Ir para conteúdo

1 Motorhome, 1 trailer, 6 pessoas + 2 Fridas - em Perrengues pela Europa


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify]Para quem ainda não sabe eu moro em Gotemburgo,Suécia.

 

Não tenho muita paciencia para escrever relatos :mrgreen: , resolvi escrever por causa de algumas loucuras que venho encontrando entre os vários tópicos nos Roteiros de viagens e para aqueles que pretendem alugar um motorhome para sua viagem pelo velho mundo.

Espero que eles leiam. :roll:

O foco deste relato : perrengues , micos e algumas boas risadas.

 

Os atrativos turísticos serão mencionados superficialmente porque não há o que acrescentar ao que já foi relatado no fórum.

 

Informação prática.

6 pessoas gastamos, exceto souvenires e objetos pessoais, em 20 dias , 6 países, em torno de 4500,00 euros. O que dá uma média de 37,5 pessoa/dia.

 

Preparativos

 

Quando preparavamos a viagem de vinda de meus primos para a Suécia, por diversas vezes conversamos a respeito de um pequeno tour pela Europa .

Nessas conversas descobri que o interesse deles era vago e ignoravam totalmente o que poderiam ver por aqui exceto Paris.

Então pensei , ok monto um roteirinho CVC e concentro o passeio em Paris.

Dica: Concentre sua viagem no lugar que realmente te interessa.

 

Pois bem , chegaram em uma sexta feira e por mais que eu tivesse alertado quanto ao fuso horário , aff ja sabem ne, dormiram ate tarde no dia seguinte. Como aqui é tudo pertinho e concentrado nao teve muito problema em conhecerem o principal com direito a parque,IKEA e passeio de barco em 2 dias e meio.

Dica: No dia do desembarque na Europa , reserve para descansar ,se chegar à noite descanse a manhã seguinte .

 

Calma pessoal o motorhome chega a seguir.

 

Como nosso motorhome é para 4 pessoas dormirem, isso no papel ,porque na realidade 3 pessoas .

Antes de chegarem estavamos com o dilema, onde irão dormir? Resolvemos entao comprar um trailer .

Entra aí um perrengue, a questão de peso. Acima de 3500kg tem que ter carteira E , coisa que não temos e não daria tempo para tirar, portanto o problema aumentou , achar um trailer com até 700kg que coubesse pelo menos 3 pessoas para dormir. ::mmm:

Ta certo nos campings tem os chales, pela hora da morte , mais caros que os hoteis F1, descartados desde o início.

Dá –lhe busca , até que encontramos um perto de Estocolmo.

Perfeito , tão bonitinho o Piccolo.

 

A viagem

 

Partimos cedo na terça feira com destino a Berlim , descendo via Dinamarca , onde pode atravessar de duas maneiras . Uma via Helsingborg ( Suécia ) Helsingör ( Dinamarca) parar e visitar o castelo Kronborg ou via ponte/tunel Malmö ( Suécia ) Copenhagem ( Dinamarca).

Unânime ponte.

 

Chegamos em Copenhagem no final da manhã e como o desinteresse em visitar museus, igrejas e castelos era total passeamos à pé pelo centro descendo stroget ( rua fechada mais famosa da cidade) até o palácio Amalienborg , de lá até Nyhavn onde localizam aquelas casinhas coloridas "garradinhas" umas nas outras com trocentos restaurantes , seguindo até a pequena sereia. Este passeio foi feito em 3 horas debaixo de um vento danado.

 

Dica:Não repita a façanha se você não tiver na companhia de alguem que conheça o local.

Caso queira visitar pelo menos um palácio , prefeitura , igreja, reserve pelo menos 2 dias .

 

Seguimos viagem pelo final da tarde , próxima parada Berlim.

 

Ok não chegamos no mesmo dia , apesar de ser perto, as estradas alemãs vivem em obras e isso retarda a viagem.

