Ir para conteúdo

Bolívia, Chile e Peru - 30 dias inesquecíveis


Posts Recomendados

  • Membros

25° Dia - Puno x Copacabana x La Paz

 

Como a viagem havia sido no período da noite, dormi o tempo todoe só acordei quando já estava chegando em Puno. Desembarquei no terminal rodoviário às 7 da manhã e fui logo procurar o balcão da Libertad para trocar meu ticket para o outro trecho (o cara tinha me explicado isso na noite anterior). Logo que você entrar no terminal algumas pessoas já virão até você oferecendo os passeios para as ilhas flutuantes de Uros, como não era o meu caso, passei direto por eles. Como não encontrei o balcão da empresa, fui falar com um senhor que estava perguntando para onde eu iria, se ele conhecia essa empresa. Ele pediu para ver o ticket, pensou um pouco e respondeu "sei sim, vamos que eu te mostro". Acompanhei ele e realmente o balcão da empresa era o último do corredor, meio escondido. Quando chegamos lá não havia ninguem para atender então o tiozinho olhou pra um lado, olhou pro outro e ele mesmo abriu a porta, entrou e começou a me atender agora como se fosse funcionário da empresa ::lol4:: anotou meus dados, preencheu um livro, me deu o novo ticket, passou as informações de horário e ainda me disse que seria necessário trocar de ônibus mais uma vez em Copacabana, juro que até hoje não sei quem ou o que era aquele senhor, foi muito estranho hehe. :shock: . No final das contas acabei até gostando da idéia de trocar de ônibus em Copa pois pelo menos eu teria como ver a cara do lugar, afinal tinha cortado ela do meu roteiro. ::otemo::

Tinha mais ou menos uma hora pois o ônibus só sairia às 8:20 então aproveitei e fui tomar café numa lanchonete, paguei 8 ou 9 soles num café bem completo e depois fiquei enrolando assistindo tv no terminal. Quando deu o horário fui para o busão encarar mais algumas horas de viagem. Depois de algum tempo paramos para atravessar fronteira. Todos tivemos que descer do ônibus para a burocracia na migración. Primeiro você vai no escritório peruano e carimba seu passaporte com a saída, depois disso atravessa a fronteira a pé e vai preencher o formulário para entrada na bolívia, o cidadão olha pra sua cara carimba seu passaporte e te libera. Depois que todos os passageiros fizeram isso, voltamos para o ônibus que já nos aguardava no outro lado da fronteira. A atravessar a fronteira você já está em Copacabana então quando voltamos para o busão passou um cidadão recolhendo uma taxa que era obrigatória para todos entrando na cidade não sei por qual motivo. O valor é baixo, uns 5 bolivianos no máximo mas ninguem avisa com antecedencia.

No caminho já dá pra ver bem aquela imensidão azul que é o Titicaca. Rodamos mais um pouco e por volta de meio dia chegamos mesmo a Copacabana. Ao desembarcar o cara do busão nos mostrou onde era a agência onde deveríamos ir para trocar o ticket para o próximo trecho até La Paz. Fomos lá, trocamos, guardamos nossas bagagens numa sala pois o ônibus só sairía dentro de uma hora mais ou menos, a moça ainda nos alertou para voltar o relógio em uma hora, estávamos de volta às 11 da manhã e o busão ia sair às 12:30 eu acho. Isso na verdade foi muito bom pois eu tive tempo de dar uma passeada por lá.

 

20121006222049.JPG

 

20121006222124.JPG

 

Dei uma volta, comi um lanche, dei uma olhada no Titicaca e quando deu o horário fui para agência pegar a mochila e esperaro ônibus. Quando ele chegou entramos e rodamos 2 minutos e tivemos que descer de novo ::hein: pois a gente tinha que atravessar o lago e não podemos fazer isso dentro do ônibus, a gente vai num barco e tem que pagar uma taxa por isso (que mais uma vez ninguem avisa com antecedência ::bad:: ). Pagamos um valor que nao lembro direito mas não deve passar de 5 bolivianos e apesar do serviço meia boca eu pelo menos posso dizer que dei uma volta de barco no Titicaca huhuhu ::otemo::

 

20121006223154.JPG

 

20121006223409.JPG

 

20121006223449.JPG

 

20121006223532.JPG

 

20121006223712.JPG

 

20121006223809.JPG

 

Depois de atravessar ainda ficamos esperando um pouco o ônibus e só então partimos de verdade e agora a última parada seria em La Paz. :D

 

Por volta das 15:30 já dava pra ver a cara de La Paz e seu trânsito caótico igual ao de qualquer cidade grande mas com aquele "toque" boliviano :D. Não dá pra não notar que La Paz é bem feia à primeira vista (segunda e terceiras também heheh).

