Ir para conteúdo

25 dias desbravando Maranhão e Piauí - Parte 5: Serra da Capivara


Posts Recomendados

  • 2 meses depois...
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Eu e meu irmão faremos a Serra da Capivara exatamente um ano depois de ti, comprei passagem para Petrolina entre 20/07 a 29/07. Ajudou bastante seu excelente relato, nós íamos por Recife, o que seria uma tremenda burrada, visto que são 1000 Km de distância de São Raimundo Nonato. As passagens Rio x Petrolina estavam mais em conta do que Rio x Teresina, bom que ficaremos mais um tempo em Petrolina e conheceremos a cidade, no final da época das festas de São João, tomara que ainda dê para pegar alguma... rsrsrsrs.

O que você disse à respeito de turismo direcionado é bem o que pretendemos fazer. Meu irmão é professor de história e eu sou veterinário que trabalho com fezes animais fossilizadas... certo que iremos curtir muito a Serra da Capivara!

 

Valeu mesmo pelo roteiro, ajudou por demais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

fico feliz q meu relato tenha ajudado.

procurei colocar todas as minhas impressões sobre o local.

se ficar c/ alguma dúvida, pode postar. se estiver ao meu alcance eu respondo.

 

acho q o forte das festas é em junho. No comecinho d julho ainda dá p/ pegar alguma coisa. Procure na net, a programação das cidades, às vezes tem alguma coisa programada p/ julho, pois é mes de ferias.

 

entre no site da univasf, quem sabe tem algum minicurso/palestra, alguma coisa q vcs podem aproveitar no período q passarem por lá. Perto do museu, tem algumas unidades da universidade q nao sao abertas ao público, mas quem sabe se vcs conversarem c/ alguem da universidade antes, vcs consigam entrar por causa de suas profissoes.

 

boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

oi Kiki,

 

qq coisa é só perguntar.

 

nao tenho mtas dicas d Itatiaia/Penedo, pois só passei 1 dia em cada lugar e fomos d carro, o q facilita bem as coisas, mas deixa a gente meio isolado das pessoas. Qdo temos q andar d onibus, pedir informações, a gente rala mais, porém interage mais e sente melhor o local e as pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi nnaomi,

 

As fotos ficaram otimas( é prof?).

Ja li teu relato e vou fazer algumas anotaçoes para me ajudar. Finalmente vou ao parque proximo fds, ja que nao aguentei o calor de set/10 rsrsrs(e olhe q sou do sertão pernambucano).

Vou de moto, espero que a estrada apos Oeiras esteja com a reforma concluida rsrs.

Mas minha questão é: vale apena ficar em Coronel Jose Dias(fico em albergue de boa), quanto a relação de aproveitar mais pela manha e fim da tarde para fotografias? Não sou fotografo, mas geralmente prefiro viajar para lugares lindos para nao fazer esforço para ter uma boa paisagem rsrsrs.

Ai gera mais uma duvida: os guias estão na frente do parque ou tem que ser de SRN? E a Eliete de Souza como encontro? Eu ja aprendi que guia bom é guia recomendado.

 

Badorj, infelizmente o que tenho ouvido é que esse percurso Petrolina x SRN estava muito ruim, tipo asfalto com muito buraco ou estrada de chao(+/- 120 km nesse esquema por culpa da Bahia). De modo geral, as estradas que passei no PI em 2010 estava nota 10 ou 9. Espero continuar com essa pontuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Makko,

 

acho q todas as essas fotos sao do meu noivo, talvez tenha algumas minhas nas 1.as partes do relato (São Luis e Lençois)

ele tem uma canon G12 e não é prof., mas adora fotos.

ele tirou mtas fotos, só selecionei algumas e diminui mto p/ poder postar aqui e nao ficar pesado.

 

a Eliete é otima, tem conhecimento, tem base. Fomos só eu e meu noivo, fica caro s/ ter ninguem c/ quem rachar, mas por outro lado a gente aproveita +, pois fica a vontade p/ tirar fotos, por exemplo.

