Ir para conteúdo

São Paulo - Esp. Santo - Bahia - Maceio (carro)


Posts Recomendados

  • Membros

Boa Tarde amigos!

 

Necessito do apoio de vocês, não me deixem na mão..rsrs

 

Vou fazer uma viagem de carro na minha lua-de-mel (07/2009) saindo de São Paulo com destino à Maceio e depois Maragogi. Minha viagem pode durar exatos 26 dias.

 

Nunca fui para Nordeste de carro e gostaria de um roteiro de locais inesquecíveis para ficar no caminha de SP à Maragogi.

 

Como já conheço bastante as regiões dos lagos (RJ) e Espírito Santo, não pretendo pousar nesses Estados.

 

 

A vigem deve durar 28 dias aproximadamente, com saída no dia 30/06/2009 e retorno no dia 28/07/2009 (dia 28 quero estar em SP)

.

Não conheço Bahia, Alagoas e nem a estrada de São Paulo para lá. Montei esse roteiro (prévia), mas gostaria de dicas, pois no caminho deve existir lugares lindos que não conheço. Gostaria realmente de opiniões.

 

Também gostaria de dicas de quanto dá para ordar em um dia e onde pousar.

 

Capricha galera porque é minha lua-de-mel. rsrs

 

Veja o que pensei, em ** segue minha projeção de Viagem dia e dúvidas**

 

:

1ºPasso : São Paulo – Conceição da Barra (Itaunas)

Origem: São Paulo (SP)

Destino: Conceição da Barra (ES)

Distância percorrida: 1124

Custo de pedágio: R$ 22,80

Número de pedágios: 4

Custo total: R$ 22,80

**Não sei se dá para fazer isso em 1 dia de viagem**

***Não conheço Itaúnas. Vale a pena ficar um dia todo em Itaúnas?***

 

 

2º Passo: Itaúnas - Arraial d'Ajuda/Trancoso

Origem: Itaúnas (ES)

Destino: Trancoso (BA)

Distância percorrida: 323

Custo de pedágio: R$ 0,00

Número de pedágios: 0 Custo total: R$ 0,00

**Pretendo passar de 2 a 3 dias entre Arraial, Trancoso**

 

 

3º Passo: Arraial d'Ajuda - Morro de São Paulo (Valença)

Origem: Arraial d`Ajuda (BA)

Destino: Valença ( Morro de São Paulo (BA))

Distância percorrida: 460

Custo de pedágio: R$ 0,00

Número de pedágios: 0

Custo total: R$ 0,00

**Quais as condições nesses trechos de estrada?**

***Pretendo passar de 3 a 4 dias em Morro de São Paulo***

 

4º Passo: Valença (Morro de São Paulo) – Penedo - AL

Origem: Morro de São Paulo (BA)

Destino: Penedo (AL)

Distância percorrida: 554

Custo de pedágio: R$ 0,00

Número de pedágios: 0

Custo total: R$ 0,00

**Também não conheço as condições das estradas nesse trecho***

**Pretendo passar uma noite e um dia em Penedo**

 

 

5º Passo: Penedo - Maceio (praia do Francês, São Miguel, Duas Barras, Piaçabuçu)

Origem: Penedo (AL)

Destino: Praia do Francês (AL)

Distância percorrida: 133

Custo de pedágio: R$ 0,00

Número de pedágios: 0

Custo total: R$ 0,00

**Pretendo passarr uns 6 a 7 dias em Maceió**

**Condições da estrada nesse trecho?**

 

6º Passo: Maceio (praia do Frances) - Maceio (Maragogi)

Origem: Praia do Francês (AL)

Destino: Maragogi (AL)

Distância percorrida: 127

Custo de pedágio: R$ 0,00

Número de pedágios: 0

Custo total: R$ 0,00

**Pretendo passar uns 2 a 3 dias em Maragogi**

**Condições da estrada nesse trecho?**

 

 

Senhores, sou marinheiro de primeira viagem para o nordeste.rs. Queria saber se tem algum lugar nesse meu percurso que vale visitar e se vocês têm alguma idéia que quanto tempo eu levo na estrada para fazer esses percursos.

