Ir para conteúdo

Bolívia, Chile e Peru - 30 dias inesquecíveis


Posts Recomendados

  • Membros

20° Dia - Salkantay

 

Acordamos cedo com o chá de coca na barraca mais uma vez, arrumamos tudo, tomamos café etc etc. Antes de sair, o guia pede pra gente recolher um trocado de todos os participantes (não é obrigatório) para dar uma gorjeta para o pessoal que cuida das mulas pois eles iriam retornar hoje. Nesse dia, tudo que estava nas mulas, seguiria num carro. Cada um contribuiu com o que pôde, juntamos tudo, o guia fez uma apresentação do pessoal, entregamos o dinheiro e pronto. Saímos por volta de 7:30 e assim como no dia anterior não teríamos mais subidas, talvez uma ou outra, mas pequenas, nada comparado com o que passamos.

 

20120920141521.JPG

 

20120920141609.jpg

 

20120920141639.jpg

 

20120920141723.jpg

 

Aqui não tem muito o que falar, é uma longa caminhada com paisagens bem bonitas. Teve uma hora que paramos para descansar num lugar que vendia umas frutas chamadas granadilla (sei lá se escreve assim) ela é parente do maracujá, quase igual só que muito doce, bem gostosa vale a pena provar, pagamos 2 soles por 4 frutas. Ainda ficamos brincando com uns cachorros por lá. :D

 

20120920142021.jpg

 

Andamos mais um pouco e chegamos num pequeno vilarejo onde iríamos almoçar. Nesse lugar há banheiro caso alguém precise mas lembre sempre de levar papel higiênico com você pois não vai ter em nenhum dos acampamentos, só pra comprar. Almoçamos e descansamos um pouco.

 

20120920142412.jpg

 

Nesse dia a caminhada termina por aqui. Seguiríamos à tarde para o vilarejo (povoado, cidade, sei lá) de Santa Teresa onde fica o acampamento mas iríamos de carro. Segundo o guia me disse, os 85 Km desse trekking incluem somente o trecho que vamos caminhando, essa parte que seguimos de carro não conta. Chegamos cedo no acampamento, diria que umas 15:00 e isso acontece pois nesse dia temos a opção de ir para os banhos termais. No começo a gente não tinha certeza se iria, vimos umas fotos do lugar e eu particularmente não achei interessante e também já tinha ido nas termais do Salar mas no final das contas resolvi dar uma chance. O passeio custa 15 soles, nem todos foram, somente eu, Pablo, Saulo, Jerusa, Paty e Eva . Minha opinião é a seguinte: "Imperdível". São piscinas artificiais porém com uma água que vem direto da montanha e que por alguma razão é quente. São três piscinas, cada uma um pouco mais quente que a outra. ::otemo:: Só pelo fato de entrar naquela água depois de 3 dias caminhando ja valia a pena, sem falar que a vista do lugar é muito legal tb, fica bem ao lado do rio, dava vontade de ficar ali o dia todo. Outra coisa legal é que as piscinas foram construída de forma que a água sai delas por alguns canos formando uns chuveiros bem de frente pro rio, são uns 6 um do lado do outro então pra quem tem medo de água fria, problema resolvido (no acampamento desse dia também é possível tomar anho quente pagando 5 soles, mas compensa muito mais vir até aqui por 15 ::otemo:: ).

Ficamos em torno de 2 horas ali, relaxando e conversando na piscina, foi aí que conhecemos melhor a Elizabeth do outro grupo que se juntou a nós.

 

20120920144417.jpg

 

20120929144314.jpg

 

20120929144346.jpg

 

20120929144414.jpg

 

Estávamos voltando para o acampamento na van e tive a deliciosa oportunidade de ouvir "ai se eu te pego" numa versão peruana. Ô desgraça aquilo. :cry:

 

Chegamos no acampamento, nos juntamos aos outros e fomos comer. Essa seria a última noite comendo com os cozinheiros da agência então eles capricharam, a comida estava muito boa e abundante. ::otemo::

 

20120920151558.jpg

 

Depois de comer, como sempre, Manolo veio nos explicar como seria o próximo dia, teria mais umas 4 ou 5 horas de caminhada pela manhã mas mais uma vez quem não quisesse andar tinha uma alternativa, poderiam seguir na van que nos troxe até o acampamento. O guia insistia que o caminho era feio, que não tinha nada demais e que a gente não deveria ir andando, a maioria foi na dele e topou a van mas eu e a Tcheca resolvemos ir andando (eu tava curtindo aquilo huhu, paguei pra andar, ia andar :D ). Manolo fez uma cara de quem não curtiu mas não teve jeito, estávamos decididos.

