Ir para conteúdo

Intercâmbio em Londres + Paris, Bruges, Bruxelas, Amsterdam, Praga, Cracóvia, Budapeste e Roma


Posts Recomendados

  • Membros

Eu confesso que me imaginava neste exato momento... Após ler, reler, rir alto e até mesmo me emocionar com alguns relatos aqui do Mochileiros, chegou a minha hora de compartilhar aventuras e emoções por onde passei.

 

Na verdade, ainda não passei...rs, mas estou planejando passar em Outubro/2012.

 

Só pra vocês entenderem um pouco...O ano de 2011 foi um ano de reviravoltas...Sabe aquele ano em que as coisas não terminam bem? Pois é...Até que para minha alegria, uma das minhas melhores amigas (e parceira de viagens) disse que ia fazer um intercâmbio em Londres, estudaria por 4 semanas e aproveitaria os fins de semana para conhecer outros países como França e Holanda...Juro pra vcs que quando ela me disse isso eu pensei: Putz, porque eu não pensei nisso antes?? É isso que eu preciso! Novas experiências e desafios...Tá decidido!

 

Fui pra casa naquele dia pensando...Pensando em como eu faria isso...Sempre tive um sonho de estudar fora do país, aperfeiçoar o meu inglês, mas nunca pensei em estudar justo na Europa...Sempre pensei que eu iria para os EUA para realizar esse sonho (esse é um capítulo a parte...rs), mas então comecei a pensar na grana, em quando eu tiraria férias na empresa e quando me vi já estava numa livraria comprando 2 Guias de Viagem para Europa (Guia do Mochileiro Viajante e Europa para Leigos (sim aquele mesmo, for Dumbies...rs)). Comecei a ler, sonhar, entender um pouco como é cada lugar que eu gostaria de conhecer!

 

E foi então, que bati o martelo...Fui na mesma agência de intercâmbio que a minha amiga e fechei o pacote de intercâmbio de 4 semanas em Londres com acomodação em casa de família. Eu escolhi o curso de Business (que tem a ver com a minha profissão, sou consultora empresarial) e saí da agência com uma sensação de sonho realizado...Nem tinha chegado à Europa ainda, mas era como se já estivesse lá!

 

Tudo isso aconteceu em novembro/2011...passou natal, ano novo, carnaval (resolvemos ir para Buenos Aires, outro capítulo a parte...rs), fomos à São José dos Campos, Ilha Grande e nada de comprarmos as nossas passagens...Até que recebemos a notícia da nossa agência: "O Curso da sua amiga não acontecerá mais em Outubro, só em Setembro"...Como assim Bial?? Nós teremos que mudar todo o nosso planejamento por que não vai ter mais o curso...Não é possível!!

 

Depois de muito pensar, chegar a pensar em mudar o roteiro, pensar na possibilidade de cancelamento, eis que voltamos à agência e conversamos...Perguntamos quais seriam as nossas possibilidades e eis que ficamos com a Europa mesmo...Reduzimos os dias de estudo (de 4 semanas passamos para 2), mudamos a nossa acomodação (de casa de família para residência estudantil), mantemos o mês inicial (outubro) e aumentamos os lugares que gostaríamos de conhecer e eis que começa a nossa jornada...rs

 

Eu confesso que sou meio neurótica com viagens...Gosto de planejar tudo, ler muito sobre os lugares, ver quais são as opções de restaurantes, fazer planilha de gastos e tudo mais. E com a Europa não seria diferente...Ainda mais que eu ficaria 30 dias em um continente que nunca tinha pisado antes e com moedas com um valor bem maior do que o nosso querido REAL (Libras Esterlinas - Inglaterra e Euro - União Europeia, acabam com o orçamento de qualquer um...rs). Mas então, eis que começamos a pesquisar os pontos turísticos, horários de funcionamento, preço dos ingressos, localização e tudo mais...(prometo que disponibilizo a planilha com os valores quando eu a concluir...rs). O Mochileiros me ajudou muito tb!!!

