Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Eai trauco, realmente andava sumido!

Frequento outros 2 fóruns com uma frequência muito grande e acabei esquecendo um pouco este.

Sobre o arco de ipê deve ficar bom sim, é uma madeira realmente dura!

Em breve espero postar novos trabalhos aqui, andei lendo e estudando muito sobre cutelaria e couro, to equipando a "oficina" com ferramentas para começar a forjar logo logo.

 

Vou colocar uns videos inspiradores!

 

 

 

 

Vale a pena assistir em definição máxima!! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Boa noite galera

Depois de um bom tempo apenas acampando e acompanhando esse post, aprendendo com os amigos (apesar de nunca termos conversado, considero amigos sim) dei inicio a minhas facas

esses dias, garimpando por um pátio de reciclagem de metais vi uma serra, dessas tipo serrote mesmo, e pensei que ali daria algumas facas belas

agora peço ajuda pra vocês para tirarem uma duvida minha: aço rápido (HSS) pode resultar em boas facas (que não perdem o fio facilmente, com boa dureza etc)??

 

P.S.: como gosto de acampar também tenho uma pá, para desenterrar tópicos sem resposta há mais de 2 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala cara, estou também iniciando nas confecções de facas e tenho um com conhecimento nos metais, pois sou projetista mecânico e gosto MUITO de facas...

 

Primeiramente, o aço rápido é MUITO duro, ele é bastante usado em ferramentas de usinagem, você terá que forjá-lo e será uma tarefa árdua... Comecei essa semana com duas facas mola de kombi, que ao contrário do que foi dito no começo do post, sei que é aço 1090 o utilizado nas molas da kombi... mas pode variar conforme dito no começo.

 

A minha, como sou meio preguiçoso, mandei fazer a forma dela em corte a água, no caso o estilo dela é uma bushcraft, com 150mm de comprimento total, onde vou temperar até uma dureza de 50 ROCKWELL C (a mesma utilizada nas facas da imbel)

 

Valeu, espero que tenha sucesso com a sua faca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Então cara, fiz uma de aço rapido. na hora da revenização quebrou. fiz outra, quebrou outra e outra quebrou e quebrou. desisti.

Encontrei aqui na minha cidade um lugar onde cortam na forma que eu quiser, facilita muito.

Terminei umas 4 de aço 5160 que consegui com meu padrinho, que faz ferramentas industriais, mas não pedi pra temperar nem nada, apenas o aço. O restante foi tudo no sangue (sim, me cortei umas 3 vezes) suor, pq isso cansa na hora de polir, e lagrimas, pq dei ao meu velho (o melhor churrasqueiro do melhor serviço de buffet da região) e ele não usa por medo de estragar. Exibe orgulhoso a todos, se duvidar, manda logo fazer um pedestal só pra exibi-la. Agora estou com esse 5160 pra tentar fazer uma pra mim, já que as outras 3 foram comercializadas com aficionados por cutelaria aqui da cidade.

Tão cedo possivel, postarei foto delas e obviamente dum costelão do velho. Coisinha de uns 27 a 30kg que ele faz.

 

Forte abraço e bora pro polimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Sobre a esmerilhadeira, acho que seria melhor você comprar um moto esmeril, mesmo.

 

Pode até alugar um. Ele é muuuuito bacana pra afiar.

 

A esmerilhadeira é mais indicada para desbastar grandes perfis, cortar tubos e etc, é meio perigoso usar para trabalhos pequenos. Caso vá usar uma, há esse texto aqui que ensina um pouco dos cuidados pra usá-la, acho pode ajudar: http://blog.jnakao.com.br/esmerilhadeira/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Boa noite Galera e Feliz Natal !

 

Encontrei esse forum e achei interessante, pois estou com um projeto de fazer minhas laminas para bushcraft, porem nao sei como começar, tenho algumas ideias mas tb tenho muitas duvidas, principalmente na parte de tempera, se alguem tiver conhecimento e puder me ajudar ficaria muito grato .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...