Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 31
- Visualizações 33.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Mila Castro 7 posts
-
_Paulera_ 5 posts
-
Carloscopa 3 posts
-
MauroBrandão 2 posts
Por sugestão do Maurocuritiba abri este Tópico para falar um pouco do Senegal, país no qual já estive por três vezes.
Senegal. Capital: Dakar.
Melhor época para visitar: entre dezembro e fevereiro, quando as temperaturas estão entre 20 graus à noite, e entre 25 e 28 graus durante o dia, probabilidade quase zero de chuvas.
Localização: África Ocidental, tendo a costa banhada pelo Atlântico e um dos maiores produtores de pescados per capita no mundo, portanto, para quem gosta de peixe é um paraiso. Ao norte e oeste cercado já por uma região de semi-deserto (entrada do Saara).
Música de muito boa qualidade: Youssou N'Dour, Baaba Maal, Ismaël Lo, Omar Seck, etc. Nas discotecas dansa-se o "mbalax", ritmo quente e fácil para nós, brasileiros, acostumados com a influência afro nos nossos ritmos.
Dakar a capital com cerca de 2,5 milhões de habitantes, uma cidade a beira de um mar lindíssimo e um povo hospitaleiro, é uma cidade das mais seguras entre as capitais na África.
Apesar de ser um país de maioria islâmica, pode-se tomar uma cervejinha em qualquer bar sem problemas. Cozinha saborosa, a base de arroz, legumes (os nossos) e peixe, carne de vaca e carneiro.
Cuidado com a pimenta,e peçam sempre "piment à part".
Pratos principais:
1 - "cebbu jenne" - arroz ao peixe cozido com legumes e verduras (batata inglesa e doce, mandioca, cenoura, couve, caruru azedo, etc);
2 - "maffe" - arroz com carne de vaca, legumes e molho a base de amendoim (meu prato africano preferido);
3 - "yassa poullet" e "yassa poisson" - Arroz om molho de cebola, acompanhado de frango ou peixe.
Bebida nacional: "bissap", refresco com sabor único feito da folha seca de um tipo local de hibisco. Diurético e anticancerígeno.
Em Dakar deve-se visitar a Ilha de Gorée (Patrimônio de Humanidade pela UNESCO), a três km do porto. Pega-se uma barca e a viagem dura derca de 20 minutos. Ir a Dakar e não visitar Gorée seria como ir ao Rio e não visitar o Corcovado (eu moro no Rio, rs). Deve-se sair cedo e almoçar na ilha onde existem boas opções para lanche e almoço a beira do mar, e visitar o Museu Casa dos Escravos (antiga senzala onde se fazia o tráfico de escravos para o Caribe e EEUU, e tombada pela UNESCO), Museu do Fort d'Estrée, Museu da Mulher, etc.
Saint-Louis - antiga capital da África Ocidental Francesa, cujo centro também é tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, na foz do Rio Senegal.
A 50 km do centro da cidade está o Parque Nacional dos Pássaros (Oiseaux) de Djoudj, Patrimônio Mundial de Biosfera pela UNESCO, o segundo maior santuário de aves do mundo.
Vale um passeio a Djoudj e pelas praias da cidade.
Petite Côte e delta do Saloum - região costeira, entre o mar a savana do deserto, com pequenas cidade e aldeias paradisíacos, onde pode-se alugar um quarto em un pequeno "auberge" ou na casa de algum senegalês bem baratinho. Preço a combinar: entre 5 e 10 US$.
Visitar: Joal, Fadiout, Mbour, Popenguine, Palmarin, Ndagane e Mar Lodge. Região do etnia "serer", pescadores.
Em Saint-Louis e na Petite Côte podemos ver o encontro fantástico do mar azul com a areia dourada da savana do deserto e os gigantes baobás.
Casamance: sul do Senegal, pegar um avião de Dakar é a melhor opção, até Ziguinchor, capital da Casamance, 40 min de vôo. Região mística, com os centenários baobás sagrados. Visitar Oussouye, onde pode-se dormir nos "campément", pequenos albergues e bem baratos a beira de um "bolong" (rio) e alugar um barco para um passeio pelo Rio Casamance.
Visitar a Ilha de Karabane, imperdível, onde comi o melhor peixe até hoje: um filé ao molho de cebola com batatas dorée e arroz, acompahado do refresco de "bissap".
Qualquer outra informação a mais estou a disposição de informá-los.
Até breve.
J. Carlos.
PS: NÃO ESTOU CONSEGUINDO COPIAR FOTOS NO TEXTO, SE ALGUÉM SABE COMO FAZÊ-LO ME ENSINE POIS QUERO LHES MOSTRAR AS FOTOS.