 

E é nessa fase de planejamento que nós desejamos ter mais do que reles 30 dias de férias...Por que não podemos tirar 6 meses sábaticos da nossa empresa e viajar o mundo?? rsrs. É muito complicado quando você começa a ver o mapa da Europa e pensa: "Ah...de Bruges para Bruxelas é só 1h e 30 min de trem...Dá pra ir...". Quando você vê seu roteiro possui 300 mil lugares e vc tem só 15 míseros dias para explorá-los (lembre-se que 2 semanas ficaremos em Londres por conta do estudo). E aí vc começa a perceber que vai ficar só um 1 dia em uma determinada cidade ou 2 (com muito aperto no coração)...Penso que não vale a pena...É preciso ter um pouco de foco e saber o que vc realmente quer ver na sua viagem...É só o fato de marcar mais um X no mapa ou você quer realmente "sentir" o lugar?? Aí vale de cada um...Eu gosto de "sentir" o lugar e vivê-lo de uma forma mais intensa...Mas aí eu volto à dura realidade da favela e penso: “Você tem só 15 dias...É o que tem pra hoje"...rs.

 

Eu realmente aconselho que você gaste alguns momentos para se dedicar a essa fase de planejamento...Eu até acho legal (e super corajoso) quem faz roteiros abertos (sem reservas de hospedagem, sem passagens de trem compradas e tudo mais...), Mas eu sou uma viajante à moda antiga...e me orgulho disso!!!

 

A pouco tempo recebemos uma ótima notícia que não gastaremos $$ com hospedagem em Roma. A irmã de uma amiga minha nos hospedará de bom grado...Estamos tentando conseguir hospedagem agora em Paris...Esse é mais um conselho que eu dou...Às vezes você pensa que não conhece ninguém na Europa, mas sempre tem o amigo do amigo, a irmã da amiga, ou até mesmo alguém da família que não vai se importar em te hospedar, além de economizar você ainda tem um "guia" para te colocar sempre "na boa"...Nos lugares que não conhecemos ninguém (não adianta, você não pode ter alguém conhecido na Europa inteira, se tiver, me apresente... ::lol4:: ) nós ficaremos no sistema B&B (Bed and Breakfast) e minha amiga me indicou um site super legal... http://www.airbnb.com, você simplesmente perde a noção do tempo nesse site e confesso que os preços são bem atrativos! Vale a pena dar uma olhada!!!

 

Bom, a fase do planejamento está em andamento e não consigo parar de pensar de como será a fase de execução...rs. Estar lá, nos lugares que você sempre sonhou, mas que talvez, algum dia você tenha até perdido as esperanças de conhecer...Mas é como minha mãe sempre diz: "Sonhos não realizados, apodrecem a alma"...Então não espere tempo demais para realizar os seus.

 

To be continued...rs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Continuando...

Enquanto estamos na fase do planejamento, queria compartilhar com vocês como chegamos à conclusão dos lugares que visitaremos... Na verdade estou contando que os lugares serão esses, mas as coisas ainda podem mudar...rsrs. Se a minha amiga Paula não inventar de conhecer mais nenhum lugar estranho no mapa...rs.

 

Inicialmente seria: Paris, Bruges, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Praga, Viena, Florença e Roma, mas depois tiramos Viena e Florença e inserimos a Cracóvia no meio... É isso mesmo...Cracóvia!!! Aí você pensa: “Putz, elas vão deixar de conhecer Viena e Florença pra ir à uma cidadezinha no meio da Polônia?” E eis que te respondo: “Sim, meu caro mochileiro, te darei alguns motivos (motivos esses que a Paula usou comigo...rs):

1.A Polônia ainda não faz parte da União Europeia, então consequentemente não utiliza o euro como moeda...Ponto pra Polônia

2.A moeda da Polônia (slotz) vale menos que o Real...Ponto pra Polônia

3.A Polônia foi palco de uma das guerras mais importantes da História Mundial (II Guerra)...Mais um ponto pra Polônia

4.E a Polônia abriga o maior campo de concentração utilizado no mundo (Aushwitz)...Um ponto triste, porém um ponto pra Polônia

 

Então, um local com tanta história não poderia passar despercebido por duas mochileiras ávidas por experiências inesquecíveis...