 

20121006224340.JPG

La Paz vista do ônibus

 

Cheguei no Terminal rodoviário e já fui procurar um táxi para o Wild Rover ::love:: que fica na Calle Comercio, falei com um taxista e ele disse que não podia me levar pois estava havendo uma greve na cidade e algumas ruas estavam interditadas :shock:, falei então com um segundo motorista e ele disse que dava pra ir sem problemas :? . Enfim, paguei 10 bolivianos na corrida e logo ao entrar no WR o sorriso já abria involuntariamente ::otemo:: . Perguntei sobre o quarto, uns 45 bolívianos eu acho, quarto para 10 pessoas. Aproveitei também e já pedi meus brindes :D. Acho que não havia comentado antes mas ao se hospedar no segundo WR você ganha um free drink e ao se hospedar no terceiro você ganha um free drink e uma camiseta de "Wild Rover Survivor" ::otemo:: .

 

20121007021158.JPG

 

20121006225832.JPG

 

20121007021402.JPG

 

Estava indo para o quarto arrumar a coisas e tomar um merecido banho, não estava ali nem 5 minutos e já estava empolgado pelo que vi pelos corredores :twisted: . Não deu nem tempo de curtir o momento sozinho e antes mesmo de chegar no quarto conheci Diego do Rio de Janeiro, conversamos por alguns minutos e já combinamos e ir pro pub mais tarde :D

 

20121006225901.JPG

Os aposentos

 

20121007021451.JPG

 

Depois de me arrumar resolvi dar uma volta alí por perto pra pelo menos ver a cara da cidade mas como estava escurecendo não deu muito certo pois ali perto aparentemente não tinha muita coisa então depois de algumas quadras, voltei e deixei pra explorar a cidade no dia seguinte mesmo, hoje iria ficar só no pub ::otemo:: .

À noite ficamos por lá conversando, me juntei com o diego que estava com mais um grupo de gringos não lembro de onde mas não fui muito com a cara dos gringos. Depois acabei conhecendo Rafael, outro brasileiro por lá. Essa noite foi mais pra cada um contar as histórias da viagem, os planos para o que viria a seguir e é claro beber hehehehe. Como Diego precisava ir no centro no outro dia e eu precisava fechar os passeios, combinamos de irmos juntos na manhã seguinte.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

26° Dia - La Paz

 

Logo pela manhã fui tomar café no hostel mesmo e depois disso encontrei Diego novamente, peguei um mapa na recepção e saímos.

 

20121006232108.JPG

Regras são regras hehehe

 

Estava indo para a Calle Sagarnaga pois sabia que por ali estavam as agências de turismo, Diego que estava no seu último dia em La Paz estava indo pra comprar presentes eu acho. Fomos andando mesmo e no caminho aproveitei para pesquisar casas de câmbio para trocar algum dinheiro. Na Av. Camacho que é a principal por ali encontrei a melhor cotação depois de perguntar algumas vezes. Depois de uns 30 min chegamos na calle sagarnaga e seus arredores , minha intenção naquele dia era fechar o Downhill para o dia seguinte. Estava procurando a agência Xtreme Downhill pois vi boas recomendações aqui no Mochileiros. Na verdade agência lá é o que não falta mas eu queria pelo menos passar nessa agência antes. Andamos bastante, entramos em várias agências, fomos no mercado das bruxas, lojas que vendiam as mais variadas tranqueiras pra levar de presente (ou não) para alguém.