 

Mais uma duvida, será que em julho há necessidade de reservar pousadas nesses locais?

 

 

 

Muito obrigado, mas muito obrigado mesmo por qualquer ajuda.

Att,

Rubens Rodero

São Paulo - SP

  • Gostei! 1
  • Vou acompanhar! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rubens, recomendo vc dar uma lida nos fóruns dos estados do Nordeste que vai passar (Bahia, Sergipe, Pernambuco etc...). Também recomendo ler relatos e tópicos aqui no fórum de viagem de carro, tem muitas dicas e informações.

 

Outra dica que vou te dar é a seguinte, compre o guia 4 rodas Brasil, é muito bom pra saber o que conhecer (praias, passeios etc) e tb para hospedagem e restaurantes.

 

abs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bom dia, Rubens.

 

Sugiro que você dê uma passadinha aqui em Aracaju e em Xingó antes de ir a Maceió. Aracaju foi a primeira cidade planejada do Brasil e atualmente é considerada a melhor capital em qualidade de vida do Brasil, com reportagem no programa Globo Repórter.

 

Aqui em Aracaju você pode se hospedar em um dos nossos hotéis à beira mar e curtir a orla mais bonita do Brasil. Caso queira conhecer um pouco mais sobre Aracaju, visite o site http://www.orladeatalaia.com.br.

 

Após conhecer Aracaju, sugiro que visite Xingó e faça um passeio no maior Cânion navegável do Brasil. Além disso, é interessante se hospedar no Xingó Parque Hotel (http://www.xingoparquehotel.com.br).

 

Qualquer dúvida é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Eu tb gostaria de saber as condições da estrada...vou de Aracaju até Recife passando por Maceio.

Adoro Aracaju, Xingó é lindo, assim como Mangue Seco...pra casal Mangue Seco é perfeito!

Maceió é demais tb

Quero conhecer tb Maragogi...principalmente Galés

Recife é q nao faço idéia de como é...

Alguém sabe se a estrada pra Maceió é ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A estrada de aracaju ate maceio é tranquila, tem muito trafego de caminhoes, mas nada de assustar. de maceio ate recife, aconselho a vc a vir pelo litoral, estrada bem mas calma, e sem trafego de caminhao, tera que vir por ela, para passar por maragogi, conheça tambem a praia do gunga, que fica em maceio, muito linda!! qnt a recife, é lindo, conheça as praias de carneiro, porto de galinhas, muro alto, tudo isso no caminho de maceio recife, e tambem tem olinda para vc conhecer, nao ira se arrepender. moro em recife, qualquer duvida é so mandar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom dia Rubens, o trecho que vc quer informações de Penedo a maragogi eu conheço muito bem, vc esta de parabens pela escolha, pois Alagoas é o Caribe Brasileiro, não existe comparação e vc vai ver com seus próprios olhos. Para começar Penedo, a Ouro Preto do Nordeste, um patrimônio cultural e histórico no estilo barroco banhada pelo lindo rio São Francisco, Piaçabucu é vizinha a Penedo, tem a famosa praia do peba com 10km de extensão, dunas, agua mornas, área de proteção ambiental das tartarugas e o encontro do rio São Francisco com o mar, imperdível. Até maceió a estrada é um tapete e as paisagens... ufa... é de tirar o fôlego. Não deixe de conheçer o mirante do gunga e sua praia, vá até a Barra de São Miguel passe um dia lá e no outro váq à praia do gunga de catamarã. Chegando à Maceió, 7 sete dias são poucos vc vai querer ficar mais, conheça as piscinas naturais da pajuçara, a mais linda orla do Brasil, Ponta Verde , Jatiuca, pajuçara, o bairro histórico do Jaraguá com seus museus, o bairro do pontal da barra com suas rendeiras e o passeio das nove ilhas pelo maior complexo lagunar da américa latina, faça um city tur e conheça a noite maceiosense. Parta então para maragogi com ótimas estradas tbm, via litorânea vc pode conheçer barra de santo antônio com a praia quase deserta de carro quebrado(uma das dez mais da 4 rodas), praia de marcineiro, porto de pedras , japaratinga e Maragogi com suas Galés e piscinas naturais, esta área compreende a áerea de preservação do peixe boi marinho, simplesmente belíssimas. Olhe, 28 dias é pouco, mais vc vai ter a melhor lua de mel possível, Abraços, e qualquer dúvida entre em contato. Alexandre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Galera,

