Ir para conteúdo

Vinte dias pela China – um roteiro (quase) final


untamed

Posts Recomendados

  • Membros

Faltando um mês para a minha partida (o vôo está marcado para o dia 31 de outubro), estou decidindo agora os detalhes finais da viagem. Os dez dias na Turquia já estão bem acertados, incluindo o roteiro, hotéis, passeios, etc. Inclusive já publiquei o meu planejamento aqui no Mochileiros e no meu blog também. Agora, o roteiro dos vinte dias na China também já começa a ganhar forma.

 

Apesar dos eventuais contratempos (que sempre acontecem) e de possíveis mudanças de rumo, acho que já posso considerar que a base da viagem está traçada. Publico, então, os meus planos, que podem ser úteis para aqueles que estiverem planejando uma viagem à China, ou mesmo para quem sonha em um dia conhecer esse gigante.

 

Chego a Pequim no dia 12 de novembro, às quatro da tarde, em um vôo proveniente de Istambul. E parto no final do dia 02 de dezembro, quinze para meia-noite, rumo ao Rio de Janeiro, mais uma vez com escala na capital turca. Espero aproveitar esses vinte dias ao máximo, sem a pretensão de conhecer tudo o que esse enorme país tem a oferecer. Veja abaixo o que pretendo fazer:

 

Dia 01 – Chegada à Pequim, às 16h00.

 

Dia 02 – Pequim.

 

Dia 03 – Pequim.

 

Dia 04 – Pequim.

 

Dia 05 – Pequim.

 

Dia 06 – Pequim. Trem noturno para Datong, partindo às 23h42.

 

Dia 07 – Chegada de trem a Datong às 06h03. Contratar tour para os Grotões de Yungang e para o Monastério Suspenso. Às 23h17, partida de trem em direção a Pingyao.

 

Dia 08 – Chegada a Pingyao às 06h25.

 

Dia 09 – Pingyao. Às 21h38, trem noturno para Xi’An.

 

Dia 10 – Chegada a Xi’An às 06h18.

 

Dia 11 – Xi’An.

 

Dia 12 – Xi’An (day-trip para a montanha de Huashan).

 

Dia 13 – Xi’An (day-trip para Luoyang – Grotões de Longmen).

 

Dia 14 – Pela manhã, avião para Hangzhou, partindo às 07h50 e chegando às 09h50.

 

Dia 15 – Hangzhou.

 

Dia 16 – No fim da tarde, trem para Xangai.

 

Dia 17 – Xangai.

 

Dia 18 – Xangai (day-trip para Suzhou).

 

Dia 19 – Xangai (day-trip para Tongli).

 

Dia 20 – Xangai. No fim da tarde, avião para Pequim. Às 23h45, retorno ao Rio de Janeiro.

 

As passagens de trem são um ponto crítico desse roteiro, em especial às viagens noturnas entre Pequim, Datong, Pingyao e Xi’An. E como o meu roteiro estava um pouco apertado (e corrido) entre essas cidades, não podia arriscar perder um dia ou mais esperando por um bilhete. Assim, para evitar algum transtorno, resolvi providenciar as passagens com antecedência, por intermédio do pequeno hotel onde ficarei hospedado em Pequim. Isso me custou um pouco (o hotel cobrava uma taxa equivalente a US$ 8 por bilhete emitido), mas acho que valeu a pena, pela tranqüilidade e praticidade.

 

Ainda estou providenciando os bilhetes aéreos entre Xi’An e Hangzhou e entre Xangai e Pequim. Mas, por serem trechos muito movimentados, não devo ter dificuldades em encontrar assentos livres. Para fazer essas reservas, vou utilizar sites chineses, como o Ctrip, por exemplo. Geralmente oferecem melhores preços. Mas vale também conferir diretamente nos sites das companhias aéreas.

 

Os hotéis em Pequim, Pingyao e Xi’An já foram reservados (mais adiante, postarei a lista de hotéis que escolhi). E estou agora procurando algum lugar bom e barato em Hangzhou e Xangai. Sempre que possível, tenho utilizado sites como o Booking.com para fazer as reservas com mais flexibilidade. Assim, em caso de imprevistos ou mudanças de planos, posso cancelar ou alterar as datas sem pagar taxas ou multas. Uma dica importante é confrontar os preços entre os diversos sites de reservas (como o Booking, o HostelBookers, Agoda, etc.), já que os preços variam muito de um site para outro. Utilize o site mais barato, mas fique sempre de olho nas regras para cancelamento e alteração.

 

No mais, continuo sempre lendo muito sobre o meu destino. Seja em guias de viagem, livros de viajantes, sites da internet, fóruns, etc.. Afinal, preparo nunca é demais! E continuo aceitando dicas e sugestões para a minha viagem. Então, se você tem algo a acrescentar, é só escrever!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...