Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

EUROPA (JUL/2012) - Paris/Berlin/Potsdam/Praga/Veneza/Florença/Pisa/Roma em 19 dias

Postado
  • Membros

Há pouco mais de um mês realizei minha primeira viagem à Europa junto com a minha namorada, e irei compartilhar com vocês a experiência que tive, e minha impressão os lugares que visitei.

Bem, é o mínimo que posso fazer depois de toda a ajuda que obtive dos usuários deste Fórum, que ao longo dos últimos meses me deram dicas e solucionaram dezenas de dúvidas a respeito da viagem. Espero que meu relato sirva para que viajantes iniciantes tenham uma base na hora de planejar sua viagem.

PLANEJAMENTO

Pra mim o planejamento é o mais importante da viagem. E é também o mais difícil e trabalhoso. Prepara-se para “perder” dias pesquisando voos, hotéis e montando seu roteiro. Apesar de todo o trabalho, é tudo muito satisfatório. Como sou extremamente metódico, tentei planejar nos mínimos detalhes cada etapa da viagem, como vocês poderão notar a seguir. Claro que é impossível seguir um roteiro ao pé-da-letra, mas ter uma base, inclusive um planejamento financeiro, é essencial para que possa curtir a viagem numa boa, sem preocupações adicionais. É importante também sempre ter um “Plano B” pro caso de algo sair do roteiro.

Nunca havia realizado uma viagem internacional, então precisei tirar o passaporte junto com minha namorada. Como não é necessário visto para a entrada na Europa (pelo menos nos países que visitei), nem circular entre os países (devido o tratado de Schengen), esta etapa foi rapidamente finalizada.

Tivemos a idéia de viajar à Europa um ano antes da viagem. Nos meses seguintes realizei algumas pesquisas e comprei o guia da publifolha sobre a Europa (que recomendo a todos, tem resumos das principais cidades do continente, com muitas fotos). Li a respeito dos principais países do continente, para poder decidir onde iríamos. As opções são muitas, mas teríamos que levar em conta fatores diversos como preço e logística.

Sempre tive vontade de conhecer a parte central da Europa. Pra mim seria essencial visitar Paris e algumas cidades da Itália. E, no caminho entre esses destinos, queria visitar algum pelo menos algum país da Europa oriental, e se possível sul da Alemanha e Austria. Portugal e Espanha não são essenciais para mim, pelo menos numa primeira visita. Um dia quem sabe, pretendemos visitar Barcelona e Lisboa. Sempre tive grande interesse em Londres, mas seria uma contra-mão para nós, levando-se em conta que queríamos começar a viagem por Paris. Chegou a passar pela minha cabeça irmos para a Ucrânia assistir a final da Eurocopa (1º de julho), mas o gasto seria grande e iria modificar muito o nosso roteiro. Além disso, minha namorada não curte muito (pra não dizer nada) futebol rsrs.

Assim, com esse primeiro esboço do roteiro, precisávamos decidir duas questões: Como e quando ir?

A primeira resposta acabou não sendo uma opção: teríamos que ir em julho para combinar meu período de férias com as férias da minha namorada. Sim, sabíamos que Julho é alta estação, que tudo é mais caro e cheio, mas era isso ou adiar a viagem.

Como ir foi um pouco mais trabalhoso de decidir. Não temos experiências com as companhias internacionais, então basicamente pesquisamos preços e opiniões sobre as principais cias aéreas. A Tam foi logo descartada por apresentar preço pelo menos 50% maior que as concorrentes mais baratas. As mais baratas que encontramos foram TAP, Swiss, Klm e Iberia. Klm necessitava entrada via Amsterdam, o que nos faria perder tempo, e pela Ibéria a imigração seria através da Espanha, e como ouvi falar de brasileiros que tiveram problemas na entrada por lá, decidimos descartá-la também.

