Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Barracas LIGHTWAVE

Postado
  • Membros

Como minha mulher foi para a Escócia, encomendei-lhe uma Lightwave T0 Trek.

O Ogum havia recomendado a marca. Um dos sonhos de consumo dele é a Lightwave T0 Ultra XT (considerada uma das 10 melhores barracas do mundo pelo Cris Townsend). Porém o objeto de desejo dele custa 350 Libras Esterlinas. A minha, sem o material top de linha e sem o vestíbulo estendido tinha custo de 165 Libras e cabia no meu bolso. O vestíbulo estendido (XT) tb é ideal para clima bem rigoroso dos países nórdicos e para a Patagônia (vc tem mais espaço para cozinhar quando o bicho tá pegando do lado de fora).

Descobri que a principal diferença de peso, entre os modelos trek e ultra, está nas varetas, nos espeques e cordas. A redução significa quase uma Libra por grama economizada (diferença de 160 gramas). O material da ultra é o Nylon 6.6, muito resistente e leve, mas o material da Trek é o silnylon, também excelente.

É uma barraca tipo Túnel, 4 estações, solo, para 1,5 pessoas (um adulto e uma criança – eu considerei isto na hora de comprar), ou dois adultos muito enamorados. Tem teto e sobreteto e pesa apenas 1.610 gramas (pouco para uma 4 estações).

É projetada para clima frio. Vc nota que o sobreteto vai até quase o chão ou toca o chão. O teto tem pouca tela de mesh. Apenas o suficiente para promover uma ventilação que tire a condensação. Ambos (teto e sobreteto) são feitos de silnylon, um material levíssimo, impermeável e muito resistente.

O acabamento é excelente. Cada detalhe é pensado para a resistência da barraca frente a ventos fortes. A Lightwave é uma pequena firma inglesa fundada por uma alpinista que faz barracas de grande reputação.

O primeiro uso foi final de semana passado no topo do Pico das Almas (Rio de Contas/BA), a 1.958 metros. São Pedro exagerou no teste. Ventos com rajadas de 40 a 60 Km por hora. Nuvens passando a toda (fiquei dentro das nuvens) e garoa. Devido ao pequeno espaço disponível para armar a barraca, no pico (muito empedrado) não coloquei a barraca na posição ideal diante do vento (a traseira deve ficar alinhada com o vento, no máximo 30º de diferença). Para piorar, pouco antes de escurecer, o vento mudou de E-SE para SE-S e ficou mais forte, o que me obrigou a reposicionar a barraca. A túnel é muito estável se estiver bem ancorada e alinhada com o vento. As pedras não permitiam alinhar bem com o vento. Fiquei uns 45º com o vento. Nas rajadas mais fortes, a barraca chacoalhava toda, e panejava. No meio da noite tive que botar um protetor auricular para poder dormir, tal o barulho que fazia o panejar. Mas dormi tranqüilo porque sabia que a barraca agüentaria.

Levei 1 X 0 para montar a barraca. Mas era a 1ª vez e estou mal acostumado (só tinha barracas de um só teto, bem mais fáceis de armar).

Passei uns cordoletes para prender a barraca melhor. Velcros bem posicionados ligam direto a fixação do cordolete às varetas de alumínio, assegurando grande resistência estrutural.

Os espeques são impressionantes. Nunca vi igual. Leves, de alumínio, mas formando uma estaca quadrada. No solo pedregoso sentava a bota em cima para vencer a resistência das pedras e ela conseguia entrar sem dobrar. Vá fazer isto com um espeque normal!!!

Achei que nesta época do ano, outubro, no interior da Bahia, mesmo a quase 2.000 m, não sentiria frio dentro de uma tenda 4 estações. Levei apenas um saco de dormir microlite 600 da Curtlo, com temperatura de conforto de . No início da noite foi dormir com uma camisa de algodão e cueca. Durante a noite a temperatura caiu para 10 a 12 º C (sem considerar o fator vento). Tive de vestir calças e agasalho. Dentro ficou entre 14-15º C. Imaginem se estivesse com uma 3 estações. Passaria o maior perrengue de frio, pois elas são muito ventiladas.

O vestíbulo, embora não muito espaçoso, permite cozinhar tranqüilo com um fogareiro a gás. Para um de benzina acho temerário. A altura, cerca de 1 metro, é maravilhosa. Eu tenho 1,85 e sentei com conforto, sem ficar acocorado.

O cumprimento foi o exato para me esticar. Porém com o farfalhar da barraca diante do vento, a dianteira da tenda (onde fica a porta) tocava na minha cabeça, durante o sono, de cumprido. De lado, sem problema. Ela é espaçosa e permite guardar dentro a mochila e outras coisas. No vestíbulo, só deixei o material de cozinha e as botas. De manhã cedo, o que ficou fora no vestíbulo, estava todo recoberto por uma areia bem fina, que foi arrastada pelo vento.

O silnylon (não sei se porque é novo), permite que a areia fina grude nele mais facilmente que o nylon normal.

Embora eu a tenha comprado para os Andes e Patagônia, dá para usá-la aqui, especialmente em travessias nas montanhas. Não presta muito para praias e calor, a não ser que vc não tenha mosquitos e possa deixar o vestíbulo e a porta abertos.

Para montanhas, o ideal é que vc tenha espaço para alinhá-la com o vento. Neste sentido, uma geodésica, bem mais pesada, leva vantagem. Vc não tem tanta preocupação quanto a posição (só não deixar a porta diante do vento) e usa menos espeques (com a t0 são 12 espeques).

Próximas férias, na Patagônia, espero poder passar-lhes novas boas impressões. As primeiras foram excelentes.

Das 4 barracas que até hj possuí (uma T&R, uma Lafuma e uma Doite) esta é, disparada, a melhor.

Peter

• Respostas 92
  • Visualizações 32.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

A t0 trek Pedro eu mandei email direto pro fabricante e consegui em estoque, possivelmente restam algumas unidades, a t10 trek possivelmente ainda se encontre em estoque, so mandar um email.

a t10 trek vc encontra aqui.

http://www.jackson-sports.com/en/Tents/c-57.aspx

/\ ficam na irlanda do norte, eu moro na irlanda, comprei com eles ja algumas coisas sao confiaveis.

Abracos.

Fala, Fuganti!

Nenhum e-mail que eu enviei lá pro Carol foi respondido. Talvez esteja com algum problema no site e ele nem recebeu, sei lá. Já o Jackson dessa loja Jackson-sports me respondeu na hora, só que eles não fazem mais entregas para o Brasil, porque tiveram muitos problemas no passado com o serviço postal brasileiro, pois as encomendas "não chegavam" ao destinatário, haha.. imagina pagar 300 libras esterlinas por uma barraca e nunca ver a cor dela.

Ideal era ter alguém pra trazer de lá mesmo. Ou então investir numa marca nacional.. acho que vai ter que ser esta última opção.

Valeu, Abs.!

Postado
  • Membros

Pedro,

Seis meses atras o Carol me respondeu dizendo que havia algumas ainda disponiveis, porém naquela época a libra estava lá na casa do chepeu, uns 6 reais. Nao valia a pena mesmo.

Agora tentei entrar em contato com ele de novo, mas nada ainda de receber a resposta.

Não aconselho mandar entregar aqui, só de frente+imposto(se chegar) tu vai pagar um roubo. Um amigo meu trará pra mim agora em Fevereiro, mas como o tempo está correndo, considero pegar a T10 mesmo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.