Essa noite ainda prometia pois sabe o que tinha?? Festaaa!! huhu ::hahaha:: . Depois de comer, o pessoal fez uma fogueira e lá tem um "bar" onde dá pra comprar umas bebidas. Vinho, pisco sour etc etc aí, tinha música lá também então era a receita para o sucesso né (ou para o desastre). O povo comprou e misturou umas coisas lá, parecia vinagre hehehe mas com tanta gente passando sede nesse mundo não podíamos desperdiçar ::otemo::. A festa nesse dia é bem perigosa pois como eu disse o trekking ainda nao acabou, ainda tínhamos que acordar cedo no dia seguinte. É claro que não são todos que ficam até tarde ou que enchem a cara mas o meu lugar estava garantido lá na bagunça. Enfim entre todos os "acontecimentos" bons :twisted: e ruins dessa noite, os que não podem passar em branco são o guia do outro grupo passando carregado por uma moça no começo da madrugada, carregado mesmo, literalmente hehe e o nosso guia Manolo borraaaacho mas muito borracho, somente alguns presenciaram a cena. Foi engraçado os poucos sobreviventes dançando em volta da fogueira com uma jarra de "vinagre" hehehhehe. Como já estava tarde fui pra barraca mas não deu pra dormir então acabei voltando e fiquei com saulo e mais 3 gringas na fogueira conversando até bater o sono. Estava mal hehehe.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
E ai cara blz?? Muito foda o seu relato!! Ainda não li tudo...

Eu estava pensando em ir, mas depois que comecei a ler o seu ralato, to decidido a ir, só que pelo Acre e vou "descendo"...

Queria saber que tipo de roupa vc levou para o frio? Aqui em Salvador não faz muito frio, então minha pricipal preocupação é essa, qualquer friozinho estão todos "morrendo" (rs) e otra coisa, li que é bom levar uma saco de dormir para o frio, nas viagens e para higiene mesmo, principalmente no Salar é preciso saco de dormir, devido as condições de higiene, já que as roupas de cama, parecem que quase nunca foram lavadas...

Posso te adicionar no face?

Abração!

 

Cara eu só levei uma jaqueta boa que comprei na parte de snowboard de uma loja de esportes e uma blusa mais leve pro dia a dia mas ó, eu até que aguento bem o frio. Com relação à higiene dos lugares, eu não creio que nenhum deles esteja em dia não viu, não acho que lavam a roupa de cama a cada troca de hóspede, seja no salar, seja nos albergues. mas ai vai de cada um, eu arrisquei e estou aqui vivo heheh. Só vi uma pessoa usando saco de dormir na cama no salar e foi a suiça que estava com agente, de resto, nos 30 dias não vi ninguem fazendo isso. A parte de que a roupa de cama não aguenta o frio, eu acho que é mito, dá numa boa e to aqui pra provar mas com relação a higiene vai de cada um mas posso garantir que ninguem se preocupa muito com isso nao.

pode adicionar sim.

 

É nois! rs se eu for lembrando te falo! Só era legal acrescentar sobre a vive tour :)

Bju

 

Vive tour???? nao lembro disso nao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Então Mathola,

Eu tava pensando em fazer o Roteiro Tbm, começando Por La Paz, mas desisti.

Iria encarecer a viagem em alguns pontos, e pra mim ficou meio confuso.

Vou fazer o Clássico mesmo. Melhor Custo-Benefício

Fica a Dica !

 

Grande Mauro!!

 

Vc acha que encarece a viagem? Eu to querendo fazer esse roteiro:

20120923014916.jpg

Mas depois de SPA eu não sei ainda, queria voltar pelo Paraguay, mas tenho quase 100% de certeza que gastarei muito mais, por Santa Cruz de La Sierra eu posso voltar de trem ou de avião e acho que será imensamente mais rapido e barato do que voltar pelo Paraguay...

