Ir para conteúdo

Fortaleza e Jericoacoara - 7 dias em Julho 2012 - com Fotos e Custos.


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Sou um leitor frequente deste site e montei toda a minha programação baseado nos relatos de outros colegas. Fiz a viagem entre os dias 22/julho à 28/julho junto com minha esposa e filha de 11 anos.

Me sinto no dever de retribuir a este site com minhas experiencias e dicas para os futuros viajantes.

Ao final do relato postarei uma planilha com os gastos que tivemos

 

Introdução:

 

Em primeiro lugar, quero descrever um pouco do meu estilo pois as opiniões que posto aqui são baseadas logicamente neste estilo.

 

Sou uma pessoa tranquila, perto de 41 anos, casado e com 2 filhas: 20 e 11 anos. Curto muito lugares diferentes, história, culturas e costumes diferentes. Não sou fã de baladas e noitadas embora curta muito um Luau ou um bom show de MPB e Rock n Roll.

Desta forma, as baladas que certamente devem existir em Fortaleza e Jericoacoara (Jeri), passaram desapercebido por mim, logo não posso tecer qualquer opinião a respeito.

Dito isto, vamos lá:

 

Dia 1 (22/jul/2012) Domingo - São Paulo - Fortaleza

 

Às 6h30 da manhã chegamos no aeroporto de Guarulhos e após o check in, ficamos aguardando nossa partida prevista para as 8h05 num avião da Gol, melhor opção que encontrei utilizando o sistema Smiles and Money. A Gol foi pontualíssima e às 8h05 estávamos iniciando nossa decolagem.

Como eu tinha saido muito cedo de casa, tomei apenas um café puro pois tinha a esperança de tomar café no avião. Quando já estávamos no ar veio a primeira SURPRESA DESAGRADÁVEL 1: O serviço de bordo é pago!!! E bem pago.

Em conversa com a comissária ficamos sabendo que nas viagem superiores a 1h de duração este serviço era pago. Não sei se aplica às demais companhias. Resultado: 2 lanche e 1 suco custaram a "bagatela", digo, "facada" de R$ 32,00. Belo início (rss).

 

Como a viagem tinha uma escala, às 11h15, em Recife, desembarcamos e aguardamos o proximo vôo previsto para as 13h05. Ficamos no aeroporto mesmo e como já era quase hora do almoço resolvemos almoçar. Escolhi um prato na Vivenda do Camarão e minha esposa e filha optaram pelo Bobs.

Em Recife nos deparamos com uma exposição fotográfica

20120804165306.jpg

 

20120804170043.jpg

 

Mais uma vez a equipe da Gol foi pontualíssima e às 13h05 estávamos decolando para Fortaleza.

Chegamos às 14h30 e como não estávamos com muita bagagem pesada resolvemos ir até o hotel usando transporte coletivo. Descobrimos que não existe ônibus direto do aeroporto até a praia de Iracema. Deveríamos ir até um terminal de ônibus chamado Parangaba e de lá tomar o ônibus Parangaba/Mucuripe que nos deixaria na porta do Hotel Holliday Inn, que eu localizei através do site Hoteis.com (http://www.hoteis.com/hotel/details.html?hotelId=189922&tab=description).

 

Valeu a experiência pois conhecemos alguns pontos da cidade que geralmente não são vistos além do custo bastante acessível (R$ 2,00 por pessoa).

Chegando no Hotel Holliday Inn Fortaleza, fomos levados à nossa suíte, bastante espaçosa, confortável e com um excelente visual.

 

20120804175348.jpg

 

20120804175359.jpg

 

20120804175423.jpg

 

20120804175438.jpg

 

Após um banho e deixarmos nossas coisas no quarto, fomos passear pela bela Praia de Iracema para curtir o belo por do sol do local. Tomamos água de coco, comemos uma cocada e passeamos pela orla.

