Ir para conteúdo

Meu primeiro mochilão: Bolívia/Peru/Chile - dez/2011-jan/2012 - avaliem, por favor!


Posts Recomendados

  • Membros

Roteiro mochilão Bolívia/Peru/Chile

 

Oi, pessoal, blz?? Daqui a pouco mais de um mês vou fazer o clássico mochilão (meu primeiro!!!!) pra Bolívia, Peru e uma passadinha no Chile!!!! Montei meu roteiro quase todo com dicas de vcs e por isso estou colocando-o aqui para compartilhar com tods que me deram dicas, mesmo que indiretamente. Estou na fase de complementar meu roteiro com sugestões de hostel, preços e agências pra MP. Tbm não decidi ainda como levar dinheiro... As datas eu fui jogando mais ou menos, vcs vão ver que no final tá "sobrando" tempo, mas na verdade eu não contabilizei qtas horas vou gastar de ônibus de uma cidade pra outra. Terei um mês exato de viajem. Já comprei passagem de volta, esse fds vou comprar a de ida.

 

Bom, espero obter mais dicas e sugestões dos mochileiros mais experiêntes para que a minha primeira viagem seja a melhor possível!!!!

 

Roteiros parecidos, mas ao contrário: bolivia-peru-e-chile-dez-2010-com-dicas-e-precos-atualizados-t50740.html#p538255

 

bolivia-peru-e-chile-3-paises-15-cidades-29-dias-e-um-pouco-menos-de-r-3000-00-com-fotos-t43284.html

 

Saída – 17/dez - sábado

 

São Paulo, terminal rodoviário Barra Funda – Porto Suarez (Bolívia)

 

Viação Andorinha: (11)21033900

SP - Corumbá: 11h15; R$218,80

SP - Porto Suarez: 14h30; R$207,76

SP - Porto Suarez: 17h15; R$211,18

 

22 horas de viagem; todos os dias

 

BOLÍVIA – inverno frio e seco, comprar (lá mesmo) pomada para os lábios e soro para o nariz, além de folha de coca antes de ir para La Paz; não comer legumes e frutas crus (salmonela); qqr problema com pacotes turísticos e passagens procurar a Polícia Turística

 

bolivia-economica-15-dias-com-fotos-e-precos-finalizado-t50128.html

 

18/12 - Trem da Morte: Quijarro – Santa Cruz de La Sierra - http://www.ferroviariaoriental.com

 

Trem Classe Dia Partida Tempo de Viagem Chegada Preço R$ Obs.

Regional (verdadeiro Trem da Morte) Pullman Seg a Sáb 11h 19h 6h 25,00 Mto trash

Expresso Oriente Super-Pullman Ter/Qui/Dom 16h 16h 8h 30,00 Recomendado

Ferrobus Seg/Qua/Sex 18h30 12h 6h30 60,00 Ñ compensa

 

Em Sta Cruz: “O cambio pode ser feito nas casas de cambio nas ruas René Moreno e Junin, ou se preferir em frente ao terminal bimodal tem uns tiozão sentado e trocando a grana, no começo eu desconfiei mas quem me indicou foi um policial e o tiozão carimbou todas as notas, acabou que deu certo, fiz cambio no dólar a 7 bolivianos por cada dólar, e em toda Bolívia não achei muito variação no máximo 7,06.”

 

19/12 (8h da manhã) – Sta Cruz

Sta Cruz - La Paz (pela agência Copacabana, no terminal Bimodal, ver qual ônibus tem calefação, 15h de viagem)

Hostel Cactos: Calle Jimenez

feirinha no final da Calle Lampu: roupas quentes

Mercado das Bruxas

Museu de coca

Cidade Alta

Banco do Brasil

Tiahuanaco: ruína de uma cidade pré-inca

Chacaltaya – 5500m até a cordilheira real

 

20/12 – La Paz

 

21/12 - Downhill: saída de La Paz em van até La Cumbre (4.600m de altitude) e descida de bike até Coroico (70km)

*agências recomendadas (a maioria fica na Calle Sagarnaga):

● Gravity – R$185,00

● Madness Bolivia – preço depende do tipo de bike. Front suspention: R$103,05; full suspention: R$155,00 (contrato do serviço até 7h00pm do dia anterior); Av. 16 de julio,

Edificio Avenida, PB, Of. Nº 07; não inclui entrada ao parque (R$6,00)

● The Radical Rides – R$109,00 (sem entrada do parque Unduavi's National Park inclusa); contrato até a manhã anterior ao passeio.