Tenho 32 dias, o que vc acha? Vai ser corrido, ta para fazer tranquilo, sobra tempo?

Quero fazer a trilha Inca, aliás quero não, sonho em fazer a trilha Inca... Passar uns 5 dias em SPA os 3 dias do Salar do Uyuni, tomar coragem para o El Misti, mas não sei se vou encarar ::mmm: ... As demais cidades são rápidas.

Na sua viagem, qual será seu roteiro e quanto vc gastará mais ou menos, pelo que vi vc fez uma planilha de gastos, eu vi de ousado! Ainda to no 13º dia! ::lol4::

 

Abração

 

Fala Mathola, Seguinte cara,

Eu tava pensando em começar por La Paz pela minha irmã, e por precisar comprar algumas coisas lá pra viagem, mas agora decidi ir lá rapidinho,e depois começar a viagem por uyuni.

Agora vou te contar meu roteiro

 

Vou sair de Corumba, pegando o trem da morte para Sta. Cruz e de lá para La Paz. Chegando em la paz, vou comprar coisas que preciso(roupa de frio,óculos, cantil, etc). E já saio de lá direto para Uyuni. De lá , faço o salar e vou para SPA, e vou subindo, exatamente como o roteiro no nosso querido Sorrent aqui !!! Gasto de uns U$ 1.300 Dolares. Da Uma Olhada no Tópico aqui.

 

Seguinte,

já que tu tem que começar por Rio Branco,

tu poderia fazer

Cusco > Ica(Ai vai para Huacachina e Paracas)

Nasca > Arequipa

Arequipa > Puno

Puno > Copacabana(não esta no seu roteiro, mas a galera fala muito de lá, vale a pena ir)

Copacabana > La Paz

La Paz > Uyuni

Uyuni > Potosí

Potosí > Sucre

Sucre > St. Cruz ( ai , ou vai embora de avião , ou pega o trem pra corumba !)

 

Ficaria Assim 598d9fb024b0f_Capturasdetela.jpg.fc512c5e5baf77067be87fe6f7b740a5.jpg

Ai Tu não ficaria voltando Muito !! Acho que ia ficar mais Viável e com certeza ia gastar menos, por não passar pelo Chile.

Se quiser Ir para o Chile, em SPA, por exemplo, ai tu pega o Transfer do Salar e fica em SPA. Ai tu pode voltar para a Bolivia, ou ir para o Paraguay, como queria.

Mas se tu Quiser ir para o paragua, tem que pesquisar, eu sei que vai ser Longe , e tu vai gastar né !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

 

Mauro!

 

Vlw pelas dicas e vou fazer assim, tinha pensado neste roteiro, mas acho que meu google mapas estava de mau humor neste dia, pois não fez este roteiro, de Nazca ele queria voltar até a "metade" do caminho ate Cusco, enfim... Farei assim, mas Sucre e Potosi achei meio sem graça e depois que o Sorrent no seu relato escreveu que lá a coisa é "feia" :shock:, em Potosi, eu tirei as duas do meu roteiro, vc acha interessante mesmo visita-las? Ou vc colocou só de passagem para a viagem não ficar tão longa...

 

Abraço!

 

Então Cara, Eu coloquei Potosí e Sucre no caso de tu querer Voltar para Sta. Cruz mesmo, de passagem.

O Sorrent falou o que aconteceu com ele quando tava indo pra Potosí, é bom tomar cuidado, so que ja vi relatos de outras pessoas falando de boa de lá. Mas , eu iria fazer a mesma coisa

que o sorrent. Nao curto Turismo daquele jeito tbm, e to de boa de ir pra lá !! Mas gosto é meu, e tbm do Sorrent . Cada um tem o seu !