 

20120804165556.jpg

 

20120804165827.jpg

 

20120804165902.jpg

 

Ao final da tarde fomos conhecer a famosa feira de artesanato que fica na praia de Meireles. Compramos alguns souvenirs e voltamos para o hotel.

Antes disso passamos numa barraca bem proxima ao hotel, em frente a estátua de Iracema e compramos um X-tudo num pão sírio delicioso.

 

Final do primeiro dia.

 

Dia 2 (23/jul/2012) Segunda-feira - Fortaleza - Canoa Quebrada

 

Quando chegamos no hotel, recebemos na recepção um guia de atrações do local e neste guia tinha vários passeios para as praias mais bonitas da região. Optamos por Canoa Quebrada devido à grande quantidade de pessoas que escreverem aqui no forum sobre este local.

Pois bem, logo após nosso café um micro onibus nos aguardava na porta do hotel para nos levar tão famosa Canoa Quebrada. O valor para ida e volta era R$ 40,00 por pessoa.

Como ela fica a 166 km de Fortaleza, a viagem teve até uma parada para descanço

 

20120804170741.jpg

 

Finalmente chegamos!! Canoa Quebrada.

O local escolhido pela guia foi o Restaurante Bom Motivo.

Antes de descer a guia já informou as regras do local. Ela distribuiria uma senha para cada pessoa e esta servia para o consumo no restaurante. Todo e qualquer passeio que contratássemos (buggy, jangada, etc.) tinhamos que dizer o nome da guia.

Optamos por curtir o local e como planejávamos passear de buggy em Jericoacoara optamos por não fazê-lo. Pessoalmente achei bem caro o valor de R$ 50,00 por pessoa para um passeio de buggy. Aliás, na minha opinião achei tudo caro por lá. Um prato básico, sem camarão, custou mais de R$ 100, como vocês verão no final.

O local é muito bonito mas confesso para vocês que não me surpreendi. Aqui em SP, no litoral norte, também temos praias belíssimas. Que me perdoem os cearenses.

 

 

20120804171509.jpg

 

20120804171524.jpg

 

20120804171606.jpg

 

20120804171618.jpg

 

20120804171642.jpg

 

Ficamos lá até às 17hs quando fomos informados por um alto falante que deveríamos fechar nossa conta para retornar.

DICA 1: paguem suas contas antes das 17hs. Neste horário todos vão para os caixas e as filas são enormes.

DICA 2: deixe para comprar os souvenirs no Mercado Central. Em Canoa Quebrada custa o olho da cara.

 

Por volta das 19hs chegamos ao hotel e à noite fomos à praia de Meirelles passear novamente próximo à feira de artesanato. Enquanto estávamos passeando por lá um carro de som anunciava um show de humor no Teatro do Humor Cearense às 21hs. Valor R$ 15,00 por pessoa com 2hs de show.

O teatro dica no predio do Mc Donalds. Ele fica meio escondido no fundo do prédio mas é tranquilo. Assistimos 3 shows de stand up e particularmente gostei dos 3.

 

DICA: ele dizem que a censura é livre fiquei um pouco envergonhado com algumas piadas tendo uma filha de 11 anos do lado. Vi alguns pais com filhos menores também desconfortáveis com algumas piadas de cunho sexual. Se ficarem incomodados com isso procurem deixar os pirralhos fora desta.

 

Por volta das 23hs voltamos para o hotel. Não sem antes passar novamente na barraca de lanches da mesma noite anterior.

 

Final do segundo dia

 

Dia 3 (24/jul/2012) Terça-feira - Fortaleza - Jericoacoara

 

Após o café resolvemos desfrutar um pouco do Hotel. A Julia, minha filha que adora piscina, não perdeu a oportunidade.

 

20120804175757.jpg

 

20120804175812.jpg

 

Almoçamos bem proximo ao hotel num restaurante bem razoavel chamado Brazão (Rua João Cordeiro, 43). Finalmente um local com boa comida e preço bem atrativo.