Assim sobraram TAP e Swiss, que tinham os melhores preços. Ouvi muitos elogios da Swiss. Apesar disso, optamos pela TAP pq conseguimos um voo com saída de Recife pelo menos preço, com a vantagem de um tempo menor de viagem (aprox. 7h) em relação à saída de São Paulo. Como nasci em Recife, e tenho família por lá, esse foi um fator a mais para a escolha. Comprei os trechos Belém-Recife e Recife-Belém pela TAM, e o trecho intercontinental pela TAP (Recife-Paris / Roma-Recife). Ir e voltar de cidades diferentes, apesar de um pouco mais caro, nos faria poupar tempo de ter que retornar para a cidade de origem (Paris). E para uma viagem curta como a nossa, cada segundo é precioso. A passagem para cada um saiu por R$ 2.900,00 (ida e volta).

O próximo passo é decidir que tipo de viagem faríamos. Poderíamos ir no estilo mochileiros, viajando de trem nos horários mais baratos, comendo em lanchonetes e hospedando-se em albergues. Sempre ouvi elogios dos albergues e trens da europa, mas decidimos fazer uma viagem mais “intermediárias”. Não teríamos luxos, mas também não seria um mochilão. Assim, hospedamo-nos em hotéis (geralmente 3 estrelas), jantamos sempre em restaurantes de preços moderamos, e escolhemos os deslocamentos entre as cidades com base no menor tempo a se gastar e não no preço das passagens (em vez de viajar em trens noturnos, usamos avião, por exemplo).

Hora de montar o itinerário da viagem e fechar as cidades que iríamos visitar. Montei um mapa de roteiros (Anexo 1) que nos ajudou bastante na escolha. Nele, montei várias possibilidades de roteiros, e com base nisso passei a pesquisar a disponibilidade e preços de trens e aviões para o deslocamento, pq nem sempre há a possibilidade de fazer o trecho que queremos. Por exemplo, a priori, queríamos fazer o trecho Berlim-Praga-Viena, e só depois entrar na Itália. O trecho Berlim-Praga conseguiria comprar no site da DB Bahn, mas não conseguiria comprar o trecho de trem Praga-Viena na internet (e combinamos que iríamos sair do Brasil com todas as passagens já compradas), pois os sites das empresas de trem da Rep. Tcheca e da Áustria não emitiam os bilhetes on-line, sendo necessário contato telefônico para finalizar a compra. Havia a opção de comprar através do site http://www.raileurope.com.br, mas não era possível imprimir o ticket de casa, sendo necessário aguardar um envio internacional para a passagem chegar na sua casa. Só que pesquisei informações da empresa, e li um pronunciamento desta no site ReclameAqui, onde alega que, se o usuário não receber a passagem a tempo (antes da viagem), eles não se responsabilizam pela perda, sendo necessária a realização de uma nova compra. Não tinha tempo nem dinheiro pra correr esse risco. Assim, Viena foi trocada por Veneza.

Já falei muito a respeito da compra de passagens, então vou sintetizar nossas escolhas. O roteiro final ficou assim:

Dia 1 – Recife/Paris (TAP)

Dia 2 – Paris

Dia 3 – Paris

Dia 4 – Paris

Dia 5 – Paris

Dia 6 – Paris/Berlim (avião; Lufthansa)

Dia 7 – Berlim/Potsdam/Berlim (linha urbana de trem)

Dia 8 – Berlim

Dia 9 – Berlim/Praga (trem; DB Bahn)

Dia 10 – Praga

Dia 11 – Praga/Veneza (avião; WizzAir)

Dia 12 – Veneza

Dia 13 – Veneza/Florença/Pisa/Florença (trem; Trenitalia)

Dia 14 – Florença

Dia 15 – Florença/Roma (trem; Trenitalia)

Dia 16 – Roma

Dia 17 – Roma

Dia 18 – Roma

Dia 19 – Roma/Recife (TAP)

Escolhemos e compramos passagens de trens e avião. Agora é hora de escolher os hotéis. Mesmo com muito receio (devido inúmeras reclamações) escolhemos a decolar.com, simplesmente pela possibilidade de parcelar em 6x s/ juros as compras. Se comprássemos diretamente nos sites dos hotéis, ou através de sites especializados internacionais, teria que pagar em Dólares, ou seja, pagaria em apenas uma parcela, e ainda teria que pagar os 6% de IOF. Escolhemos os hotéis muito mais com base na logística (sempre ficamos em hotéis próximos a estações de metrô, se possível centrais) e facilidades (todos já com café-da-manhã incluso, e com acesso à internet). No final das contas, não tivemos nenhum problema com a decolar (inclusive fizeram rapidamente um re-embolso de uma cobrança indevida no meu cartão), e os hotéis atenderam à expectativa (uns mais outros menos). Certamente comprarei de novo com eles.

