Membros bmacario Postado Março 1, 2012 Membros Postado Março 1, 2012 Notícia triste, ao que parece um brasileiro encontra-se desaparecido após excursão ao Villarica. Ver notícia completa no link abaixo. http://latercera.com/noticia/nacional/2012/03/680-435105-9-un-turista-muere-y-otro-se-encuentra-desaparecido-tras-excursion-a-volcan.shtml bruno.
Colaboradores Trota Nando O Ateu Postado Março 3, 2012 Colaboradores Postado Março 3, 2012 Encontraram o corpo do jovem brasileiro que caiu em uma fenda no Vulcão Villa Rica, o jovem morava na cidade de Macaé aqui no RJ e trabalhava em uma plataforma da Petrobrás. Fato lamentável e que carece ainda de explicações de como ocorreu o acidente e em qual local ele se encontrava, eu e tantos outros mochileiros que tivemos a oportunidade de subir até a cratera do Villa Rica talvez estejamos com as mesmas duvidas, pois a subida em si não tem que eu saiba nenhum caminho onde haja fendas, o que eu acredito é que os quatro acidentados possam ter se aproximado muito da cratera e o guia não os advertiu quanto ao perigo.
Membros bmacario Postado Março 4, 2012 Autor Membros Postado Março 4, 2012 O acidente ocorreu durante a descida e os trajetos de ida e volta são supostamente bem conhecidos pelos guias. A subida do Villarica é relativamente segura, e muitos a fazem sem guias. Intrigante como não foi evitado esse trecho mais perigoso com presença de fendas (ou o porque da troca de trajetoria durante a descida). Essas fendas/fraturas são relativamente comuns em terrenos vulcânicos e tambem nas coberturas de gelo. A subida do Osorno por exemplo, é conhecida pelas crevasses que engolem facilmente alguem desavisado. Seria bom conhecer os depoimentos dos outros turistas acidentados.
Colaboradores andreantunes Postado Março 4, 2012 Colaboradores Postado Março 4, 2012 Pelo relatos na internet, houve uma piora súbita do tempo. Eles estavam cordados ( amarrados uns aos outros), um deles caiu, e arrastou os outros. Fique o alerta à Natureza Brava. Temos que respeitá-la, pois ela brava, engole mesmo. Pode ter sido chuva ( nas fotos de resgate, estava chovendo), pode ter sido neblina, vento muito forte com nevoa de gelo, etc. Nâo conheço o lugar, não sei se tem como errar rotas, em nevoeiro... Pergunta para quem já foi lá: existe alguma parte da subida-descida, que tenha um quase penhasco??, uma lateral onde poderia escorregar 500-600 metros. Pois o brasileiro escorregou esta distância. Vamos aguardar as investigações oficiais. Vamos aprender com essa triste história, para salvar os vivos...
Membros bmacario Postado Março 4, 2012 Autor Membros Postado Março 4, 2012 (editado) Andre, o escorregamento é feito agachado sobre a neve e nao vejo sentido para que estivessem cordados durante a descida. O acidente me pareceu um efeito dominó, ou quase isso, e não sei se o componente climatico foi determinante embora possa ter contribuido de alguma forma. Essa descida pode ser perigosa e por perda de controle (ou empolgação) pode te levar a lugares traiçoeiros. No minimo esses locais deveriam estar sinalizados, o que não vi quando estive por lá. Tambem não há penhascos no Villarica e a fenda onde estava o brasileiro tinha apenas alguns metros de profundidade. É uma atividade de risco sim, mas poderiam ter alertado quanto a presença dessas fendas/depressões por lá, que quase sempre estão encobertas por neve. Talvez não fosse do interesse ($) dos guias esse tipo de alerta. Editado Março 10, 2012 por Visitante
Colaboradores noiscasa Postado Março 4, 2012 Colaboradores Postado Março 4, 2012 Triste mesmo o que aconteceu, pelo q andei lendo foi uma fatalidade mesmo, aparentemente o rapaz morreu de hipotermia. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/brasileiro-que-caiu-em-vulcao-no-chile-teria-morrido-de-frio/n1597663548772.html ja estive em Pucón e meu amigo subiu o Villarica, apesar da segurança que os guias passam a vc, o mesmo me disse que a montanha é muito traiçoeira, vc sempre tem que estar atento, e o tempo lá muda repentinamente... mas como disse isso é uma fatalidade... coisas assim acontecem toda hora, devemos ver isso como um aprendizado - jamais duvidar da força da natureza e de seu humor, e acima de tudo jamais "Pagar pra ver ate onde vc consegue encarar a sua força"... mas devemos seguir em frente como sempre fazemos! paz ao nosso companheiro mochileiro Felipe dos Santos, e nossa solidariedade a familia, Noiscasa
Posts Recomendados