Ir para conteúdo

China: Mitos e Verdades


youxiwang

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

A China: Mitos e Verdades

 

2008, o ano da China. Enquanto você lê este artigo, milhares de artigos semelhantes estão circulando, cobrindo e interpretando o tema “China”, como fosse todo mundo já tivesse vivido na China há décadas. Você sabe como, nós, povo chinês vê tudo isso? Vou dar-lhe um exemplo e você entende na hora: se você abre jornais ou revistas na China, entre as páginas, o Brasil é nada mais um país de futebol, praia e samba, quem acreditaria que na cidade de São Paulo tem mais helicópteros civis que da China inteira?

 

Eu vivia na China há 25 anos, no Brasil 7 anos, casado com brasileira, volto para a China 3~4 vezes por ano. Eu não quero dizer que minhas palavras são de verdade absoluta, mas eu gostaria que você, após ler o meu artigo, entendesse como é difícil não ser atraído pelos mitos chocantes e notícias explosivas. Na sua essência, toda a mídia ocidental é de natureza privada, as notícias servem para atrair leitores e indiretamente garantir os lucros através de publicidade.

 

Mito: O povo chinês come cobras, escorpiões, grilos e 1001 coisas...

Verdade: Parcialmente errado. Porque a maioria não, e eu nunca tinha comido um desses bichos feios, nem muitos que eu conheço tinham. Chineses também acham esquisito. Parcialmente errado porque, em algumas grandes cidades, tem rua vendendo essas coisas, principalmente para os turistas. Pequim tem uma, bem famosa, quase todos os jornalistas que estevem na China já foram lá, é por isso até você ouviu falar. Algumas províncias e cidades chinesas têm o hábito de comer uma grande variedade de “delicias”, como Guangdong, diz que "Come tudo com duas asas menos avião, come tudo com quatro pernas menos mesa". A China sofre de guerra e da fome com muita frequência durante seus 5000 anos da história, e afim de sobreviver a civilização é forçada aprender fazer comida mais deliciosa com menos material, que virou a arte depois, naturalmente. Mas é justo falar que os brasileiros comem macacos, só porque uma parte do seu povo, os índios, comem?

 

Mito: Todos os chineses odiam controle de natalidade.

Verdade: Totalmente errado. Se existir alguém que não gosta da política de controle de natalidade, deve ser a minha geração da década 70, que quase não nasceu em função desta política, rsrsrs… A população de 1,3 bilhões é uma carga tão pesada para saúde, educação, emprego, nem a China nem qualquer país em nosso planeta pode suportar. A China tem apenas 7% das terras aráveis do mundo, mas tem que alimentar 20% da população mundial. Após 20 anos da implementação do planejamento, na China nasceram 300 milhões de pessoas menos, equivalente a população de dois Brasil. A maioria das pessoas na China está ciente dos efeitos negativos da população gigantesca e apoia a política de controle, sem falar que o custo de criar crianças está também subindo com uma velocidade surpreendente. A prova concreta é que uma recente pesquisa revela que entre os qualificados que têm possibilidade de ter 2 filhos, conforme os termos de exceção da lei, 90,1% decidiu continuar com um filho, apenas 4,4% quer dois.

 

Mito: Na China todo mundo anda de bicicleta.

Verdade: Errado parcialmente. Isso era uma imagem quase 15 anos atrás e era uma imagem apenas de Pequim, outras cidades não eram e não são o caso. A maioria dos brasileiros não têm contato suficiente com a China e apenas algumas imagens no TV também não deixam a impressão significativa, por isso 15 anos depois o povo brasileiro ainda mante essa imagem desatualizada da China. Vamos falar de Pequim de que parece todo mundo está “familiarizado”: actualmente Pequim conta com mais de 3,13 milhões de veículos e pelo menos 14 milhões de passageiros por dia utilizando transportes públicos. Muitas pessoas continuam a andar de bicicleta para o trabalho, mas agora o que é realmente impressionante é a maré dos carros, mesmo jeito como em São Paulo, você paga caro para “curtir” poluíção e congestionamentos de transito.

 

Mito: Todo mundo na China usa chapeu de palha (tipo triângulo).

