Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Fim de ano na Suíça

Postado
  • Membros

Quando?

Saímos do Rio no dia 20/12/11 e retornamos no dia 03/01/12.

Por onde passamos?

Genebra – Montreux – Lausanne – Fribourg – Berna - Interlaken (Alpes*) – Lucerna - Zurique – Baden

*Alpes: Jungfraujoch, Schilthorn, Lauterbrunnen, Murren, Gimmelwald, Grindelwald

O roteiro (dias do mês)?

21/22 - Genebra

23/24 – Lausanne (com Montreux no dia 23)

25/26 – Berna (com Fribourg no dia 25)

27/28/29 - Interlaken (Alpes)

30/31 - Lucerna

31/1/2 - Zurique (inclui Baden)

Estilo de viagem?

Andamos, sempre. Muito. Mapa na mão, trajetos geralmente delineados previamente. Acordamos cedo (para sair e conhecer a cidade desde logo cedo). Dispensamos a programação noturna, exceto, neste caso, para o Natal e Ano Novo. Nos Alpes, admirar a beleza, caminhar onde puder. Infelizmente não sabemos praticar qualquer esporte de inverno. Não almoçamos (dá bode!), preferimos paradas para recarregar (recarga = cerveja). Gostamos de experimentar cervejas locais, sobretudo se forem artesanais. Jantamos bem (é a grande refeição do dia!). Não rola preguiça, viajamos como se não houvesse uma segunda ida ao lugar.

Livros, guias?

Usei muita informação dispersa na Inet. Wikitravel, sites específicos sobre os Alpes, sites específicos sobre dicas de cervejas locais, etc. O Guia do Viajante serviu de base também. Por acaso encontrei um guia da DK num sebo e comprei – não gosto muito do estilo dele, mas agregou.

Onde ficamos (hotel - valor diária – onde reservei):

Genebra: Ibis Geneve Centre Gare – CHF 83 – accor.com*

Lausanne: Ibis Lausanne Centre – CHF 60 - accor.com*

Berna: Glocke Backpackers – CHF 142 – direto

Interlaken: Arnolds BB – CHF 110 -- direto

Lucerna: ETAP Hotel Luzern City – CHF 80 – accor.com

Zurique: Hotel Marta – CHF 155 – booking.com

Obs.: Todos os quartos para casal com banheiro próprio. Café da manhã incluso somente no Arnolds BB e Hotel Marta. Em todos os casos eu procurei hotéis perto da estação de trem, de modo que pudéssemos caminhar de e para ela.

Todos os lugares atenderam nossas expectativas, com destaque especial para o Arnolds BB, gerido por um casal de extrema simpatia. Os três dias em que estivemos por lá (somente nós!) foram marcados também por boas conversas com eles no café da manhã.

*Os bons preços dos Ibis (bons para padrões suíços, claro) foram obtidos em uma mega promoção da Accor, equivalem a metade do preço normal.

Transportes?

Aéreo:

Rio – Paris – Genebra

Zurique – Paris - Rio

Lá dentro, usamos trens para todas as viagens. Andamos sempre a pé, em todas as cidades, com uma única exceção: usamos o metrô (ida-volta) em Lausanne para Ouchy, e ainda assim somente porque tínhamos passe livre na mão.

Passes? Fiz algumas contas e decidi comprar o Half-Fare Card para ter desconto de 50% do valor nos bilhetes comprados lá. Valeu muito a pena sobretudo para os caríssimos passeios nos Alpes. Graças a uma ótima dica do ColorMundi, compramos diversas passagens (entre cidades) antecipadas com preços promocionais – os supersavers. Valeu muito a pena também. Pelas minhas contas, sobretudo com esses supersavers, o Swiss Pass não valia a pena.

Rotas compradas antecipadamente via supersaver: (rota – preço original – preço pago)

Genebra-Montreux – 28 – 11,2

Lausanne-Fribourg – 23 – 8,2

Berna-Interlaken – 29 – 9,2

Interlaken-Lucerna – 30 – 10,6

Lucerna-Zurique – 30 – 8,2

Os trechos Montreux-Lausanne, Fribourg-Berna, assim como os dos Alpes e a ida/volta a Baden eu comprei por lá. Não me lembro exatamente dos custos dos trechos menores (ficavam na faixa de CHF 5-6 cada perna), mas lembro bem as duas facadas (já esperadas) dos passeios dos Alpes. Jungfraujoch: CHF 95, Schilthorn: CHF 60 (ambos já com HFC).

Vou tentar não me estender muito sobre os pontos que visitamos porque isso é facilmente encontrável em sites e, mais ainda, nos mapas que você consegue em cada lugar. Conforme eu for me lembrando, vou colocando algumas dicas.

Além disso, quem quiser ler/ver os posts da Katia no blog dela, com muito mais fotos, acesse os links abaixo (vou atualizar conforme ela for postando).

Parte 1 - Genebra, Montreux, Lausanne
Parte 2 - Fribourg e Berna
Parte 3 - Alpes
Parte 4 - Lucerna
Parte 5 - Zurique e Baden

Editado por Visitante

• Respostas 22
  • Visualizações 22.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá Marcelo, seus relatos e da Bonfa sempre me ajudaram na hora de montar meus roteiros.Temos mais ou menos o mesmo perfil.

Estamos indo pra Suiça em 03/15 , depois de muito pesquisar, nosso roteiro ficou assim:

2 noites em Zurique

1 noite em Bern

2 noites em Interlaken (com 50% no Jungfrau com tickt do corcovado)

1 noite em Lusena

2 noites em Lugano

Milão mais algumas cidades da Itália

Temos 22 dias, mas devido aos custos da Suiça exuguei o roteiro na suiça. Retirei Montreux e Lausane.Devido a uma promoção da Tap vamos chegar por Zurique e voltar por Milão.

O que vc achou de nosso roteiro?

Quais os trechos preciso comprar com antecedencia?

Obrigada.Abraços.

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi, Shelma. O roteiro tá legal.

Se eu fosse aperfeiçoar (sempre com a devida ressalva de que cada um tem seu estilo e seus interesses), retiraria uma noite de Zurique e colocaria em Berna ou Interlaken -- os Alpes são o que há! Não fui a Lugano, não posso opinar. E Milão, para mim, é cidade para um dia somente. E a Suiça é cara mesmo.

Sobre os trechos, eu sugiro comprar antecipadamente, com promoção, os trechos mais longos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.