DICA: Nunca acredite nas fotos dos sites oficiais dos hotéis ou mesmo da decolar e do booking.com. Recomendo a utilização do site http://www.tripadvisor.com para escolha de hotéis (apenas para escolha; você pode comprar em outro lugar). Nele você encontra fotos reais dos viajantes, além de relatos de turistas de todo o mundo.

Finalmente, a questão da imigração. Faz-se muito “terrorismo” com viajantes de primeira viagem: é obrigatória a comprovação de um seguro-saúde e acidente de pelo menos 30.000 euros, além de comprovantes de renda suficiente para passar o período da viagem, hospedagem, passagens, etc. Apesar de na imigração não terem pedido nenhum documento, recomendo que sigam as regras conforme é exigido. Assim, levei comprovantes de renda, todas as passagens e vauchers impressos, seguro-saúde... enfim, levei até cópia da minha CTPS e Aviso de férias do trabalho rsrs.

DICA: É muito importante se ter um “Plano B”. Fiz um “backup” de nossos documentos, da seguinte maneira: entreguei aos meus pais cópias de todos os documentos que levamos, pra caso fosse necessário. Digitalizei todos os documentos, passagens, etc, e enviei para o meu e-mail e o da minha namorada. Assim, se perdêssemos, bastava imprimir novamente. E por fim, levei em mãos os endereços das embaixadas/consulados brasileiros nas cidades que visitamos.

O seguro-saúde que utilizei foi o TravelCard que fiz na CVC pelo preço de R$ 188,32 por pessoa. Porém, não posso dar minha opinião a repeito, pois não precisei utilizá-lo na viagem. Mas de qualquer forma, achei um preço bem acessível.

Por fim, montamos o roteiro a ser cumprido em casa cidade (Anexo 2). Claro, com a prática vemos que é impossível segui-lo 100%. Mas é importante ter uma ideia de onde iremos em cada dia, e se possível, saber o preço que pagaremos e quanto tempo passaremos por lá. Pra isso utilizamos o livro da publifolha que já comentei, além de pocket guias das principais cidades. O Google Street View foi muito importante para termos noção das redondezas dos hotéis e atrações que visitaríamos, assim não ficamos tão perdidos quando chegamos por lá (sabíamos sempre que direção seguir). Também baixei aplicativos da TripAdvisor com mapas e guias offline de cada cidade. Durante a viagem, fizemos alguns cortes necessários no roteiro, por questão de tempo, mas conseguimos realizar pelo menos uns 80% do que planejamos.

DICA: Sempre que possível, compre com antecedência entrada para os lugares mais concorridos. A fila para a Torre Eiffel, por exemplo, ultrapassa uma hora. Mas existe a possibilidade de agendamento de visita através do site oficial da atração. Não conseguimos disponibilidade de data para a torre Eiffel, mas conseguimos comprar tickets para o museu Uffizi em Florença, compramos o Roma Pass, e ainda agendamos visita no Reichtag.

Por fim, com base em todas essas informações, monte uma planilha estimada de gastos diários (a minha segue no Anexo 3). Mesmo que não a siga inteiramente, pelo menos terá uma ideia da quantidade de dinheiro que precisará levar em espécie (ou disponível em cartões de crédito e travel card).

Anexos.zip

Editado por Visitante

• Respostas 42
  • Visualizações 19.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá,

mto legal seu relato!!!

Li seus anexos com os preparativos da viagem. Gostaria de saber se vc fugiu mto da sua perspectiva de gastos para todos os dias.

Obrigada.

Abraços.

