Ir para conteúdo

4 dias no sudoeste da França - Dordogne e Bordeaux


Posts Recomendados

  • Membros

Falae, galera.

 

Esse é o relato que fiz da visita a um casal de amigos que mora no interior da França.

 

Peguei o avião em Amsterdã às 10:30 e cheguei em Bordeaux aproximadamente 12:00. Minha cunhada foi me buscar no aeroporto, depois partimos para passar o dia conhecendo a cidade. Fomos em direção do centro turístico da cidade.

 

20120907074220.jpg

 

A cidade é muito charmosa, ainda mais agora que a prefeitura está recuperando toda a fachada da àrea turística da cidade. Passamos pela Place de la Victoire, Rue Victor Hugo, Universidade de Bordeaux, teatro municipal, lojas, restaurantes, etc.

 

20120907074244.jpg

 

Quando começou a escurecer, resolvemos pegar a estrada para Trémolat. O único problema foi que esquecemos onde tinhamos deixado o carro, e as ruelas do centro de Bordeaux sem muito parecidas... o resultado foi uma maratona de uns 30 minutos até achar o carro e mais o engarrafamento da hora do rush.

 

Assim que pegamos a estrada e deixamos o engarrafamento para trás achávamos que o perrengue já havia acabado... engano nosso. A porcaria do GPS traçou um caminho off-road que transformou uma viagem de 1:40 pela highway em uma viagem de 02:30 por dentro de uns vilarejos que nem fancês conhece. Mas aos trancos e barrancos conseguimos chegar em Trémolat.

 

20120907074311.jpg

 

Como era noite e a região é rural, não deu pra ver a paisagem por causa da escuridão. Fomos super bem recepcionados com cervejas belgas, vinhos e uma muqueca de camarão de dar água na boca.

 

No dia seguinte meu amigo me apresentou seu restaurante, que por sinal é muito bonito. Depois o pai do meu amigo nos preparou um prato típico da região de Dordogne, onde fica Trémolat. Depois de almoçar, fomos visitar a cidade de Périgueux, um pouco ao norte da região.

 

A cidade é muito charmosa, com detalhes de pedras em todas as casas. Além de ruínas e sítios históricos antiquíssimos, a cidade também possui muitas opções de restaurantes, bistrôs e cafés.

 

20120907074342.jpg

 

Gravei o vídeo abaixo durante o passeio:

 

http://www.youtube.com/watch?v=DtrKkxv0tkg

 

Quando a noite caiu fomos jantar em um restaurante português muito bom, no centro de Périgueux.

 

20120907074411.jpg

 

Na volta do restaurante gravei esse vídeo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=qKttBAy1la0

 

No dia seguinte acordamos bem cedo e fomos à cidade de Les Eyzies, onde está o Museu Nacional Pré-histórico e as casas de togloditas. Para quem não sabe o que é uma casa de toglodita (não, não é a casa de gente mal educada...), são casas construídas na pedra. Na cidade existem cavernas pré históricas e casas togloditas mais elaboradas.

 

20120907074445.jpg

 

Depois tomamos um cafezinho e partimos para a cidade de Sarlat. A cidade é muito charmosa, com uma arquitetura medieval muito bem conservada. Repleta de restaurantes, cafés, lojas de vinhos, etc.

 

20120907074514.jpg

 

Depois de um longo passeio e muitas fotos, fomos almoçar em um restaurante local. Aos que pensam que para comer bem na França é preciso gastar centenas de euros, o menu (opção de almoço normalmente com entrada, prato principal e sobremesa) que comi custou 14 euros. Uma garrafa de um bom vinho pode ser comprada por 10 euros.

 

20120907074546.jpg

 

Normalmente pensamos que comida francesa não enche barriga porque vem muito pouco. O que não sabemos é que são diversos pratos, e isso tudo tomando diferentes tipos de vinho.

 

Voltando de Sarlat fomos em direção ao Château de Beynac, um castelo medieval muito bem conservado. Infelizmente o castelo estava fechado para reformas, mas consegui tirar umas fotos muito legais.

