Ir para conteúdo

Tamanho e conforto do calçado


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal,

 

Infelizmente as formas dos calçados variam muito de marca pra marca e às vezes até de modelo para modelo do mesmo fabricante.

 

O ideal é que o seu calcanhar e a lateral do pé fiquem firmes, senão ele começa a roçar e faz bolha. Agora, na parte da frente é importantíssimo que sobre um pequeno espaço, de 3 a 5mm, entre os dedos e a biqueira da bota. Durante a caminhada seu pe vai inchar devido ao aumento da circulação e se não houver esse espaço, vai te machucar. Principalmente quando você estiver descendo. A impressão que dá é que estão arrancando sua unha.

O problema de comprar um número maior é que você consegue essa "folga" na frente (afinal cada numero da escala do calçado equivale a 6,66mm) só que todas as outras medidas da forma também aumentam e o pé fica solto e pode machucar.

Para saber se o tamanho está bom, coloque a bota e amarre. Ai fique em pé e faça o movimento de flexão do pé (dobre o pe como se fosse dar um passo). O dedão não pode encostar na frente da bota.

 

Nos nossos calçados procuramos padronizar nossa numeração com a real escala brasileira para acabar com essa confusão. Nosso 40 é 40 mesmo 39, 39. Desenvolvemos as formas já com um aumento de 5mm só na frente. Ou seja, se você calça 40, pode comprar uma 40 mesmo que todas as medidas são desse numero, com exceção do comprimento, que é 5mm maior. O resultado é que a bota fica muito mais estável, segura e confortável, e quando você esta descendo ela não te machuca.

 

Se você quiser saber qual o numero real que você calça (parece brincadeira, mas muita gente não sabe) é simples. Coloque uma folha Sulfite no chão bem encostada na parede. Fique descalço e de costas para a parede. Pise na folha com o calcanhar encostado na parede e peça para alguém riscar aonde acaba seu dedo maior. Quem for riscar deve olhar de cima do pé, a 90º em relação ao chão, para que o risco fique realmente no comprimento do seu pe. Aí, pegue uma régua e meça quantos centímetros tem até o risco e divida o resultado por 0,666.

Por exemplo, o comprimento do pe deu 27,4cm. Divida 27,4 por 0,666. O resultado dá 41,14. Então o tamanho real do pé é 41. Se der depois da virgula até ,30 então arredonde para baixo, depois disso arredonde para cima.

 

Agora, lembrem-se que esse é o tamanho verdadeiro do seu pé o que não representa que todas as botas que vc comprar devam ser desse tamanho. Na verdade deveriam, mas é que alguns fabricantes não dão esse aumento na frente. Parece que eles esquecem que estão fazendo botas para caminhada, rs. Aí não tem jeito, tem que ser como o vendedor fala: leva um numero maior.

 

Espero ter ajudado,

 

Um grande abraço,

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Olá pessoal!

 

Eu tenho me correspondido com o Fabio ultimamente, para saber mais sobre as botas Nômade. Já comprei uma sapatilha Nômade e acabei de comprar uma bota Nômade Cronos para minha namorada. Preciso dizer que a marca está de parabéns. A bota é excepcional em todos os quesitos, principalmente no conforto.

Tenho só uma dúvida pro Fábio, em relação a numeração. Você explicou como fazer para medir o pé. Mas como sempre usamos meias grossas para treking, não seria uma boa idéia fazer esta medição usando as meias? E devemos comprar (no caso da Nômade) o número real, ou o número com a meia?

 

Um abraço,

Marcelo

Link para o comentário
  • Membros

Olá mthys

Calço 42 e na última sexta-feira comprei a Cronos nº 42 e esperimentei na loja usando as meias Coolmax da Selene (que são grossas, para treking). As botas ficaram perfeitas (passei o fim de semana com elas usando as Coolmax). Ficaram firmes no pé, mas com aquela bem-vinda folguinha na ponta. O certo mesmo é experimentar pois cada pé é de um jeito. Um abraço.

Link para o comentário
  • Membros

Já estava esquecendo. A minha esposa comprou a Snake Alpinist nº 35. Como é um número difícil de achar e foi a única bota que encontramos com qualidade para satisfazê-la, torcemos para que a bota ficasse boa. Porém ficou boa na ponta, mas apertando dos lados (pouco acima de onde começam os dedos). Ela estava usando as meias Coolma). Ficamos desapontados, até que um camarada que estava na loja palpitou o seguinte: tira a palmilha. Não deu outra. A bota ficou perfeita. Como o acabamento da Snake é perfeito no interior, a palmilha é desnecessária. Esse mesmo cara disse que uma vez ganhou uma bota 44 de um gringo que ele conheceu, mas seu número é 42. Daí ele fez o inverso. Comprou uma palmilha "mais gorda" e a bota ficou perfeita (com o detalhe que seus dedos nunca iriam machucar na ponta). A experiência do cara salvou os pés da minha esposa. Nada como falar com quem entende. Um abraço a todos.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

eh..o coragem57 me deu uma boa idéia...

eu tenho uma snake trilogia...comprei no meu numero 42...e todo mundo veio me dizer q eu tinha q ter comprado um num acima...eu axei um absurdo..pq po!!vc dah um dinheiro em botas próprias pra caminhada..esperando no minimo q os caras saibam q po..em descida...se a bota nao for um pocuo maior os seus dedos vão pra cucuia!!

po..eu jah perdi umas tres unhas...e vou tentar agora usar sem palmilha....

Link para o comentário
  • Membros

Oi Coragem e pessoal,

 

A palmilha interna do calçado tem a função de melhorar a distribuição de pressão plantar. Quando se retira a palmilha, mesmo que em um primeiro momento você não sinta, o conforto é prejudicado. "Soluções" como essa só devem ser utilizadas em ultimo caso, tipo quando você esta no meio da trilha e vê que vai fazer bolha. Agora usar a bota constantemente sem palmilha não é recomendado.

 

Para você ter uma idéia de como isso é importante, na empresa onde trabalho, levamos um tempão para desenvolver uma palmilha interna específica para uso em botas de caminhada. É claro que não é toda fábrica que faz isso, mas mesmo assim as palmilhas internas sempre ajudam (a não ser que sejam aquelas que na segunda usada ficam parecendo um papel, rs).

 

Infelizmente, quando se compra uma bota apertada não tem "jeitinho" que resolva. O ideal é que ela vista perfeitamente, senão vale a pena trocar por outra.

 

Um grande abraço a todos,

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...