Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

As tesoura tem pouco mais de 15 cm de lamina, porem depois de muito tempo de uso e afiações elas ficam com uns 13cm +-

 

Mola de trem deve ser 5160 serve pra facas mas convenhamos é um exagero aquela bitola, uma mola de automóvel é mais fácil de achar e da pra fazer facas bem grandes... Tem uma marca que alega usar molas de trem aqui no RS, mas nas entranhas dos foruns de cutelaria dizem que é balela, e que as facas dessa marca são feitas por um outro cuteleiro aqui do RS, que aplica o cunho da dita marca nas laminas...

 

Disco de arado os mais antigo e importados são de 1070 de qualidade os mais novos são de "SLDOQ" Sabe Lá Deus O Que... hahahahha

Mas é possível achar uns novos com aço de qualidade sim...

 

Pino de esteira da caterpillar ainda não vi facas com esse aço, mas creio que seja bom sim, a caterpillar, diferente dessas marcas chinesas, faz tratores que duram uma vida inteira... Meu vizinho é vendedor da caterpillar, se duvida ele consegue isso, esses tempos ele andava com um dente de escavadeira quebrado! hahahaha

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah, meu amigo criador de cavalos teve aqui agora a pouco, se apaixonou pela faca! Me deu de presente um rolão de lonca de couro para tirar tentos! ::otemo::

 

Trouxe também uma faca que comprou no uruguai, feita de facão 3 listras da marca formiga, com cabo de rabo de tatu, ele pagou 320 reais! ::ahhhh::

 

Então desafiei ele, ver quem conseguia cortar um pedaço de aramado(desses grossos como prego) sem fazer dente na faca, eu fui primeiro cortei o arame e logo após uma folha de papel, a faca cortou como manteiga sem travar!

 

Quando chegou na vez dele decidimos por bem não fazer isso na faca de 320 reais dele... haha ::lol4::

 

Resultado, ele disse que esta em primeiro lugar na minha lista de espera, e que paga bem!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rafael !

Gostei muito do assunto e parabéns pelas facas, também me aventuro a fazer pois gosto muito de facas, vi teu comentário da dificuldade de achar molas tenho trabalhado além das molas com capas de rolamento é um material bastante duro, a faca fica dura até para afiar mas o fio aguenta bastante, so que claro ai so forjando não tem como ser por desbaste. ha tambem concordo contigo não acredito que façam facas de molas de trem e tu ja vou os preços deles! nossaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mas um faquista entre nós!! haha

O rolamento tu é obrigado a forjar pra deixa reto né, ai já aproveita e forja tudo... hehehe

Quando concluir meus apetrechos para forjar vou atras de rolamentos, a maioria é 52100 ótimo aço superior ao 5160, temperado fica flor de especial!

Mas creio que recozendo da pra desbastar ele sim, ou não?

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A lonca...

 

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vF_pM1P3GangZiuJH2OHmwN9OyxbEUl0xQqPLVbUMydMlEKBYEwvdJO3xwHuELrerD3PU_9vm4Ap_5YlV-72GFAJtU9VCjm6VoswTD0N7ieVOaADovAjCsqA.jpg

 

O tento

 

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vln6C688srD9IW4V9VTb1sRmR3O8jJcNFH8qmfRJoBvglIybI-1C3jHMcfOz72VfVE2KE1WM4d_JezBjfl9VdDAJtU9VAcnfjeqnavNYfXrWMNIlmsbev5fQ.jpg

 

A tentativa de costura de 1 al 7 (a costura que livro que coloquei aqui para baixar ensina...)

 

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82v-MA_2tgTg9aRF04UYvxJ15Ml6CI9XaR0yJLcwpHCNlt3I6MrfK-WsRcPt_tiO-mUkLkSv7iN46k3RzTVQsYY_AJtU9VBdQ99h3FG9ICqYqQeV6RyB6XXQvw.jpg

 

Vou dizer, é bem complicado de fazer essas costuras, bombas, passadores, necessita muita atenção e muita persistência, várias tentativas e erros, mas vamo que vamo! ::tchann::

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu fiz um saca tentos, tem varios projetos na internet, é bem simples...

Porém demorei para conseguir tirar tento mais longos, ainda não dominei bem mas já da pra praticar!

Acho que um dos problemas é que o couro não esta bem limpo, tem um pouco de "restos" de material seco, vou passar uma lixa e isso vai deixar o couro parelho...

Agora entendo porque isso é uma arte! hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que avanço, Rafael! Vai mostrando para nós os processos: tirando os tentos, costuras etc. Comprei três tiras de tento numa loja em POA, cada um com 2 metros por 4 reais. Não sei se é o mesmo que está usando, pensei para alguns detalhes de bainha. Tinha também uma agulha para costurar com eles, não comprei por vacilo, mas já está na lista para quando eu voltar lá. Se precisar, me avisa que te as envio por correio.

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Rafael !

Gostei muito do assunto e parabéns pelas facas, também me aventuro a fazer pois gosto muito de facas, vi teu comentário da dificuldade de achar molas tenho trabalhado além das molas com capas de rolamento é um material bastante duro, a faca fica dura até para afiar mas o fio aguenta bastante, so que claro ai so forjando não tem como ser por desbaste. ha tambem concordo contigo não acredito que façam facas de molas de trem e tu ja vou os preços deles! nossaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Mostra para nós, Wily! Que legal aparecer mais um aventureiro da cutelaria por aqui.

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E Rafael, tenta comprar barra virgem de 5160 (ou do aço que deseja trabalhar). Talvez esteja na hora de partir para um material mais confiável, amigo. Já está empenhado o suficiente para não se tornar um desperdício.

 

Assim que eu acabar com os restos das barras de molas que tenho aqui farei isto. Se a quantidade mínima for um problema, podemos até nos juntar, com mais alguns (acredito que consigo outros interessados), para não ficar caro.

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...