 

20121006233051.JPG

 

Andamos uma hora ou mais e em determinado momento estávamos dentro da agência Vertigo perguntando os preços, achei meio caro (mais de 450 bolivianos) e quando fui comentar com Diego, uma galera que estava lá dentro já mandou :"Opa, são brasileiros também?", nessa conhecemos Marco(macaco), Thiago, Fábio (Zebra) e Renato, uns figuras muito gente boa e a interação foi na hora. Eu juro que pensei que ia terminar a viagem sozinho mas já nos juntamos pois eles tinham os mesmo planos que eu, fechar o Downhill e coincidentemente também leram a respeito da agência Xtreme. Saímos então todos juntos à caça da agência (e dos presentes do Diego também hehhe). Depois de muito andar e muito perguntar fizemos uma grande cagada ::putz:: . Na calle Sagarnaga lá em cima vimos bem grande desenhado na parede XTREME (Calle Sagarnaga, 324) então ficamos aliviados e fomos lá conferir. Entramos e vimos que na verdade era um hotel e na entrada ficava um senhor da agência mas na hora nem nos tocamos. Perguntamos sobre o passeio e ele nos explicou tudo. Dissemos pra ele que também queríamos subir o Chacaltaya e ele disse que fecharia os dois passeios por 350 bolívianos, muito barato se levar em conta que nas outras agências a média era de 450 só o Downhill. O problema é que o cara disse que a agência estava sem máquina fotográfica pois eles tinha perdido a deles :? mas que nós poderíamos deixar nossas máquinas com o guia que ele tiraria as fotos. Bom, nós muito cabeçudos não percebemos todos esses avisos que o universo estava tentando nos dar e mesmo assim fechamos os dois passeios, afinal aquela era a agência Xtreme recomendada por várias pessoas. ::putz:: . Vá acompanhando e você vai ver depois qual foi a burrada. Pagamos para o tiozinho e ainda o pessoal tinha mais dois que iriam se juntar, Jhonatan e Léo que eles trariam mais tarde pra pagar também pois eles estavam no hostel. Combinamos de estar lá no dia seguinte às 6:30 pois terríamos café da manha e às 7 horas sairíamos com destino a La Cumbre que é de onde começa o downhill. Tudo certo, continuamos nosso rolê por lá.

 

20121007001521.JPG

Sagarnaga

 

Como já havia passado do horário do almoço resolvemos parar pra comer e escolhemos um fast-food chamado La Quinta. Comida local com uns nomes estranhos mas deu pra encarar.

 

20121007003520.JPG

Marco, Rafael, Diego, Fábio, Renato e Thiago.

 

Depois os caras tiveram que voltar pro hostel pra buscar os outros dois e pagar o passeio e o Diego precisava voltar pra arrumar suas coisas pra partir mais tarde, eu ainda queria dar uma volta na Calle Llampu para conferir as famosas barganhas que todos dizem que tem por lá. Subindo a Sagarnaga direto você cai na Llampu, tem várias lojas por lá. Eu andei bastante, perguntei bastante e pelo que pude notar os preços são mais baixo que aqui no Brazil sim, mas cuidado pois como muitos sabem tem muita falsificação por lá. Eu fiquei tentado a comprar uma mochila Doite Sendero 74L por 900 Bolivianos (variava de 900 até 1100) mas deixei pra decidir depois. Mochila muito boa, o Saulo tem uma igual e pelo que vi nem vende aqui no Brazil. As opções lá são muitas, esse foi só um exemplo. Passei também na famosa loja Tatoo mas não achei nada de especial como muitos falam, talvez compense por ser mais conceituada e ter menos risco de falsificação mas os preços também são um pouco mais altos. Quando entrei o único vendedor nem olhou pra minha cara. fiquei 5 min e saí.

 

20121007005942.JPG

Loja Tatoo

 

Se você tiver condições e interesse é claro, eu digo que vale a pena levar um dinheiro a mais pra comprar algumas coisas lá, principalmente essas coisas mais caras como mochilas, barracas, botas pois sem dúvida você vai pagar menos e em equipamentos de qualidade (a não ser que você se dê mal e compre falsificado heheheh). Acabei não comprando nada pra mim mas na volta resolvi procurar uma camisa de futebol que havia prometido pra um amigo de presente. Ali na Sagarnaga você encontra muitas lojas de esportes porém as camisas ali são uma mais suspeita que a outra ::tchann:: então resolvi procurar mais.

