Ir para conteúdo

Ajuda! America do Sul (Ir de carro ou nao eis a questão!!!!!)


Posts Recomendados

  • Membros

Galera preciso de uma ajuda primordial para meu primeiro mochilao sozinho! ::sos::

Não sei se vou de carro ou de transportes coletivos (avião, ônibus, trem, etc)

Estou querendo fazer um roteiro que sai de BH e conheceria a Bolivia, Peru e Chile com os principais pontos turisticos ja descritos por vocês aqui no fórum!

Faço muita questao de Lima , Cuzco, MP , Uyuni e Deserto do Atacama!

Tenho 35 dias livres podendo se estender a 40 no maximo e pretendo ir no meio do ano que vem! Julho ou Agosto!

Se eu for de onibus, trem etc... entro por Corumba e pretendo sair por Corumba.

Se eu for de carro o trajeto será um pouco maior, pois pretendo ir ate a Chapada do Guimaraes, Porto velho (conhecer um pouco o Brasil) , entrar por Assis..etc.. e de la fazer o trajeto Peru, Bolivia, Chile e sair por Corumba... voltando pra BH!

 

Enfim, qual viagem seria mais interessante? de Carro ou nao? Preciso primeiro saber como vou para depois fazer um roteiro adequado....Estou em uma imensa duvida!

 

Uma hora prefiro carro....uma aventura sem igual....etc...outra hora prefiro ir de onubus, trem da morte etc..etc... verdadeiramente nao sei...

Confesso que tenho uma certa inclinação pelo carro, mas nao sei se a viagem sera muito estressante....cansativa, perigosa etc...

 

Dinheiro nao será problema...(claro que nao quero joga-lo fora, mas nao me importo se de carro ou sem ele ficará mais caro ou nao).

O que quero é aventura, conhecimento.....etc...Como disse será meu primeiro Mochilao sozinho....eu e Deus...rs

Gostaria dos prós e contras de uma viagem dessas de carro e sem carro....

 

Resumindo:

Se fossem vocês....iriam como? e pq?

 

 

Aguardo sugestões dos Mochileiros mais experientes e que ja fizeram esse trajeto de carro ou nao....

 

Desde já agradeço a atenção! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter,

 

A decisão é difícil mesmo.

 

Viajar de carro tem suas vantagens: parar prá fotografar em qualquer lugar; se for em 3 pessoas, dilui o custo; não precisa tanto preocupar em reservar hospedagem; pode dormir dentro dele se não achar acomodação; não fica dependendo de horário de ônibus e passeios........

As desvantagem: vc fica mais exposto(pois o carro já denuncia que vc é de fora); os guardas, principalmente na bolívia e perú vão te tirar do sério; terá que ir atrás de seguros; as aduanas são mais demoradas, pelos tramites dele(carro); problemas mecânicos/elétricos......; vc vai cansar muito mais; se for sozinho o custo aumenta muito..........

 

Já fui prá américa do sul de carro e de mochila...... fui muito feliz dos dois jeitos....

Fiz esses relatos de viagens:

america-do-sul-de-carro-mochila-no-verao-de-2007-a-2011-t25689.html

america-do-sul-de-carro-mochila-invernos-de-2006-a-2010-t21186.html

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai Mario blz?

 

Obrigado por prontamente responder minha dúvida!

Realmente minha principal preocupação em ir de carro é o cansaso e os possiveis "perigos" no Peru e Bolivia principalmente.

Apesar de que, se formos pensar nos perigos nem saimos de casa nao é verdade?

Talvez em alguns lugares o carro irá atrapalhar...ou seja terei que deixa-lo em algum lugar para ir nos pontos turisticos por exemplo Uyuni...e Atacama

Por outro lado como vc mesmo frisou..indo de carro posso parar, tirar fotos...fazer até um camping descente levar mais coisas...etc..

Infelizmente essa viagem é uma oportunidade única que talvez nao possa mais fazer..por isso a extrema dúvida.

Tenho medo de ir de carro e arrepender ou nao ir e arrepender....

 

OU SEJA A QUESTÃO É:

SE FOSSE A UNICA VIAGEM DA SUA VIDA, UNICA OPORTUNIDADE! O QUE SERIA MELHOR? CARRO? OU MOCHILADA NAS COSTAS????

::essa::

 

Vou ler seus relatos e tenho certeza que me ajudarão na escolha.

 

O roteiro de carro seria mais ou menos esse: ( Isso é apenas um esboço por enquanto ) *Aproveitando e conhecendo um pouco do nosso Brasil.

 

Saida de Belo Horizonte MG

 

Chapada dos Guimarães MT (primordial)

Poconé MT

Cuiabá MT

Porto Velho RO

Rio Branco AC

Assis AC

 

Puerto Maldonado Peru

Cuzco - MP Peru (primordial)

Nazca Peru (primordial)

Lima Peru

Huaraz Peru ( Pensando ainda)

 

Copacabana Bol

La Paz Bol

Uyuni Bol (primordial) Onde deixar o carro?

 

San Pedro Atacame Chile (primordial) ( de carro sera que da?)