Dormimos em um posto de gasolina há uns 100 km da capital alemã, por causa do horário , não encontraríamos o camping aberto.

Dica: A maiorida dos campings abrem às 08:00 e fecham as cancelas às 23:00h.[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 83
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

[align=justify]Dia seguinte cedo, digo, eu meu marido e a mulher do meu primo acordamos cedo e quase precisamos de uma banda de música para acordar os outros 3.

Ainda não tinham acostumado com o fuso horário, o que é perfeitamente normal.

Enfim após um banho(2 euros/pessoa) e café da manhã( opção mais barata 4euros ) no posto seguimos .

Frida trabalhando lindamente nos levou direitinho para o camping.

 

Não havia reservado , mas não teve problema pois ainda inicio de temporada .

Dica: entre junho e setembro , eventos e feriados reserve com bastante antecedência.

 

Instalados , os dois veículos , luz ligada, gás ligado , compramos os bilhetes integrados ônibus/ metrô para o centro da capital.

Este camping tem o básico , nenhum luxo como piscina, sauna, mas o essencial, energia , banheiro limpo e próximo ao centro. Tem alguns quartos que alugam e dão o nome de hotel.kkkk

 

Dica:Os campings na Alemanha(como a maioria dos estabelecimentos pequenos) só aceitam cartões de credito alemães.

 

O nome do camping é Hotel & City camping Berlin .

São 2 unidades a melhor é Camp 1 , onde ficamos em Spandau bem perto de Tegel .[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify]Chegamos ao centro de Berlim .

Comecei a perceber apartir dalí que a viagem realmente seria superficial , pois mais uma vez a recusa em entrar nos locais turísticos foi unânime. Como já conhecia , repeti a dose de Copenhagem.

 

Castigo pra turista que não quer entrar nos locais é faze-lo andar. :twisted:

 

Descemos um ponto antes do devido, foi porque eu errei mesmo , fomos à pé passando pelo parlamento , que pela primeira vez gostaria de ter entrado principalmente quando vi GRATIS na plaquinha. Perguntei para a mocinha na porta , ela disse que tem que reservar .Afffff

 

De lá ao portão é pertinho , caminhando devagar , apreciando os jardins , dia bonito.

Como dizem os mineiros garramos no portão, ficaram deslumbrados e por ali ficamos um bom tempo, fizemos um lanche e seguimos até o muro.

Paradas para fotos, memorial , prédios , praça , caminhando até o muro onde finalmente consegui convencê-los a visitar.

De lá até o checkpoint Charlie 2 quadras , fotos , fotos e mais fotos.

Comemos logicamente Bratwurst com batatas , pegamos o metro para Alexanderplatz.

 

Andar de metro em Berlim é tranquilo,mapa fácil de entender e bem sinalizado.

Acontece que estavam em reforma de uma das linhas e justamente de onde estávamos até Alexanderplatz, tivemos que fazer baldeação , pegar o ônibus até Potsdamerplatz e de lá até Alexanderplatz.

 

Aí veio mais um perrengue só que esse cômico.

Os retardados aqui sem saber o que estava acontecendo , esperando o trem seguir viagem e nada , de repente estávamos sozinhos no vagão, desconfiamos que havia algo errado, uma senhora muito gentil tentou dizer que tinhamos que sair do trem , por fim ela entrou e nos puxou pela mão para mostrar.

Saimos da estação meio oncotô , proncovô?

Até que vimos um ônibus sem nada escrito mas todos entravam nele, fomos com a onda .

Ao entrarmos no dito, achei que tínhamos entrado no onibus errado , desci do onibus e toda a penca atráz e meu marido bravo demais porque estavamos no certo e o fiscal la na rua rachando de rir dos capiaus aqui.

Esse perdido durou quase uma hora ao chegarmos na Alexanderplatz desabou uma tempestade, acabamos por entrar no shopping e esperar a chuva parar.

A torre? Só por fora pois já anoitecia.