● Extreme Down Hill – simple suspension: R$98,40 e double suspension: R$123,00 (não inclusa entrada no parque); Sagarnaga Nº 392 próximo a esquina Illampu; sugestões de

Hostel próximo: Maya hostel price per person: R$23,00

● Vertigo Biking – R$135,00

● Prodownhill - R$123,00

*hostel recomendado: WILD ROVER; agência do próprio hostel: Altitude Mountain Biking

 

22/12 – La Paz - Copacabana (lado boliviano do Lago Titicaca - mais alto lago navegável do mundo) – 4h viagem

 

De Copacabana para La Paz os ônibus são todos da msm qualidade, escolher pelo preço (Bs. 15,00 = R$3,983). Entre Copa e La Paz, o ônibus para no Estreito de Tiquina, onde é preciso descer e tomar uma balsa (paga a parte) até o outro lado, onde o ônibus está a espera numa pequena praça. 5h de viagem.

 

Hostel recomendado:

Hostal Center: Av. 6 de Agosto(rua principal), em frente a uma praça; Bs. 25,00 (=R$6,638), quarto com banheiro privativo; o próprio hostel tem os passeios para o Titicaca, os preços não variam muito.

 

Isla del Sol – maior ilha natural do lago (Norte) - praia, acampamento, turístico, ruínas

Isla del Sol (Sul) - paisagem magnífica e trilha de acesso à face norte

*dá para fazer o passeio de norte a sul em 1 dia (com caminhada) ou em meio dia

 

PERU – experimentar Pisco Sour (caipirinha tradicional): Pisco (destilado de uva), gelo, açúcar, limão e clara de ovo

 

bolivia-e-peru-sta-cruz-la-paz-puno-cusco-arequipa-e-lima-21-dias-c-planilha-gastando-r-1306-t60643.html

 

23/12 – Copacabana – Puno (lado peruano Lago Titicaca), (de Puno para Copacabana – 20 soles = R$13,66; viajem curta) – 3h de viagem

Hostel: Incas Rest

Ilhas flutuantes de Los Uros: dormir em barracas na ilha Kamisaraki, 5 soles

Ilha Taquile (talvez não valha a pena, já que vamos ter passado pelo lado boliviano já)

 

24/12 – Puno – Cuzco (de Cuzco para Puno: Tur Peru – 20 soles = R$ 13,66; 7h de viagem) – 9h de viagem

*do aeroporto até a Plaza de Armas o táxi custa de 5 a 10 soles (=R$6,83) e é onde existem mtos hostel e onde td acontece!

* Polícia Turística: mto atenciosos, ajudam com hotel, passagens...

* Instituto Nacional de Cultura (onde se compra um boleto turístico que dá direito a entrar em vários lugares; 130 soles = R$ 88.79, na Av. El Sol, principal avenida de Cuzco.

* Qoricancha: massagem por 15 soles = R$ 10,245

Hostel recomendado:

* Hostal Rojas: Calle 7 Cuartones; 20 soles = R$ 13,66

* Hotel Qorikancha; Calle Matara 261; é hotel msm; 25 soles = R$ 17,075

Mercado San Pedro – roupas baratas

 

25/12 - Machu Pichu: http://www.machupicchu.gob.pe/ (para consultar disponibilidade de vagas para MP e para a Trilha Inca – controlada pelo governo)

como-fazer-reserva-para-a-trilha-inca-ja-fiz-a-reserva-e-agora-t42957.html

 

Opções de trilhas com agência:

Trilha Inca alternativa (Wiñay Wayna e Intipunku, o portal do sol): 2 dias

Trilha Inca (escadas): 4 dias e 3 noites; 500 pessoas/dia; US$ 200 e US$ 250 (em 2006); US$ 280,00(2009) – agência recomendada: Mystic Lands Adventures (USD$ 330.00 = R$624,393); contato: julio cesar chacon carreño - "conhecido como Coco" é o dono da agencia

 

Salkantay: 5 dias e 4 noites, de Cuzco até Aguas Calientes (de 24 a 28/12) – 8hrs de caminhada/dia; cavalo para levar bagagem + cavalo extra para quem passar mal (cobrado); US$ 150 (em 2006); no máximo US$ 200,00 (2009); agência Mystic Lands Adventures: U$220,00 = R$406,12

 

Ausangate

 

Obs: agência KB Adventure não recomendável; levar água e comida (ñ vende nada lá)

 

Wayna Picchu: abertura às 7h (melhor horário, porém nublado) e às 10h (tem que sair 5h30 para chegar a tempo) – agora tem que pagar e só dá pra comprar ingresso pelo site ou Dirección Regional de Cultura de Cuzco

 

30/12 – Cuzco (réveillon)

 

01/jan – Cuzco – Arequipa – Arequipa (de Cuzco p/ Arequipa: 9h30 de viagem; procurar ônibus que sai à noite)

 

02/01 - Arequipa

 

Baviera Hostal: Calle Palacio Viejo 319-D, Plaza de Armas – 20 soles = R$13,66

Arequipa Suites Plaza Hostal: Portal de Flores 102, Plaza de Armas; 30 soles = R$ 20,49

Vulcão El Misti

Cañon del Colca – maior cânion do mundo, dá pra fazer em 1 dia (não sai por menos de 110 soles = R$ 75,13)

 

*ñ contratar a PeruBolivia Tour/Expeditions, a verdadeira é a Peru Bolivian Tours; Colca Trek recomendada; Andes Discovery/guia Oscar Poma: furada

*Plaza de Armas

 

CHILE

03/02 (de 3 para 4) – Arequipa – Tacna – Arica – San Pedro de Atacama (vale a pena ficar mais de 1 dia); tem que passar por Tacna (sul do Peru) e Arica (norte do Chile) entre Arequipa e SPA. ARICA: litoral, chance de pisar no Pacífico!!!

 

Google mapas: http://maps.google.com.br/maps?saddr=Arequipa,+Peru&daddr=Ruta+5+to:San+Pedro+de+Atacama,+Chile&hl=pt-BR&sll=-19.6575,-70.03581&sspn=12.662059,23.181152&geocode=FRrGBf8dCm-8-ymzuYV3SEpCkTE2IJS5EqbEow%3BFeTL5_4diD7P-w%3BFcVRov4dwFnv-yk_vyqpekyoljHRl_msTGH0eg&vpsrc=6&mra=dme&mrsp=1&sz=6&t=m&z=6

 

De SPA para Arica – 10h de viagem

De Arica para Tacna dá pra ir de trem (mais barato), táxi (2200 pesos/pessoa = R$ 7,7) ou ônibus

De Tacna para Arequipa - Moquegua’s Tur (30 soles = R$20,49; cadeira reclinável 180°; quase 8h de viagem)

*de San Pedro para Arica, a passagem custa 15.000 pesos = R$52,5

 

04/01 – San Pedro de Atacama

* Caracoles - principal rua da cidade (tem tudo o que precisamos), onde fica a agência Atacama Conection

*Restaurante Todo Natural - Caracoles, 271

*comida cara, comprar coisas no supermercado

*Ligação para Brasil – 350 pesos/minuto = R$1,225

Hostel recomendado (na oficina de turismo, perto da praça principal, tem um tarifário de alojamentos turísticos):

*Hostel Cabur (tem festinha!!!): Av Las Parinas,471, mas pra achar melhor perguntar onde fica o cemitério, é na mesma rua

