Olá viajante!
Bora viajar?
1vez budget Portugal, Espanha e Paris.
- Respostas 25
- Visualizações 10.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Gismasil 11 posts
-
leocaetano 2 posts
-
jrbill 2 posts
-
lilizinha 2 posts
Após alguns testes-drive na América do Sul, em dezembro 2007 eu e meu marido iniciamos a nossa primeira viagem à Europa – da forma mais budget possível.
Gosto de compartilhar dicas e roubadas que passei, então é provável que o relato seja em mais de uma parte. E sei que este relato se destina basicamente aos marinheiros de primeira viagem, pois para os “macacos velhos” nada será novidade.
Minha primeira dica é vc definir as duas cidades que não podem faltar no seu roteiro, depois disto orce a passagem mais barata com entrada/saída por estes locais.
Pronto! Vc já definiu início/fim e datas da sua viagem.
O meio campo vai variar conforme sua disponibilidade ou não em fazer correrias (maraturismo). Eu e meu marido preferimos ficar mais dias em cada cidade, para curtir com calma cada parada.
Reservei a estadia com +- 6 meses de antecedência e consegui boas barbadas.
Depois fui à caça de meios de transporte mais em conta entre as cidades/países.
Foram 27 dias de viagem, e escolhemos iniciar por Lisboa para ir se acostumando com um país do outro lado do Atlântico sem o trauma da língua.
Saímos do aeroporto e em frente pegamos o Aerobus – que passa no Centro e principais pontos-chave da cidade.
Demos sorte, reservamos um hostel e ganhamos um hotel 2 estrelas – é que o hostel estava em obras e diante da minha cara de insatisfação pelo barulho provável, me ofereceram um hotel pelo mesmo preço (acho que do mesmo grupo empresarial).
Depois dessa me senti no primeiro mundo de verdade!!!

Andei muito por Lisboa, e a poucas vezes que precisou, o metrô e elétrico foram eficientes e baratos.
Aliás, Portugal toda é muito barato – essa conclusão eu cheguei gradativamente no decorrer da viagem e do concomitante aumento das despesas.
Não vou ficar discorrendo sobre pontos turísticos, pq todo o mundo sabe os básicos de primeira viagem, e se algum tiver alguma dúvida é só escrever que eu respondo.
A rodoviária de Sete Rios fica grudada na estação de metro do mesmo nome, então é muito fácil fazer bate-volta em cidades perto com Évora, Óbidos e outras.
E muito mais barato que de trem.
Fui a Évora e adorei a cidade, fica dentro de uma muralha medieval e em muitos locais somente passam pedestres. A comida do Alentejo é maravilhosa e cheia de temperos. Não deixem de ir à Capela dos Ossos, e no mercado municipal comer uns queijos de cabra artesanais.
Tive uma indisposição e a ida a Óbidos ficou prejudicada, e decidi ficar por Lisboa mesmo.
Uma dica budget: ao lado da saída baixa do metro Baixa-Chiado em Lisboa tem uma lanchonete tipo saudável que serve sopas, sanduíches, saladas caprichadas e sucos (combinados diversos) a partir de 0,99euros.
Dia 7/12 pegamos o busão para o Porto, e descobri que tudo pode ser mais barato que Lisboa, e a comida com porções servidas por avós (enormes!). O hotel incluía café da manhã tipo buffet à moda brasileira (coisa que eu nunca mais veria em solo europeu) e tinha internet grátis no saguão por diária mais em conta que em Lisboa.
Atravesse a ponte e conheça Vila Nova de Gaia e as caves de vinho do Porto – programa bom e barato.
A cidade do Porto cansa muito pq é cheia de ladeiras (pensa na ladeira do Pelô, então pensa em várias espalhadas por toda a cidade)... mas perna é para isto e nem pense em pegar ônibus pq não precisa. Você agüenta!!
Ficamos alguns dias e pegamos um low cost (Ryanair) para Madrid. A ida até o aeroporto de Oporto é feita por uma linha de metrô (acho que a roxa), e sem traumas pq vc já sai dentro do aeroporto.
O barato é que, na sala de embarque, quando o carinha da companhia aérea botou a bandeirinha de início de embarque foi aquela correria geral para fazer fila... só fui entender depois: não há assentos marcados, e quem entra antes pega os melhores.
Tá ligado que eu e meu marido fomos à última fila, aquela na fronteira do banheiro com a cozinha, e que não reclina.
Mas por 1 euro/pessoa, eu ia até em pé....

Espanha fica para outra história...
Editado por Visitante