Ir para conteúdo

Latinoamerica 2012 - Peru, Bolivia, Chile & Argentina -37 dias - Jan/Fev


Posts Recomendados

  • Colaboradores

[t3]16/01/2012 - La Paz[/t3]

 

Resumo do dia:

- Downhill de Bike Coroico

 

Detalhes:

- voce comeca com subindo ateh El Alto e descendo de van ateh um determinado trecho na parte asfaltada, onde rola um cafe da manha, vestir os equipamentos e testar as bikes. la eu grudei a Go Pro (camera) no meu capacete e comeca a adrena

- primeiro vem a parte asfaltada, ums 7 km de estrada boa, que vc pode descer no pau numa boa... vc vai na mesma velocidade das nuvens ao seu lado... muito show

- uns 40 minutos depois, vc entra na legitima e original estrada da morte. nos primeiros 5 minutos, me acostumando com a bike, tomei um pacote animal testando os freios... ::lol4:: foi bom ateh, pq a adrena tava alta e eu dai eu resolvi pegar leve. gracas ao equipo de protecao, soh machuquei um pouco meu ombro.. nada demais MESMO ::cool:::'>

- falando um pouco da estrada, ela eh realmente muito estreita, cheia de curvas, algumas cachoeiras no meio dela. o tempo tava bom, mas na volta, quando pegamos um nevoeiro duca cheio de granizo, a gente saca o pq do nome. junte a isso motoristas bolivianos de 5a categoria e carros com manutencao precaria e ta feita a bosta. um veiculo a cada 15 dias caia dessa estrada no auge do horror.

- no meio a gente para pra um snack e vc descobre que suas maos ta latejando e inchadas de tanto seguraro guidao. mas a adrena continua! sao umas 4h ateh la embaixo, se vc for tranquilo, nao tem perigo nenhum. tem q cuidar soh pra nao deixar a adrena subir demais e vc ir no pau.

- la embaixo, em coroico, vc eh levado ateh um hostelzinho pra um buffet a la vonte com piscina. show pra recarregar as baterias

- ja voltando pra la paz, no trecho de asfalto bom, notamos que as nuvens estavam a quase 70 km/h, na velocidade do carro. depois comecou a chover pacas (dentro e fora da van ::lol3:: ). Vimos um onibus virar pra fora de uma curva (por sorte, foi pro lado da montanha, e nao ribanceira abaixo) e cruzamos com diversos carros de bombeiros indo fazer o socorro. A Estrada pode ter melhorado muito, mas ainda merece respeito em relacao ao seu apelido.

 

Dicas:

- fizemos pela agencia Xtreme Downhill, de bike com 1 suspensao, conseguimos por Bs 340,00, e com suspensao dupla Bs 425,00 (USD ~60). os guias eram excelentes, as bikes bem cuidadas, incluido DVD com fotos e filmes, camiseta no final da trilha, almoco, cafeh da manha e lanche no meio da trilha. recomento fortemente essa agencia. fica na Saganarga mesmo, n 192 se eu nao me engano

- eu vi um povo fazendo a estrada de quadriciclo, o que eu desaconselho. se com bike vc ja quer testar limites de velocidade e adrena, com um quadriciclo eu, pelo menos, teria morrido com certeza... ::lol4::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

[t3]17/01/2012 - La Paz[/t3]

 

Resumo do dia:

- Mirador Killi Killi

- Day Off

- Bus Overnight Potosi

 

Detalhes:

- todo mundo podre do downhill, nosso ultimo dia seria de coçacao... decidimos que cedo iriamos garantir o bus overnight pra potosi,

- passagens compradas, ouvimos falar do tal mirador de killi killi, e o taxista bacana da rodoviaria nos levaria ao mirador e de volta ao hotel por Bs 30,00

- o tal mirador fica no MEIO da cidade, nao la no alto como os otarios pensaram ::dãã2::ãã2::'>, tem uma vista maomeno de la paz, mas nada de magico.

