Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Bruno Vicente

Caminho da Luz - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Certificado!!!!

Precisa disso pra falar que fez o roteiro.

Se não me falhe a memória a inscrição era uns 120 (inscrição + mapa....).Muito caro!

Compare o preço com o caminho da fé que tem mais de 500 kms

Ou o CRER com seus 820 kms...

O caminho da luz não deve ter nem 150 kms

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou querendo fazer a trilha em meados de Junho. Será minha primeira vez. Alguém foi ano passado ou esse ano e pode dizer sobre a atualização dos valores?

Eu vou subir até o pico da bandeira. Então provavelmente irei levar equipamento de Camping. Se for tranquilo acampar pela trilha, prefiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou pensando em fazer o roteiro no carnaval. Mandei -mail pro pessoal de lá, mas não obtive resposta. É possível fazer o caminho de forma independente ou precisa ser em grupo? Saindo de São Paulo de ônibus, qual seria a melhor maneira de chegar?

Obrigada!!

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, estou pensando em fazer o roteiro no carnaval. Mandei -mail pro pessoal de lá, mas não obtive resposta. É possível fazer o caminho de forma independente ou precisa ser em grupo? Saindo de São Paulo de ônibus, qual seria a melhor maneira de chegar?

Obrigada!!

Pode sim fazer de forma independente. Eu fiz minha inscrição e comprei o pacote de hospedagem. Tem que tomar cuidado somente em Catuné, no primeiro dia, pois lá não tem hotel, mas os moradores nos recebem melhor que em hotéis.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia!

Estou querendo percorrer o caminho em março. Tenho algumas duvidas sobre os custos, com alimentação, hospedagem e com o passaporte para o percurso.

Vai ser minha primeira caminha, o que devo levar na mochila? Será necessário uma roupa ou mochila apropriada?

Sobre a volta qual o aeroporto mais próximo?

Muito grato a quem puder me orientar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pretendo fazer o percurso não credenciado, se possível armando barraca pelos trajetos, a ideia é fazer o caminho no espirito da esmola mesmo, gastando o mínimo do mínimo contando com a graça e generosidade. Vocês acham viável?

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Conteúdo Similar

• Por Tom_e_Rosana
      Considerado o “Santiago de Compostela” brasileiro, o Caminho da Luz é uma rota de peregrinação que percorre cerca de 195 km no leste do estado de Minas Gerais, com início na cidade de Tombos e término no Pico da Bandeira, na cidade de Alto Caparaó. Uma organização chamada Abraluz (Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz) administra o percurso implantado em 2001, cuidando do credenciamento dos caminhantes, sinalização da rota e demais detalhes.

Peregrinação religiosa, ecológica e histórica, o roteiro passa por dentro de várias propriedades particulares, e por isso é recomendado o credenciamento de quem pretende percorrê-lo, que pode ser feito na cidade de Tombos. Algumas operadoras de turismo são credenciadas à Abraluz e oferecem pacotes fechados. Assim como em Santiago de Compostela, o caminhante recebe sua credencial, que é carimbada nos locais de pernoite. Apesar disso, é possível fazer o caminho sozinho já que todo o percurso é sinalizado e os moradores ao longo do roteiro sempre estão prontos para atender o caminhante.

O meu "Caminho da Luz"

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Dia 4

Dia 5

Dia 6

Dia 7

• Criar Novo...