Verdade: Absurdo. Não acredito que ainda têm muitas pessoas pensam assim. Temos que saber, isso era a imagem dos camponeses no campo de arroz no sul da China há 200 anos! Isso é tão absurdo como fosse imaginando o Brasil hoje só de mulata de biquini... Hoje se você insiste em ir para a China, usando esse tipo de chapeu, não posso deixar de admirar a sua imaginação da época do D. Pedro II.

 

Mito: O idioma chinês é muito difícil, mais que grego.

Verdade: 70% errado e 30% dependendo da sua determinação. Sim, chinês e idioma ocidental não têm nada em comum, pior ainda se pensar o conjunto assustador de mais de 8.000 caracteres chineses (não é a palavra, a palavra é formada por um ou varios caracteres. “Kenji” em japonês tem origem em caracteres antigos da China). Mas ao mesmo tempo o chinês também é surpreendentemente simples: sem mudança de tempo, conjugação e etc. nos requisitos da gramática, com maior flexibilidade do mundo. Para diálogo dia-a-dia você só precisa ter 1.500 a 2.000 caracteres. Difícil? Me fale que existe brasileiro que não memoriza 1500 ~ 2000 palavras? Outra vantagem: 90% das palavras são de uma sílaba ou duas, por isso você ouve o povo chinês fala extremamente rápido, até eu fiz uma comparação, no caso de tradução, chinês é 30% mais rápido do que português, talvez no mundo só o povo chinês consegue, em 1 segundo, contar números de 1 a 10. Também por causa do que o idioma chines é ideográfico, leitura para nós é muito fácil e rápida: não sei, ao abrir um jornal, quando tempo você precisa para ter uma noção básica de todos os artigos, no meu caso (um cidadão sem treinamento especial) apenas 30 segundos. Evidentemente, o chinês escrito é mais difícil, até leva mais de 10 anos para próprio chinês aprefeiçoar. Mas se você sabe que existem mais de 100 milhões de pessoas que estão aprendendo chinês, você não terá pouco mais auto-confiança? Outro grande motivo para aprender chinês: A China é a única do mundo com 5000 anos de civilização sem interrompimento. Você sabe que hoje, a Índia, o Egito e o Iraq que não têm mais o link com seu passado (línguas, culturas e religiões milenares), mudou tudo. Mas a China não é o caso, por milhares de anos a China tem mantido a integração do seu território e a cultura. Hoje, se quiser, a gente pode ler e compreender o texto dos nossos antepassados, como fosse o autor ainda estivesse diante de nós. A sabedoria chinesa definiu a separação entre o texto e a pronúncia, perservando o espírito intacto do texto.

 

Mito: Todas as coisas na China são mais baratas.

Verdade: 90% correto, mas 10% das coisas são de preços ridículos. Em 2007, da China, o PIB per capita é de 8.863 dólares (PPP), e dentro de grandes cidades como Pequim, Xangai e Shenzhen, não tem como encontrar mais um apartamento de menos R$5.000 por metro quadrado!

 

Mito: A China é longe de mais, mais de 30 horas para chegar lá de avião.

Verdade: Me parece a minha mãe não pensa assim. Na minha infância a minha mãe já me alertou que não podia cavar muito profundo na terra, senão, ia sair do outro lado do planeta pelos Estados Unidos, quer dizer, o Brasil. Bem-vindos à China.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

“Segredos” da China

 

"Você não compreende a China." Falar assim talvez seja cruel para a mídia estrangeira que já ficou quatro ou cinco anos na China. Mas muitos, muitos mesmo, revistas, canais de rádios e televisão continuam cobrindo, dia e de noite, temas de acupuntura, controle de natalidade, escorpiões fritos... essas coisas. Você sabe que menos 10% dos médicos chineses são de medicina chinesa? Quanto ao controle de natalidade, você sabe que, hoje, mesmo que se abra a mão, a maioria ainda prefere ter uma criança só? E a rua cheia de barracas de escorpiões e grilos fritos é para os turistas? Antes de vir para o Brasil eu pensava que na rua todo dia tinha samba... Para entender a terra de 9,6 milhões de quilômetros quadrados e o povo de 5000 anos de história, é exatamente como tentar falar a língua chinesa, sem décadas de prática e experiência, quando abrir a boca, os chineses riem e chamam-lhe “Lao Wai” (“estrangeiro” em chinês, mas também se refere a pessoa que não possue conhecimento básico em uma area específica). Na China está circulando uma história: voltar e escrever um livro após um dia na China, escrever um artigo sobre a China depois de um ano de permanência, e ficar na China por várias décadas e escreve nada, ainda fala que não compreende a China. Eu vivia na China durante 25 anos, no Brasil "Lao Wai" há sete anos, casado com brasileira, volto para a China 3~4 vezes por ano, mas na verdade nem eu tenho a certeza que se eu sou elegível para contar os “segredos” da China.