 

A vantagem de viajar entre a primavera e o verão é que os dias são longos e aproveita-se mais, desde que não chova. :D

 

Pegamos o metrô de volta para o camping, meus turistas mortos de tanto andar desistiram de pegar uma balada forte na cidade e foram dormir.

 

Abri então uma bela loira alemã e relaxei porque também não sou de ferro, mas pra acompanhar meu ritmo tem que ser bão das pernas! ::hahaha::

 

Precavidamente , havia pago apenas 1 noite no camping .

 

O roteiro eu fiz mas não programei o tempo em cada lugar , exceto Paris, primeiro porque não gosto de ficar andando que nem relógio e depois é mais complicado quando envolve mais pessoas.

Portanto segue a dica: Pague sempre dia a dia o camping , vc nunca sabe se vai gostar ou não do lugar e eles não costumam reembolsar.

 

Como o que viram estavam satisfeitos seguimos dia seguinte Potsdam.[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Antes de seguir viagem tenho que mostrar o quão bizarro , estranho , incomum ficou um motorhome puxando um trailler.

 

Algumas pessoas passavam e olhavam sem entender direito , o que era muito gozado.

Um homem chegou a me perguntar porque estávamos puxando um trailler , se tinha cama no motorhome. ::lol3::

 

Pensando bem, incomum mesmo! ::hahaha::

 

Outra parte do relato segue amanhã.

 

20120809170318.jpg

 

20120809170341.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify]Seguimos no dia seguinte para Potsdam e de lá para Praga.

 

A diferença entre hospedar em uma casa móvel e um albergue é que vc nao precisa arrumar a mochila , mas tem que ,tirar e guardar fios, esvaziar o tanque de esgoto em local apropriado, encher o tanque de água, desligar o gás, travar todas as portas internas, olha que são muitas viu, além de tomar café , lavar a louça , subir os pézinhos (sim os motorhomes e traillers além de rodas têm pés) só então partir.

Agora imaginem fazer isso dobrado numa mesma viagem.

Achamos melhor dividir tarefas.

 

Dica: Se você não estiver no espírito de acampar , procure um Albergue e não acampe pois vai passar raiva.

 

Meu marido montava e desmontava toda a parafernália ,eu cuidava de explorar o camping e descobrir locais para esvaziar o banheiro, esgoto, cozinha, lavanderia além de fazer as compras para café e lanches e o café da manhã sempre por minha conta, a mulher do meu primo cuidava da limpeza, o filho mais novo o responsável pelos pézinhos ,a minha afilhada cuidava do Píccolo e o namorado dela da água.

Mesmo assim com tarefas divididas não demorava menos de 2 horas para sairmos de algum camping e o pior é que tirando encher a água e esvaziar o esgoto , nada mais pode ser feito com antecedência,começamos a adiantar apartir de Praga pois a experiência para sair de Berlim foi trágica.

Tinha calculado sair as 08:00 só saímos as 10:00.

Ok ok , férias, primavera , dias longos , não estressei com isso.

 

Frida ligada e programada.Destino Potsdam.

Ou vocês sabem quem é a Frida , desconfiam ou não estão interessados em saber.kkkkk

 

Sim a Frida é um GPS .

Este já temos há um ano e sempre nos levou nos lugares, é modelo , o Nüvii qualquer coisa da Garmim.

Só que Frida tem um problema de vez em quando ela fica rebelde e faz o que ela quer.

Dito e feito

 

Frida programada , saimos do camping , rindo do “fun” do meu marido quando está bravo. Ele faz um som com o nariz fun e fecha a cara. Porque saimos tarde do camping. Ele é meio SS , tudo tem que ser marcado , planejado ,cronometrado e retinho , eu hehehe sou o oposto. Imaginem a dupla.Mas sempre acaba cedendo e rindo junto.Acaba tudo em pizza mesmo! ::otemo::

 

Do camping até Potsdam não é longe, até certa altura do trajeto tudo normal ,de repente comecei a notar que havia algo estranho com o caminho.