 

20121007010821.JPG

 

20121007010910.JPG

 

20121007011213.jpg

 

Na volta descobri que ali nas redondezas do hostel havia um shopping então fui lá conferir. Procurei umas lojas e apesar de mais caro era mais confiável. Comprei uma camiseta da seleção de futebol local por 180 bolivianos. Já estava podre de tanto andar (ué mas você não andou 4 dias na Salkantay? Bem, é diferente hehe) e voltei pro hostel pra dar uma descansada.

 

20121007011005.JPG

WR

 

Tomei banho, relaxei um pouco e depois de um tempo fui encontrar o restante do pessoal no Hostel Loki que era onde eles estavam hospedados. O Loki fica virando a esquina do Wild Rover, 3 minutos caminhando. Como é claro que eu já havia feito a propaganda do WR durante o dia, combinamos então de ir mais cedo pro Loki ficar um pouco lá e mais tarde quando a coisa fica boa, iríamos pro WR. Antes de sair ainda pude me despedir de Diego que estava indo embora, ainda tomamos uma no WR pela despedida. Sujeito muito gente boa!!!! :D

 

Fui então para o Loki e na recepção, disse que ia encontra uns amigos no bar, a moça disse para eu entrar sem problemas, alias nessa viagem eu percebi que é muito fácil entrar num hostel, roubar algo e sair sem ser notado, por isso cuidado ein, locker sempre ::otemo:: . Cheguei no bar, uns já estavam e os demais foram logo chegando e pude então conhecer o Léo e o Jhonatan, outros caras gente fina D+ e junto com todos estava um boliviano com quem eles fizeram amizade. Começamos o processo de "borrachamento" e cumprimos com louvor. Pqp foi mto legal. Depois chegou também o Will, um gringo gente boa demais também que ficou com a gente. Mais tarde apareceu também uma brasileira que estava lá e tinha zuado a perna na Death Road heheheh, aquilo mata mesmo ein. Começamos assinar o gesso na perna dela e eu deixei uma mensagem bem bonita. Chamamos ela pra nos acompanhar no WR mas como ela estava impossibilitada de cair na farra disse que não iria. :(

 

20121007012630.JPG

Viva el Perú, carajo ::otemo::

 

20121007012142.JPG

Bar do Loki

 

20121007012225.JPG

Jhonatan, Léo, Macaco, Thiago, Renato, Boliviano doido, Zebra e eu.

 

O Loki pelo que vi é um hostel muito bom também e aliás também é conhecido por suas festas mas naquele dia me pareceu bem sem graça no quesito agitação. O bar deles é maior que o do WR mas se não estiver cheio acaba tendo um efeito inverso pois a galera fica bem separada, coisa que não acontece no WR :twisted: .

Já era noite, nos despedimos do boliviano doido e seguimos pro WR já trançando as pernas ::lol4:: . Chegamos por lá e estava lotado, galera já se animando (ficando bêbados) então já enchemos nossos copos e fomos nos enturmar.

 

20121007015119.JPG

 

Uma hora eu estava do lado de fora do pub vendo algo no celular e só lembro que passou um barman de cueca com uma garrafa na mão com algo colorido dentro dizendo "open your mouth and drink it" e enfiando alcool goela abaixo na galera ( o fato de ele estar de cueca foi só pra ilustrar como as coisas são por lá huahuahu) Olha, estávamos muitos bêbados mas uma coisa que posso afirmar com toda certeza é que nunca em toda minha vida eu fiz tantos amigos em uma noite só. Não importa se são "amigos de álcool" como muitos, mas é uma coisa que impressiona, pessoas que nunca te viram na vida, que não falam o mesmo idioma que não te conhecem, te tratando como velho amigo. Rodei de mesa em mesa, paguei bebidas, me pagaram bebidas, tive conversas filosóficas com pessoas cujo nome ou país nem me lembro, tiramos fotos com pessoas que não faço idéia de quem eram, um barman me chamava pelo nome e eu não lembro de ter falado nada além de "give me another Paceña please" hahaha, também conheci Chloe de Londres ::love::::love::::love::::love:: (dessa eu lembro heheh)com quem eu gostaria de ter 19 filhos e fugir para o Alaska e olha que eu nem quero ter filhos ein heheheh. Eu não sei o que a galera tem nessas viagens mas fica todo mundo mais aberto, as mulheres não te olham com cara de "lá vem mais um mané" quando você diz "hi" e faz um brinde(os homens vão saber como é isso) às vezes elas mesmas fazem isso. Não to querendo dizer que sou o gostosão e peguei todas, longe disso mas pelo fato de ter uma boa conversa mesmo, da receptividade. Talvez seja o clima de curtição mesmo por estar longe de casa, não sei e talvez nem precise entender, o importante é aproveitar.