 

25 anos atrás, um menino de 7 anos chorava por causa de frio insuportável, numa fila enorme, aguardando comprar peixes congelados com seus coupons emitidos pelo governo, numa cidade que é famosa por sua abundância de frutos do mar. Nao tinha nem mercado para comprar e vender, todos os produtos eram distribuidos pelo Estado. Hoje ele andou mais de uma hora, com sua esposa, em um shopping na cidade de Yiwu, um labirinto lotado de 30.000 lojas e 320.000 tipos de produtos confundiram a sua cabeça. Este menino sou eu. A partir de dois anos depois do meu nascimento (1975) a China jamais deixou de mudar. Quase todo o povo chinês estão familiarizados com as letras da música do “pai do rock chinês”, Cui Jian, "não é que eu não entendo, só que este mundo está mudando rápido de mais." A modernização levou a Europa mais de 200 anos, 100 anos para os Estados Unidos e 30 para a China só. A mudança chegou tão rapido, a maioria dos chineses de idade acima de 30 anos sinte dondura. Você já sabe que a produção da China de carvão, aço, cimento é a maior do mundo, você está ciente de que 95% dos MP3, 75% dos brinquedos, 75% dos DVDs e CDs, 65% dos monitores são produzidos na China, você pode imaginar que a China irá se tornar o pais com mais carros produzidos (atualmente 8 milhões por ano e no Brasil 2 milhões), mas você ainda não entende quando o povo chinês diz "grande", na China tem uma cidade se chama "Dongguan", apenas esta cidade produz 40% dos componentes de informática, 10% dos sapatos , 30% dos brinquedos do mundo, você deve orar a Deus para que a cidade não sofra apagão.

 

Ainda não investiu na China? Você já está atrasado. Até o final de Abril, a reserva de moeda americana da China aumentou para 1,76 trilhões de dólares, mais do que o total dos 7 líderes mundiais (inclusivo os Estados Unidos, o Japão, a Inglaterra, a Alemanha, a França, o Canadá e a Itália, ou G7). Só no mês de Abril, cresceu 74,5 bilhões de dólares, representando um aumento de cerca de 100 milhões de dólares por hora. Foi a China abrigou Hong Kong durante a crise financeira de 1998, e no mesmo período, a economia tailandesa faliu-se perante o golpe devastador.

 

Sem precedentes: uma ascensão pacífica. O PIB atual em forma de PPP (“Paridade de Poder de Compra” em português, se você não sabe o que é isso, compare entre a China e os Estados Unidos o preço de um hambúrguer Big Mac igualzinho: U$ 1,45 vs U$ 3.41) da China totaliza-se em 7 trilhões de dólares, quase o dobro do Japão. Nos últimos 25 anos, da China, o PIB tem crescido cerca de 8%. Em comparação, desde 1830 mesmo no período de desenvolvimento econômico mais rápido, os Estados Unidos não superavam 4% por 25 anos. Se Deus quiser, entre 10 a 35 anos a economia chinesa ultrapassará a dos Estados Unidos. Atenção: NUNCA existia um país como a China de hoje, com a força tão formidável, conseguiu subir em um clima de paz e por meios pacíficos. Portugal, a Espanha, a Holanda, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos... Me cite um nome que não passou o batismo de fogo atravéz de guerra colonial, hegemonia marítima e as guerras mundiais. Na verdade, o Oriente nunca irá esquecer o que o Ocidente fez em função da acumulação primitiva de capital, via a East India Company, ópio e guerras sujas. A China é o caso único, sem colônia, e não pela guerra. Após 30 anos de reforma e abertura, o desenvolvimento da China chocou o Ocidente, que jamais estava adaptado e agora piror, com insónia. Como um cidadão trabalhando anos no exterior, eu entendo o sentimento deles: Como será possível um bicho socialista, de repente, sobe para o topo do mundo? Você deve se sentir mal quando ver o Lamborghini do seu vizinho.