Confesso que fiquei meio receosa com o fato de conhecer o maior campo de concentração do mundo. Um local de história triste...O fato de pensar que milhares de pessoas perderam as suas vidas ali, mexe com qualquer um...Mas ao mesmo tempo eu penso: “Onde, no mundo, eu teria uma experiência como essa?”. Uma viagem não se resume só a baladas, ficadas, novas amizades e lugares bonitos...Resume-se também a reflexão e aumento de conhecimento. Ok, ok...Se você não tem “estômago” pra isso, não vá...Se achar que tem, acesse o site http://www.auschwitz.org.pl/ (o site está disponível em inglês e polonês...Se não sabe nenhuma das duas línguas, não se preocupe, você pode ver as fotos pra ter uma idéia...).

 

Além disso, a Cracóvia possui muitos lugares bonitos (joga no Google imagens só pra você ver...rsrs). Tem o complexo de Wawel (até hoje não aprendi a falar o nome desse lugar...rs) que possui castelos incríveis. Dentro desse complexo tem a Caverna do Dragão. Rege a lenda que um dragão morava aí nessa caverna...Se é verdade, eu não sei, mas juro pra vocês que depois que vi as imagens parecia que o mestre dos magos ia sair dali a qualquer momento...rs...O pior é se o Vingador vier junto com ele...(Momento Geek do post..rs). Além dessas atrações, tem também a fábrica do Sr. Shindler...É aquele mesmo do filme A Lista de Shindler...O empresário que salvou mais de 1000 judeus ao contratá-los para trabalhar na fábrica dele...Se você não viu o filme ainda, está perdendo!

 

Então...Foi por esses e outros motivos que a Cracóvia (adoro falar esse nome...rs) entrou na nossa lista...E acho que nos encantaremos tanto por essa cidade que vamos querer voltar.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Roteiro parecidíssimo com o meu até a Cracóvia(inclusive pq também substituí Viena por ela). Só que será em agosto(e comecinho de setembro).

Mas nao tá fechado fechaaaado ainda. Tô numa quebração de cabeça na distribuição de dias. E também porque uma amiga que mora em Londres ofereceu a casa dela se eu quiser passar por lá. Mas acho difícil, porque tá pesando o fato de lá ser mais chatinho de entrar e a Libra.

Enfim, sorte aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Rafael,

Tb temos esse mesmo dilema da questão dos dias!

Nós vamos fazer o seguinte:

 

Londres - 15 dias (tempo de estudo), mas de acordo com o que pesquisei de 4 a 7 dias parece que dá pra conhecer a cidade legal.

Paris - 4 dias

Bruges - 1 dia

Bruxelas - 2 dias

Amsterdam - 3 dias

Berlim - 2 dias

Praga - 2 dias

Cracóvia - 1 dia

Roma - 3 dias

 

Cara, a Inglaterra não é tão chatinho assim de entrar se vc tiver todas as comprovações (passagem de volta, dinheiro suficiente...)

Sorte pra todos nós...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Pois é pessoal,

E o sonho começa a se tornar realidade...

Compramos as nossas passagens na semana passada e fechamos o nosso roteiro.

 

Passagens: Ida e Volta

R$ 2.600,00

Ida: RJ/Londres - com conexão em Paris

Volta: Roma / RJ - Vôo direto

 

Compramos as passagens direto no site da KLM (http://www.klm.com), o site é todo em português (o que facilita muito). A KLM opera com empresas parceiras (Air France e Alitália). Preferimos o vôo da ida com conexão em Paris para evitar passar pela imigração da Espanha ::mmm: e também pelo fato do vôo chegar às 10:25 da manhã em Londres. Chegando mais cedo a gente ainda consegue aproveitar um pouco mais de Londres em um dia de domingo (chuvoso, será?? rs).