Eu poderia ficar aqui escrevendo durante horas e não conseguiria descrever como foi essa noite, só digo que pra mim foi a melhor noite com relação à bagunça no pub. ::otemo:: . Eu poderia viver assim!

 

20121007133225.JPG

 

20121007015330.jpg

Só pra ter uma idéia

 

Nessa noite todos tiveram que ser expulsos literalmente do pub quando fechou às 2 AM. Uns taxis ainda passam lá e levam a galera pra umas baladas perto mas nós não podíamos pois tínhamos que estar na agência às 06:30 pra Death Road no dia seguinte e àquela altura já estávamos bastante f*didos. Bêbados, dormindo tarde...................Agora me pergunte se eu me arrependo. ::otemo::.

Com muita dificuldade subi a beliche, com mais dificuldade ainda programei o celular para despertar. A idéia seria acordar às 5:30, sair às 6:00 para chegar às 6:30 na agência.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Falla brOther ...

A um tempo atrás vc comentou em um relato que fiz para o PETAR, e hoje é minha vez de agradecer pelo relato ...

Esta sendo muito util ... estou planejando de fazer o mesmo roteiro ano q vem em Julho ...

A principio eu iria por Cuzco e voltaria por Santiago ...

Mas colocando na ponta do lapis ví que seu roteiro ficou muito mais em conta ... então irei plagiá-lo ...

Parabens pelo relato ;]

Estou no aguardo da parte de la paz ...

Fique com Deus ...

 

E ae Charles, poxa, eu lembro de você e seu relato. Aproveito para agradecer mais uma vez pois eu fui pro Petar e curti muito!!!! valeu pelas dicas e no que eu puder ajudar, to aqui!!! :D

Plagie à vontade, espero que também vc copie todas as boas experiências que tive. ::otemo::

 

Estou rindo alto com seu relato!

Estou embarcando dia 2 de novembro e ainda tenho algumas duvidas ( na verdade, tenho todas as duvidas), principalmente pq vou começar por Santiago e terminar em Santa Cruz e vejo que todos por aqui não fazem essa rota. Já começo a pensar que escolhi errado!

 

Farei Santiago

San Pedro

Uyuni

Potosi (que já estou quase tirando da rota depois de ler seu relato)

Copacabana

Puno

Arequipa

Cuzco

Sucre (não li muita coisa sobre sucre, então, não sei se deixou ou tiro da rota)

Sta Cruz

 

Tenho as passagens de ida e volta na mão, a rota que faremos, 15 dias e a coragem!

Se vc tiver mais dicas, serão bem vindas!

 

Dani, minha amiga de infância ::lol4:: . Quanto a Potosi eu dei azar, digamos que eu cheguei na cidade pelo lado errado, tem muita gente que vai pra lá sem problemas, talvez minha experiência não reflita a realidade do local. Tente conversar com alguem que já foi (o Dri. Rutka por exemplo passou por lá). Sucre eu acho que vale a pena conhecer sim, um dia completo talvez já resolveria, sem pernoite. A desvantagem que eu vejo no seu roteiro é que você vai pagar mais caro no passeio do Salar saindo de San Pedro e também o trecho Cuzco X Sucre se for de ônibus vai ser bem chato.