Ele usou tripé, viu os melhores angulos, s/ pressa e a Eliete viu q as coisas q a gente gostava d fazer e direcionou + os passeios. Ela viu q ele gostava d fazer videos d animais e seguimos silenciosos por algumas trilhas, vimos um tamanduá amarelinho lindo q parecia um bichinho d pelucia. Também conseguimos outros videos. Coisa q vc nao consegue fazer em grupo, pois a maioria segue falando alto e espanta os animais.

 

o valor dos guias é tabelado. Se a Elite topar ir na garupa da tua moto, vc nao gasta c/ taxi q é o q encarece o passeio.

 

Nao sei se fica guia na frente do parque, o q o pessoal costuma fazer é ligar p/ o guia, normal/te o próprio hotel indica alguem e liga p/ o guia. O guia vem te encontrar/buscar no hotel no dia do passeio. Não lembro se eu tenho o numero da Elite, deu problema no meu cel e eu perdi minha agenda, mas vc pode ligar p/ o hotel Serra da Capivara e pedir o número dela. Eles tem uma lista de guias.

 

o q eu ouvi falar na época, é q a estrada q passa por Floriano é pior do q a estrada q passa por Oeiras. O onibus q eu peguei segui por Floriano e a estrada estava bem judiada. Por Oeiras fica um pouco + longe, mas a Elite disse q ia por lá qdo precisava ir p/ a capital. Além do q vc pode aproveitar e dar uma passadinha pela cidade. Vi fotos e parecia bem bonitinha. Acho q foi antiga capital do estado.

 

sim, ouvi falar q a estrada d Petrolina é ruinzinha, mas é mais perto. Com certeza dá p/ passar, tem pacotes d agencia q fazem o voo via Petrolina.

 

qto ao local d hospedagem, nao sei se faz mta diferença. Normal/te o q ela faz em 1 dia é um roteiro padrão, começa lá pelas 7h30min e nao termina mto tarde. O único passeio q dura mais é o dia q vamos ao Baixão das Andorinhas, em q ficamos até o por do sol. Acho q ela faz assim, pois costuma seguir o roteiro padrao e tb por q cansa andar debaixo do sol, entao a maioria nao tem pique p/ comecar mto cedo e terminar tarde. Entretanto vc pode conversar c/ a guia, c/ certeza ela pode direcionar o passeio p/ os seus interesses.

 

ficar no albergue te deixa + isolado, mas acho q nao tem problema se vc tiver seu proprio meio d transporte e nao depender d taxi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ainda qto a hospedagem

o parque é mto grande e tem várias portarias. Dependendo do passeio vc entra por uma portaria

 

o Circuito Baixão da Pedra Furada e Sítio do Meio, entrada pela guarita BPF.

acho q o povoado + proximo é o Sítio do Mocó. Tem certa estrutura, vi dois mercadinhos, um restaurante com loja, o da Paula - a comida é bem caseira, e um camping. Parece que tem restaurante no camping também.

 

o Circuito Desfiladeiro da Capivara, entrada pela guarita BR-020. Fica perto do Povoado Sítio Barreirinho, onde tem a Oficina de Cerâmica e a Oficina de Camisetas. O restaurante ali é mto bom tb. Pena q nao pude aproveitar mto, tava c/ piriri, depois de comer mto camarao no Maranhao...

 

o Circuito Baixão das Andorinhas, entrada por uma das portarias da Serra Vermelha, acesso via Rod. PI-140. Acho q nao tem vila próxima c/ estrutura p/ receber turistas lá. Esse passeio é p/ fazer a tarde, por do sol c/ mergulhos das andorinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

[t3]Eu amo MAPAS[/t3]

 

Decidi por os links p/ não demorar p/ carregar e tb tem o problema d direitos e tal.

visite os sites e escolha o mapa de sua preferencia.

 

Uma série d mapas da Serra da Capivara:

 

http://www.historiahistoria.com.br/arquivo.cfm?ID=424

http://www.fumdham.org.br/mapas.html - tem um monte de mapas nesse link

http://www.fumdham.org.br/mapas.asp - mais um monte de mapas aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Naomi, parabéns pelo relato. Fiquei muito preocupada com a dificuldade de transporte para o Parque. estou indo depois do Natal. Vc indicaria algum guia ou agencia para fazer o passeio? Vc chegou a ir ou sabe alguma hospedagem na Ilha do Caju?

Agradeço antecipadamente pela ajuda. um abraço MAthilde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...