 

Porque a China? Todo mundo quer saber o segredo da ascensão da China. "Verdadeira música é dificilmente audível e verdadeira imagem quase invisível" (Tao Te Ching), o segredo está no ar, em cultura, tradição, economia, paz, educação, o êxito da reforma e da implementação de política eficiente. Também estou vendo, mas quem consegue enxergar bem um dragão neste nevoeiro intenso?

 

Foi criticada, e agora altamente respeitada. No início do século 20 e há 20 anos, a cultura tradicional chinesa foi intensamente criticada, parecia que a isolação no mundo e a pobreza da China tinham nascido da sua raiz cultural. Hoje com forças económicas esta nação está pronta para reexaminar a própria cultura. A China é a única do mundo com 5000 anos de civilização sem interrompimento. Você sabe que hoje, a Índia, o Egito e o Iraq que não têm mais o link com seu passado (línguas, culturas e religiões milenares), mudou tudo. Mas a China não é o caso, por milhares de anos a China tem mantido a integridade do seu território e a cultura. Hoje, se quiser, a gente pode ler e compreender o texto dos nossos antepassados, como fosse o autor ainda estivesse diante de nós. A sabedoria chinesa definiu a separação entre o texto e a pronúncia, perservando o espírito intacto do texto. O modo geral de pensamento chinês é de cima para baixo, de macro para micro, de passado para presente, não sei se você percepeu que o povo chinês costuma a escrever no envelôpe primeiro o seu país, depois o endereço, finalmente, o seu próprio nome. E o nome da família é sempre colocado na frente do nome, para mostrar o respeito aos seus antepassados. O povo chinês valoriza o sucesso colectivo, entende melhor do que o Ocidente a dedicação e sacrifício pessoal. E ele não acredita que haverá sucesso individual sem o sucesso do seu país no primeiro lugar. Uma frase na China manifesta, "ascensão e queda do nosso mundo, é da responsabilidade de cada individual". Você sente na sua pele a determinação e a união desta nação, demonstrado claramente no recente terremoto na China: dentro de poucos dias mobilizou centenas de milhares de equipes de resgate, cuja capacidade choque o mundo.

 

Fora da sombra da guerra e tumulto. Pode acreditar: a China valoriza do que qualquer outro país do mundo a paz atual. Abra a história da China, e você vai ver períodos, mesmo de poucas décadas, em paz eram muito raros. Todos os estudantes chineses odeiam estudar a história moderna da China, e é fácil para explicar: 1840 a 1949, a perda total do território chinês, após guerras anti-coloniais, atingiu 3,3 milhões de quilômetros quadrados (40% do tamanho do Brasil); morreram 18 milhões de chineses durante a II Guerra Mundial; milhões de pessoas sofreram de fome grave após a fundação da Nova China; a Revolução Cultural obrigou uma geração inteira abandonar educação. Nem os israelenses sofreram tanto. 30 anos de ouro, como chineses chamam, até hoje, nenhuma guerra, não há grandes catástrofes humanas... agora você pode entender tudo.

 

O conhecimento é riqueza. O sistema educacional da China não é o melhor do mundo e nem o orçamento para a educação chega à altura do mundo, mas o mundo inteiro não entende a pressa e ansiedade dos pais chineses que querem que os filhos brilhem já, puxado pela tradição fortíssima e alimentado pelo fato a nova geração é totalmente de filho único. Na China, especialmente nas grande cidades, as crianças de 3-4 anos de idade começam a aprender várias línguas, tocar instrumentos musicais (na China 3 milhões de pessoas praticando o piano e 10 milhões no caso de violino). A China tem mais de 1.800 faculdades e universidades e formam-se em cada ano 4,9 milhões de estudantes universitários em qual 1,6 milhões são de engenheiros! Agora você pode entender o motor do desenvolvimento crescente da China. Claro que o mundo também está olhando para o Oriente, a quantidade dos estudantes estrangeiros na China hoje fica como No.6 no ranking mundial e fora da China tem atualmente mais de 100 milhões de pessoas aprendendo mandarim. Além disso, tem mais de 210 instituições oficiais de difusão cultural, "Instituto Confúcio", distribuidos em 64 países no mundo.