 

Potosi Bol

Santa Cruz Bol

 

Corumba

Campo Grande

Belo Horizonte

 

Sonho realizado...rs

 

Se alguem puder dar mais dicas fico no aguardo!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

cara, ñ realizei estas façanhas como o marioluc, mas já utilizei carros alugados na argentina e digo q vale muito a experiencia, principalmente, pela autonomia...

então, se ñ esta preocupado com os valores da viagem e como estará 'sozinho', pense na possibilidade de consiliar as duas opções e bos trips !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala aee Peter

É difícil mesmo cara, estou exatamente na mesma dúvida que você....

Já viajei de carro(link abaixo) no estilo mochilão automotivo e por último fui de Asa Dura pra Buenos Aires e Montevidéu(mochilinha-7dias).

 

Dúvida cruel, mas como meu amigo Mario expôs em sua opinião, vai do que você está disposto a passar e seu espírito aventureiro.

 

Há o mochilão por alternativa pessoal e o mochilão por alternativa financeira, eu particularmente morro de vontade de fazer um mochilão, mas não sei se aguentaria ficar trancado em Õnibus, Avião e Trem sem tirar umas fotos legais onde fosse possível, ainda mais eu com dor crônica no pescoço e eu me virando pra olhar paisagens, quem sabe ainda faço. Agora de carro é mais sussa, tranquilo, para a hora que quiser, anda onde quiser, no fundo eu acho que a maioria se pudesse prefereriam carro, mas pela facilidade e simplicidade, preferem transportes coletivos. Tem-se a boa idéia do Mario de ir em 2/3 ou até 4 pessoas em um carro ou mesmo camioneta, é sempre mais divertido a companhia, mas desde que tenham os mesmos desejos, pois uma desavença no meio de uma viajem acaba por estragar o resto do passeio. A idéia do Pedrada não é mal também, as vezes é melhor adiantar a viagem, ir de Avião e locar um carro, como ele disse din din não é problema.

 

Tenho a intenção de ir também o Ano que vem, ainda não decidi o transporte, mas o seu roteiro por coincidência é justamente o mesmo do meu, conhecer Lima, Huaraz(sonho possível), Cusco(tri-primordial), Titikaka, Uyuni(primordial), Nasca.

 

O Atacama dá pra ir perfeitamente de carro, acredito que você possa repensar o roteiro indo de La Paz sentido Arica, Iquique, San Pedro e de lá pegar o Tour pro salar e voltar pelo Norte da Argentina e Fóz do Iguaçú, voltar pela Bolívia as vezes é meio complicado devido as instabilidades políticas, guardas, estradas, roubos, mas é uma alternativa a pensar.

 

Bom é isso aí por enquanto, vamos nos falando aí e nos planejando, pois planejar ainda não gasta nada....

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pedrara,

Valeu pela dica realmente é uma boa opção fazer uma parte de avião e outra alugando carro, nao tinha pensando nisso.

 

Pois é André o dúvida do caramba.....RS

Mas estou quase batendo o martelo no carro...acho que pela aventura e pela possibilidade de liberdade de parar qdo quiser etc...

Nao tinha pensado em voltar pelo norte da Argentina..pode ser uma boa mesmo....

 

No caso tinha feito um roteiro de ir primeiro para Atacama..depois Uyuni.Potosi, Cochabamba, Santa cruz e corumbá... para ganhar tempo na volta entende? E quem sabe tb fazer algum voluntarismo em Cochabamba!

Vou pesquisar mais isso....

 

Vamos nos falando sim cara....acho que devemos ir ajudando uma ao outro..pq cada trip dessas é um sonho..demanda nao apenas dinheiro mas planejamento de meses e expectativas pessoais diversas.

 

Poste seu roteiro..ai..quem sabe no final topamos por ai na trip rsssss

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

Eu iria de carro, sem dúvidas, por todas as vantagens já citadas pelos outros usuários. Se for sozinho realmente o cansaço pode bater, principalmente no trecho do Brasil no Mato Grosso, cheio de caminhõs e só plantação de soja ao redor, mas terá a liberdade de parar onde e quando quiser, a qualquer hora e qualquer momento, sem depender de horários de ônibus e guias de agências.

 

Quanto a Uyuni e o Atacama, você podia descer de La Paz passando por Oruro até Uyuni, deixar o carro na cidade de Uyuni e pegar aquelas excursões de 4x4 no deserto, tem algumas de 4-5 dias que cobrem, além do Salar, o Atacama e o Altiplano. Entrar de carro no deserto não deve ser muito seguro, além do que esses passeios não costumam ser caros, minha namorada pagou acho que 90 dólares pelo passeio de 3 dias, em abril/2012, com alojamento e refeições inclusas.

 

Um amigo meu foi no fim do ano passado para Huaraz e curtiu muito, mas fica mais ao norte do Peru e talvez atrase sua volta, planeje bem, afinal ir de carro será uma bela aventura mas você não quer passar 20 dos 40 dias dirigindo, não é mesmo? Tente limitar os dias de estrada para no máximo 1/3 da viagem se possível. Eu cortaria Huaraz e Lima e desceria de Cusco para a Reserva Nacional de Paracas, Ica e Pisco, passaria por Nasca e Arequipa, Canyon del Colca e aí sim voltaria para La Paz. Em La Paz, se curtir aventura faça o Downhill de Coroico, uma cidadezinha ao lado, falam que é animal!

 

Boa sorte e nos conte como foi a viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...