 

Bom, segue abaixo o nosso roteiro:

 

Londres

Chega: 30-Set a tarde

Sai: 13 de Out de manhã cedo

Trem primeiro horário da manhã

 

Paris

Chega: 13 de Out de manhã

Sai: 17 de Out de manhã cedo

Trem no primeiro horário da manhã

 

Bruxelas

Chega: 17 Out de manhã

Sai: 19 de Out a noite para Amsterdam

 

Bate e volta em Bruges

Bruges

Chega: 18-Out de manhã (primeiro horário)

Volta: 18-Out a noite

 

Amsterdam

Chega: 19 de Out a noite

Sai: 22 de Out a noite

(trem noturno)

 

Praga

Chega: 23 de Out de manhã

Sai: 25 de Out a noite

(trem noturno)

 

Cracóvia

Chega: 26 de Out de manhã

Sai: 27 de Out a noite

(trem noturno)

 

Budapeste

Chega: 28 de Out de manhã

Sai: 30 de Out a noite

(trem noturno ou avião...A definir)

 

Roma

Chega: 31 de Out de manhã

Sai: 03 de Nov a tarde (Volta para o RJ)

 

O roteiro está bem "agressivo"...nós sabemos, mas queremos conhecer o máximo em 15 dias...É corrido? Super...Mas é o que tem pra hoje!

Ainda queremos ver se conseguimos ir à Ocktober Fest em Munique no final de semana que estaremos em Londres...No estilo Bate e Volta, mas as passagens áreas não estão tão "low cost" assim...

Bom, é isso...Estou super ansiosa para que a viagem comece e assim vou atualizá-los em tempo real!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Gaby,

Muito divertido ler sua experiência montando sua viagem! Você é que nem eu e gosta de planejar bastante.

Farei Paris - Bruxelas - Bruges - Londres em abril do ano que vem e já estou planejando tudo e viajando pelos lugares.

Uma pargunta: vc usou o airbnb para alguma acomodação? Uma amiga minha que viaja MUITO me indicou esse site. Realmente dá pra perder hoooooras lá. Já me comuniquei com algumas pessoas de Paris e Londres... me pareceu bem legal. Estou quase fechando Londres por lá já!

Vou continuar lendo seu planejamento e mal posso esperar para ler o relato completo da viagem.

Beijão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Gis,

Legal que você tá gostando do relato (mesmo que seja um relato de pré-viagem...rs).

Então, em Londres nós ficaremos em residência estudantil, pois já fechamos o pacote com a agência de intercâmbio de curso + acomodação.

 

Nos demais lugares em princípio ficaríamos no estilo airbnb...Mas descobrimos um novo vício: couchsurfing (www.couchsurfing.org) e funciona assim: Vc se pode receber pessoas de qualquer lugar do mundo na sua casa e em contra partida você pode se hospedar em qualquer lugar do mundo...E o melhor...0800, de grátis...rs. Sei que parece meio estranho, mas a minha amiga (a mesma que me apresentou o airbnb) já hospedou um casal de franceses e um dinamarquês na casa dela...Eu conheci o casal de franceses e eram suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuper fofos...Cantavam até mpb. O mais legal é que você faz amizade com um monte de gente. É claro, algumas medidas de segurança devem ser tomadas como: checar as referências das pessoas que já hospedaram ou já ficaram hospedadas com a pessoa, ler bem o perfil da pessoa, se comunicar antes e etc... É claro que se você não quiser hospedar nada impede de se encontrar com a pessoa e juntar com um grupo de amigos seus para compartilhar a cultura do nosso país.

 

Nos lugares que não conseguirmos um sofá nós ficaremos em albergue mesmo...Optamos pelo albergue por ter chance de conhecer mais gente e compartilhar os nossos perrengues...rs

 

Super bj pra vc!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Planejar Sempre...

 

Então é isso...Passsagens compradas, roteiro fechado, curso pago...Tá tudo certo né? Claro que não...A fase do planejamento só termina quando você pisar no aeroporto de destino...Eu sei que tem gente que simplesmente odeia planejar qualquer coisa...mas como já disse antes pra vocês, comigo a coisa é diferente...rs. Não que eu não seja flexível, não é isso, mas porque gastar tempo queimando a mufa lá se eu posso fazer isso aqui e com calma...sem pressão...rs.