Gastamos um total de R$ 48,62 incluindo uma cerveja e um refrigerante.

 

À tarde resolvemos ir até o centro para conhecer a cidade. Pegamos um onibus coletivo na frente do hotel e descemos no centro. Não levou nem 10 minutos e já estávamos em frente ao Mercado Central, Igreja, etc.

 

20120804174013.jpg

 

20120804173943.jpg

 

20120804174028.jpg

 

20120804174047.jpg

 

Por volta das 16hs retornamos ao hotel para fazer o check out e irmos até o local onde pegaríamos o ônibus para Jericoacoara.

 

Quando preparava este passeio li um relato de um mochileiro que utilizou o trasnporte da Fretcar (http://www.fretcar.com.br) . Peguei o site e consultei as condições. Fechei ida e volta de Jericoacoara por R$ 114,00.

Eles tem um guiche de vendas no aeroporto, na rodoviária e na Praia de Meireles num quisque chamado Beach Point, em frente ao Hotel Praiano, local de onde sairia o ônibus. Como estávamos cansados pegamos outro coletivo e descemos 3 pontos à frente, na rua de tras do Hotel Praiano. Fui até p Beach Point retirei as passagens e embarquei para Jericoacoara. A viagem é longa. Iríamos de ônibus até Jijoca com previsão de chegada ÀS 21h30 e lá pegaríamos um transporte chamado Jardineira que nos levaria a Jericoacoara (Jeri) com chegada prevista para às 23hs.

 

Ônibus confortavel + cansaço = sono.

Não foi difícil dormir no ônibus e acordei já chegando em Jijoca. Lá conheci a tal Jardineira que na verdade é um caminhão adaptado.

 

20120804181547.jpg

 

O passeio de jardineira por si só já é uma aventura. Todas as malas são emplihadas no banco da frente e as pessoas ocupam os lugares atrás.

A partir de uma cidade chamada Preá, a jardineira passa a fazer o percurso pela praia. Mesmo estando escuro voce consegue ver de um lado o mar e do outro as dunas de areia. algumas vezes as ondas chegam a bater na roda do ônibus. A Rosangela, esposa, comentou que este passeio deveria ser lindo quando feito durante o dia. Eu concordei e até fiquei um pouco frustrado de ter escolhido este horário na ida e na volta, mas eu teria a oportunidade de ver esta paisagem posteriormente.

Finalmente às 23h30 chegamos em Jeri.

 

Tnha fechado uma pousada pela Internet. A melhor relação custo beneficio que tinha encontrato foi uma pousada chamada Estrela Dalva. A Ana Paula, dona da pousada, foi muito atenciosa e rápida nas respostas e pelas fotos que tinha visto achei um bom lugar. Gastaria R$ 360,00 por 3 dias de hospedagem com café da manhã. Fechei também com ela o traslado do ponto de desembarque até a pousada por R$ 25,00.

SURPRESA DESAGRADÁVEL 2: quando desembarquei não vi ninguém me aguardando. Liguei na pousada e no celular da Ana Paula e nada. Passados uns 10 minutos éramos os únicos parados em frente ao guiche da Fretcar. Após várias tentativas consegui ligar no celular da Ana Paula que nitidamente mostrou pela vóz que estava dormindo.

Disse que o carro estava quebrado mas iria nos encontrar pois a pousada era próxima.

 

Quando ela chegou me convenceu a ficar numa pousada diferente da que eu tinha contratado. Disse que era bem mais proximo e como ficava no centrinho, estava perto de tudo. Quando cheguei na pousada, a decepção. Não direi nada pois as fotos falam por si. Ela falou que se eu poderia ir na pousada dela no dia seguinte e poderia optar por qualquer uma delas.

 

20120804184003.jpg

 

20120804184018.jpg

 

Deixamos nossas coisas no quarto e fomos comer. Ela sugeriu uma pizzaria chamada Pizza Banana que ficava ao lado desta pousada, dizendo que era a melhor pizzaria de Jeri. Como somos fãs de pizza aceitamos a sugestão e fomos até lá.