 

Fazia tempo que eu não entrava aqui no forum. Vou copiar alguns relatos de minhas viagens de 2004 e 2005 que acredito que ainda tenha algumas dicas úteis para quem vai de carro para o nordeste.

 

Fui em novembro de 2004 de São Paulo até Salvador. Numa tacada só até Vitória e depois pernoites em Itaunas, Cumuruxatiba, Arraial, Itacaré, Maraú, Morro de SP, Salvador. Voltei de avião de despachei o carro pela transportadora "transtana".

 

Para despachar o carro vale a pena faze-lo na volta, pois é 50% mais barato que a ida. Consegui o melhor preço cotando direto com a filial de Salvador. Aproximadamente R$400,00.

 

Pousada na baixa temporada com um bom conforto ficava em torno de R$50,00

 

Para fazer ida e volta de carro o ideal é intercalar as paradas na ida e na volta. Desta maneira meu roteiro seria ida: Vitória, Cumú, Itacaré, Morro, Salvador. Volta: Maraú, Arraial, Itaunas.

 

Minhas impressões das cidades pequenas (que é o que vale):

 

Itaunas: Imperdível. Visual deslumbrante, praia nem tanto. Pacata durante a semana e agitada de fim de semana. Dali segui de por terra até a divisa com a Bahia. Tranquilo até para carro normal se não tiver chuvas. GPS ajuda bastante.

 

Cumuruxatiba e Prado: imperdível. Fiquei em Cumu que é mais deserto e charmoso. De lá conheci as belas Ponta do Corumbau e Caraíva ( fui de bugue, até Caraiva, com um Índio que tem autorização para cruzar este trecho que faz parte do parque estadual, mas da para ir caminhando pela praia ). Daqui também da para ir até a BR por terra. A BR daqui até Porto Seguro é horrível, nem pense em viajar de noite por este trecho.

 

Arraial, Porto Seguro e Trancoso: Fiquei no meio, Arraial. imperdível!!! Menor que Porto, maior que Trancoso, mas com belas praias, bares e restaurantes. ( destaque para o Rest. Paulinho Pescador. o melhor custo benefício ). Trancoso é um paraíso. Não deixe de ir na praia do Espelho e se estiver acompanhado passe o dia curtindo as mordomias da Pousada do Baiano, não é tão caro quanto aparenta . Depois de Trancoso tb tem acesso de carro para Caraíva.

 

Itacaré: imperdível!!! . Muito bacana a vilinha e bom para quem gosta de ondas.

 

Maraú e Barra Grande: imperdível!!! Pode-se conhecer via Itacaré, de 4x4 ou de barco via Camamu. Deserto, poucos carros e a praia mais bonita do Sul da Bahia: "Taipus de Fora". Não deixe de ir no "Morro do Celular".

 

Morro de São Paulo: Imperdível!!! Badalada mas preserva, belas praias.

 

Conclusão, até Salvador já se tem um ótimo exemplar do nordeste brasileiro. Principalmente para casal ou quem busque charme e sossego.

 

 

 

 

2ª A segunda viagem o roteiro foi de Salvador a Recife em NOV de 2005. (como só tinha 15 dias despachei meu jipe para salvador e fui de avião)

Na verdade nem entrei em Salvador, desembarquei fui direto para Praia do Forte.

 

1 dia - Praia do Forte,BA

Hospedagem na pousada Belas Artes - Simples, com boa localização e bom preço.

Bela praia, uma vilinha com ótima estrutura de bares, restaurantes e pousadas, e muuuitas casas de veraneio

Visita ao Projeto Tamar, R$7,00. Vale para ajudar as tartaruguinhas e pelo acesso aos restaurantes e lojinha, mas existem outros Tamar pelo nordeste com visita gratuita.