- depois voltamos ao hostel e eu e o peter ficamos nos degladiando sobre o que incluir nos proximos estagios pos-potosi. eu me animei em escalar o Uturunco, um vulcao ativo que fica no sul da bolivia, de 6020m de altitude, que da pra ir de carro ateh a 5800m de altitude (a estrada mais alta trafegavel do mundo!!!) e que teoricamente podia ser encaixavel num tour por uyuni, de 4 dias. o problema eh que 90% das agencias de turismo de la paz nem conheciam a porra do vulcao. resolvemos pesquisar quando chegassemos no sul.

- ja na rodoviaria, conhecemos o Nadav (israelense), e o Alex (holandes) e ja compramos a atencao dos 2 com a ideia de escalar o vulcao! os 2 acabariam por nos acompanhar pelos proximos 10 dias de viagem.

 

Dicas:

- mirador do killi killi sux, pulem ::bruuu::

- a companhia de bus q pegamos foi a Eldorado, custou Bs 110,00 de primeira classe. sem servico de bordo, mas muito boa!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

[t3]18/01/2012 - Potosi[/t3]

 

Resumo do dia:

- Tour pelas Minas de Prata

- Bus Overnight Uyuni

 

Detalhes:

- chegamos as 06:00 da manha, com um frio tinindo de bravo la fora ::Cold:: . nos 4 falamos com um taxista que queriamos ir ateh a outra rodoviaria, pra ver os horarios de bus pra Uyuni e seguir para o Koala Backpackers (hostel indicado pelo Alex). o cara falou q fazia tudo por Bs 20,00, mas quando foi nos deixar, queria Bs 30,00. rolou um bate boca animal, ele disse que ia chamar a policia, eu intimei ele falando pra ele chamar o exercito se quisesse, que acordo era acordo e bla bla bla.. depois de 5 minutos, com o israelense se partindo de rir (o cara nao entendia nada, eram 2 malucos discutindo em uma lingua alienigena pra ele) resolvi virar as costas e ir embora pro hostel... o taxista proferiu algumas ofensas e foi embora.

- o hostel bacaninha nos acolheu, bookamos o tour por Bs 100,00 e tomamos cafeh com umas irlandesas, uma alema (Rose) e uma coreana (Veronica)... em pouco tempo compramos a alema e a coreana com a proposta do vulcao e voila! tinhamos ja o nosso grupo de 6 pessoas pra bookar um jipe e montarmos o roteiro como queriamos :twisted:

- a van veio nos pegar e fomos pro armazem dos mineiros pra nos equipar: Capacete, um cnjunto de manga longa e calca comprida com tecido resistente, cinto e headlamp de mineiro. na sequencia, a gente vai ateh uma lojinha comprar uns regalos pros mineiros, seja hoja de coca, agua, fanta, cerveja ou dinamite ::ahhhh:: . o cara oferece um trago de alcool de cozinha pra um brinde mineiro, mas eu arreguei, nao queria comprometer o resto do dia :P. la comprei uma bandana e uma mascara para poupar meus pulmoes das porcarias de dentro da mina

- antes de ir pras Minas, vc passa pelas "refinarias", aonde eles separam a prata/estanho das outras coisas. o processo eh puta rustico, mega artesanal e sem nenhuma engenharia de processo :P apesar de podre, funciona, e no final eles te mostram um "caldo de prata" com o resultado do processo

- o Cerro Rico fez de Potosi uma das cidades, senao a mais, ricas do mundo no sec XVIII, e hoje seu semblante da doh de ver... pensa numa montanha sem vegetacao nenhuma, toda escavada, lascada, sem um pingo de vida. Ao adentrar a mina, prepare-se para falta de ar, tanto pela clastrofobia, pela falta de oxigenio (estamos a 4300m) e pela qualidade do ar, cheio de poh e cheiro forte. em alguns momentos vc precisa se arrastar pelo chao, e na maior parte do tempo vc fica meio agachado. em um determinado ponto o guia fez questao de explodir uma dinamite ::ahhhh:: dentro da mina, o que deixou todo mundo com o c* na mao....hahahaha mas agora eh engracado, ele montou a dinamite, acendeu o pavio, deu pra mim e perguntou "y agora brasil?" hahahahaha. bom, o pavio tinha 5 minutos e o outro guia levou ela pra longe. na expectativa da explosao e iminente desabamento da mina inteira, o coracao vem na boca e vc soh ouve um estampido abafado explodindo pouco alem, uma onda de choque, e o ar fica completamente enfumacado. que ideia de jerico hauheueauheauheauh