Já tinhamos ido até Potsdam antes e sempre passamos pela rodovia.

E a Frida acabou por nos mandar via estrada local, o que foi ótimo, pois a paisagem muito bonitinha , as casinhas típicas, as vacas cansadas, enfim tudo que não se vê passando pela auto Estrada.

Só que o Dr cronometro fica estressado quando alguma coisa sai fora do planejado e logicamente a culpa é minha porque não programei a Frida direito , eu mexo em tudo e por aí vai entre resmungos e funs , e eu nemmmm aí , pó xingá , estava achando aquele caminho muito legal e nem estava preocupada se ia ou não me levar a Potsdam.

 

Dica: Se estiver perdido ,não entre em pânico , entre em algum lugar e peça indicação

 

Acalmada a fera, chegamos em nosso destino, demos uma volta pela cidade , as casinhas em estilo Dutch ( estilo das casas holandesas) , parques , sorveteria, hehe não errávamos uma, até chegarmos no palácio Sanssouci.

 

Nesse tour notei que a Frida estava meio desbaratinada e ficou dando voltas no quarteirão , mas achamos.

 

Descemos e desta vez não perguntei nada, entrei comprei as entradas para visitar o palácio, meu marido ficou no motorhome, era bagunça demais pra cabeça dele.

 

Visita feita , turistas apaixonados pelo palácio, começaram então a perceber o quão importante é entrar nos locais e saber sua história.

Sanssouci despertou-lhes a curiosidade.

 

Dica: Mesmo que não seja apaixonado por museus , castelos , palácios , visite pelo menos um deles em cada destino.

 

Voltamos para o estacionamento e antes de partir resolvi dar uma “ajustada” na Frida pra ela não ter mais um ataque de rebeldia.

 

Próximo destino Praga[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

[align=justify]Almoçamos no caminho para a Rep Tcheca , ainda na Alemanha.

 

Na divisa compramos a vignette ( que é um selo pedágio) para 10 dias, 7 € por veículo.

Surgiu alí uma dúvida comprar para os dois ou só pra um visto que o outro era um puxadinho.

Arriscamos compramos só um.Deu certo .

Chegamos em Praga no final da tarde .

 

Frida desta vez comportou-se muito bem , nos levou até o camping que já havia programado desde o início da viagem.

 

Como disse antes, não havia reservado os campings , porém salvei os endereços no GPS e por medida de segurança no Dropbox do celular.

 

Chegamos ao camping e pang. Em reforma!

Fomos muito bem atendidos pela dona do local , porém apesar de ter aceitado que ficássemos lá, não poderia oferecer as facilidades básicas.

Agradecemos e fomos para outro.

Este Segundo foi a Frida quem achou,coincidentemente retornamos a um camping onde já havíamos tentado hospedar num inverno mas estava fechado.

Nada de especial , apenas um enorme lote com o básico , funciona junto uma pensão

Acampamos por lá mesmo.

 

Havia escolhido o camping anterior por ser mais próximo ao centro ( sempre verifico a proximidade com o centro), porém o outro não ficava longe , era só pegar o bonde e 15 minutos depois já chegava no centro de Praga.

 

Dica: Mesmo que não faça reserva é bom checar com o camping se está funcionando , nem sempre o que mostra na home page é a realidade.

Dica:Ficando hospedado em camping próximo ao centro , evita trânsito com o motorhome ou trailer pela cidade , além do que acaba por ver um pouco mais além do que a parte turística.

 

Montamos toda a parafernalia no camping e fomos cuidar de fazer algumas coisas pendentes como lavar roupas.

 

Dica: Viajar de motorhome é sinônimo de economia de espaço, malas enormes não são bem vindas, portanto o ideal é levar roupa para uma semana e lavar quando necessário.Neste tempo aproveita para descansar porque vida de turista não é facil.