Fui tb a Praia de Imbassai, 12km, bela praia com um riozinho muito gostoso que corre paralelo ao mar.

 

2 dia - Conde,BA , praia da Barra de Itariri

A pequena cidade de Conde é bonitinha e possui belas praias. Pelo que li, as mais bonitas ficam nos extremos, norte e sul. Fiquei no extremo Sul, na Barra de Itariri. Ótima praia com barra de rio, vila de pescadores com apenas uma pousada na vila e alguns bares na praia.

 

3 e 4 dia - Mangue Seco

Divisa da Bahia com Sergipe. Fui de carro na maré baixa por Costa Azul, 30km pela areia da praia aconselhável apenas para veículos 4x4 . Ficamos na Pousada Asa Branca, com preço intermediário e bonita vista. A terra de Tieta tem um belo visual de dunas, coqueiros, rio e mar. A praia de areia dura não é das mais bonitas. A vila, com acesso pelas dunas, é simples, com ruas de areia fofa e pacata durante a noite. A maioria dos turistas chegam de barco pelo rio para passar o dia). Até as pessoas que trabalham na vila não moram ali. A maioria mora num vilarejo chamado Coqueiro que fica a 6km. Fui para Coqueiro de dia e de noite e curti bastante o papo com as pessoas da terra no Bar e "Pizzaria" da Aurora.

 

5 dia - Aracaju,SE

Aracaju tem uma história recente mas muito bacana. Foi a primeira cidade planejada do Brasil. A orla da praia foi toda reformada, com bonitos restaurantes, ciclovia, quadras esportivas, praças, passarelas, lago, chafariz, etc. A Passarela do Caranguejo concentra um bacana burburim noturno. O centro, na beira do Rio Sergipe, conserva prédios históricos e é bastante tranquilo e seguro para uma capital.

 

6 dia - Penedo, AL

Sai de Aracaju e fui beirando o litoral norte do Sergipe, por estrada de terra, até o Rio São Francisco. Curti algumas praias pelo caminho, visitei um outro Projeto Tamar na praia de Pirambu, e aproveite o belo visual de coqueiros, rio e mar. Atravessei o velho Chico de balsa e cheguei a bela cidade histórica de Penedo. Igrejas, convento, mercado, casas e até o hotel estão preservados. Me hospedei e fui muito bem atendido no Hotel São Francisco, que tem opção de hospedagem nos modernos quartos reformados ou nos que preservam a decoração da fundação, 1962. O restaurante Forte da Rochera tb é imperdível, pela comida e pelo visual do Rio.

 

7 e 8 dia - Marechal Deodoro, AL, Praia do Francês

Partimos para Piaçabuçu para fazer o passeio de barco até a Foz do São Francisco. Preferiria ter feito o passeio em barco de pescador ao invés de ter feito em barco para turista. Mesmo assim compensa chegar a foz do segundo maior rio do Brasil, pois tem um belo visual das dunas, lagoa, mar e do rio com sua imensa largura e volume de água.

Na praia do Francês ficamos na boa e barata pousada Miroku. A praia é belíssima, mar azul com um recife de corais que forma extensa piscina em frente a faixa de areia, onde fica o agito, e uma outra parte com ondas que é mais isolada.

A bela Praia do Gunga tem acesso por dentro de uma fazenda de coqueiro que parece ser fechada, mas é só encostar o carro no portão que o funcionário abre. O belo visual é formado pelo encontro de uma lagoa com o mar.

Os restaurantes na beira da lagoa de Massagueira tb são destaque na região. Comida muuuito boa e muuuito barata. Skol 600ml R$2,00.

 

9 e 10 dia - Maceió, AL

É impressionante o azul do mar nesta capital nordestina. O passeio ao famoso recife de corais vale pelo prazer de andar de jangada e pela situação inusitada de se ver uma cidade grande de dentro de um paraíso.

A sensação de segurança nesta capital tb é um ponto favorável.