Postado
  • Autor
  • Membros
Tô adorando o relato, muitas infos úteis que já anotei aqui pra mim. Esperando o resto :)

Obrigado Be_diniz :)

Adorei a foto da torre!!! :)

Ótimo relato, estou acompanhando.

Obrigado novamente Marigaruti! Foram várias tentativas até conseguirmos bater a foto rs

Olá,

mto legal seu relato!!!

Li seus anexos com os preparativos da viagem. Gostaria de saber se vc fugiu mto da sua perspectiva de gastos para todos os dias.

Obrigada.

Abraços.

Olá evelinicf1! Primeiramente, obrigado!

Como já informei na parte do planejamento, levei mais Euros que o previsto na planilha, para evitar qualquer dor de cabeça.

O orçamento fugiu um pouco sim, mas nada fora do previsto. Estive sempre acompanhando a evolução dos gastos durante a viagem.

As contas "Transporte" e "passeios" não fugiram muito do planejado, pois são mais fáceis de controlar, muito em virtude de ter pesquisado os preços com antecedência. A principal alteração no item "Transporte" foi o fato de termos utilizado taxis em 4 oportunidades: Aeroporto Orly-Hotel; Hotel-Aeroporto CDG; Hotel-Aeroporto de Praga; Hotel-Aeroporto Leonardo Da Vinci. Isso não estava planejado (a intenção era utilizar transporte público), mas seguindo a sugestão de uma Tia que esteve na Europa recentemente, optamos por esta alteração. Cada taxi saiu por volta de € 50,00.

Alimentação ficou mais ou menos na média: almoços mais rápidos e baratos, que variavam entre € 15 e € 20, e jantares em restaurantes/pizzarias que variavam de € 30 e € 40. Em dois ou três dias jantamos em lanchonetes fast food para economizar. Lanches para duas pessoas no McDonalds ou Burger King ficavam na média de € 13. Portanto, o item "alimentação" pouco variou. Porém, sempre considere levar um dinheiro a mais para uma garrafa d'água ou um sorvete no caminho (na minha planilha estes gastos estão em "extras").

Mas acredito que o item que teve realmente uma variação muito relevante foi "compras" (souveniers). € 10 é realmente muito pouco (pelo menos para mim) pois são tantas coisas interessantes para comprar, seja em museus ou em mercados na rua. Os gastos foram bem superiores. Diria que fiquei na média de € 20-30/dia. Mas isso depende de cada pessoa. Se você realmente não for com a intenção de comprar tantas lembranças, pode manter o valor de € 10/dia.

No final das contas, acredito que tenha os gastos efetivos tenham ficado aproximadamente 30-35% acima do planejado. Mas como falei, mesmo esta variação já era esperada, então não tive problemas. Além disso, seria perfeitamente possível realizar a viagem com os gastos inicialmente previstos.

P.s: Na minha planilha não estão inclusos os gastos com free shop na ida e na volta.

Abraços

Postado
  • Membros

Oi Diogo, tudo bem?Vi que acabou comprando as passagens de trem pela internet, antecipadas?estou com dúvida a respeito de Milao x Paris, se é melhor fazer de trem noturno ou vôo, o que acha?Também estou pensando em comprar os passes internos na Italia no dia anterior, lá direto,acha que terei problemas?obrigada pelo relato maravilhoso e pela ajuda sempre!

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Diogo, tudo bem?Vi que acabou comprando as passagens de trem pela internet, antecipadas?estou com dúvida a respeito de Milao x Paris, se é melhor fazer de trem noturno ou vôo, o que acha?Também estou pensando em comprar os passes internos na Italia no dia anterior, lá direto,acha que terei problemas?obrigada pelo relato maravilhoso e pela ajuda sempre!

Olá gabidominicci,

Primeiramente, obrigado!

Quanto às suas dúvidas:

1- Comprei minhas passagens antecipadas, na internet, diretamente nos sites www.bahn.com (para o trecho Berlim-Praga) e http://www.fsitaliane.it (para os trechos na Itália).