 

Inovação, e inovação rápida. Assim como o Japão e a Coreia do Sul décadas atrás na ascensão, "Made in China" também é controversa. Mas óbviamente, a China já começou o caminho de inovação, considerada como a base para um país consolidado. Conforme os dados recentes os recursos humanos chineses dedicados a ciência e tecnologia atingiram 42 milhões, superaram os das EUA e ficaram em primeiro lugar no ranking mundial. A China já lançou 57 satélites próprios (excluídos os lançados para o Brasil), cinco naves espaciais (a 5a com astronauta a bordo). Junto com os Estados Unidos (GPS), a União Europeia (GALILEO), Rússia (GLONASS), a China virou o quarto país que tem o seu próprio sistema de navegação por satélite. Usuários chineses da Internet chegaram 225 milhões, o maior do mundo. A gigante chinesa de telecomunicações, a Huawei, é classificada quarta do mundo em números de pedidos de patentes. Tecnologias híbridas que a China aplicou nos campos de arroz deixou a China alimentar 20% da população mundial, com 7% das terras aráveis. Após 13 anos de construção e um investimento de mais de 24 bilhões de dólares, o recém-concluído Projeto Três Gargantas conseguiu a capacidade de geração de 18 milhões de quilowatts, 50% maior do que o Itaipu, anteriormente considerado o maior do mundo.

 

Porta aberta. China pode não ter recursos naturais mais abundantes do mundo, mas não pode viver sem oportunidades. Na China, o grande potencial de produção, antes de 1978, foi realmente deprimido diante uma ideologia rígida e sem flexibilidade. Neste ponto o povo chinês é grato a Deng Xiaoping, em vez de Mao. As palavras dele como "Não importa se o gato é preto ou branco, desde que ele caça rato, é um bom gato", "A pobreza não é socialismo", "Deixar algumas pessoas se tornarem ricas primeiro", de fato instalaram air bags na teoria socialista antes de se colocar na prática e injetaram tranquilidade nos corações do povo chinês. Desde 78 a determinação de concentrar esforços no desenvolvimento econômico jamais saiu do foco da China, que introduziu um impacto directo sobre a política externa da China e os valores democráticos. A China tem sido exposto com uma imagem externa, de propósito, com potencial escondido e menos ostentativo, com a ideia que o futuro vai pronunciar baseado na capacidade verdadeira do próprio país. O povo chinês também acredita que a democracia, a superestrutura, deve ser construída com base na prosperidade material. Se um país não consegue garantir segurança básica, educação e saúde da população e ainda quer falar de "democracia", então essa "democracia" só serve um pequeno número de pessoas, quer dizer, falsa.

 

Um ambiente de sonho para investimento. A China tem mão-de-obra barata e de qualidade, segundo as estatísticas, o total da população entre 15~64 anos irá atingir 997 milhões de idade em 2014. E a imigração dos trabalhadores rurais chineses para as zonas urbanas vai continuar para mais um 30 anos. Isto significa que a China no futuro previsível, ainda tem fornecimento relativamente amplo de mão-de-obra barata. Durante 10 anos os salários dos trabalhadores chineses no sector da indústria aumentaram duas vezes, mas a eficiência aumentou também 4 vezes no mesmo período. Isto mostra que a competitividade dos trabalhadores chineses está aumentando ainda. A China tem um enorme mercado doméstico. A venda do varejo da China cresce numa taxa média de mais de 10% por ano, resultou em criação de um mercado nacional de quase 9 trilhões yuan (cerca de 1,29 trilhão de dólares). A China consome até 33,8 bilhões de pacotes de macarrão instantâneo por ano! Outro orgulho para a China, não a Índia: boa infra-estrutura. A China construiu 53.000 quilômetros de rodovias e 77.000 de ferrovias, segundo e terceiro lugar no ranking mundial. E até ao final de 2006, 147 aeroportos já estão funcionando dentro da China. Quanto a energia, em 1978 e 2000, a capacidade de geração da China tem excedido a França, a Grã-Bretanha, o Canadá, a Alemanha, a Rússia e o Japão, agora chegou no segundo lugar do mundo.