Meu parecer: São Paulo é a capital da pizza. Já fui em muitas pizzarias boas e ruins, portanto a Pizza Banana é razoável (nota 6).

 

20120804190103.jpg

 

Passeamos um pouco pelo centro e fomos dormir.

 

20120804185745.jpg

 

20120804185806.jpg

 

DICA: Jeri é só areia. Não existe asfalto. A areia é daquelas bem fofa que afunda o pé, portanto em Jeri esqueça sapato fechado.

 

Final do terceiro dia

 

Dia 4 (25/jul/2012) Quarta-feira - Jericoacoara - Passeio 1: Passeio dos Lagos

 

Acordei às 7hs da manhã indignado. Como o café só teria início às 8hs fomos até a pousada Estrela Dalva, pousada que eu tinha contratato. Quando cheguei lá não tive dúvidas: foi este lugar que eu escolhi e era aqui que iria ficar. Falei com a Ana Paula e ela disse que não teria nenhum problema. Por que então ela tinha me colocado naquela espelunca? Descobri logo depois: ela não tinha quarto disponível na noite anterior.

 

20120804185455.jpg

 

20120804185513.jpg

 

Aproveitei que estava lá e tomei café. Ela sugeriu um passeio de buggy para as lagoas Azul e Paraiso. Aceitamos e na volta já ficaríamos nesta pousada.

Bom pessoal, Jeri é maravilhosa. As dunas e os lagos são simplesmente fantásticos. O caminho que o buggy fez para estes lagos foi o mesmo que a jardineira tinha feito à noite, então tivemos o privilégio de apreciar esta paisagem maravilhosa.

 

20120804191024.jpg

Saindo da Pousada

 

20120804190834.jpg

 

20120804191117.jpg

Apreciem a paisagem

 

20120804190253.jpg

Lagoa Azul

 

20120804190307.jpg

Lagoa Azul

 

20120804190330.jpg

Lagoa Azul

 

20120804190358.jpg

Lagoa Azul

 

Ficamos aproximadamente 1h30 na Lagoa Azul e fomos para a Lagoa Paraiso, onde seria o local do ponto de apoio.

 

 

20120804190637.jpg

Caminho para Lagoa Paraiso

 

20120804190701.jpg

Lagoa Paraiso

 

20120804190723.jpg

Lagoa Paraiso

 

20120804190754.jpg

Lagoa Paraiso

 

Ao final da tarde retornamos e corremos para apreciar o por do sol na famosa Duna do Por do Sol. E digo para vocês que valeu a pena

 

 

20120804192022.jpg

 

20120804192035.jpg

 

20120804192054.jpg

 

20120804192133.jpg

Momento Romantico

 

 

20120804192336.jpg

Sem comentários

 

Por sugestão da recepcionista da pousada fomos jantar num restaurante chamado Escondidinho. Valeu a pena. Boa relação custo benefício.

Gastamos R$ 63,80.

Mais um passeio pelas areias de Jeri e fomos dormir.

 

Final do quarto dia

 

Dia 5 (26/jul/2012) Quinta-feira - Jericoacoara - Passeio 2: Tatajuba

 

Após o café fomos a outro passeio de buggy: Tatajuba e Lagoa Torta (ou do Torto, não me lembro).

No trajeto passaríamos por dois lugares: o passeio do cavalo marinho e a duna do Esqui-bunda.

 

Passeio do Cavalo Marinho.

