Ir para conteúdo

Um oceano de plástico


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Obrigado Ingrid, compartilhar informações é o mínimo que devemos fazer.

 

Nos idos de 1700 existiu na Irlanda um filósofo e político chamado Edmund Burke do qual eu li apenas um pequeno texto e detestei logo de cara. Esse cara era um burocrata conservador “Pé no saco”, na minha opinião ele falou muita bobagem na vida, mas tem uma frase sua brilhante:

"Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco."

 

Pois é!

Medidas governamentais são importantes MUITO, mudanças empresariais também; mas se cada indivíduo na sociedade não repensar seu padrão comportamental “moderno” e não MUDAR sua forma de consumir essas medidas políticas continuarão sendo adotadas apenas para amenizar os impactos já causados aos nossos meios naturais.

"Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco."

 

São através de pequenas iniciativas que seremos capazes de grandes repercussões práticas.

Olhem só: Dois outros produtos dos quais eu abdiquei quando percebi o quanto são pragas poluidoras são os copos descartáveis e os canudinhos de plástico.

São dois ítens de conforto e praticidade que a sociedade moderna pode muito bem deixar de utilizar por uma simples razão que é a questão maior desse nosso diálogo, afinal evitar a produção do lixo é mais ecológico do que reciclá-lo.

Sei de vários exemplos de instituições de ensino e empresas tanto aqui no Brasil como em outros países que em seus Planos de Gestão Ambiental (e que também foi uma maravilha nos gastos financeiros diga-se de passagem) substituiram os copos descartáveis pelos de uso permanente; algumas pessoas preferem trazer de casa sua caneca de estimação ou adotar um bom e prático Squeeze.

Recentemente uma grande rede de mate espalhada por todo o Brasil que tem público alvo o jovem preocupado com qualidade de vida e meio ambiente substituiu todos os seus copos descartáveis de plástico por similares confeccionados de papél, afinal é o que recomenda o manual das práticas ecologicamente corretas mesmo tendo um custo de 25% a mais na aquisição dos recipientes. Se este ônus financeiro ja foi repassado ao consumidor eu não sei, mas sei que com essa mudança a empresa deixou de jogar no lixo entre um milhão e um milhão e meio de unidades plásticas por mês.

 

Ainda não cheguei ao ponto de substituir canetas descartáveis por canetas tinteiro meus amigos mas... 8)

 

Abraços.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

01/07/08 - 12h17 - Atualizado em 01/07/08 - 16h01

[t1]Peixe-gato morre ao tentar comer bola de futebol[/t1]

 

[t3]Animal de dois metros foi encontrado morto, com dentes cravados na bola.

Policial disse que nunca viu caso mais estranho em 30 anos de profissão.[/t3]

 

[picturethis=http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/foto/0,,14994435-EX,00.jpg 375 495 ]A tentativa de comer uma bola de futebol matou um peixe-gato na Alemanha. Segundo a publicação “Spiegel Online”, um policial que patrulhava a área do acidente classificou esse como o caso mais estranho já visto em 30 anos de profissão.

 

O peixe com dois metros de comprimento foi encontrado morto, boiando, depois que a bola entalou em sua boca, impedindo o animal de respirar. Ele foi achado nesta segunda-feira (30), em uma barragem do Rio Main, com os dentes cravados na bola de plástico. “O animal mordeu a bola e morreu sufocado”, explicaram as autoridades em comunicado.

 

“Nunca vi nada parecido em 30 anos de trabalho”, disse Reiner Jünger, da polícia, segundo o Spiegel. De acordo com ele, o peixe-gato está entre os maiores predadores de água doce. Essa espécie fica no leito do rio aguardando suas presas para atacar na superfície.[/picturethis]

 

[t1]Bagre tenta engolir uma bola de basquete nos EUA e quase morre[/t1]

 

[t3]Em maio de 2004 o jornal "The Sunday Wichita Eagle" publicou uma história semelhante a do peixe gato alemão, porém com final feliz:[/t3]

 

Um morador da região de Wichita no Kansas viu uma bola muito estranha dançando na água e foi mais perto dar uma olhada. Com surpresa viu um enorme bagre que aparentemente tentou engolir uma bola de basquete de criança e ficou com a mesma entalada na boca.

O peixe estava terrivelmente cansado tentando mergulhar, mas era impossível porque a bola sempre empurrava sua cabeça para a linha da água.

O morador tentou inúmeras vezes tirar a bola puxando-a, mas sem nenhum sucesso. Então pediu para sua esposa cortar a bola, para esvaziá-la e libertar o enorme bagre!

É impossível de acreditar se você não olhar as fotos abaixo:

 

[align=Center]fish03.jpgfish04.jpg

fish05.jpgfish06.jpg

fish07.jpg[/align]

[creditos]http://g1.globo.com

http://www.jeffbridges.com/fish.html[/creditos]

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Pensando em soluções, o passar a não usar sacolas já é um começo, depois passar a plantar algumas hortaliças (mesmo em apartamento, em potes de danone derrepente...) derrepente a melhor solução é ser vegetariano e não ter lixo em casa, mesmo morandando em uma cidade como são paulo em q o espaço é curto, ultilizando o lixo orgãnico como adubo ... Mas o caminho da mudança depende do plano de conciência, o importante é estar no caminho.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Sou o pé no saco de todos aqui no meu trabalho.

 

Enxo os pacová de todo mundo por causa dos copos descartáveis e das sacolas de lixo. Na equipe de suporte eu já consegui conscientizar cada um para levar seu copo/caneca na hora do café e das confraternizações. Às vezes até lavo a "louça" deles para não darem uma recaída e se entregar aos descartáveis hehe

 

Agora nos outros departamentos .... é um caso sério, principalmente entre as mulheres.

 

Mas ainda chego lá. Uma coisa eles já decoraram de tanto eu falar: o tempo de decomposição dos materiais plásticos no meio ambiente

 

Intééé

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu gostaria de parabenizar a todos pela a bela demostração de respeito ão proximo,ão mundo,ão belo e a voçês mesmo.Isso sim me orgulha de fazer parte desta comunidade.Espero que como eu muitos leiam e não só achem bonito e tal mas façam, dêem sua contribuição,mesmo que seja pequena.

Valeu mesmo e vamos lá.Estarei levando essa idéia pro interior onde trabalho pra um parceiro amigo que é vereador colocar em votação na plénaria uma lei banido de nossa querida e pequena cidade os sacos plasticos,de repente vai. ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...