* Hostal El Monte: um pouco pra cima do cemitério; 8000 pesos = R$28,00

* Residencial Florida: Calle Tocopilla, 406; 5000 pesos = R$ 17,5

* Hostal Alana: Licancabur 294; só tem 4 quartos; é tranquilo; 5000 pesos = R$ 17,5

 

05/01 - Deserto do Atacama: 4 dias de passeio – Colque Tour

 

BOLÍVIA

 

08/10 (de 8 para 9) – San Pedro do Atacama – Uyuni (40 minutos de viagem)

Hostel recomendado: Hostal Avenida, Av. Ferroviária, 30 bol = R$ 7,95 (Almoço no hotel – 10 bol = R$ 2,65)

Hostel em frente de onde chegam ônibus de Potosí: Hotel Salvador, 25 bol = R$6,625

 

09/01 - Deserto de Sal (Salar de Uyuni): com agência, saída todos os dias, às 10h30, passeio de 3 dias – R$150,3

Agências recomendadas: Colque Turs (Av. Potosí, U$75,00 = R$ 138,495 – dá pra pagar com cartão de crédito, mas cobram 8% a mais – dá pra fazer o Atacama com eles tbm e fica mais barato), Cordilheira Tours, Andrea’s Tours

Ilha do Pescado (15 bol para entrar = R$3,975)

Cactos gigantes

Hotel de Sal

Reserva Eduardo Alvaroa (30 bol = R$ 7,959)

* levar bastante água, protetor solar, óculos de sol, papel higiênico, lanchinhos (está incluso com agência café, almoço e janta)

 

10/01 – Uyuni – Potosí

Onibus p/ Uyuni: R$10,028 (7 horas de viagem); Trans Imperador (35 bol = R$ 9,275; 6h de viagem)

Cidade histórica: mineradoras, museu de arte indígena, casa da moeda, cerro rico

Hostel em Potosí: Hostel San Antonio (Calle Oruro 136) – 60 bol = R$15,9

 

11/01 – Potosí – Sucre

Onibus de Sucre p/ Potosi (2010): R$4,262 (5 horas de viagem); empresa Trans Imperador: 3 hrs de viagem, 17 bol = R$ 4,413

Dá pra ir de táxi

Cidade branca (patrimônio da humanidade)

 

12/01 – Sucre – Santa Cruz de La Sierra (17 horas de ônibus)

*empresas de Sta Cruz para Sucre: Mopar (80 bol = R$ 20,768), Trans Copacabana, Expresso Santa Cruz (ñ recomendada)

Passagem de avião em 2010: Santa Cruz - Sucre (só ida): R$110,00

 

18/jan - Passagem de volta – Santa Cruz de La Sierra – SP, Guarulhos: R$350,00 + R$50,00 pela GOL

Saída 3h40, chegar 2 horas antes no aeroporto; dá pra fazer check-in online 24h antes do vôo.

 

Roteiro no google maps:

 

http://maps.google.com.br/maps?saddr=Santa+cruz+de+la+sierra,+bolivia&daddr=La+Paz,+Bol%C3%ADvia+to:Copacabana,+Puno,+Peru+to:Puno,+Peru+to:Cuzco,+Peru+to:Arequipa,+Peru+to:San+Pedro+de+Atacama,+Chile+to:uyuni,+bolivia+to:Potos%C3%AD,+Bol%C3%ADvia+to:sucre,+bolivia&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-17.874203,-66.665039&spn=12.795957,23.181152&sll=-17.392579,-65.01709&sspn=12.829888,23.181152&geocode=FYqQ8P4dFq87_CljGsCnHOjxkzEbYWekUwqLXA%3BFb4-BP8duCvw-ykPpPUECt9ekTGzikW0dvzbVw%3BFZMCCf8deJLh-ykvXwoCfs1dkTFKmrf9KWD1Xw%3BFfs_Dv8dRYbT-yk1Qef0hWldkTHPMk3y2B00Hg%3BFfifMf8dgsq1-ykxhFkm2NVtkTFdMRgjzJapKg%3BFRrGBf8dCm-8-ymzuYV3SEpCkTE2IJS5EqbEow%3BFcVRov4dwFnv-yk_vyqpekyoljHRl_msTGH0eg%3BFcLMx_4d-lQE_Cm98tNY2br_kzFTZk4sHoRVFA%3BFQYw1f4dT6QU_Ckj1OVyDk75kzHo9PEOKfToqg%3BFaVw3f4dNkYc_Ckvg4eBvMj7kzGW7huvWfKdvQ&vpsrc=6&gl=br&mra=ps&t=m&z=6