O guia para numa espécie de lagoa que na verdade é um braço de mar e o pessoal local faz uma proposta: o valor do passeio de jangada até o local dos cavalos marinhos custa R$ 10,00 mas se voce não vir, não precisa pagar. Eu não queria ir mas como minha filha estava ansiosa para ver, acabei aceitando. Entramos na jangada e quando ela virou um pouco para a direira já estava uma outra jangada com um cara segurando uma garrafa plastica com o cavalinho dentro. Ele passou a garrafa para a nossa jangada que colocou o cavalo numa tigela e passou de mão em mão para todos "verem" o cavalo marinho. Resultado: R$ 20,00 (a Rosangela não foi).

 

20120804193820.jpg

 

20120804193834.jpg

 

Continuamos o passeio e paramos numa duna para descer de esqui-bunda

Bom, já que estava aqui...

 

20120804193950.jpg

 

20120804194006.jpg

 

20120804194022.jpg

 

Passamos também na Velha Tatajuba, povoado que foi aos poucos invadido pelas dunas obrigando os moradores a abandonarem a cidade. Uma moradora local conta a história da cidade descrevendo como ela era antigamente

 

 

20120804194505.jpg

 

20120804194601.jpg

 

20120804194626.jpg

 

Mais um pouco de passeio de buggy e chegamos na Lagoa Torta.

 

 

20120804194921.jpg

 

20120804194934.jpg

 

O unico restaurante local cobra outra fortuna nos pratos. Comemos um peixe cujo nome não me lembro e gastamos R$ 97,50 (com 1 cerveja apenas).

 

No retorno optamos por outro passeio. Ver o por do sol na Pedra Furada. No mes de julho o sol se põe atrás da fenda da pedra e o visual também é lindo.

A pedra furada fica bem perto do centro mas o caminho exige algum preparo fisico pois tem uma subida bem razoável.

 

 

20120804195352.jpg

 

20120804195410.jpg

 

20120804195452.jpg

 

20120804195511.jpg

 

20120804195524.jpg

 

Voltamos e resolvemos comer lanche direto na pousada.

 

 

Final do quinto dia

 

Dia 6 (27/jul/2012) Sexta-feira - Jericoacoara - Fortaleza

 

Bom, estava chegando o fim do passeio. Sairíamos na 6a feira à noite de Jeri e no sábado iríamos para São Paulo.

Resolvemos ficar o dia inteiro em Jeri. Fomos na praia, passeamos pelo centro, enfim. Tiramos o dia para descansar.

 

20120804200022.jpg

 

20120804200046.jpg

 

Durante o passeio pela praia descobri que não era somente de veiculo 4x4 que se chega a Jeri. Isto é apenas para os mortais.

 

20120804200139.jpg

 

Retorno a Sampa.

Às 21h30 embarcamos para Fortaleza. Saimos de Jeri na Jardineira e depois pegamos o onibus até a rodoviária de Fortaleza.

 

Final do sexto dia dia

 

Dia 7 (28/jul/2012) Sábado - Fortaleza - São Paulo

 

Chegamos às 5hs em Fortaleza. Como o vôo estava previsto para às 15h30 tínhamos bastante tempo em Fortaleza. Deixamos nossas bagagens na rodoviária e pegamos um coletivo para o Centro. Neste dia tínhamos tempo de sobra para conhecer melhor o centro. Andamos por todo o Mercado Central, voltamos à igreja e optamos por almoçar no mercado.

 

20120804201407.jpg

 

20120804201424.jpg

 

Depois voltamos para a rodoviária e para não arriscar pegamos um taxi para o aeroporto.

Às 15h30 embarcamos e após duas escalas em Recife e Salvador, às 21hs desembarcamos em Guarulhos, onde meu cunhado nos aguardava.

 

 

20120804201525.jpg

Por do Sol visto do avião.

 

20120804201545.jpg

Chegando em Sampa

 

Foi uma excelente experiência e devo muito ao pessoal deste site com seus relatos detalhados e dicas valiosas.

 

Segue uma planilha resumo dos gastos envolvidos.

 

Espero ter ajudado os futuros mochileiros com destino a estes lugares.

Abraço a todos.

André

Férias Julho-2012-gastos.pdf

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá André!

