou é suficiente. Pra Sao Petersburgo nao cometa o erro de ficar apenas 2 dias. La era a capital do imperio russo cara, tem muita coisa pra ver. Fiquei 6 dias e consegui ver tudo o que eu queria com certa tranquilidade. Imperdivel em SP: hermitage, pushkin, peterhof, catedrais de kazan, st isaac e sangue derramado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se você tem 10 dias, não entendo porque ficar apenas 2 dias em cada cidade.

Acredite: Não tem nada em Helsinki que valha super a pena. 1 dia é mais que suficiente.

 

Agora a Rússia, colega, é ooooooutra história. Você nunca vai ver tudo o que ela tem para oferecer.

Mas enfim, veja como você vai distribuir os dias, mas eu prefiro 10 mil vezes mais St. peter que Moscou, apesar de Moscou ser uma loucura de linda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Eu fiquei 3 dias em Moscou e 3 em St. Petersburgo. Achei pouco, mas apertando dá pra fazer os principais pontos turísticos!

Eu adorei as 2 cidades mas ao contrário da turma, eu acho Moscou mais impactante que SP. Pra mim é a cidade mais linda que já conheci!

SP é mais moderna, tem sempre alguma coisa legal acontecendo um show, uma exposição, um recital em vários pontos das cidades tem uma espécie de "quiosque" com finormações culturais da semana... e é um pouco mais fácil se virar por lá falando inglês (veja bem, um pouco)

Mas eu me encantei com a imponência de moscovita. A grandeza das construções, a limpeza imaculada da cidade, achei mais classudo.

Achei a Rússia tão incrível que simplesmente desencanei de ir á Helsinque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...