 

Dinheiro

*no Peru e na Bolívia quase não aceitam cartão de crédito. Ir com grana na mão ou sacar em caixa eletrônico.

*Peru e Bolívia não aceitam notas de dólar com rasura, dobradura, amassada, rabisco, NADA, tem que estar PERFEITA.

*as taxas de câmbio em aeroportos são mais altas

*é mais vantagem levar dólar em dinheiro mesmo

http://www.valoresreais.com/2011/04/03/bb-bradesco-itau-e-santander-qual-banco-oferece-a-melhor-cotacao-para-saque-internacional-no-cartao-de-debito/

dinheiro-cartao-de-credito-vtm-perguntas-e-respostas-t9103-225.html

 

Observações

● Procurar “Praça das Armas”: geralmente o melhor ponto das cidades

 

Vocabulário

papas fritas

desayuno = café da manhã

carretera de la muerte = estrada da morte (a descida de bike)

Baño = banheiro, privada

Ducha = chuveiro

Ir al baño = fazer o número 1 ou 2

Duchar = tomar banho

billete de tren = passagem de trem

guarda-equipajes = local para guardar a mochila nos terminais

 

expressoes-e-palavras-do-peru-t39918.html

expressoes-e-palavras-do-chile-t39917.html

 

Check List

*frascos pequenos

Desodorante

repelente

protetor solar

creme hidratante

Protetor labial

descongestionante nasal

xampu

condicionador

creme sem enxágüe

sabonete corpo e rosto (líquido???)

absorvente

pílula

floratil / maizena

remédio dor de cabeça, febre, dores musculares (tylenol???)

hipoclorito

Biquíni

toalha de banho

calcinha

meia

sutiã / top

saco de dormir

Money belt

lista de telefones úteis

endereços para cartão postal

calça (jeans???)

meia calça 2

*Sistema de camadas: segunda pele; blusa polar (calça tak tel, comprar + uma); casaco impermeável.

como-vestir-se-em-locais-frios-sistema-de-camadas-anorak-fleece-underwear-t32962.html

Cadeado para a mochila

Passaporte

RG

certificado internacional vacinação – em Viracopos, de seg à sex, das 14h às 19h. http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/posto_fainter.htm

passagens ida e volta

carteirinha USP e ISIC

*tirar xerox de tudo, escanear e deixar no e-mail

Lanterna

palavra cruzada

relógio de pulso

carregador celular

 

Problemas

“Não fiquei puto na hora para não atrapalhar o passeio, respirei fundo e curti o momento.”

 

 

 

Bom, pessoal, é mais ou menos isso! Espero as sugestões e dicas de vcs e qdo eu voltar postarei meu relato com todas as dicas que eu achar importante pra ajudar o pessoal que ainda não foi, certo?!

 

Se alguém quiser me mandar um e-mail: ju_lopes2@yahoo.com.br ou skype: jlgazevedo1

 

Valeu, Ju!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ju

Teu roteiro tá muito bo, só uma coisa: em Arequipa voce nao consegue subir o vulcao e fazer o canion em 2d1n!

Sao dois dias para o vulcao e 2 ou 3 dias para o canion!

 

Vanessa:

O trajeto fica assim: Arequipa - Tacna - Arica - San Pedro

Eu fiz ao contrário, mas é isso que voce terá que fazer para chegar a SPA!

 

Boa viagem!

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Deia!