 

Em todos os campings que fiquei até hoje ofereceram a opção máquina de lavar e de secar, fichas na recepção ou em automáticos dentro do camping .

Neste camping custam 6 euros para cada uma, para economizar , lava-se tudo misturado .

Coisas que normalmente não fazemos em casa.

 

O que agradou no local foi que o banho era quente e com água corrente, sem ter que ficar apertando o botão ou colocar fichas.

 

Uma das muitas coisas que aprendemos quando acampamos é tomar banho economico . As fichas duram entre 4 e 7 minutos, quer dizer o freguês já tem que entrar ensaboado. :mrgreen: E os chuveiros aperta aperta são extremamente irritantes, mas funcionam. ::cool:::'>

 

Dica:Em chuveiro aperta aperta ,deixe sempre a primeira vez correr água porque normalmente vem fria , exceto quando alguém já usou recentemente o mesmo.

 

Como tinha WiFi gratis no camping, a geração facebook foi logo para os computadores a fim de contarem sobre a viagem para os amigos e parentes, descarregar fotos, carregar baterias.

 

Enquanto as roupas estavam na máquina , pegamos o bonde eu e a mulher do meu primo e fomos ao supermercado.

 

Macarronada noturna , feita no fogão do camping.Passamos horas conversando , colocando fofoca em dia e rindo dos “funs” do Marcos.

 

Todos avisados , dia seguinte levantar , tomar cafe e pegar o bonde.

Bem , não é tão simples assim.

 

Fazer café , limpar o banheiro químico , lavar a louça, tomar banho , tudo isso demanda tempo,combinamos sair lá pelas 10 horas.

 

A passagem dá pra comprar no próprio camping , eles fornecem o mapinha com horarios e foi sussa.

 

Passamos uma boa parte do dia no centro , curtindo a cidade .

Do ponto do bonde até o centro é perto, passamos por lojas de grifes famosas , neste dia concentramos as atenções na parte baixa da cidade, curtindo a praça do relógio, os bares e cafeterias, ruas e feirinhas, lojas de souvenir , enfim , andamos bastante.

 

Voltamos ao camping , fizemos uma gororoba descansamos um pouco e de tardinha resolvemos retornar ao centro.

 

Os mais novos dormiram, chamamos mas não deu resultado.Fomos eu e a mulher de meu primo , sassaricar pelo centro.

Lá pelas tantas eles acordam descobrem que perderam a companhia. ::hahaha:: Ligaram e convencemos para irem sozinhos de bonde.

Nada complicado nem dificil ,mas por inexperiencia estavam com medo. Com muito custo chegaram.Estava tendo um show na praça.

Ó nois lá dançando no meio do povaréu. ::hahaha::

Voltamos bem tarde para o camping.

 

Desta feita havia pago 3 pernoites pois começava a perceber que o bichinho do conhecer estava começando a atacar meus turistas.

 

Perrengue do dia foi meu intestino ter desandado. O que muito causou inveja nos parentes que estavam “arrolhados” desde a Suécia.kkkkkkk Nada sério , passou logo no dia seguinte estava boa.

 

Esse lance de ir ao banheiro for a de casa é psicologico , quando comecei a acampar , só ia ao banheiro quando não tinha mais como segurar e morrendo de vergonha.Agora? Well, agora fiquei sem vergonha e meu intestino trabalha normalmente como se estivesse em casa.

Dica: Se tem problema psicológico com intestino duas opções hospede-se num hotel ou resolva-o antes de viajar.

O dia seguinte trocamos o centro pela parte antiga e moderna, ponte Carlos, castelo , passeio de barco, Fred e Ginger.

Dia inteiro fora, retornamos ao camping no final do dia.

O nome do camping Pension and Camp Dana Troja

 

E aí ficamos ou não mais um dia em Praga?

Não, seguimos para Salzburgo.[/align]

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...