 

Meu, que massa ler seu relato... Estou elaborando um roteiro de viagem para os meus pais que vão viajar para o NE com minha maninha, e querem fazer um circuito parecido com o seu. Seu relato foi muito jóia, me jogou muita luz... Por gentileza, vc se lembra se nos restaurantes nas lagoas de Jeri haviam refeições que não fossem peixe? Minha irmãsinha não come... Pensando no roteiro que eles escolheram, até parece piada né... mas é sério rsss!!! Só queria saber se eles podem desencanar ou se vão ter que levar sempre uma "farofinha" a tira colo...

 

Grande abraço, e obrigada por compartilhar sua experiência...

 

Karin B.

30 Ago 2012, 19:50

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Olá André!

 

Meu, que massa ler seu relato... Estou elaborando um roteiro de viagem para os meus pais que vão viajar para o NE com minha maninha, e querem fazer um circuito parecido com o seu. Seu relato foi muito jóia, me jogou muita luz... Por gentileza, vc se lembra se nos restaurantes nas lagoas de Jeri haviam refeições que não fossem peixe? Minha irmãsinha não come... Pensando no roteiro que eles escolheram, até parece piada né... mas é sério rsss!!! Só queria saber se eles podem desencanar ou se vão ter que levar sempre uma "farofinha" a tira colo...

 

Grande abraço, e obrigada por compartilhar sua experiência...

 

Karin Karin B.

30 Ago 2012, 19:50

 

--------------------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
  • Membros

Olá Karin B.

Que bom que gostou do relato.

Em todos os restaurantes que fomos , inclusive nas lagoas, tem opção de carne vermelha e frango. Não precisa da "farofinha" não.

Fiquei só uma semana por lá mas se tiverem mais tempo certamente podem ficar até uns 10 dias por lá!

Boa viagem!

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

Seu relato está ótimo, Jeri é um lugar que sempre quis ir, por sinal suas fotos só deram mais vontade. Parabéns pela organização e por detalhar os gastos, isso ajuda bastante!!!!

Só uma pergunta: Mesmo com o contratempo (super chato) que você teve com a reserva da pousada em Jericoacoara, você ainda a recomenda?

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • 3 anos depois...
  • Membros

ola Andre! Belo relato....Mas como vc disse as vezes o sacrificio nao vale a pena....  Acho que realmente nao precisa de 4x4 pra chegar ate Jeri... basta nao jogar o carro na duna de areia.....  Afinal o pau-de-arara eh um caminhao que nem eh 4x4.....  Teve um relato de um mochileiro Unirio Jelinek que disse que nem ecosport 4wd chegaria la..... achei um exagero.....  Pra ele nao valeu a pena pq o preju foi grande afinal ele quebrou as saias laterais do carro alugado.....  Isso basta para estragar o passeio. Esse negocio de atolar tb depende do motorista....

Ja ouvi falar tanto de jeri, canoa, entre outras e realmente nao sei se eh tudo iso mesmo, afinal sao lugarejos quase muito investimento da prefeitura.....  Diferente da Praia do Forte que alem do projeto tamar tem bom investimento da prefeitura local o que torna a cidade mais atrativa aos turistas.... A gente ve as ruas pavimentadas e as arquiteturas bem feitas que da ate gosto.... Pelas fotos que vi de jeri e canoa, a gente ve que os restaurantes foram feitas com materiais do local e nao foi feita grandes investimento, sao cabanas feitas e palha do local, cadeiras baratas de plastico.....

Mas isso nao quer dizer que eu nao va.... mas quem sabe pelo menos ate canoa quebrada que eh mais perto.....

Ha muito tempo atras na televisao mostrava muito as cenas das pessoas se divertindo nos passeios de bugues e tals....  em propaganda de CVC´s da vida.... Hoje em dia nem tanto, acho que deve estar meio caido..... Bom temos que levar em conta a crise economica tambem....

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...