Mas , falando com Sorrent sobre Sucre, ele falou que curtiu Sucre. Ai Vai de vc, se o tempo nao tiver apertado,ja que vai ser no Final da sua Viagem ! ::otemo::

Outra coisa, se tu quiser ir pro paragua , para comprar Muamba(gíria de paranaense, quando vai pra la comprar coisas) , ja ouvi um amigo meu que foi pra La Paz , e falou que la é mais barato que paraguay !! Ja fui pra lá, e lá é barato , mas se for do jeito que meu amigo comentou, La Paz vale muito a pena. !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Entendi...Vou falar isso com meus amigos, eles que estão mais querendo ir para o PY...

E quanto ao seu custo da viagem, vc incluiu os equipamentos que ira comprar ou os equipamentos são a parte? Como falei minha preocupação é fio... Aqui em Salvador agora ta um sol de RACHAR, e então se para vc´s é -20, pra mim será -40 ::lol4:: ... E comprei uma jaqueta, numa loja de surfista dessas 3x1 com um preção(R$120,00), cheguei lá perguntando se tinha algo para -20º, e de acordo com o vendedor a mesma é para temperaturas muito baixas, e como em Salvador é sol a vida toda, ficaram encalhadas, se vende uma ou outra quando alguém viaja para o exterior, então decidiram fazer uma promoção para vender todas...

Se eu te mostrasse umas fotos vc me daria a sua opinião, pq com certeza, vc entende mais de frio do que eu! ::lol3::

 

Então Cara, Difícil Dizer, mas acredito que não vai fazer tanto frio assim não, a gente ta indo No verão. Não precisa da blusa de frio do Jaspion tbm né ! ::lol4::

Esse valor é o da Viagem, nao inclui nada pessoal ! é o valor da alimentação , hospedagem, passeios e passagens !!

Mas , sinceramente acho que nao vai estar tão frio assim não. Sou meio suspeito de falar, por que so paranaense, e tenho uma boa tolerancia ao frio !

Por exemplo, aqui ta 18 Graus e to Sem camiseta ! Sua tolerancia deve ser menor né !! A média de lá é uns 20º . Que que tu acha ? Cara, leva essa blusa de frio, chegando la em cusco, se tu sentir muito , compra lá mesmo. Lá tbm é barato, não é tao caro nao !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Entendi...Vou falar isso com meus amigos, eles que estão mais querendo ir para o PY...

E quanto ao seu custo da viagem, vc incluiu os equipamentos que ira comprar ou os equipamentos são a parte? Como falei minha preocupação é fio... Aqui em Salvador agora ta um sol de RACHAR, e então se para vc´s é -20, pra mim será -40 ::lol4:: ... E comprei uma jaqueta, numa loja de surfista dessas 3x1 com um preção(R$120,00), cheguei lá perguntando se tinha algo para -20º, e de acordo com o vendedor a mesma é para temperaturas muito baixas, e como em Salvador é sol a vida toda, ficaram encalhadas, se vende uma ou outra quando alguém viaja para o exterior, então decidiram fazer uma promoção para vender todas...

Se eu te mostrasse umas fotos vc me daria a sua opinião, pq com certeza, vc entende mais de frio do que eu! ::lol3::

 

Então Cara, Difícil Dizer, mas acredito que não vai fazer tanto frio assim não, a gente ta indo No verão. Não precisa da blusa de frio do Jaspion tbm né ! ::lol4::

Esse valor é o da Viagem, nao inclui nada pessoal ! é o valor da alimentação , hospedagem, passeios e passagens !!

Mas , sinceramente acho que nao vai estar tão frio assim não. Sou meio suspeito de falar, por que so paranaense, e tenho uma boa tolerancia ao frio !

Por exemplo, aqui ta 18 Graus e to Sem camiseta ! Sua tolerancia deve ser menor né !! A média de lá é uns 20º . Que que tu acha ? Cara, leva essa blusa de frio, chegando la em cusco, se tu sentir muito , compra lá mesmo. Lá tbm é barato, não é tao caro nao !!

 

Blz então!! Jaspion.. Essa foi boa! ::lol4::

Levarei essa jaqueta mesmo então e problema aparentemente resolvido com relação ao frio, 20º aqui nem no ar condicionado!! Rsrs...

Vou levar uns R$3.000,00, mas todo mês gastarei R$500,00 para comprar U$, é melhor, pq eu não invento de gastar em outra coisa e no mês da viagem ter que tirar tudo de uma vez...