- la embaixo faz muito calor, e da doh vendo a vida dos mineiros (que ganham relativamente bem em relacao ao resto dos bolivianos)... vc sai com vontade de nunca mais querer reclamar do seu trabalhado.

- bem no fundo da mina, vc conhece El Tio, uma estatua hedionda que teoricamente eh uma figura do demo sentado, com focinho, chifre, olhos e... p** duro huaheuheaheauhea. la os mineiros fazem "oferendas" de pinga, cigarro e folhas de coca. eh bastante bizarro o ritual. os caras tem realmente uma vida de merda coitados.

- felizes por ter saido da mina, voltamos ao hostel pra tomar um banho e saimos pra comer. acabamos no restaurante la plata, perto da plaza de armas, que era BEM bonito, com precos razoaveis e porcoes mediocres. todos sairam com fome do restaurante e cada um acabou comendo num boteco diferente

- o Bus saiu pra uyuni as 19h, e a viagem permitiu uma boa apreciacao do ceu estrelado por todo caminho.

- chegamos em uyuni meia noite quase, nao tinhamos reserva nenhuma e fomos no primeiro lugar que nos ofereceram (hotel vielli, ateh que nao era tao ruim)

 

Dicas:

- o Hostel Koala era bem bacana, bem cara de mochileiro e conhecemos uma penca de gente. pagamos um desayuno e um banho pra depois das minas, e o serviço foi surpreendentemente eficiente pra bolivia :mrgreen:

- a agencia Koala fez um serviço joia, deu uma roupa fuleira pra usar na mina (vc se suja MUUUUUITO, pensem nisso) e os guias eram divertidos.

- um parenteses: nessa regiao TODO MUNDO odeia o evo morales, e fazem questao de deixar isso muito evidente

- Bus Uyuni Bs 30,00 na rodoviaria, no resto da cidade Bs 45,00

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

[t3]19/01/2012 - Uyuni[/t3]

 

Resumo do dia:

- A Busca pela agencia perfeita

- Salar de Uyuni

- Dormir em Alota

 

Detalhes:

- acordamos cedo e fomos em busca de uma agencia... a meta era incluir no pacote uma escalada ao Uturuncu. a grande dificuldade por aqui eh conseguir confiar em alguem: uns diziam que nao podiam fazer, outros "claro, sem problemas", outros tinham q consultar o bispo/orixas e afins e no final, acabamos por descobrir que havia nevado muito e ninguem ao certo sabia dizer como estava a montanha, entao existia o risco de irmos ateh la pra nao conseguirmos fazer NADA

- bookamos com a agencia Los Lipes (end),pq o cara que nos atendeu (Luis) seria nosso motorista, falava ingles (Peter/Nadav nao falam español), foi o UNICO honesto em relacao ao Uturuncu e o jipe era um land cruiser, ano 2009, V8, interaco, DE LONGE um dos melhores que vimos ao longo de todo tour. Saiu Bs 900,00 com o transfer pra San Pedro de atacama no ultimo dia. a comida no geral foi boa, acomodacoes nem tanto. olhando por esses aspectos, sem reclamacoes

- Durante o tour, entendemos o pq do preco. estavamos em 6 pessoas + 1 motorista/cozinheiro/guia. por um lado era bom, pq quem ia la no fundo do jipe tinha mais espaco, mas pedir pro cara mandar bem em todos os aspectos, seria demais. ele dirigia bem, atendeu bem em relacao as refeicoes (arregou ateh um bolo e um vinho sem custos extras, pelo aniversario do Nadav) mas era um lixo como guia. sabia soh uma decoreba de informacoes e seu humor oscilou bastante durante toda viagem