De Maceió tb visitamos algumas praias do norte, entre elas Pratagi e Carro Quebrado, que para mim foi a mais bonita da viagem. Para chegar a praia de Carro Quebrado tem que se pegar uma balsa em Maré Mansa. A sinalização é péssima e os guias aproveita para vender o serviço deles. Da para chegar até a praia em carro normal e sem guia, mas tb não sou contra pegar um guia para facilitar e conhecer outras vistas maravilhosas da ilha.

Ah, em Maceió ficamos no simples, barato e confortável hotel Canto do Mar.

 

11 dia - São Miguel dos Milagres,AL

O destino seguinte foi a pacata praia de São Miguel. Ficamos numa boa pousada, do Caju, mas não demos muita sorte com os insetos. O maior atrativo desta praia são as belas pousadas e os recifes, que acabei não conhecendo.

Na minha opinião valeria mais ter passado dois dias em Maragogi.

 

12 dia - Maragogi, AL

Divisa de AL com PE, este é o segundo mais visitado destino de AL. Tem belíssimas praias e uma grande opção de hospedagem. As Galés são os recifes de coral que ficam a 6km da praia. Sem dúvida o mais bonito e preservado que já mergulhei. Fui com o dono da Pousada Fuego, de lancha, e recomendo que se faça este passeio com ele. Ele é mergulhador e adora mostrar as belezas do lugar. Diferente dos catamarans que levam um monte de gente e ficam pouco tempo no local.

 

13 14 e 15 dia Porto de Galinha, PE

Como era feriado tive que reservar hospedagem com antecedência. Não dei muita sorte no quarto do Albergue que reservei e acabei mudando para a pousada Angra do Porto. Porto é uma praia muito badalada, com uma vila muito charmosa e belas praias. Os famosos recifes de corais são bonitos para se ver de longe, pois de perto estão praticamente mortos e pisoteados. É um destino obrigatório que fica até difícil de enumerar as melhores praias.

 

16 e 17 Recife, PE

Cidade grande, com praia de cidade grande e com problemas de cidade grande. Relevo interessante, com diversos rios cortando a cidade. A vila de Olinda além de história tem um belo visual. Pena que me lembrei logo do que li num tópico aqui no site a respeito dos "guias" locais e evitei dar atenção a eles.

 

Luís

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rubens, fiz uma viagem parecidissima com essa que vc quer fazer no mes passado( de 20/02/2009 a 16/03/2009)

porem fui até pouco acima de Salvador.

Bom ai vai.

Primeiro... sugiro que vc vá pelo litora(BR-101) porem acima do Campo-RJ vc não consegue rodar mais do que 600 Km por dia..isso levando 10Horas, o problema são os caminhões.

Mas a estrada não esta ruim, bom claro que tem trecho que são péssimos, mas no geral da pra ir sim. Eu Fui com uma L200 4x4, mas vc consegue ir de carro normal sem problemas.

Sugiro que vc durma em Vitória. E dela siga para Itaunas, vc vai pegar uma estrada ótima entre a BR-101 e Conceição da Barra, porem para Itaunas, vc ainda tem que pegar uma estradinha de terra de 18km, cheia de costelinhas de vaca..(ondulações) mas da pra ir. Sugiro que fique 2 dias em Itaunas vale a pena. Procure uma pousada que fica em frente a igreja da cidade... não me lembro o nome mas são chalés com estacionamento de grama.. vc vai gastar em torno de 90 reais a diária, mas sempre negocie.

De lá va para Arraial, porem não va por porto seguro, da estrada de acesso entre Eunapolis e porto seguro/Arraial, vc deve pegar um acesso direto a arraial no meio da estrada, assim vc não paga a balsa de porto para arraial que custa em torno de 12 reais..um roubo.

Em arraial procura a pousada Agua Marinha, fale com a Vera ou o Peter, pode dizer que foi o Lucas e a Fernanda(os da L200 Verde) que indicaram, negocie o valor, feche próximo de 75 a 80 reais a diária, porem vale ficar mais que 4 dias. Obs.. não deixe de comer no restaurante Paulo Pescador, no Girassol e no Portinha em Arraial, todos no centro, próximos a rua do Mucugê.