2- Não cheguei a utilizar trem noturno, pois sempre preferi viajar próximo do horário do almoço, para coincidir com entrada e saídas dos hotéis. Fiz uma rápida simulação para uma viagem Milão-Paris no dia 05 de Dezembro de 2012. O resultado é o seguinte: um trem à noite, pelo site da Raileurope está custando € 64 (aprox. R$ 166), e a viagem tem duração de quase 10h. No site da TGV, o horário mais tarde que encontro é saindo às 16h, e a duração total da viagem é reduzida para 7h, custando € 45 (aprox. R$ 117). Já pesquisando trechos de avião no site www.skyscanner.com, consegui os preços de R$ 73 no site Ryanair e R$ 87 na easyjet, com duração de apenas 1h30min. Bem, em questão de preço e tempo a melhor opção, neste caso, é avião. Por outro lado, acredito que muitas pessoas optem por trens noturnos para economizar diárias de hotéis. Caso você vá se hospedar em albergue (que é bem barato), na minha opinião, a economia com uma diária não justificaria uma viagem de trem tão longa e cara.

3- É possível comprar o ticket lá sim, vi muita gente fazendo e muitos relatos aqui no fórum. Acho que se você tiver todos os seus horários e datas definidas, poderia comprar aqui no Brasil e imprimir os tickets on-line (menos na raileurope que não permite este procedimento). Caso deseje flexibilidade, deixe pra comprar por lá.

Postado
  • Membros

Olá gabidominicci,

Primeiramente, obrigado!

Quanto às suas dúvidas:

1- Comprei minhas passagens antecipadas, na internet, diretamente nos sites http://www.bahn.com (para o trecho Berlim-Praga) e http://www.fsitaliane.it (para os trechos na Itália).

2- Não cheguei a utilizar trem noturno, pois sempre preferi viajar próximo do horário do almoço, para coincidir com entrada e saídas dos hotéis. Fiz uma rápida simulação para uma viagem Milão-Paris no dia 05 de Dezembro de 2012. O resultado é o seguinte: um trem à noite, pelo site da Raileurope está custando € 64 (aprox. R$ 166), e a viagem tem duração de quase 10h. No site da TGV, o horário mais tarde que encontro é saindo às 16h, e a duração total da viagem é reduzida para 7h, custando € 45 (aprox. R$ 117). Já pesquisando trechos de avião no site http://www.skyscanner.com, consegui os preços de R$ 73 no site Ryanair e R$ 87 na easyjet, com duração de apenas 1h30min. Bem, em questão de preço e tempo a melhor opção, neste caso, é avião. Por outro lado, acredito que muitas pessoas optem por trens noturnos para economizar diárias de hotéis. Caso você vá se hospedar em albergue (que é bem barato), na minha opinião, a economia com uma diária não justificaria uma viagem de trem tão longa e cara.

3- É possível comprar o ticket lá sim, vi muita gente fazendo e muitos relatos aqui no fórum. Acho que se você tiver todos os seus horários e datas definidas, poderia comprar aqui no Brasil e imprimir os tickets on-line (menos na raileurope que não permite este procedimento). Caso deseje flexibilidade, deixe pra comprar por lá.

oi Diogotmr!!!!muito obrigada pela dica, eu estava tão encanada com a idéia do trem noturno que nem fui buscar os valores dos vôos!!!e não tem comparação....é muito melhor mesmo ir de aviao, a diária do hotel que estou é de 50 euros...o casal!!!nao valeria a pena nem no valor e nem no tempo!!!rsrsrs...as vezes fazemos umas burradas né...mas que bom que vocês estão aqui pra nos ajudar!!!hehe...muito obrigada!!!

ah!!:esses sites que voce me passou dos vôos são seguros né?posso comprar tranquilo?

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá gabidominicci,

Primeiramente, obrigado!

Quanto às suas dúvidas:

1- Comprei minhas passagens antecipadas, na internet, diretamente nos sites http://www.bahn.com (para o trecho Berlim-Praga) e http://www.fsitaliane.it (para os trechos na Itália).