- todo mundo tava na fissura pra chegar no Salar de Uyuni, mas antes paramos no cemiterio de trens nos arredores de uyuni... o que eh bacana, um monte de trens e vagoes enferrujados no meio do deserto, de uma epoca que ainda se usavam trens pra trazer coisas de Iquique, no chile, pra bolivia

- chegando no salar... ::hahaha::::hahaha::::hahaha:: tava parcialmente alagado no comeco, e honestamente? nao da pra descrever como o ceu se junta com a agua e vira um espelho gigante. eh indescritivel, TEM que vir e ver uma vez na vida. varias fotos alucinantes!

- como nao rolaria ir ateh a Isla Incahuasi, no meio do salar, pq era "perigoso" (seila, nao colou muito comigo nao... a agua nao passava de 10cm de altura) entao ficamos num hotel de sal e nos arredores, curtindo o salar "seco" (que nao era bem seco, mas sem agua aparente), curtindo o NADA (no bom sentido) ateh a hora do almoço... rolou uma Quinua deliciosa com salada de abacate! ::hãã::

- la pelas 3- 4 da tarde fomos embora... dormiriamos num vilarejo no meio do sertao boliviano chamado Alota, cujas instalacoes eram pessimas e preferi dormir dentro do meu saco de dormir.

 

Dicas:

- embora o guia fosse +-, pelo fato do carro nao estragar em nenhum momento, eu indico a agencia. Conheci gente que fez pela Andes Salt expeditions, pela andrea tours e pela blue line que tinham jipes bons, mas furaram os pneus 1 vez ou 2 (na segunda eh tenso neh, que estepe vai usar? ::tchann:: )

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

[t3]20/01/2012 - Altiplano Boliviano[/t3]

 

Resumo do dia:

- Valle de las Rocas

- Laguna Hedionda

- Desierto de Siloli

- Arból de Piedra

- Laguna Colorada

 

Detalhes:

- o Vale de las Rocas eh, como esperado, um vale de rochas ::lol4:: . piadas a parte, sao formacoes bizarras de uma selva de pedras, esculpidas ao longo de anos pelo vento e areia da regiao. Lugar realmente bonito

- a Laguna Hedionda, de hediondo, soh o cheiro de enxofre, pq a lagoa em si é muito bonita e eh habitada por algumas centenas de flamingos... nem sempre muito simpaticos em relacao a nossa presença, mas foi de longe, o lugar de toda a viagem, que eu consegui chegar mais perto dos flamingos pra observar e tirar fotos!

- almoçamos ao lado de um hotelzinho do lado do lago... e tivemos como companhia um bebe-lhama muito cuti-cuti :)

- na sequencia de horas, passamos pelo Desierto de Silioli, que nao passa de um deserto remoto e isolado a 4700m. Tava valendo um bom momento filosofico, ateh comecar a tocar "ai se eu te pego" ::vapapu::

- quase ja no fim do dia, no final do deserto, chegamos a tao famosa Arból de Piedra, uma pedra gigante de forma muy bizarra, (parece uma arvore mesmo, com copa de pedra) esculpida por milhares de anos de vento gelado e areia... me pergunto ateh quando ela vai se manter de peh, pq eh realmente bizarra a forma!

- e para o gran finale, chegamos a Laguna Colorada, colossal, de cor vermelha devido aos minerais que tem na agua, habitada nao por centenas de flamingos, mas MILHARES. muito bonito de se ver, soh que eh bastante dificil chegar perto da agua, por causa da borda lamacenta (a lama eh vermelha quando revolvida!)

 

Dicas:

- curtam o visual e facam suas necessidades fisiologicas antes de ir... nao tem banheiro e eh um descampadao a maior parte do tempo, o israelense passou um mau bocado... ::lol4::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...