E vc acha que a trilha Inca será difícil de fazer? Pq pelo visto o único passeio que é difícil de se conseguir é esse e eu sonho em fazer a trilha inca... Eu to querendo ir em março, comecei a programar a viagem agora (nota-se :D ), não vou reservar nada, vou comprar tudo la na hora...

 

Cara, até onde eu sei , tem que comprar aqui a trilha inca. Ela tem um numero de pessoas por dia, então tem que comprar com antecedencia !!! Eu provavelmente vou fazer a Trilha Salkantay, que o Sorrent ta descrevendo. Essa é mais sussa de se marcar, e dizem que é Muito boa Tbm !!! ehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Vou procurar para ver como é o processo... Mas se tiver que ser por alguma agencia daqui, eu vou desistir, pq dever querer até a minha jaqueta... KKK

 

O Mais simple acho que é uns 300 Dólares, esse passeio é bem carinho !! Mas Dizem que vale cada centavo. Meu irmão fez, e curtiu demais !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Vou procurar para ver como é o processo... Mas se tiver que ser por alguma agencia daqui, eu vou desistir, pq dever querer até a minha jaqueta... KKK

 

O Mais simple acho que é uns 300 Dólares, esse passeio é bem carinho !! Mas Dizem que vale cada centavo. Meu irmão fez, e curtiu demais !

 

Não não... Com certeza, isso eu sei que vale muito a pena, pago ainda feliz, mas digo que por agencia aqui, lá custa $300 eles cobram $600, ganham em cima de tudo...

Comprei um guia da América do Sul, para mochileiros mesmo, muito bom, tem tudo, preço e endereço de hostel, valor de passagens... Vou me basear por ele tbm...

E o que vc vai levar de roupa? Sua mochila qual é? Pq eu tenho uma aicontact 45+10 e uma act lite 50+10 da deuter, to querendo levar a act lite que é mais leve...

Eu to querendo levar um jeans, umas 7 camisetas, 4 bermudas(tactel), 1 jaqueta, gorro, cachecol, luva, 8 pares de meia, 6 cuecas, 1 calça daquelas que viram bermudas, algodão praticamente nada, acho que só... Vou com minha trilogia III, mas to pensando em levar um tênis tbm, fora, óculos, protetor, câmera...

 

Cara, eu to levando a minha Quechua Symbium 70l(Decatlhon), coisa linda, acabei de comprar !! hehe ! Vou tbm Levar 1 Jeans , Um calça leve(aqueles de Corrida, nao sei o nome), algumas camisetas, uma ou duas bermudas, por que na verdade não tenho(perdi uns 25 kilos nesses ultimos meses, então to sem roupa), essas coisas !! Comprei a 1 mes uma Bota FORCLAZ 100(Decatlhon(muito boa)) e vou levar um tenis meu da Nike que uso pra correr !!!ÓCulos vou comprar ainda, e camera tenho a minha cyber shot !

Acho que não precisa exagerar nos preparativos, é uma viagem de mochila, então tem que ter pouco peso e praticidade !! Claro, minha opinião ! ::otemo::::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

 

Eu tava lendo e toquerendo levar muita coisa, camisas de malha fria e bermuda de tactel da pra lavar no chuveiro e rapidinho elas secam :D ... E como ja li lavanderia não será problema, não preciso levar tannnta coisa, tenho óculos mas tem que ser algo especial? Mas isso eu sei, mas como não vamos andar muito com elas não acho que seja tanto problema levar um pouquinho a mais, mas como sempre faço trekking e ja estou no costume de andar muito com mochila nas costas e levar somente o necessário e com pouco peso, minha mochila mesmo a act lite tem 1.5kg...

Mas me fala uma coisa esse meu roteiro,não vai ficar apertado não, eu to achando que não vai dar os 32 dias...

Pq em Cusco será no minimo 6 dias, Uyuni 3 dias, Atacama uns 5 dias... só ai são 14 dias.

O que vc Acha?

 

 

Pensa no seguinte, quanto tempo pretender ficar em cada cidade. Depois procura se informar quanto tempo demora de uma cidade a outra.

Ai tu vai ter o tempo Total !! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...