 

Depois de enfim fecharmos o roteiro nós agora estamos no dilema das passagens de trem...Faremos todo o nosso roteiro nesse sistema, mas ainda fica uma pergunta no ar...Passe de Trem ou Passagem Ponto-a-Ponto? Qual a melhor opção? A resposta?? DEPENDE...É eu sei...não ajuda em muita coisa, mas é verdade! Depende de quantos dias vc tem pra viajar, depende de quantos países você vai visitar, depende de quais países você vai visitar...enfim...depende de muita coisa. Eu andei fazendo umas pesquisas aqui no RJ e vi que as condições de pagamento da STB (www.stb.com.br) estão bem legais (Entrada de 30% e o restante em 10x no cartão). Eu até cogitei a possibilidade de comprar direto no site da Rail Europe (http://www.raileurope.com.br/), mas tenho um medo danado de comprar assim pela internet e chegar na hora de embarcar ouvir: "Sorry, your tickets are not avaiable..." Então, prefiro comprar aqui no Brasil mesmo.

 

Pelo que pude observar também, no nosso caso, vai sair mais barato comprar as passagens ponto a ponto...Viajando em dois ou em grupo, rola um descontinho básico ( ::otemo:: ).

 

E quanto dinheiro levar??? Essa é outra pergunta que não quer calar...

Pelo o que eu li por aqui e em outros blogs, a estimativa de gasto por dia é de 60 libras ou 60 euros por dia... ::ahhhh:: Eu achei um valor meio alto, mas como não quero passar tantos perrengues assim tô levando mais ou menos esse valor mesmo...E tô torcendo pra não voltar tão falida assim...

Falando em dinheiro, eu acabei de receber o meu VTM (Visa Travel Money). Fiz um para libra e um para euro...Pra você que está na dúvida, se não sabe se faz ou não o VTM eu aconselho. É um meio bem mais seguro de carregar $$ e muito mais prático na hora de utilizar já que em todas as lojas que aceitarem Visa você pode utilizar o cartão como um cartão de débito normal... ::otemo:: Ah! E se o dinheiro vivo acabar você pode sacar com esse cartão pagando uma taxa de 2,50 por saque (reispeitando o limite disponível para cada saque).

 

Então é isso gente...Dia 29 de Setembro tá chegando...Enquanto isso a gente vai viajando na viagem...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Gabi,

Muito legal o seu post. Me identifiquei muito, pois no início de agosto decidi fazer o meu intercâmbio em Londres.

Tb sou do tipo que planeja as viagens. Gosto de saber dos locais e tudo mais antes de viajar. O que me levou a encontrar o Mochileiros.com.

Estou adorando os relatos e com certeza irei postar a minha experiência.

Ainda tenho algum tempo. Irei fazer o intercâmbio em abril de 2013. Quero um curso intensivo de 4 semanas. Estou pesquisando as agências e escolas. Se vc puder compartilhar a sua experiência, o que pesquisou, aonde fechou, qual escola, etc.

Para o Mochilao, irei fazer após o curso durante o mês de maio. Serão uns 33 dias. Ainda não fechei o roteiro até porque uma amiga vai encontrar comigo e ainda estamos alinhando as expectativas.

Bom, por enquanto e isso. Vou acompanhar seu post e aproveitar os seus relatos.

Boa viagem e aproveite bastante.

Abs, Cleide

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Gaby,

O relato pré-viagem está sensacional. Não vejo a hora de ler o pós-viagem!

Então, eu conheço o couchsurfing sim... aliás... conheci bem antes do airbnb. Nunca hospedei ninguém em casa, pq ainda não moro sozinha mas já levei alguns gringos para passear hehehe. Bom, para essa viagem optei pelo airbnb mesmo. Estou quase fechando a hospedagem em Paris!!!

De resto, continuo nos planejamentos... menina, tem mta coisa para fazer em cada lugar... não consigo parar de ler informações, relatos! rs

Bom, muita sorte para todas nós!

Beijão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...