 

A diferência entre 20 e 3 anos. Terminal 3 do Aeroporto de Pequim acabou de ser inaugurado, mais uma vez, maior do mundo e cobrindo uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, caso venha assistir os Jogos Olímpicos, com certeza que vai desembarcar aqui. No mesmo período o menor, mas igualmente magnífico Terminal 5 do Aeroporto Heathrow no Reino Unido também se concluiu, após 20 anos de discussão quase-intermínavel, enquanto os colegas chineses gastaram apenas 3 anos. A elaboração de políticas e a legislação da China geralmente são complexas e burocráticas, a eficiência não é alta, mas a força da implementação da China é incomparável no mundo. O exemplo mais clássico é o entusiasmo chinês até assuntou o Comité Olímpico que tinha que pedir para não adiantar muito o andamento dos projetos da Olimpíada de Pequim.

 

“Roc”. Sem dúvida, o "dragão" simboliza a China, e também os chineses acreditam que eles são mesmo descendentes deste animal sagrado, misterioso e invencível. Mas pouco sabe que um dos sofrimentos do dragão é apanhar de uma ave predatora gigantesca, “Roc” (em inglês), registrada em escrituras budistas que vive comendo os dragões. Agora vamos conheçer as rocs que a própria China criou.

 

“Ouvimos, mas não limos.” Isso talvez seja a resposta que você provavelmente receba caso perguntar a maioria das pessoas se leu algum livro clássico da cultura chinesa. É verdade triste, hoje em dia cada vez mais os livros clássico cedem lugares para os que ensinam como ganhar uma fortuna no mercado de bolsa. E o público não tem mais paciência chinesa na aproximação do património cultural. Falando sobre sua própria cultura, muitas vezes as pessoas ainda citam as frases famosas, mas o clássico original? Poucos conhecem. A nova geração inteira vive na fissura entre o Ocidente e o Oriente: comer em McDonald's e tocar Punk não prova que você é parte da cultura ocidental e quando olhar para o Oriente, a sabedoria dos nossos ancestrais tem atingido um nível tão deslumbrante que tão pouco tem coragem de aproximar. E a ortodoxia keynesiana deixou a China com mais produção e desejo, muito menos florestas e tranquilidade espiritual.

 

“O bicho vai pegar.” Na década de 50 a China declarou com orgulho que tinha acabado a pobreza e miséria, que tinha assombrado o país por milhares de anos. Hoje, O índice de Gini é (coeficiente expresso dividendo o mundo entre ricos e pobres) da China é 0,447, entre os 30 países que mais sofrem da diferência social, ligeiramente melhor do que o Brasil. Uma grande riqueza concentrada nas mãos de um pequeno número de moradores urbanos e a maioria das zonas rurais falta o sistema básico de providencia social e saúde pública. Na China as cidades costeiras afluentes têm o PIB per capita 20 vezes maior do que do interior. O medo real agora é quando o crescimento econômico começar cair de uma velocidade de dois dígitos, o bicho vai pegar.

 

Como elefantes galopam? Durante 25 anos, um país, de 7 trilhão de dólares, cresce 8% por ano, até quando ele vai parar? Na minha infância livros didáticos das escolas primárias sempre escreviam sobre a China como "o país gigante com recursos abundantes", mas tal descrição faz tempo sumiu das páginas. Num período de 40 anos o consumo de recursos naturais da China dobrou. Com o PIB representando apenas 5,5% de todo o mundo, a China consome 54% de cimento e 30% de ferro e aço do mundo. O consumo de energia por unidade é 2,2 vezes do que o nível mundial, 2,3 a 4,3 vezes que dos Estados Unidos, 8 a 11,5 vezes que do Japão e 4,5 a 7,7 vezes que da Europa. A poluição ambiental na China é tão chocante: 10 anos atrás, em Pequim, quando eu estudava na faculdade já não tinha visto mais céu azul, nem fala as estrelas.

