Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 22
- Visualizações 22.7k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
mcm 15 posts
-
thawesome 1 post
-
priluiza 1 post
-
ColorMundi 1 post
Quando?
Saímos do Rio no dia 20/12/11 e retornamos no dia 03/01/12.
Por onde passamos?
Genebra – Montreux – Lausanne – Fribourg – Berna - Interlaken (Alpes*) – Lucerna - Zurique – Baden
*Alpes: Jungfraujoch, Schilthorn, Lauterbrunnen, Murren, Gimmelwald, Grindelwald
O roteiro (dias do mês)?
21/22 - Genebra
23/24 – Lausanne (com Montreux no dia 23)
25/26 – Berna (com Fribourg no dia 25)
27/28/29 - Interlaken (Alpes)
30/31 - Lucerna
31/1/2 - Zurique (inclui Baden)
Estilo de viagem?
Andamos, sempre. Muito. Mapa na mão, trajetos geralmente delineados previamente. Acordamos cedo (para sair e conhecer a cidade desde logo cedo). Dispensamos a programação noturna, exceto, neste caso, para o Natal e Ano Novo. Nos Alpes, admirar a beleza, caminhar onde puder. Infelizmente não sabemos praticar qualquer esporte de inverno. Não almoçamos (dá bode!), preferimos paradas para recarregar (recarga = cerveja). Gostamos de experimentar cervejas locais, sobretudo se forem artesanais. Jantamos bem (é a grande refeição do dia!). Não rola preguiça, viajamos como se não houvesse uma segunda ida ao lugar.
Livros, guias?
Usei muita informação dispersa na Inet. Wikitravel, sites específicos sobre os Alpes, sites específicos sobre dicas de cervejas locais, etc. O Guia do Viajante serviu de base também. Por acaso encontrei um guia da DK num sebo e comprei – não gosto muito do estilo dele, mas agregou.
Onde ficamos (hotel - valor diária – onde reservei):
Genebra: Ibis Geneve Centre Gare – CHF 83 – accor.com*
Lausanne: Ibis Lausanne Centre – CHF 60 - accor.com*
Berna: Glocke Backpackers – CHF 142 – direto
Interlaken: Arnolds BB – CHF 110 -- direto
Lucerna: ETAP Hotel Luzern City – CHF 80 – accor.com
Zurique: Hotel Marta – CHF 155 – booking.com
Obs.: Todos os quartos para casal com banheiro próprio. Café da manhã incluso somente no Arnolds BB e Hotel Marta. Em todos os casos eu procurei hotéis perto da estação de trem, de modo que pudéssemos caminhar de e para ela.
Todos os lugares atenderam nossas expectativas, com destaque especial para o Arnolds BB, gerido por um casal de extrema simpatia. Os três dias em que estivemos por lá (somente nós!) foram marcados também por boas conversas com eles no café da manhã.
*Os bons preços dos Ibis (bons para padrões suíços, claro) foram obtidos em uma mega promoção da Accor, equivalem a metade do preço normal.
Transportes?
Aéreo:
Rio – Paris – Genebra
Zurique – Paris - Rio
Lá dentro, usamos trens para todas as viagens. Andamos sempre a pé, em todas as cidades, com uma única exceção: usamos o metrô (ida-volta) em Lausanne para Ouchy, e ainda assim somente porque tínhamos passe livre na mão.
Passes? Fiz algumas contas e decidi comprar o Half-Fare Card para ter desconto de 50% do valor nos bilhetes comprados lá. Valeu muito a pena sobretudo para os caríssimos passeios nos Alpes. Graças a uma ótima dica do ColorMundi, compramos diversas passagens (entre cidades) antecipadas com preços promocionais – os supersavers. Valeu muito a pena também. Pelas minhas contas, sobretudo com esses supersavers, o Swiss Pass não valia a pena.
Rotas compradas antecipadamente via supersaver: (rota – preço original – preço pago)
Genebra-Montreux – 28 – 11,2
Lausanne-Fribourg – 23 – 8,2
Berna-Interlaken – 29 – 9,2
Interlaken-Lucerna – 30 – 10,6
Lucerna-Zurique – 30 – 8,2
Os trechos Montreux-Lausanne, Fribourg-Berna, assim como os dos Alpes e a ida/volta a Baden eu comprei por lá. Não me lembro exatamente dos custos dos trechos menores (ficavam na faixa de CHF 5-6 cada perna), mas lembro bem as duas facadas (já esperadas) dos passeios dos Alpes. Jungfraujoch: CHF 95, Schilthorn: CHF 60 (ambos já com HFC).
Vou tentar não me estender muito sobre os pontos que visitamos porque isso é facilmente encontrável em sites e, mais ainda, nos mapas que você consegue em cada lugar. Conforme eu for me lembrando, vou colocando algumas dicas.
Além disso, quem quiser ler/ver os posts da Katia no blog dela, com muito mais fotos, acesse os links abaixo (vou atualizar conforme ela for postando).
Parte 1 - Genebra, Montreux, LausanneParte 2 - Fribourg e Berna
Parte 3 - Alpes
Parte 4 - Lucerna
Parte 5 - Zurique e Baden
Editado por Visitante