Visite Trancoso(praia dos coqueiros, Taípe) e mais ao Sul Visite a Praia do Espelho...simplesmente linda. Porem esse trecho vc vai pegar uns 25 km de estrada de terra, mas vá, vale muito a pena...

Em arraial visite a praia próxima a pousada e ande para o norte veja os recifes, muito legal, mas vá por volta do meio dia pra pegar a maré baixa senão não da pra ver.

Ainda em arraial, va para o norte conhecer Cabrália, e faça o passeio de escuna para Coroa alta lá, e não em arraial ou porto, pois lá em Cabrália custa 25 reais e não 80 como em porto.

Ao seguir viagem procure passar em Itacaré-BA, porem 2 dias são suficientes, porem saia bem cedo de arraia e chegue durante o dia, pois a cidade é confusa demais e bem feia na chegada, mas procure ir para o sul da cidade, assim que passar pela rua principal onde tem restaurantes etc....vc vira a esquenda sentido praia da concha e procure pousadas lá, negocie em torno de 80 reais. Conheça as praias próximas, não vale a pena ficar mais que 2 ou 3 dias lá. Mas vale conhecer... obs. Procure comer na estrada em um lugar chamado Casa das Empadas...são ótimas.

Vc disse que gostaria de ir a Morro de são Paulo, porem tem um problema, morro de são Paulo é uma ilha e vc tem que deixar o carro na cidade do litoral próximo, é perigoso, e vc tem que pegar um barco e ficar nas pousada da ilha pagando o que eles pedem, não aconselho, mas procure passar o dia ao invés de dormir lá.

Ao seguir pra o norte va para salvador por Ferry boat, em Itaparica, é caro por volta de 50 reais, porem é melhor do que rodar 350 km para dar a volta em um estrada péssima. Conheça Itaparica antes de pagar o Ferry. As praias são linda, porem dificilmente encontrará um lugar viável para dormir, durma em Salvador mesmo, procure ficar no Ibis mesmo é mais em conta. Conheça Salvador, e siga para Praia do Forte, muito bonita.

 

OBS. Procure sempre dirigir durante o dia depois de Vitória-ES pois a estrada é meio ruim e com muitos caminhões e acampamentos do MST e ladrões, mas siga de dia e sempre que puder complete o tanque de combustível.

Os postos de gasolina são péssimos na Bahia, portanto procure levar comida para comer durante o trajeto.

 

Daí em diante não segui, mas boa sorte.

Se precisar de alguma dica pode entrar em contato. Tenho fotos das praia que te falei tb.

MSN Lucasrmartins2003@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi,galera!!!nossa to amando esse site,pois to conseguindo tirar várias dúvidas eu estou planejando uma viagem ainda s/data certa,pois é p/o ano de 2010,provávelmente na baixa temporada.

Pretendemos eu e mais 3 amigos aludar um carro em salvador e conhecer todo nordeste(até fortaleza).Se vcs puderem me ajudar tenho mtaaaasss dúvidas ai vai algumas delas rsrsrsrs:

*Consigo alugar o carro em Salvador e sair c/ele p/fora do estado e entrega-lo em fortaleza(queremos voltar de avião)

*Qual o tipo de carro mais adequado(dos mais baratos possíveis)

*Vamos ter de 15 à 20 dias p/viagem saindo de salvador

* SALVADOR

* Morro de São Paulo

* Aracaju (queremos fazer os passeios aos cânions do xingó e ao mangue seco)

* Maceió(qtos dias vcs acham q é ideal p/maceió?)

* Porto de galinhas

*Cabo de Sto Agostinho

*Recife

*Em fortaleza quais lugares vcs me indicariam e qto dias são necessários

Sei q tenho mts dúvidas,mas é q sou marinheira de primeira viagem,então tdo q vcs puderem me dizer em relação a esses lugares, ao meu roteiro,ao tempo q tenho de viagem,lugares boms p/me hospedar eu vou ficar mto grata a vcs.Vleuuuu shai.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...