 

Coexistência. Agora não é o momento para se surpreender. Exagerada ou subestimada, quanto à China, um fato que todos reconheceram é que o crescimento pacífico da China virou irresistível. É agora que temos que aprender acostumar a ascensão da China e desfrutar juntos o crescimento da China que serve como maior força que tem promovido nos últimos anos o crescimento do mundo. Uma China, em busca constante de energia e matérias-primas, vai ser a causa principal de aumento das exportações de países, como o Brasil. Uma China crescente pode manter equilíbrio regional que eventualmente, no cenário em que economia americana entrando em recessão, pode amortecer o impacto global.

 

Bola cristal. Pouca gente (inclusivo os chineses) sabe que os antepassados chineses escreveram muita profecia sobre o futuro da China. Mas vamos pôr de lado essas coisas que não tem a explicação, em conformidade com a situação actual da China, minha bola de cristal diz (ou chuta): Em cerca de 20-30 anos, a China atingirá o seu apogeu, superando os Estados Unidos, e se tornará o mais poderoso do mundo, com a influência em todos os lugares até dá a reunificação pacífica entre a China continental e Taiwan. A história de 5000 anos da China demonstra ao mundo, que a ambição da China não é dominar o mundo de que a sua existencia depende, mas influenciá-lo, atravéz de seu potencial, que cada vez tornar mais indissociável entre o mundo e si. Este é provavelmente o maior segredo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Belíssimo texto, parabéns! Você escreve muito bem!

 

Muito bom ler a opinião de um chinês sobre a China, claro que você defende o seu país e dá ênfase às coisas boas, e tem toda a razão em fazer isso. Nós, do Ocidente, temos, em geral, uma visão muito preconceituosa da China, influenciada, principalmente, pela forte imagem negativa que a mídia passa do país. A China tem muitos problemas, sim, isso já estamos todos cansados de saber, mas ler a opinião de alguém que é cidadão daquele país e conhece bem a realidade dele é algo inédito pra mim!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros de Honra

Escute, esse segredo vale 1 milhao! De fato o melhor website pra pegar dicas de viagens eh (que quase ninguem conhece): www.go2eu.com, onde 1 bilhao de turistas (principalmente mochileiros) chineses contribue diariamente todos os tipos de informacao. Eh o maior dos maiores e melhor dos melhores. Use Google Translate caso vc queira alguma ajuda direto da China!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

só queria psotar aqui que apesar de não ter lido até o fim ainda, adorei muito isso. estou pensando em ir à China aprender o mandarim como au pair, é algo muito novo, então estou buscando informações, além da cultura, sobre as famílias, costumes, hábitos, como tratam empregados, também muito importante sobre o custo de vida na China, quanto ganha em média (em iuan) um trabalhador médio... obrigada !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
só queria psotar aqui que apesar de não ter lido até o fim ainda, adorei muito isso. estou pensando em ir à China aprender o mandarim como au pair, é algo muito novo, então estou buscando informações, além da cultura, sobre as famílias, costumes, hábitos, como tratam empregados, também muito importante sobre o custo de vida na China, quanto ganha em média (em iuan) um trabalhador médio... obrigada !

 

Fiquei feliz que gostou do meu textinho, toda a info que vc quis saber ja ta embutida em todos meus posts que contribui neste forum. Basta ler e pensar, rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Muito legal a descrição, quando fui para a China também tive o trabalho de esclarecer ao pessoal com quem conversei aqui no Brasil todos esses mitos!! As pessoas montam uma imagem muito distorcida dos costumes de outro lugar, principalmente com base em imagens que aparecem na Televisão!

Tem alguns artigos sobre viagens para a China no próprio site da Câmara Brasil China! Quem se interessar... eu achei super legal, estou encaminhando os links abaixo!

 

http://www.cbcde.org.br/home/opiniao-detalhe/Saudades-de-Pequim

http://www.cbcde.org.br/home/opiniao-detalhe/Beijing-huan-ying-ni

 

Olhem só:

http://www.cbcde.org.br/home/opiniao/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...