2- Não cheguei a utilizar trem noturno, pois sempre preferi viajar próximo do horário do almoço, para coincidir com entrada e saídas dos hotéis. Fiz uma rápida simulação para uma viagem Milão-Paris no dia 05 de Dezembro de 2012. O resultado é o seguinte: um trem à noite, pelo site da Raileurope está custando € 64 (aprox. R$ 166), e a viagem tem duração de quase 10h. No site da TGV, o horário mais tarde que encontro é saindo às 16h, e a duração total da viagem é reduzida para 7h, custando € 45 (aprox. R$ 117). Já pesquisando trechos de avião no site http://www.skyscanner.com, consegui os preços de R$ 73 no site Ryanair e R$ 87 na easyjet, com duração de apenas 1h30min. Bem, em questão de preço e tempo a melhor opção, neste caso, é avião. Por outro lado, acredito que muitas pessoas optem por trens noturnos para economizar diárias de hotéis. Caso você vá se hospedar em albergue (que é bem barato), na minha opinião, a economia com uma diária não justificaria uma viagem de trem tão longa e cara.

oi Diogotmr!!!!muito obrigada pela dica, eu estava tão encanada com a idéia do trem noturno que nem fui buscar os valores dos vôos!!!e não tem comparação....é muito melhor mesmo ir de aviao, a diária do hotel que estou é de 50 euros...o casal!!!nao valeria a pena nem no valor e nem no tempo!!!rsrsrs...as vezes fazemos umas burradas né...mas que bom que vocês estão aqui pra nos ajudar!!!hehe...muito obrigada!!!

ah!!:esses sites que voce me passou dos vôos são seguros né?posso comprar tranquilo?

Oi gabidominicci,

Eu utilizo sites como http://www.skyscanner.com, http://www.decolar.com e http://www.voosbaratos.com.br apenas para pesquisar os melhores valores. Depois acesso diretamente o site da cia aérea para comprar as passagens, que é muito mais confiável, e às vezes até mais barato.

Os sites da ryanair e easyjet são http://www.ryanair.com/pt e http://www.easyjet.com/pt.

Uma dica se for viajar em empresas "Low fare": dê uma boa lida no regulamento, pois muitas vezes eles cobram valores adicionais para bagagem de mão extra, bagagem despachada e até mesmo check-in no aeroporto. Depois faça os cálculos para ver se haverá alguma alteração no preço da passagem.

Abraços

Postado
  • Membros

oi diogo...eu entrei no site da ryanair e o aeroporto de paris é o Paris (Beauvais)????coloquei no google e é muuuito longe de paris e não tem outra opção, é isso mesmo ou entendi errado?

Postado
  • Autor
  • Membros
oi diogo...eu entrei no site da ryanair e o aeroporto de paris é o Paris (Beauvais)????coloquei no google e é muuuito longe de paris e não tem outra opção, é isso mesmo ou entendi errado?

Oi gabidominicci, a explicação para isso é que as empresas aéreas "low fare" costumam utilizar aeroportos alternativos, menos utilizados pelas grandes empresas. Verifiquei o site da Ryanair e parece que é isso mesmo. Tente procurar uma empresa que desça no Aeroporto de Orly ou no Charles De Gaulle, ou então veja se é fácil o deslocamento a partir do Beauvais (que infelizmente não conheço). Pra ajudar, dá uma olhada nesse link http://www.aeroportosdomundo.com/europa/franca/aeroportos/beauvais.php#.UJhat8VX1IE.

Mas antes de decidir qualquer coisa, verifica os preços da Easyjet, pois apesar de ser "low fare", trabalha com os aeroportos de Orly e Charles De Gaulle (aprox. 30 minutos da cidade). O taxi de qualquer um dos dois para o centro da cidade custa € 50, e ainda existem opções de transporte público. Acho que é a melhor opção pro seu caso.

Abraços

Postado
  • Membros

Oi Diogo, ontem mesmo eu já vi na easyjet e ele usa o orly e o CDG, um pouco mais caro mas acho que vale mais a pena né...obrigada mais uma vez pelos esclarecimentos!!!!e desculpa a "encheção"...rsrs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.