 

Vou olhar seu roteiro de 2010 e dps se eu tiver alguma dúvida te pergunto! Qto a Arequipa, eu tinha visto aq no mochileiros algum post que falava que dava pra fazer o vulcão eo canion em 2 dias, mas nem sei direito mesmo. Vou ver qdo chegar lá... Mas valeu pela dica!

Ah, e valeu pela resposta pra Vanessa, eu tbm não sabia como fazer!

 

Vanessa, respondi sua mensagem , mas não sei onde foi parar!!!! Tô começando agora a postar aq...

Que dia vc vai?? Se vc estiver com o roteiro pronto me manda, por favor?

 

Valeu!

Bjão, Ju!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi ju, td bem?

 

Eu vi que tem um probleminha no retorno de MP e saída para Arequipa...

Vc vai acabar gastando mais tempo ali!

E em Arequipa, realmente vc não vai conseguir fazer o Vulcão e o Canion em 2 dias apenas!!

 

Abraço.

 

 

 

 

Oi, Péricles!

 

Então, eu coloquei essas datas sem saber quanto tempo eu levaria de um lugar para o outro. Vc sabe me dizer qto tempo de ônibus (?) eu vou levar até Arequipa?

Qto às visitas ao vulcão e ao canion, vale a pena fazer os dois?

 

Valeu, Ju!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ju, eu não tenho certeza dos horários de saída dos ônibus (que são vários), mas me lembro que saímos por volta das 9:30 da noite e chegamos em Arequipa lá pelas 7:00 da manhã do outro dia!!! É bem demorado, pq passa em Juliaca e Puno!

Em relação ao vulcão eu não sei te falar pq não fizemos esse passeio, mas o canion é muito massa, mas dá pra fazer em 1 dia!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Péricles!

 

Nossa, que rolê passar em Puno de novo....

 

Mas vc acha que dá pra fazer de boa esse roteiro em um mês?? Se não der eu não me importo em não conhecer Potosí nem SUcre (apesar de ter que passar por elas obrigatoriamente pra ir pra Sta Cruz na volta). Arequipa tbm seria o minha última prioridade em relação aos outros passeios, mas gostaria de conhecer o vulcão e o canion..

 

Terei um mês certinho. Vc acha que dá?? E outra coisa, não sei se vc já viajou com o trem da morte, mas eu vou chegar em Corumbá lá pelas 12h30. Será que eu consigo passagem pro SUper Pullman no msm dias, às 16h30?

 

Muito obrigada pelas dicas!!

Abraço, Ju!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ju, em um mês dá tranquilo (fiz esse trecho todo aí em mais ou menos 25 dias).

Infelizmente não pude ir pelo trem da morte (mas já estou agendando para o ano que vem!!!). É meio complicado arrumar passagem para o mesmo dia! Dependendo da época vc até encontra, mas tem um detalhe crucial: o Super Pullman não tem saídas todos os dias e sim dias alternados. Aqui está o endereço do site da ferrovia oriental, que é a empresa do trem da morte: http://www.ferroviariaoriental.com

Dá uma olhada se o dia que vc vai chegar em Santa Cruz tem o Super Pullman.

No mais é estar atenta aos meios de transporte e o tempo que eles levam pra ir de uma cidade a outra do seu roteiro!

QQ coisa é só perguntar.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal que for pegar o trem da morte: acabei de conseguir reservar meu bilhete antecipadamente mandando um e-mail para: marcelo.saavedra@fo.com.bo

Ele vai te perguntar nome completo, RG, dia da viagem, origem, destino e em qual trem vc vai viajar. Aí ele faz a reserva, te manda o número da poltrona e, no dia da viagem, vc vai na bilheteria 4 horas antes, paga e pega o seu bilhete.

 

Vou chegar lá em Quijarro apenas 3 horas antes da partida do trem, expliquei isso pro Marcelo e ele disse que não tem problema! Agora é torcer pro meu ônibus de SP até lá não atrasar e para que meus bilhetes estejam de fato reservados!!!

 

Valeu, Péricles! Fazia tempo que eu estava tentando entrar no site da ferrovia, mas estava fora do ar.

 

Abraço, Ju.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...