 

20120907074616.jpg

 

Depois da visita voltamos a Trémolat onde o pessoal me preparou um jantar "magnifique". Além da boa comida e vinho, todos fizeram questão de oferecer uma ótima conversa durante o jantar, outra tradição francesa.

 

20120907074649.jpg

 

Foram 7 pratos de sopas, saladas, Foie gras, etc. Tudo sempre acompanhado de um bom vinho. Gravei o vídeo abaixo em um dos rounds:

 

http://www.youtube.com/watch?v=JPohlzs1m08

 

No dia seguinte parti cedo para pegar o avião em Bordeaux. Como o carro era alugado, tinha que entregar com o tranque cheio. Todo posto que eu parava só tinha diesel, não achava nada escrito gasolina. Quando o tanque já estava no fim parei pra perguntar para um cara no posto de gasolina onde eu arrumava a porcaria da gasolina. Foi aí que descobri que na França diesel e gasolina são a mesma coisa. Fique meio bolado mas enchi o tanque de diesel e saí andando na boa.

 

Gravei o vídeo abaixo na estrada entre Bergerac e Bordeaux.

 

http://www.youtube.com/watch?v=EsP7RN1mxyc

 

Bom, tentei resumir aqui da melhor forma o passeio, mas foi difícil. Para vocês terem noção foi 1,5 GB de fotos e vídeos. Mesmo resumindo todas as atividades o post ainda ficou gigante. Se eu fosse falar tudo que aprendi nesta viagem, precisaria criar um blog só pra isso!

 

Quem quiser saber mais sobre o restaurante de Trémolat, basta acessar a página dele no facebook: http://www.facebook.com/pages/Les-Truffi%C3%A8res-Auberge-%C3%A0-la-Ferme-Grill/174418232575511

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Rafael !

 

Muito legal teu relato .

Eu tb visitei a região de Dordogne, Sarlat é bem charmosa et a região tem varias cidades medievais.

Vc visitou Rocamadour e roque gageac ?

 

Eu tb comi muito bem na França e por um preço justo, lá eu encontrei em varios restaurantes o menu du jour , um preço bom e boa comida.

 

Parabens pelo relato ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

si vc for no verão, eu te sugiro visitar os calanques de cassis , mirepoix , biarritz ,...

pode visitar tb domme , martel , le gouffle de padirac , lascaux....

 

A França tem muitos lugares interessantes para conhecer.

 

Para comer eu te sugiro experimentar agneau , saucisse de toulouse ...

Não conheço a holanda por isso não conheço suas comidas , mas sua vizinha a Belgica essa sim eu conheço e passei muito bem .

 

precisando de alguma dica é só perguntar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá, Isabel.

 

Sei que em Sarlat tem estação de trem, dá uma olha da aqui: http://www.france4families.com/dordogne/RegionsDordogneTownsSarlat.htm

 

Alguma empresa de turismo também pode ser uma opção, tem que porcurar.

 

Eu mesmo evito ficar pegando carro quando viajo pra cidades maiores, pois muitas vezes pode ser um transtorno. Mas posso te dizer que aquela região é muito tranquila de dirigir, poucos carros e bem sinalizada. Tirando a highway de bordeaux até a Bergerac, nas outas normalmente eu andava entre 50 e 80 km/h.

 

O que vc pode fazer é pegar o trem pra Sarlat e lá mesmo alugar um carro na http://www.europcar.com/car-rental-FRANCE-SARLAT_LA_CANEDA.html, pq assim vc ia usar só pra dirigir 30 minutos até os vilarejos próximos, sem stress.

 

Também tem a boa e velha bicicleta :D

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Achei esses outros links tb:

 

http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g187081-i2144-k3354393-Getting_around_without_a_car-Dordogne_Region_Aquitaine.html

http://www.lonelyplanet.com/thorntree/thread.jspa?threadID=1769744

 

Dá uma procurada no google por "dordogne without a car" que vai ver muita gente que foi no mesmo esquema.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...