 

Pow Sorrent vc tinha que colocar logo minha foto com a mão na bunda!!

mas essa foto é que é o charme da viagem hahahah

 

Um adendo: se não me engano foi no caminho para a rodoviária de Ica que o táxi de vcs se perdeu e eu, Adriano e Fernando (acho) ficamos preocupadíssimos. Achamos que vcs tinham sido sequestrados, sei lá. Só sei que já estávamos discutindo a possibilidade de deixá-los pra trás kkkkkk brincadeira... mas cogitamos a hipótese :D

 

Cara, eu lembro que isso aconteceu duas vezes. Posso estar enganado tambem mas uma em Arequipa e essa outra em Ica foi com o taxi que estavam as meninas, eu lembro que ficamos la na empresa de busão achando que elas tinham se perdido. bom sei lá!!! heheheh

Kaylee??? hehehe fico tao feliz de ver que meus amigos dominam a arte do :twisted::twisted::twisted: hahahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sorrent e Saulo, na verdade a gnt se perdeu algumas vezes mas acho que em Ica foi a vez mais preocupante.. a gnt tinha horário pra sair de bus com as passagens já compradas e a galera não chegava nunca, deu o maior desespero, pq fizemos o mesmo caminho só que em taxis diferentes.. vale dizer tbm que o onibus nesse dia atrasou demaaaais pra sair.. lembram? hehehe

 

Quanto a La Paz, a cidade é toda cheia de subidas e descidas e é super alta, acho que 3600 metros senão me engano.. então realmente cansa ficar andando pelas ruas lá! E outra, não foi nesse último dia aí que a gente se encontrou no hostel Sorrent?? hahaha.. vc estava muuito borracho! hahahahaha

 

Já quanto a Potosí, não lembro direito o que vc escreveu sobre a cidade, mas não achei perigosa não.. a gente chegou e já foi direto pro primeiro hostel que achamos, depois eu, Fernando e Saulo saímos comer uma pizza e curtir uma balada (só tinha a gente e mais umas 3 pessoas lá :twisted: ) hahaha.. O centro de Potosí é bonito, vale a pena conhecer, e só!

 

Existe o passeio das minas mas acabamos não indo pelo fato de não achar turístico vc assistir pessoas trabalhando em condições precárias, e também fomos conhecer as águas termais de Potosí, que também não vale a pena.. parece uma piscina pública (apesar de ter que pagar algo como 10 bolivianos), lotada de gente, não tivemos coragem de entrar não e acabamos fazendo outro passeio mais alternativo.. :roll::twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu lembro que na vez de Ica eu estava lá também enquanto o taxi não chegava, tambem fiquei preocupado mas na vez de Arequipa eu é que estava no taxi e encontrei vocês lá depois porque nos perdemos.

 

não foi nessa noite que nos encontramos não, alias teria sido muito bom se vcs estivessem lá hehehhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oiee, sou mais uma que leu isso aqui tudo e se empolgou! Só que eu vou ter menos tempo, então estou tentando decidir o que vou cortar. Dá pra ir direto de Santa Cruz de la Sierra para Uyuni? E de lá, dá pra ir pra Arica? Beijo! ;*

 

iulia.sessak, não sei se dá pra ir direto pq é consideravelmente longe, vc vai acabar passando por sucre e potosí pra chegar lá, mas devem ser umas 20 horas de viagem creio eu.. se não tiver bus direto é só vc comprar na rodoviária da cidade q vc está para a próxima, sentido Uyuni! Mas pq vc não começa de Uyuni direto? Qual é seu roteiro?

 

O passeio do salar pode acabar em San Pedro no Chile ou vc pode voltar pra Uyuni, e de San Pedro tem ônibus até Arica sim. De quebra vc "conhece" San Pedro, que é muito bonita!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Fala Barbara, vai que dia pra lá ?

 

To indo fazer o mesmo roteiro que o sorrent saindo dia 9/01 de Londrina, e vou encontrar uma mochileira daqui dia 12 em Santa Cruz pra gente começar o roteiro !!

 

 

Eu vou dia 01 e meu roteiro vai ser bem parecido, só que eu vou começar por Lima e terminar em Santiago... vou passar janeiro todo lá! Você já ta com roteiro fechado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...